Autor Tópico: Artes marciais e suas alegações fantásticas ou exageradas  (Lida 26166 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Artes marciais e suas alegações fantásticas ou exageradas
« Online: 14 de Maio de 2009, 23:50:17 »
Sei que tem alguns praticantes por aqui, inclusive de coisas como "kung fu".

Acho um tópico interessante, não muito debatido, não que eu me lembre.

Então, como é, defendem as coisas de chi/ki, auras, pegar bala com os dentes, toque da morte, etc e tal?

Como é, de modo geral, a posição sobre essas coisas em academias?

Imagino que as de artes marciais chinesas sejam terreno mais fértil para as alegações fantásticas sobre esses poderes, enquanto que deve haver maior ceticismo nas ocidentais e em coisas como muai-tai, jujutsu, judo, e karatê como algo provavelmente meio intermediário.

E exatamente como essas coisas são ensinadas? Algumas das coisas me parecem ser uma espécie de "acidente" de crença mútua nos poderes, que acabam até fazendo com que eles "existam" devido a efeito nocebo. Falo principalmente do caso de um instrutor de alguma arte marcial oriental que alegava poder acertar as pessoas sem tocar diretamente, além de ter um toque um pouco mais poderoso. Quando isso foi estudado com uma equipe de TV, os alunos dele eram como se fossem "vulneráveis" a esse golpe, ou ao menos parecia ser o indicado por alguns sinais biológicos como a pulsação. Mas alunos de outras academias simplesmente eram imunes, talvez porque não acreditassem. Ou talvez ainda o fingimento possa reproduzir as alterações compatíveis com algo que fizesse parecer real também, não sei.

Também há os casos de demonstrações que falham de forma ainda mais miserável, um lutador já de alguma idade que apanhou feio de um cara mais novo num vídeo desses do youtube, e dizia ter algum poder de acertar sem tocar também. O mais engraçado talvez seja o do "yellow bamboo", com vídeos de várias pessoas sendo atingidas a metros de distância e caindo no chão, a partir de um simples levantar de mão -- bem no estilo "a força" de Guerra nas Estrelas. Vi uma vez um vídeo onde supostamente uma pessoa dotada desses poderes do bambu amarelo confrontaria um praticante de jujutso, e iria pará-lo através deles, mas ele seguiu como uma locomotiva.

Aquelas coisas de entortar lanças com o pescoço, por exemplo. Me pergunto se é ensinado mais ou menos como se fosse um truque meio intermediário entre mágica e "escapismo", aqueles shows meio Houdinianos, também coisas de faquires, que, ainda que não sejam algo "sobrenatural", também não são totalmente falsos, mas também não são tudo o que geralmente se alega. Não é como se o cara não fosse morrer levando uma facada no pescoço, por exemplo.

Mas mesmo algumas dessas apresentações são completamente forjadas, mesmo as que tem alegações mais "materialistas". Lembro de ter visto uma onde um cara quebraria contra o tronco de outro, um toco enorme de madeira, bem espesso, com um violento golpe no peito, mas a madeira "quebrou" antes de tocar nele, ou seja, estava pré-quebrado e encaixado, com as fibras da madeira segurando ele um pouco.

E teve aquele cara que tentou segurar uma árvore enorme também, acabou virando vinheta, acho que da ESPN ou outro canal esportivo.

Enfim, defendam os poderes shi/paranormais, ou ataquem-nos, e digam como é a aceitação geral dessas coisas nas academias que conheceram.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Re: Artes marciais e suas alegações fantásticas ou exageradas
« Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2009, 00:07:10 »
Quando eu fiz muay-thay a explicação do professor para isso era simples: mentira.

Os alegados poderes dos guerreiros orientais eram inventados pelos próprios ou então aumentados por aqueles que eram por eles derrotados. Filmes produzidos no oriente, e mais tarde adaptados para os padrões americanos, mantiveram a lenda sobre os poderes extraordinários dos praticantes de artes marciais.

Mesmo assim ele dizia que alguns monges que praticavam artes marciais conseguiam, através de muito treinamento, realmente realizar façanhas incríveis, mas nenhuma delas chegava perto de derrubar um oponente sem tocá-lo.

Opinião minha: se a turminha dos olhos puxados fosse tão boa de briga assim, os chineses não precisariam ter inventado a pólvora.
« Última modificação: 15 de Maio de 2009, 00:13:27 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2009, 00:19:50 »
Mas o objetivo da pólvora não foi armas, no inicio.

Não deseje.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2009, 00:25:30 »
Mas o objetivo da pólvora não foi armas, no inicio.

