Autor Tópico: Artes marciais e suas alegações fantásticas ou exageradas  (Lida 26167 vezes)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Artes marciais e suas alegações fantásticas ou exageradas
« Resposta #25 Online: 18 de Maio de 2009, 09:25:55 »
Conheço algumas pessoas que são lutadores Jiu Jitsu, nenhuma dessas pessoas nunca me falaram nada sobre esse lado místico que muitos sustentam em relação as artes marciais.... Existe uma técnica de luta, mas nada de energias mirabolantes e coisas do tipo.....
Não te falaram porque não tem. O Jiu Jitsu é geralmente mais bruto, focado apenas na eficiencia em combate. No Jiu Jitsu se alegam existir um golpe que quebra braços, ou que corta a circulação de sangue pro cerebro, pode crer que o golpe pega mesmo... hehe... nada dessas alegações de golpes fantasticos sem nem encostar no adversario.

De acordo com uns videos que eu vi de entrevistas com o Rickson Gracie, parece que ele quer estimular um ensino filosofico, de crescimento espiritual, claro, sem esquecer a eficiencia da luta. No caso, penso que seja mais para colocar juizo na cabeça dos praticantes porque a arte é uma arma perigosa. Espero que não comecem com frescuragem tambem hehe...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 18 de Maio de 2009, 10:26:30 »
Em outro vídeo, de qualquer forma, tem uma gravação de algo que aconteceu na rua, onde um cara por algum motivo era perseguido por uma pequena multidão, e ia batendo e se desvencilhando de todos eles, algumas vezes quase dois ou três atacantes ao mesmo tempo, aquele sim, parecia fazer algumas firulas meio kung-fu-escas, na verdade um pouco mais no estilo Steven Seagal, seja lá qual for a modalidade.
haha... tem tempo que vi esse video, não lembro de "firulas" não, e, em minha opinião, acho que ele era chegado no Boxe...

É, não eram bem firulas, quis dizer apenas que parece que ele tinha algo mais técnico, em vez daqueles esbofeteamentos com movimentos curvos e largos dos braços do outro vídeo.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #27 Online: 18 de Maio de 2009, 11:26:59 »
É, não eram bem firulas, quis dizer apenas que parece que ele tinha algo mais técnico, em vez daqueles esbofeteamentos com movimentos curvos e largos dos braços do outro vídeo.
Ahh si si... Com certeza ele era bem mais técnico que o outro video, e bem mais técnico do que os manés que iam pra cima dele... hauhauhaha... levou geral no soco... :lol:

O video seria esse Buckaroo?
« Última modificação: 18 de Maio de 2009, 11:38:20 por Tupac »
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #28 Online: 18 de Maio de 2009, 14:20:54 »
Sei que tem alguns praticantes por aqui, inclusive de coisas como "kung fu".

Acho um tópico interessante, não muito debatido, não que eu me lembre.

Então, como é, defendem as coisas de chi/ki, auras, pegar bala com os dentes, toque da morte, etc e tal?

Como é, de modo geral, a posição sobre essas coisas em academias?

...

Qual a razão do "coisas como "kung fu""? Deveria eu chama-lo de "Wushu"?

Na academia em que faço, nunca vi ninguem mencionar qualquer coisa a respeito de ki/qi/chi, nem de auras e nem de feitos fantásticos como pegar bala com os dentes. Se alguem de lá acredita nestas coisas, deve guardar para si e não faz proselitismo e nem toca no assunto, nem mesmo no vestiário ou fora das aulas.
Os alunos e professores/mestres estão mais preocupados com os exercícios.

O máximo que eles pedem fora disso é respeito pelos demais, por uma duzia de regras, do tipo não fumar dentro da academia e ler em voz alta, ao final de cada aula, alguma frase meio auto-ajuda, mas felizmente, sem nada do tipo "o segredo" ou de ki & chi & auras.
Trata-se somente do óbvio, que mesmo sendo óbvio costumamos esquecer...

"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 18 de Maio de 2009, 17:06:19 »
Ahh si si... Com certeza ele era bem mais técnico que o outro video, e bem mais técnico do que os manés que iam pra cima dele... hauhauhaha... levou geral no soco... :lol:

O video seria esse Buckaroo?

esse mesmo.

Qual a razão do "coisas como "kung fu""? Deveria eu chama-lo de "Wushu"?

