Autor Tópico: Artes marciais e suas alegações fantásticas ou exageradas  (Lida 26168 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Artes marciais e suas alegações fantásticas ou exageradas
« Resposta #50 Online: 20 de Maio de 2009, 23:39:17 »
pls explica aí Giga.. entendi o golpe de frente mas não o de trás

Nada demais. Acrescente aí o principio da ancoragem:

"Na PNL, "ancoragem" se refere ao processo de associar reações internas com algum gatilho externo ou interno porque assim, prontamente, podemos acessar essa reação de novo. A ancoragem é um processo que na superfície é similar à técnica do "condicionamento" usada por Pavlov para criar uma ligação entre escutar uma campainha e a salivação nos cachorros. Ao associar o som da campainha com o ato de dar comida para seus cachorros, Pavlov descobriu que, eventualmente, podia só tocar a campainha que os cachorros começavam a salivar, mesmo que não lhes fosse dada nenhuma comida. Na fórmula estímulo-reação dos behavioristas, entretanto, o estímulo é sempre uma sugestão ambiental e a reação sempre uma ação comportamental específica. A associação é considerada reflexiva e não uma questão de escolha." http://www.golfinho.com.br/artigospnl/ancoragem.htm

Para levar o soco por trás, a vítima precisa de informação e de um evento disparador. O Derren "informou" aonde seria o golpe e associou o instante do primeiro golpe a um gesto qualquer que não fica muito claro no vídeo. Pode ter sido um sopro, um ruído com o pé, ou qualquer outra coisa não visual que pudesse ser percebida pela vítima. Isso é a ancoragem. Quando ficou atrás, bastou repetir o evento disparador para a vítima sentir o soco que já estava esperando no local e intensidade "combinados".

Se quiser posso ilustrar mais como isso funciona numa outra situação usando um outro vídeo dele. Talvez fosse interessante abrir um tópico para isso.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 20 de Maio de 2009, 23:48:41 »
PNL em si é meio woo, merece ceticismo também, embora não seja 100% abobrinha. Se algum dia acrescentarem "quântica" ao neuro, aí pode esquecer. É uma boa regra geral, se tiver "neuro" no nome suspeitar, se tiver "quântico" mais ainda, se tiver os dois, esquece.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 21 de Maio de 2009, 00:00:24 »
PNL em si é meio woo, merece ceticismo também, embora não seja 100% abobrinha. Se algum dia acrescentarem "quântica" ao neuro, aí pode esquecer. É uma boa regra geral, se tiver "neuro" no nome suspeitar, se tiver "quântico" mais ainda, se tiver os dois, esquece.

De acordo. É preciso ter cuidado no terreno das abobrinhas.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #53 Online: 21 de Maio de 2009, 00:25:14 »

De acordo. É preciso ter cuidado no terreno das abobrinhas.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk perfect...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 21 de Maio de 2009, 02:13:03 »
Off Topic

Só para esclarecer....

Ainda em relação ao Derren Brown, é preciso não esquecer que ele é um profissional extremamente talentoso e que suas performances podem envolver o uso da psicologia, da prestidigitação, de truques e de tecnologia, dentre outras coisas para se alcançar um objetivo. Normalmente, exibições com sugestão ou hipnose são precedidas por algum tipo de abordagem inicial para se identificar o grau de sugestionabilidade dos colaboradores. Esse tipo de trabalho raramente aparece nesses vídeos encontrados na internet. Portanto, dificilmente alguém conseguirá reproduzir o que foi mostrado.

O meu interesse por mágica, técnicas de ilusionismo, PNL, mentalismo, etc e tal está de acordo com uma recomendação de James Randi que diz que é preciso procurar conhecer todas as formas de se enganar para não ser enganado. Para quem se interessa recomendo  o show "Evening of Wonders" (procure o torrrent) de Derren Browm, onde é mostrado alguns dos "fenômenos paranormais" comuns no ínicio do século XX, inclusive as "mesas girantes" (  e  ) e o famoso "oracle act".

« Última modificação: 21 de Maio de 2009, 02:27:03 por Gigaview »

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #55 Online: 21 de Maio de 2009, 10:24:42 »

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #56 Online: 21 de Maio de 2009, 10:32:18 »
Já vi um caso bem estranho, onde um sujeito bem velho e leve, mestre de aikido pede prá alguém levantá-lo. A pessoa consegue, depois o velho mestre se concentra e pede prá levantá-lo de novo e ninguém consegue.