Eu sei, a minha frase foi só uma brincadeira.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2009, 02:43:15 »
É uma combinação de exageros, charlatanismo e alegações especiais para explicar as sensações envolvidas.

O Chi Kung é uma série de exercícios de controle de respiração com o objetivo de melhorar a qualidade de vida ou habilidade em combate. Existe a alegação de que a energia chamada de Chi pode ser canalizada por esses exercícios e conseguir os objetivos, mas independente da alegação, é óbvio que fazer exercícios ajuda tanto na qualidade de vida como habilidade em combate. E quanto mais se avança nesses exercícios, mais o praticante sente sensações incomuns, mas com um certo nível de concentração você consegue sentir funções corporais como circulação de sangue que normalmente você ignora, daí é muito fácil alegar que essa sensação vem de uma energia misteriosa e não de uma função corporal comum. Como não há uma experiência conhecida para testar essa energia misteriosa, não posso afirmar o que acontece de verdade.

A parte do exagero é simples. Com um bom treinamento, você consegue por exemplo quebrar objetos que pra quem não faz exercícios é impossível ou muito difícil. Mas não se sabe até que espessura de madeira dá pra se quebrar, então uma pessoa pode quebrar uma porta de má qualidade com um soco, mas conta-se a história sem falar da qualidade da porta, e depois falando que era uma porta enorme, e por aí vai.

E como sempre, há quem se aproveite dos exageros e da desinformação pra dizer ser capaz de feitos impossíveis. Eu vi o video no youtube do mestre que conseguia derrotar os alunos sem tocar, e numa luta com uma outra pessoa, foi nocauteado no primeiro golpe. É o mesmo caso das pessoas que realizam milagres e curam até AIDS com o poder divino, só a crença é diferente.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2009, 08:17:53 »

Por falar nisso, a fama dos ninjas como guerreiros sobrenaturais tambem vem dos relatos dos derrotados

Os caras usavam tecnicas de espionagem e disfarçe, o que deu a eles a fama de ficarem invisiveis

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2009, 10:57:07 »
A verdade das artes marciais aparece no vale-tudo. Todos os lutadores de vale-tudo são quase sempre faixas pretas de quase tudo e a elegância graciosa dos movimentos simulados nas academias cedem lugar uma selvageria que na maioria dos casos acaba no chão, numa imobilização na posição papai-mamãe. Aonde estão os poderes sobrenaturais desenvolvidos ao longo de dezenas de anos de treinamento?

Em relação aos ninjas e coisas do tipo, nunca saberemos o número e a estória daqueles que morreram em combate devido a falhas dos seus poderes sobre-humanos. Só sobraram alguns para ensinar discipulos que se revezam por gerações como donos de academias contando estórinhas e repetindo façanhas que eles são incapazes de repetir.

Já repararam que todo mestre de qualquer coisa geralmente é gordo e barrigudo? Deve ser excesso de Ki.
 :hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2009, 12:38:34 »
A verdade das artes marciais aparece no vale-tudo. Todos os lutadores de vale-tudo são quase sempre faixas pretas de quase tudo e a elegância graciosa dos movimentos simulados nas academias cedem lugar uma selvageria que na maioria dos casos acaba no chão, numa imobilização na posição papai-mamãe.
Sim. Geralmente o lutador tem uma "arte-mãe" como Jiu Jitsu, Muay Thai ou Karate, mas se for lutar usando apenas sua especialidade fatalmente será derrotado. No MMA moderno é necessario saber de tudo um pouco, não que serão faixas pretas de tudo quanto é estilo, mas conhecerão formas de anular as demais artes para poder colocar sua arte mãe em ação... Não existem firulas, elas são punidas com nocautes fulminantes haha...

Você falou sobre "na maioria dos casos acaba no chão, numa imobilização na posição papai-mamãe", hehe... é ai que começa o Jiu Jitsu... Arte nossa.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2009, 12:42:51 »
Certa vez eu assisti na tv um americano dono de academia explicando e mostrando como um "ninja" como ele faria para invadir um abrigo cheio de gente armada para salvar um refém, deu vontade de rir.

Primeiro mostraram uma invasão de militares no tal abrigo cenográfico, os caras já chegaram com armas de mira laser derrubando todo mundo pela frente. Depois foi a vez do tal ninja que chegou lá com uma caixa de ferramentas dizendo que era eletricista e precisava trocar uma lâmpada, é coisa de gênio...