Eu não sei bem, mas pelo que já li "kung fu" é meio como dizer "arte marcial" ou ainda algo mais vago como "talento" em algum idioma chinês, existindo além de "wushu" umas quinze ou trinta outras coisas que talvez também possam ser consideradas "kung fu", assim, caso dentro dessas tenha alguma bastante pé-no-chão no que se refere a energias e até a outras coisas, não fico exposto a "ah, mas você nem sabe o que é kung fu. Nem é uma arte marcial, mas um nome genérico [...] a arte do Nun-shei-ke-lah, por exemplo, abarca todos princípios de modalidades como jujutsu, may thay e kravmaga, blablablá preconceito seu, blablabla [...]". Eu teria que explicar isso de qualquer maneira caso alguém viesse com isso, mas acho que só as aspas preventivas talvez tornasse algo com menor tendência a se prolongar com esse argumento, depois da primeira explicação.

Na academia em que faço, nunca vi ninguem mencionar qualquer coisa a respeito de ki/qi/chi, nem de auras e nem de feitos fantásticos como pegar bala com os dentes. Se alguem de lá acredita nestas coisas, deve guardar para si e não faz proselitismo e nem toca no assunto, nem mesmo no vestiário ou fora das aulas.
Os alunos e professores/mestres estão mais preocupados com os exercícios.

O máximo que eles pedem fora disso é respeito pelos demais, por uma duzia de regras, do tipo não fumar dentro da academia e ler em voz alta, ao final de cada aula, alguma frase meio auto-ajuda, mas felizmente, sem nada do tipo "o segredo" ou de ki & chi & auras.
Trata-se somente do óbvio, que mesmo sendo óbvio costumamos esquecer...

Ainda bem. Mas e quanto a todos os "floreios", que existem, tanto gestuais quanto, acho, até de posição? Eles são defendidos como reais métodos eficientes de combate real, ou vistos mais como restrições de movimentos mais ou menos análogas as do xadrez?

Em capoeira mesmo, que ainda tem movimentos que são declaradamente categorizados como floreios, tem quem defenda que alguns são úteis, para não falar da própria ginga, que é meio que uma espécie de floreio em si mesma.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 18 de Maio de 2009, 17:40:08 »
isso é luta

Fedor vs Crocop, note que em 1:57, Fedor é capaz atacar Crocop depois que esse inicia um golpe, utilizando um ataque como defesa

Esses caras vivem lutando múltiplas artes marciais com os melhores do mundo... um verdadeiro-mestre-sei-lá-o-que provavelmente iria durar muito pouco aqui

um apanhado do Fedor

feature=related

« Última modificação: 18 de Maio de 2009, 17:45:45 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #31 Online: 18 de Maio de 2009, 21:29:24 »
Fedor é ignorante demais... hahaha...
 - Carl Sagan

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #32 Online: 19 de Maio de 2009, 12:10:49 »
isso é luta

Fedor vs Crocop, note que em 1:57, Fedor é capaz atacar Crocop depois que esse inicia um golpe, utilizando um ataque como defesa

Esses caras vivem lutando múltiplas artes marciais com os melhores do mundo... um verdadeiro-mestre-sei-lá-o-que provavelmente iria durar muito pouco aqui

um apanhado do Fedor

feature=related

Fedor, Crocop & cia vivem de lutar. Este é o metier dos caras.

Um mestre-sei-lá-o-que pode não estar tão interessado em lutas e torneios como Fedor & cia e , em lugar disso, mais preocupados com o ensino
ou com outros benefícios alem daqueles que tornam Fedor & cia aptos a distribuir porrada a torto e direito.

Alguns inclusive (e infelizmente) se preocupam com coisas que o Buckaroo mencionou neste mesmo tópico: Ki, auras e etc.

Alem disso, há artes e artes. Lutadores como o Fedor, como voce bem disse, são versáteis e sabem bem mais de um tipo de luta.
Nem todos estão dispostos ou são aptos a fazerem isto. Alguns preferem se dedicar a um tipo de luta apenas e aí ficam em desvantagem.

E o Fedor faz parte de uma elite, dentro de um grupo de lutadores que já são de elite! Elite de uma elite!
Não é justo generalizar a partir daí e cobrar o mesmo grau de excelência de outros que sequer fazem dos combates corpo-a-corpo meio de vida,
que não tenham os mesmo interesses ou a mesma capacidade do Fedor.

Por isto penso que a comparação não é justa.

E ainda, mesmo o Fedor, em algum momento de sua vida, teve que aprender a arte X com um mestre-sei-lá-o-que daquela arte X, independentemente do
quão rapida e eficientemente Fedor tenha assimilado aquele conhecimento.