Um outro bem interessante vi no programa do Silvio Santos. Um cara que foi fuzileiro naval nos EUA e esteve no Japão, desenvolveu uma espécie de arte marcial (ele aprendeu várias artes no Japão). Os alunos dele se concentravam e pediam prá caras bem fortes, que ali era jogadores de futebol americano, descerem o cacete neles. É claro que a porrada era num lugar que os alunos pediam prá bater, mas mesmo assim era impressionantes. Foi soco na cara, soco no pescoço, soco na barriga, chute no saco e teve até um que levou quatro socos ao mesmo tempo: um de cada lado do rosto, um pela frentes e um na nuca. Teve um cara que ficou ajoelhado aí um grandão veio e deu um chute estilo "It's Sparta!" bem no meio do peito dele (o cara envergou igual a um joão-bobo prá trás). E no final todo mundo parecia estar normal como se não tivesse levado porrada nenhuma.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 21 de Maio de 2009, 10:44:22 »
Se quiser posso ilustrar mais como isso funciona numa outra situação usando um outro vídeo dele. Talvez fosse interessante abrir um tópico para isso.

Giga, acho que seria ótimo um tópico sobre esse tema, o poder da auto-sugestão. Videos como o desse mestre superpoderoso, pastores que derrubam platéias, e etc., e a explicação técnica para isso seriam um valioso antídoto contra aqueles religiosos que citam que presenciaram atos inexplicáveis..

eu fiquei muito impressionado com a força conjunto do video Derren+Mestre Poderoso+Surra Mestre Poderoso
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 21 de Maio de 2009, 10:47:07 »
Sobre hipnose:

../forum/topic=20314.0.html

Treinei aikidô durante alguns anos e ví diversas vezes inúmeras demonstrações e até cheguei a participar de algumas em treinos. Essa estória de ninguém conseguir levantar o mestre também tem muito de sugestão e papo-furado. Quando o mestre pede para alguém tentar levantá-lo ele deixa o corpo bem rígido e realmente dá a impressão de que ele fica mais leve. Quando ele fica relaxado, totalmente mole, a impressão é que fica mais pesado e é até mais difícil segurar o corpo para levantar.Peça a meia dúzia de sujeitos que adoram o mestre e que vão fazer exame de faixa e veja se eles conseguem tirar o mestre do chão. Pura ilusão. Se ficar na dúvida, é só fazer o teste da balança.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 21 de Maio de 2009, 10:52:13 »

Giga, acho que seria ótimo um tópico sobre esse tema, o poder da auto-sugestão. Videos como o desse mestre superpoderoso, pastores que derrubam platéias, e etc., e a explicação técnica para isso seriam um valioso antídoto contra aqueles religiosos que citam que presenciaram atos inexplicáveis..

eu fiquei muito impressionado com a força conjunto do video Derren+Mestre Poderoso+Surra Mestre Poderoso

Ok. Legal. Vou me organizar e vou abrir o tópico.  :)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 21 de Maio de 2009, 10:52:52 »
Legal Giga

Um cara que foi fuzileiro naval nos EUA e esteve no Japão, desenvolveu uma espécie de arte marcial (ele aprendeu várias artes no Japão). Os alunos dele se concentravam e pediam prá caras bem fortes, que ali era jogadores de futebol americano, descerem o cacete neles. É claro que a porrada era num lugar que os alunos pediam prá bater, mas mesmo assim era impressionantes. Foi soco na cara, soco no pescoço, soco na barriga, chute no saco e teve até um que levou quatro socos ao mesmo tempo: um de cada lado do rosto, um pela frentes e um na nuca. Teve um cara que ficou ajoelhado aí um grandão veio e deu um chute estilo "It's Sparta!" bem no meio do peito dele (o cara envergou igual a um joão-bobo prá trás). E no final todo mundo parecia estar normal como se não tivesse levado porrada nenhuma.

poderia pedir para o Fedor dar um murro no cara
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 21 de Maio de 2009, 11:04:28 »
Fundador do Aikidô (Morei Ueshiba) em demonstração. Vejam como a estória se repete...

feature=related
feature=related

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #62 Online: 21 de Maio de 2009, 11:04:38 »
Sobre hipnose:

Treinei aikidô durante alguns anos e ví diversas vezes inúmeras demonstrações e até cheguei a participar de algumas em treinos. Essa estória de ninguém conseguir levantar o mestre também tem muito de sugestão e papo-furado. Quando o mestre pede para alguém tentar levantá-lo ele deixa o corpo bem rígido e realmente dá a impressão de que ele fica mais leve. Quando ele fica relaxado, totalmente mole, a impressão é que fica mais pesado e é até mais difícil segurar o corpo para levantar.Peça a meia dúzia de sujeitos que adoram o mestre e que vão fazer exame de faixa e veja se eles conseguem tirar o mestre do chão. Pura ilusão. Se ficar na dúvida, é só fazer o teste da balança.