Fico imaginando em uma situação real, o cara chegando em uma boca de fumo , cheia de traficantes armados e com uma desculpa furada para tentar chegar perto do refém...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2009, 12:43:30 »
A verdade das artes marciais aparece no vale-tudo. Todos os lutadores de vale-tudo são quase sempre faixas pretas de quase tudo e a elegância graciosa dos movimentos simulados nas academias cedem lugar uma selvageria que na maioria dos casos acaba no chão, numa imobilização na posição papai-mamãe. Aonde estão os poderes sobrenaturais desenvolvidos ao longo de dezenas de anos de treinamento?
Eu vejo essas lutas no vale-tudo e fica parecendo que é homem se abraçando... ou homem que fica agarrando o outro e dando soco lento e fraquinho sem folego.... :? Cadê a selvageria?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2009, 14:10:37 »
Eu vejo essas lutas no vale-tudo e fica parecendo que é homem se abraçando... ou homem que fica agarrando o outro e dando soco lento e fraquinho sem folego.... :? Cadê a selvageria?

//\\
      ||
      ||
      ||
Opinião de leigo da nisso.

fica parecendo que é homem se abraçando
Vai em uma academia de Jiu Jitsu e sente como o abraço é gostoso...
ou homem que fica agarrando o outro e dando soco lento e fraquinho sem folego....
são fraquinhos né?!

hahaha... ai ai...
« Última modificação: 16 de Maio de 2009, 14:13:04 por Tupac »
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2009, 16:07:52 »
Ficar levando soco na cara de pé cansa gente.

Em pessoas comuns normalmente um já deixa sem rumo!
Não deseje.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Maio de 2009, 16:58:44 »

Só faço piada sobre esse tipo de coisa de novo depois que eu mesmo pesar pelo menos uns 90kg, ser hábil em krav maga e umas outras coisas, e tiver porte de arma. :/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2009, 17:13:53 »

Mesmo em lutas "de verdade" de artes marciais mais tradicionais elas ficam praticamente irreconhecíveis. Uma vez vi um vídeo de uma antiga luta entre mestres de kung fu, que, ao menos a olhos leigos, não tinha nada de caracteristicamente kung fu. Também não tinha nada que me parecesse signfiicativamente melhor do que algo que qualquer pessoa fosse fazer mais ou menos instintivamente, também, bem tosco até, eu diria. Mas novamente, não sei avaliar. Só me lembrou de umas brigas do meu irmão com um amigo dele quando tinham uns 8-10 anos, ficavam meio que com o tronco quase encostado um no outro, e uns socos pegando principalmente nos braços e nas costas, com eles abanando os braços, meio como se fazendo polichinelos, só que com o movimento para frente e para trás.

Em relação aos ninjas e coisas do tipo, nunca saberemos o número e a estória daqueles que morreram em combate devido a falhas dos seus poderes sobre-humanos. Só sobraram alguns para ensinar discipulos que se revezam por gerações como donos de academias contando estórinhas e repetindo façanhas que eles são incapazes de repetir.

Eu penso que talvez as artes marciais de hoje, que se dizem tradicionais, não representam realmente as tradições originais. Acho que provavelmente, se foram mesmo usadas como treinamento militar para combate corpo a corpo e com armas brancas, que deviam ser coisas bem mais brutais, com "formas" menos rígidas e cheias de firulas. Ainda mais que, por exemplo, o guerreiro de um canto vai lutar o kung fu daquela região, e vai lutar contra o lutador de outro kung-fu, de outra região. Aí eles devem ter que estar mais preparados para algo meio inesperado, diferentemente de treinos só entre eles, com convenções e firulas muito rígidas.

Provavelmente, imagino, distinguiam mais a realidade do treino com as firulas todas, e a realidade de um combate, onde boa parte dessas coisas não valeriam mais nada. Que seria mais ou menos como a comparação entre xadrez ocidental, xadrez japonês, e guerra de verdade. Não existem as mesmas restrições, e se auto-impor as restrições se coloca em desvantagem totalmente desnecessária e imbecil para quem joga por outras regras.

Depois, por algum motivo, acho que devem ter ido se deturpando, conforme iam ficando cada vez menos úteis no combate real, servindo mais para exercício físico, e foram gradualmente se transformado em algo mais bailarinesco, com eventuais interpretações meio "fundamentalistas" quanto as formas e firulas todas.

Mas é tudo especulação minha, só me parece bastante razoável.

Já repararam que todo mestre de qualquer coisa geralmente é gordo e barrigudo? Deve ser excesso de Ki.
 :hihi:

Tem um site que diz que o ki é em parte ectoplasma de demônios, que se tem que exorcisar, em parte, induzindo vômito.