Ele não "nasceu sabendo" aquilo e deve prestar tributo aos mestres ao menos por eles terem dado o empurrão inicial!
« Última modificação: 19 de Maio de 2009, 12:16:35 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #33 Online: 19 de Maio de 2009, 12:19:24 »
isso é luta

um apanhado do Fedor

feature=related

Um mestre-sei-lá-o-que pode não estar tão interessado em lutas e torneios
como Fedor & cia e , em lugar disso, mais preocupados com o ensino
ou com outros benefícios alem daqueles que tornam Fedor & cia aptos a
distribuir porrada a torto e direito.

Alguns inclusive (e infelizmente) se preocupam com coisas que o Buckaroo
mencionou em outro post: Ki, auras e etc.

Alem disso, há artes e artes. Lutadores como o Fedor, como voce bem
disse, são versáteis e sabem bem mais de um tipo de luta.
Nem todos estão dispostos ou são aptos a fazerem isto.
Alguns preferem se dedicar a um tipo de luta apenas e aí ficam em desvantagem.

E o Fedor faz parte de uma elite, dentro de lutadores que já são de elite!
Não é justo generalizar a partir daí e cobrar o mesmo grau de excelência
de outros que sequer fazem dos combates corpo-a-corpo meio de vida,

E ainda, mesmo o Fedor, em algum momento de sua vida, teve que aprender
a arte X com um mestre-sei-lá-o-que daquela arte X, independentemente do

Ele não "nasceu sabendo" aquilo e deve prestar tributo aos mestres ao menos
por eles terem dado o empurrão inicial!

O que acontece é que tem gente que acredita que mestres dariam um couro nos lutadores de vale-tudo.

Prá mim, o vale-tudo é a melhor forma de mostrar quem é o melhor lutador. É a luta que mais se aproxima do real, onde dois sujeitos irão brigar com as mãos limpas e sem obstáculos para atrapalhar a porrada. Claro que numa briga na rua não há regras como no vale-tudo.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #34 Online: 19 de Maio de 2009, 12:32:38 »
isso é luta

um apanhado do Fedor

feature=related

O que acontece é que tem gente que acredita que mestres dariam um couro nos lutadores de vale-tudo.

Prá mim, o vale-tudo é a melhor forma de mostrar quem é o melhor lutador. É a luta que mais se aproxima do real, onde dois sujeitos irão brigar com as mãos limpas e sem obstáculos para atrapalhar a porrada. Claro que numa briga na rua não há regras como no vale-tudo.

Sem chance! Mesmo não entendendo do assunto eu apostaria no Fedor!
Estes mestres, por melhores que sejam, não vivem o dia-a-dia das lutas de vale-tudo, não tem a mesma versatilidade.
Estariam em desvantagem antes mesmo da luta começar!

Se fosse um destes tais mestres, não arriscaria minha reputação desafiando um lutador de elite do vale-tudo.

Deve ter mesmo gente que acredita nisto, claro. Depois da cientologia nada mais me surpreende!
« Última modificação: 19 de Maio de 2009, 12:36:25 por Fenrir »

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #35 Online: 19 de Maio de 2009, 13:11:59 »
isso é luta

um apanhado do Fedor

feature=related

Sem chance! Mesmo não entendendo do assunto eu apostaria no Fedor!
Estes mestres, por melhores que sejam, não vivem o dia-a-dia das lutas de vale-tudo, não tem a mesma versatilidade.
Estariam em desvantagem antes mesmo da luta começar!

Se fosse um destes tais mestres, não arriscaria minha reputação desafiando um lutador de elite do vale-tudo.

Deve ter mesmo gente que acredita nisto, claro. Depois da cientologia nada mais me surpreende!

Sem contar que tudo que já vi de eficiente em lutas é o que se usa no vale-tudo. Em diversas artes marciais vemos demonstrações de golpes muito legais, chute duplo no ar girando o corpo e coisas do tipo (principalmente em filmes sobre o assunto). Mas absolutamente nada disso é possível numa luta de vale-tudo. Os socos e chutes são os básicos mesmo.

