Sei que tem alguns praticantes por aqui, inclusive de coisas como "kung fu".
Acho um tópico interessante, não muito debatido, não que eu me lembre.
Então, como é, defendem as coisas de chi/ki, auras, pegar bala com os dentes, toque da morte, etc e tal?
Como é, de modo geral, a posição sobre essas coisas em academias?
Imagino que as de artes marciais chinesas sejam terreno mais fértil para as alegações fantásticas sobre esses poderes, enquanto que deve haver maior ceticismo nas ocidentais e em coisas como muai-tai, jujutsu, judo, e karatê como algo provavelmente meio intermediário.
E exatamente como essas coisas são ensinadas? Algumas das coisas me parecem ser uma espécie de "acidente" de crença mútua nos poderes, que acabam até fazendo com que eles "existam" devido a efeito nocebo. Falo principalmente do caso de um instrutor de alguma arte marcial oriental que alegava poder acertar as pessoas sem tocar diretamente, além de ter um toque um pouco mais poderoso. Quando isso foi estudado com uma equipe de TV, os alunos dele eram como se fossem "vulneráveis" a esse golpe, ou ao menos parecia ser o indicado por alguns sinais biológicos como a pulsação. Mas alunos de outras academias simplesmente eram imunes, talvez porque não acreditassem. Ou talvez ainda o fingimento possa reproduzir as alterações compatíveis com algo que fizesse parecer real também, não sei.
Também há os casos de demonstrações que falham de forma ainda mais miserável, um lutador já de alguma idade que apanhou feio de um cara mais novo num vídeo desses do youtube, e dizia ter algum poder de acertar sem tocar também. O mais engraçado talvez seja o do "yellow bamboo", com vídeos de várias pessoas sendo atingidas a metros de distância e caindo no chão, a partir de um simples levantar de mão -- bem no estilo "a força" de Guerra nas Estrelas. Vi uma vez um vídeo onde supostamente uma pessoa dotada desses poderes do bambu amarelo confrontaria um praticante de jujutso, e iria pará-lo através deles, mas ele seguiu como uma locomotiva.
Aquelas coisas de entortar lanças com o pescoço, por exemplo. Me pergunto se é ensinado mais ou menos como se fosse um truque meio intermediário entre mágica e "escapismo", aqueles shows meio Houdinianos, também coisas de faquires, que, ainda que não sejam algo "sobrenatural", também não são totalmente falsos, mas também não são tudo o que geralmente se alega. Não é como se o cara não fosse morrer levando uma facada no pescoço, por exemplo.
Mas mesmo algumas dessas apresentações são completamente forjadas, mesmo as que tem alegações mais "materialistas". Lembro de ter visto uma onde um cara quebraria contra o tronco de outro, um toco enorme de madeira, bem espesso, com um violento golpe no peito, mas a madeira "quebrou" antes de tocar nele, ou seja, estava pré-quebrado e encaixado, com as fibras da madeira segurando ele um pouco.
E teve aquele cara que tentou segurar uma árvore enorme também, acabou virando vinheta, acho que da ESPN ou outro canal esportivo.
Enfim, defendam os poderes shi/paranormais, ou ataquem-nos, e digam como é a aceitação geral dessas coisas nas academias que conheceram.