Lembro que na gazeta ou na manchete tinha um programa de artes marciais, e tinha umas propagandas muito engraçadas de umas academias, onde um mestre meio gordo e idoso ficava só se esquivando e contra-atacando golpes de atacantes jovens e musculosos com a maior facilidade (pura encenação), mas era tão exagerado, que devia surtir nas pessoas o efeito contrário: se uns marmanjos desses não conseguem bater num velho gordo, essa arte marcial deve ser uma bela porcaria!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Maio de 2009, 17:15:49 »
O Snowraptor faz kung fu, acho. Queria que ele falasse como essas coisas são vistas na academia. Será que tem que ficar aturando isso por lá, ou já teria feito um tipo de contra-doutrinação com bases na física, promovendo uma explicação ocidental do chi como não sendo nada mais que newtons e vetores? :D

E o dr. Stéfano também há algum tempo teve uma situação toda bem estranha com uma academia com ares de seita religiosa...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Maio de 2009, 23:02:29 »
vi no history channel uma comparação entre as forças dos golpes entre diversas artes marciais e técnicas de luta.

Veio um master plus de kung fu, se concentrou e deu um belíssimo soco com poder de X.
Veio um boxeador e deu um soco de ~1.4X. Aquelas bisonhices que muita gente acredita dos filmes de Bruce Lee, soco meio palmo, ou sei lá, evidentemente são groselhas.

O golpe mais potente de todos foi uma joelhada do, acho, Box Tailandes. Mas é uma joelhada bem especial mesmo.. o corpo fica como uma alavanca, os braços seguram o oponente, pode matar.

E fico com o Giga: No critério de luta, os vales tudos estão aí para colocar a prova essas alegações. Estou esperando alguém ganhar do Fedor, que está sendo reputado como o maior lutador de todos os tempos.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #16 Online: 16 de Maio de 2009, 23:11:43 »

Só faço piada sobre esse tipo de coisa de novo depois que eu mesmo pesar pelo menos uns 90kg, ser hábil em krav maga e umas outras coisas, e tiver porte de arma. :/
:P
Mas eu já assisti essas lutas na TV... e é isso mesmo, ou os caras estão se abraçando no chão, ou tão de pé e ficam dando socos lentos e cansados...Não entendo como pode sangrar de ficar recebendo aqueles socos lentos, ou de ficar no chão...um abraçando o outro... :? 

Luta em anime é tão mais legal... e nos filmes de hollywood também é mais legal... no premiere combate é assim.... chato... sabe...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Maio de 2009, 00:49:54 »
Do ponto de vista prático, está é a melhor arte marcial:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 17 de Maio de 2009, 01:37:55 »
Mesmo em lutas "de verdade" de artes marciais mais tradicionais elas ficam praticamente irreconhecíveis. Uma vez vi um vídeo de uma antiga luta entre mestres de kung fu, que, ao menos a olhos leigos, não tinha nada de caracteristicamente kung fu. Também não tinha nada que me parecesse signfiicativamente melhor do que algo que qualquer pessoa fosse fazer mais ou menos instintivamente, também, bem tosco até, eu diria.

Dê uma olhada: feature=related

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #19 Online: 17 de Maio de 2009, 07:21:01 »
Do ponto de vista prático, está é a melhor arte marcial:

Não existe peito de aço... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 17 de Maio de 2009, 19:15:40 »
Mesmo em lutas "de verdade" de artes marciais mais tradicionais elas ficam praticamente irreconhecíveis. Uma vez vi um vídeo de uma antiga luta entre mestres de kung fu, que, ao menos a olhos leigos, não tinha nada de caracteristicamente kung fu. Também não tinha nada que me parecesse signfiicativamente melhor do que algo que qualquer pessoa fosse fazer mais ou menos instintivamente, também, bem tosco até, eu diria.

Dê uma olhada: feature=related

Esse mesmo. Para mim parecem simplesmente dois caras se esbofetendo sem qualquer técnica especial

Em outro vídeo, de qualquer forma, tem uma gravação de algo que aconteceu na rua, onde um cara por algum motivo era perseguido por uma pequena multidão, e ia batendo e se desvencilhando de todos eles, algumas vezes quase dois ou três atacantes ao mesmo tempo, aquele sim, parecia fazer algumas firulas meio kung-fu-escas, na verdade um pouco mais no estilo Steven Seagal, seja lá qual for a modalidade.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #21 Online: 17 de Maio de 2009, 20:35:46 »
Conheço algumas pessoas que são lutadores Jiu Jitsu, nenhuma dessas pessoas nunca me falaram nada sobre esse lado místico que muitos sustentam em relação as artes marciais.... Existe uma técnica de luta, mas nada de energias mirabolantes e coisas do tipo.....