Só vi um vídeo onde um lutador de tae kwon do luta contra um de muay thai e consegue usar um golpes cheio de firulas, mas pelo que vi, o lutador de muay thai não é lá grande coisa.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #36 Online: 19 de Maio de 2009, 13:25:21 »
Na verdade, a única derrota de um certo Grace foi pra um lutador de judô.
A opinião de vocês é comum,especialmente no Brasil, com o orgulho nacional no jiujitsu.Mas usem suas mentes filosóficas e contestadoras para pensar um pouquinho: Alguém passa anos a fio treinando uma arte marcial, estudando sua filosofia, evoluindo su técnica nos mais minúsculos detalhes,tendo certeza de ser imbatível , e depois sai por aí trocando supapos?Um mestre, no máximo, iria rir dos trucados lutadores que existem mundo afora, certo de sua superioridade, pleno em sua filosofia.E com certeza não perderia num combate real(eu esperimentei essa força em primeira mão: é impressionante como esses mestres mandam voçê voando longe só com os dedos, e ainda mais impressionante é o fato de que quanto mais tempo se pratica uma arte marcial,com mais cara de japonês você fica)

O cara parece entender bem de artes marciais, mas não acredito nisso.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #37 Online: 19 de Maio de 2009, 13:28:12 »
Buckaroo Banzai, há uns tempos tinha criado um tópico parecido com o seu:

../forum/topic=12170.0.html

Ele foi fundido com outro sobre, praticamente, o mesmo assunto.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 19 de Maio de 2009, 21:40:54 »
Humm, nem lembrava que esse tópico tinha inicialmente uma temática parecida, ele acabou ficando só meio como "vamos falar de artes marciais, os campeonatos, as melhores lutas, etc". Está até no "papo furado". Esse aqui também está indo para esse lado. Vou ver se no começo daquele tem algo mais no sentido desse aqui. :ok:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 19 de Maio de 2009, 21:43:51 »
A opinião de vocês é comum,especialmente no Brasil, com o orgulho nacional no jiujitsu.Mas usem suas mentes filosóficas e contestadoras para pensar um pouquinho: Alguém passa anos a fio treinando uma arte marcial, estudando sua filosofia, evoluindo su técnica nos mais minúsculos detalhes,tendo certeza de ser imbatível , e depois sai por aí trocando supapos?Um mestre, no máximo, iria rir dos trucados lutadores que existem mundo afora, certo de sua superioridade, pleno em sua filosofia.E com certeza não perderia num combate real(eu esperimentei essa força em primeira mão: é impressionante como esses mestres mandam voçê voando longe só com os dedos, e ainda mais impressionante é o fato de que quanto mais tempo se pratica uma arte marcial,com mais cara de japonês você fica)

Também não. A tendência seria que os lutadores não teriam picos de sucesso na juventude, mas iriam ficando melhores com a idade, e parassem sempre no auge quando já meio velhos, para depois continuarem melhorando mas longe dos olhos do público e de toda a grana.

Com boxe ao menos não parece ser o caso, não vejo motivos realistas para ser o mesmo com outras técnicas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 19 de Maio de 2009, 21:46:50 »

Só intuição, mas tenho a impressão que em brigas de verdade a coisa não seria tão desquilibrada em favor dos "agarradores", em comparação aos "batedores", ainda mais se fossem brigas com mais de uma pessoa.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 20 de Maio de 2009, 00:11:23 »
http://www.dangerofchi.org/

O site argumenta que essa coisa toda de chi é perigosa de um jeito que não é tão convencional. Não só aceita a realidade de golpes telecinéticos, mas diz que esse poder é conferido por demônios, que tem que ser exorcisados, que você vomita e sai ectoplasma até.

Em algum link desse site parece que tem umas versões um pouco mais amenas sobre problemas de "técnicas de respiração", as alegações não eram tão fantásticas quanto essas, de demônios, acho que era tudo ainda natural, mas bastante exagerado (acho que falava que poderia resultar em problemas mentais). O nome desse outro site era qualquer coisa com Khundalini, que nem lembro o que é, mas acho que é um lance meio místico de ioga ou algo parecido.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #42 Online: 20 de Maio de 2009, 11:41:01 »

Só intuição, mas tenho a impressão que em brigas de verdade a coisa não seria tão desquilibrada em favor dos "agarradores", em comparação aos "batedores", ainda mais se fossem brigas com mais de uma pessoa.

Os "agarradores" que você se refere são os lutares que levam a luta pro chão (jiu jitsu, etc.)? E os "batedores" são os da porrada propriamente dita (boxe, muay thai, etc.)?

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #43 Online: 20 de Maio de 2009, 11:52:25 »

Também não. A tendência seria que os lutadores não teriam picos de sucesso na juventude, mas iriam ficando melhores com a idade, e parassem sempre no auge quando já meio velhos, para depois continuarem melhorando mas longe dos olhos do público e de toda a grana.

Com boxe ao menos não parece ser o caso, não vejo motivos realistas para ser o mesmo com outras técnicas.