Na verdade, ele ficou rígido quando pediu prá levantar novamente e ninguém conseguiu. E quem foi levantar não era aluno dele, mas talvez estivesse muito maravilhado com o mestre.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #63 Online: 21 de Maio de 2009, 11:07:11 »
Na verdade, a única derrota de um certo Grace foi pra um lutador de judô.
A opinião de vocês é comum,especialmente no Brasil, com o orgulho nacional no jiujitsu.Mas usem suas mentes filosóficas e contestadoras para pensar um pouquinho: Alguém passa anos a fio treinando uma arte marcial, estudando sua filosofia, evoluindo su técnica nos mais minúsculos detalhes,tendo certeza de ser imbatível , e depois sai por aí trocando supapos?Um mestre, no máximo, iria rir dos trucados lutadores que existem mundo afora, certo de sua superioridade, pleno em sua filosofia.E com certeza não perderia num combate real(eu esperimentei essa força em primeira mão: é impressionante como esses mestres mandam voçê voando longe só com os dedos, e ainda mais impressionante é o fato de que quanto mais tempo se pratica uma arte marcial,com mais cara de japonês você fica)

O cara parece entender bem de artes marciais, mas não acredito nisso.

Também não. A tendência seria que os lutadores não teriam picos de sucesso na juventude, mas iriam ficando melhores com a idade, e parassem sempre no auge quando já meio velhos, para depois continuarem melhorando mas longe dos olhos do público e de toda a grana.

Com boxe ao menos não parece ser o caso, não vejo motivos realistas para ser o mesmo com outras técnicas.

Como você disse uma vez, sobre demonstrações onde um mestre de alguma arte marcial enfrenta vários adversários (que são alunos dele) bem mais jovem e forte e, dependendo da demonstração, com uma mão empurra, derruba, etc. o adversário. Isso é ridículo. Neste vídeo (acho que é esse, já que onde estou não posso acessar porque está bloqueado) mostra o carequinha enfrentando um cara. Veja que, parece-me, que o carequinha é bem considerado pelo adversário. Não sei que coisa ridícula ele tentou fazer, parecendo que iria dar um tapa na barriga do cara. E o cara é um lutador ruim prá cacete, veja só o movimento dele na luta, principalmente no final quando tenta chutar a cara do carequinha, olha só a posição do perna durante o chute, totalmente torta e sem flexibilidade.

É que com o boxe não há essa aura mística oriental.

Acho que nesse caso, talvez eu estivesse falando de algo não relacionado a alegados super-poderes, não que eu saiba: aikido.

Mas, procurando um pouco, vi ao menos um video bem convincente de que seria algo realmente útil. A parte que eu pensava ser uma "encenação", os adversários se jogando, não é uma simulação deles sendo arremessados, mas uma técnica de defesa contra uma outra técnica, que, de outra forma, quebraria o braço. Meio como kravmaga. Pode ser algum tipo de marmelada, não entendo bem do assunto, mas me pareceu convincente a explicação.

:?

Não posso ver o vídeo (onde estou o bloqueia), mas sei como são as demonstrações de aikido. Duvido que um sujeito consiga lançar outro na forma como sempre é demonstrado. Impossível torcer o braço do cara e ele dar uma cambalhota. Da forma que torce, ou não acontece nada ou quebra o braço.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #64 Online: 21 de Maio de 2009, 11:10:08 »
Sobre hipnose:

E sobre aquelas demonstrações onde um mestre pega um cara pelo braço e faz ele girar, torce o braço do cara e ele dá uma cambalhota e coisas do gênero. É balela?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 21 de Maio de 2009, 11:22:04 »
Sobre hipnose:

E sobre aquelas demonstrações onde um mestre pega um cara pelo braço e faz ele girar, torce o braço do cara e ele dá uma cambalhota e coisas do gênero. É balela?

Pura física. Força centrípeta, apoio e alavanca.
Você usa a força do adversário contra ele. Você transforma o movimento de um soco, pontapé faca, espada, ou bastão num movimento circular. Realmente funciona...e é um ótimo esporte pois não tem porrada nem violência. Acho mais interessante que o judô e é muito bom para crianças e mulheres.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 21 de Maio de 2009, 11:25:38 »
Veja bem...estamos falando de um esporte...
Briga de rua é outro papo. Acho que aí o Kravmagá é invencível...