Mas se alguém quiser praticar uma arte marcial cheia de esoterismo/energias/misticismo/vibrações e coisas do gênero é só fazer uma visita  ao “Bodhidharma - Instituto Internacional de Artes Marciais Filosóficas” ligado a Nova Acrópole...    Artes Marciais Filosóficas  :stunned:

http://www.nova-acropole.org.br/bodhidharma.htm

Lá você pode praticar o poderoso Nei Kung  (A Arte do Poder Interno)  :histeria:

Nei Kung
A Arte do Poder Interno

O Nei Kung corresponde historicamente a uma Escola de Artes Marciais Filosóficas e Interna, que existiu na China até o século III e que a partir daí desapareceu publicamente, sem deixar rastros nem sucessão. Mas , como toda escola interna, seu espírito e conhecimento continuou em desenvolvimento até os nossos dias, por uma via não pública, mas restringida a um número reduzido de instrutores e discípulos.

O Nei Kung consiste em uma técnica marcial ampla que integra muitos sistemas e que têm um caráter simbólico, ou seja, cada técnica, movimento, treinamento, etc., representa algo mais profundo da natureza do homem e do Universo.

Sua proposta consiste na descoberta e desenvolvimento de uma via interior que leve o discípulo à Sabedoria.

Seus objetivos são: superação do medo através da técnica, superação da dor através do conhecimento da força interior e superação da ignorância através do espírito da Sabedoria do Poder Interno.

Baseia-se no texto das Mutações, conhecido como I CHING, aplicando os 64 hexagramas na sua estrutura marcial. O Nei Kung é uma Arte Marcial que elimina o confronto por meio da aplicação da inteligência. É uma Arte Marcial não violenta, porém de intensa atividade. Isto é possível devido a que no Nei Kung o conceito de luta é interno, ou seja, uma luta interior do discípulo consigo mesmo. Isto significa que tudo o que acontece no exterior, incluindo um possível adversário (ou vários), são reflexos ou efeitos de uma causa que existe no interior, e no Nei Kung se trabalha acima das causas, com o objetivo de corrigir os efeitos. Daremos um exemplo: "se um adversário manifesta muita violência, isto deve-se a que a violência existe em nós mesmos; se conseguimos eliminá-la dentro de nós, a violência do adversário ficará sem sustentação e, então, é possível canalizá-la num bem comum, ou seja, de ambos".

A Arte Marcial do Nei Kung desenvolve-se filosoficamente através da Doutrina dos 5 Elementos e da aplicação de cada um desses elementos nas suas técnicas e práticas.

Dessa fonte extrai elementos de defesa pessoal, preservação da saúde, controle psicossomático, domínio mental e canalização de energias superiores.

Para que o discípulo de Nei Kung atinja esse grau de conhecimento, o Nei Kung lhe reserva uma trilha ética-moral que permite-lhe tornar-se, antes de mais nada, um Cavalheiro ou, no caso de uma discípula, uma Dama.

Podemos concluir que esta Arte Marcial propõe a formação de indivíduos melhores que possam melhorar o mundo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 17 de Maio de 2009, 23:59:14 »
"se um adversário manifesta muita violência, isto deve-se a que a violência existe em nós mesmos; se conseguimos eliminá-la dentro de nós, a violência do adversário ficará sem sustentação e, então, é possível canalizá-la num bem comum, ou seja, de ambos".

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Na prática deve ser assim:

"se um adversário manifesta muita violência, isto deve-se a que a violência existe em nós mesmos; se deixarmos o adversário nos encher de porrada, a violência do adversário ficará sem sustentação e, então, é possível canalizá-la num bem comum, ou seja, de ambos".

:histeria: :histeria:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Maio de 2009, 07:20:00 »
"se um adversário manifesta muita violência, isto deve-se a que a violência existe em nós mesmos; se deixarmos o adversário nos encher de porrada, a violência do adversário ficará sem sustentação e, então, é possível canalizá-la num bem comum, ou seja, de ambos".

Ou seja, uma hora o cara vai cansar de dar porrada e desiste. :lol:

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #24 Online: 18 de Maio de 2009, 09:17:04 »
Em outro vídeo, de qualquer forma, tem uma gravação de algo que aconteceu na rua, onde um cara por algum motivo era perseguido por uma pequena multidão, e ia batendo e se desvencilhando de todos eles, algumas vezes quase dois ou três atacantes ao mesmo tempo, aquele sim, parecia fazer algumas firulas meio kung-fu-escas, na verdade um pouco mais no estilo Steven Seagal, seja lá qual for a modalidade.
haha... tem tempo que vi esse video, não lembro de "firulas" não, e, em minha opinião, acho que ele era chegado no Boxe...

- Carl Sagan

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x