Como você disse uma vez, sobre demonstrações onde um mestre de alguma arte marcial enfrenta vários adversários (que são alunos dele) bem mais jovem e forte e, dependendo da demonstração, com uma mão empurra, derruba, etc. o adversário. Isso é ridículo. Neste vídeo (acho que é esse, já que onde estou não posso acessar porque está bloqueado) mostra o carequinha enfrentando um cara. Veja que, parece-me, que o carequinha é bem considerado pelo adversário. Não sei que coisa ridícula ele tentou fazer, parecendo que iria dar um tapa na barriga do cara. E o cara é um lutador ruim prá cacete, veja só o movimento dele na luta, principalmente no final quando tenta chutar a cara do carequinha, olha só a posição do perna durante o chute, totalmente torta e sem flexibilidade.

É que com o boxe não há essa aura mística oriental.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 20 de Maio de 2009, 20:25:45 »
Veja esse cara "superpoderoso"

feature=related

editado hahah, agora que vi é o mesmo carequinha que tomou um pau... só que mostra o que ele alegava antes, que era superpoderoso...  e mostra a surra em outro ângulo
« Última modificação: 20 de Maio de 2009, 20:28:12 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #45 Online: 20 de Maio de 2009, 21:00:16 »
Afff... eu teria arrebentado o cara que bateu no carequinha... ooooo bixin sem noção kkkkkkkk...
 - Carl Sagan

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 20 de Maio de 2009, 21:38:18 »
você percebeu o cara soltando "raios" em seus alunos e derrotando mais de 20 caras??
A minha pergunta é: os caras estavam comprados ou eram crentes?

Aí ele desafiou qualquer lutador de MMA, veio um mané de segunda linha e socou o mestre... hehehe

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 20 de Maio de 2009, 23:02:52 »
você percebeu o cara soltando "raios" em seus alunos e derrotando mais de 20 caras??
A minha pergunta é: os caras estavam comprados ou eram crentes?

Aí ele desafiou qualquer lutador de MMA, veio um mané de segunda linha e socou o mestre... hehehe

Lembra do pastor que derruba os "possuídos" nas penitenciárias com um simples gesto e alguns gritos em nome do senhor?

O princípio é o mesmo: sugestionabilidade.

O erro do mestre foi não compreender e não perceber que essa é a verdadeira origem do seu superpoder. O problema é que não funciona com todo mundo e normalmente requer um papo acompanhado de um "sermão", um "passe", uma "energização" ou coisa do gênero. Esses mestres normalmente são intocáveis, no sentido que estão sempre rodeados por seus discípulos. Quando passam a se auto-enganar a ponto de acreditar que seus poderes vão além do círculo de suas academias eles se ferram.

Veja abaixo o Derren Brown demonstrando o seu soco de 1 polegada. Para quem não conhece o Derren Brown é um mágico mentalista inglês, cético e ateu, que abomina poderes paranormais:

Quem for sugestionável, apanha até de sapo preso em gaiola colocado em encruzilhada.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 20 de Maio de 2009, 23:09:05 »
pls explica aí Giga.. entendi o golpe de frente mas não o de trás

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 20 de Maio de 2009, 23:25:21 »

Como você disse uma vez, sobre demonstrações onde um mestre de alguma arte marcial enfrenta vários adversários (que são alunos dele) bem mais jovem e forte e, dependendo da demonstração, com uma mão empurra, derruba, etc. o adversário. Isso é ridículo. Neste vídeo (acho que é esse, já que onde estou não posso acessar porque está bloqueado) mostra o carequinha enfrentando um cara. Veja que, parece-me, que o carequinha é bem considerado pelo adversário. Não sei que coisa ridícula ele tentou fazer, parecendo que iria dar um tapa na barriga do cara. E o cara é um lutador ruim prá cacete, veja só o movimento dele na luta, principalmente no final quando tenta chutar a cara do carequinha, olha só a posição do perna durante o chute, totalmente torta e sem flexibilidade.

É que com o boxe não há essa aura mística oriental.

Acho que nesse caso, talvez eu estivesse falando de algo não relacionado a alegados super-poderes, não que eu saiba: aikido.

Mas, procurando um pouco, vi ao menos um video bem convincente de que seria algo realmente útil. A parte que eu pensava ser uma "encenação", os adversários se jogando, não é uma simulação deles sendo arremessados, mas uma técnica de defesa contra uma outra técnica, que, de outra forma, quebraria o braço. Meio como kravmaga. Pode ser algum tipo de marmelada, não entendo bem do assunto, mas me pareceu convincente a explicação.

:?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x