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #67 Online: 21 de Maio de 2009, 11:26:01 »
Sobre hipnose:

Pura física. Força centrípeta, apoio e alavanca.
Você usa a força do adversário contra ele. Você transforma o movimento de um soco, pontapé faca, espada, ou bastão num movimento circular. Realmente funciona...e é um ótimo esporte pois não tem porrada nem violência. Acho mais interessante que o judô e é muito bom para crianças e mulheres.

E como defesa pessoal?

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #68 Online: 21 de Maio de 2009, 11:27:45 »
Veja bem...estamos falando de um esporte...
Briga de rua é outro papo. Acho que aí o Kravmagá é invencível...

Invencível porque te "ensina" a vencer a qualquer custo. Talvez seja o melhor para defesa pessoal, mas nada que de prá fazer se o sujeito melhor do que você.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #69 Online: 21 de Maio de 2009, 11:29:05 »
Giga, este tópico aqui é sobre hipnose, abri há pouco:

Se quiser, coloque nele as coisas sobre PNL.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 21 de Maio de 2009, 11:37:06 »
Pessoalmente, ainda prefiro um Nike...  :)
Defesa pessoal é coisa de profissional, não vale a pena arriscar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 23 de Maio de 2009, 19:53:43 »
Citação de: wikipedia
Semen and Qigong

Qigong and Chinese medicine place huge emphasis on a form of energy called 精 (pinyin: jīng, also a morpheme denoting "essence" or "spirit")[11] [12] - which one attempts to develop and accumulate. "Jing" is sexual energy and is considered to dissipate with ejaculation so masturbation is considered "energy suicide" amongst those who practice this art. According to Qigong theory, energy from many pathways/meridians becomes diverted and transfers itself to the sexual organs during sexual excitement. The ensuing orgasm and ejaculation will then finally expel the energy from the system completely. The Chinese proverb 一滴精,十滴血 (pinyin: yì dī jīng, shí dī xuè, literally: a drop of semen is equal to ten drops of blood) illustrates this point.

The scientific term for semen in Chinese is 精液 (pinyin: jīng yè, literally: fluid of essence/jing) and the term for sperm is 精子 (pinyin: jīng zǐ, literally: basic element of essence/jing), two modern terms with classical reference.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 23 de Maio de 2009, 20:25:03 »
Citação de: wikipedia
Semen and Qigong

Qigong and Chinese medicine place huge emphasis on a form of energy called 精 (pinyin: jīng, also a morpheme denoting "essence" or "spirit")[11] [12] - which one attempts to develop and accumulate. "Jing" is sexual energy and is considered to dissipate with ejaculation so masturbation is considered "energy suicide" amongst those who practice this art. According to Qigong theory, energy from many pathways/meridians becomes diverted and transfers itself to the sexual organs during sexual excitement. The ensuing orgasm and ejaculation will then finally expel the energy from the system completely. The Chinese proverb 一滴精,十滴血 (pinyin: yì dī jīng, shí dī xuè, literally: a drop of semen is equal to ten drops of blood) illustrates this point.

The scientific term for semen in Chinese is 精液 (pinyin: jīng yè, literally: fluid of essence/jing) and the term for sperm is 精子 (pinyin: jīng zǐ, literally: basic element of essence/jing), two modern terms with classical reference.

Existe uma técnica taoísta de retenção do sêmem. Eles consideram as mulheres como uma fonte infinita de energia e que essa energia pode ser capturada no ato sexual, desde que o parceiro não ejacule. Textos antigos taoístas dizem que é preciso 100 orgasmos com 100 diferentes mulheres, sem ejacular, para se alcançar a imortalidade. Para não ejacular o homem deve pressionar um ponto no seu períneo no instante do orgasmo, ao mesmo tempo em que dá um berro no estilo de um grito Kiai (reunir a energia) japonês.

Existem pontos comuns entre a yoga tântrica, a yoga taoista e a Cabala em relação ao princípios usados no Qigong (ou Chikung).

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 23 de Maio de 2009, 20:29:01 »
Qigong não é arte marcial, mas é adotado como parte do treinamento de várias artes marciais chinesas para concentrar e manipular o chi.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #74 Online: 23 de Maio de 2009, 20:53:10 »
Existe uma técnica taoísta de retenção do sêmem. Eles consideram as mulheres como uma fonte infinita de energia e que essa energia pode ser capturada no ato sexual, desde que o parceiro não ejacule. Textos antigos taoístas dizem que é preciso 100 orgasmos com 100 diferentes mulheres, sem ejacular, para se alcançar a imortalidade. Para não ejacular o homem deve pressionar um ponto no seu períneo no instante do orgasmo, ao mesmo tempo em que dá um berro no estilo de um grito Kiai (reunir a energia) japonês.
Bizarro hehe...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!