Autor Tópico: Profecias bíblicas fracassadas  (Lida 27563 vezes)

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Profecias bíblicas fracassadas
« Resposta #100 Online: 28 de Maio de 2009, 13:34:10 »
Agora, concordo com você. Que raios o Famado está fazendo aqui??  Ele já viu que a bíblia não é infalível... periga ele entender o resto, aí, CABUUUM, tome o Famado mudando tudo em sua vida perto dos cinquenta.
Eu me tornei ateu aos 42 anos. Como não havia uma dependência psicológica, eu apenas parei de seguir toda aquela baboseira e de perder meu tempo indo à igreja. Não doeu nada, não houve traumas.

Por outro lado, despertou minha curiosidade sobre aquilo que antes eu aceitava sem discutir.
Foi uma espécie de autoanálise: Como foi que eu me deixei enganar deste jeito?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #101 Online: 28 de Maio de 2009, 13:41:36 »
Famado não estou te desqualificando.

A questão é que a discussão que você coloca é qualitativamente a mesma que discutir nostradamus. Então tento levar a coisa mais para o lado conceitual, tentando aprofundar o debate sobre outro tema.

A questão que você quer que eu debata é muito simples para ser debatida:

1- Não há nenhuma afirmação, referente a previsões, que seja objetiva. Que afirme nomes, datas, que não seja parabólica.
2- Quem consegue dar sentido a isso são aquelas pessoas que tem fé. E as pessoas que tem fé interpretam coisas distintas entre si,
3- Não tem nenhum motivo a priori para se qualificar a bíblia com0o fonte de informação: é um livro machista, mostra um deus genocida, a disparates, etc..
4- Há mesmo para os crentes, informações erradas, desde dados históricos passando por inconsistências, etc..

Portanto, simplesmente não há o que discutir no tema que você esta propondo.

A discussão prática é a patologia que a religião causa, a incapacidade que nós temos, quando adotamos uma ideologia, de analisarmos os fatos que estão na nossa cara.

A negação que os religiosos tem em se comparar com os de outra religião, a facilidade que eles tem de ver a trave nos olhos dos outros e não a trave na sua própria vista, para utilizar as palavras do que nunca existiu...

Ok, é a sua opinião.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #102 Online: 28 de Maio de 2009, 13:52:25 »
...Eu sou um ateu louco de vontade, doido para acreditar em vida após a morte. Minha vontade vai contra o meu posicionamento. Para mim seria ótimo chegar em casa e dizer para meus filhos: PQP, descobri, há vida após a morte.
Me engana que eu gosto!!!  ::)
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 28 de Maio de 2009, 14:01:58 »
...Eu sou um ateu louco de vontade, doido para acreditar em vida após a morte. Minha vontade vai contra o meu posicionamento. Para mim seria ótimo chegar em casa e dizer para meus filhos: PQP, descobri, há vida após a morte.
Porque?
É da natureza humana temer a morte e desejar uma continuidade! Nem que para isso alguns tenham que inventar uma.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #104 Online: 28 de Maio de 2009, 14:05:55 »
Se fosse provado, realmente, que Javé existe, eu iria alegremente aceitar Jesus, morrer e ter um além eterno é uma idéia tão bela e atraente, que eu queria que fosse verdade, mas os fatos até agora são contra.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 28 de Maio de 2009, 14:14:05 »
Se fosse provado, realmente, que Javé existe, eu iria alegremente aceitar Jesus, morrer e ter um além eterno é uma idéia tão bela e atraente, que eu queria que fosse verdade, mas os fatos até agora são contra.
Isso é ceticismo.

Se houvesse alguma evidencia da existencia de um deus nos moldes biblicos ou a mínima evidencia de vida pós morte um cético mudaria seus conceitos.
Até o momento não há uma única evidencia ou indício que mereça ser analisado, então...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #106 Online: 28 de Maio de 2009, 14:57:21 »
Bem, realmente não há nenhuma prova da existência de Deus.

Mas que Apocalipse fala da perseguição dos cristãos pelo Império Romano e Daniel fala de Antioco Epifânio e Judas Macabei, ah isso fala!!!

Aliás, esses são os dois livros mais fáceis que eu já li. Não tenho a mínima dúvida.
« Última modificação: 28 de Maio de 2009, 15:26:13 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #107 Online: 28 de Maio de 2009, 15:12:35 »
Famado, é claro que é ad hoc... não há nada falando que a besta era cezar, não há nada que explique o que quer dizer quando as estrelas caem, o número da besta serve para tudo e para nada, o fim dos tempos não vai existir.
Como disse, profecias são metáforas, para que alguns entendam e outros não. João não poderia falar do cesar. Então falava em metáforas que poderiam ser entendidas por cristão que na verdade eram judeus. A linguagem que ele utilizava lhes era familiar. Não faz sentido pra vc, mas fazia todo sentido pra eles.

Pense um pouco: você deveria ao menos aceitar famado, que a sua forma de interpretação serve para dar sentido a crenças como Nostradamus. Se eu coloco um crente em nostradamus aqui, você não veria nada, mas ficaria claro para todos os outros que os argumentos são idênticos. Ou se você comparar seus argumentos com os do Leafar, você vê que são da mesma espécie.

É que você simplesmente não consegue mais ver isso Famado, e não estou sendo irônico nem querendo te ofender.

Eu sei que vc não está querendo me ofender. Nunca achei que estava. Está apenas me desqualificando como analista, baseado no preconceito de que o que vc acha é que está certo. Vc, meu caro agnóstico, me acusa de me comportar da maneira exata que eu acho que vc está se comportando.

Tenho a mesma impressão de vc que vc tem de mim. E isso é de uma clarividência extraordinária. Tenho a impressão que só vc não vê.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #108 Online: 28 de Maio de 2009, 15:20:39 »
Bem, realmente não há nenhuma prova. Mas que Apocalipse fala da perseguição dos cristãos pelo Império Romano e Daniel fala de Antioco Epifânio e Judas Macabei, ah isso fala!!!

Aliás, esses são os dois livros mais fáceis que eu já li. Não tenho a mínima dúvida.

Não tem prova, mas é verdade pq é verdade...

Famado, isso não é argumento... é pegar a explicação e tentar achar um fato que encaixe.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #109 Online: 28 de Maio de 2009, 15:26:54 »
Bem, realmente não há nenhuma prova. Mas que Apocalipse fala da perseguição dos cristãos pelo Império Romano e Daniel fala de Antioco Epifânio e Judas Macabei, ah isso fala!!!

Não tem prova, mas é verdade pq é verdade...

Famado, isso não é argumento... é pegar a explicação e tentar achar um fato que encaixe.

Eu escrevi mal. Não era o que queria passar.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #110 Online: 28 de Maio de 2009, 17:38:28 »
Porque?
É da natureza humana temer a morte e desejar uma continuidade! Nem que para isso alguns tenham que inventar uma.

Já teve gente por aqui que respondeu que prefere que tudo se acabe mesmo...

Mas já que não é o caso de vocês, matem então a minha curiosidade:

Qual Deus vocês prefeririam que existisse, se existisse um: O Deus dos cristãos? Dos espíritas? Dos islâmicos? As várias divindades hindus? Como seria o Deus perfeito para vocês?
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 28 de Maio de 2009, 17:46:43 »

Vamos fazer assim: quer que eu te mostre posts antigos meus falando isso? que queria que a vida continuasse?

E quanto à sua pergunta de qual deus seria melhor:

primeiro não seria um deus estúpido que faz associação entre evolução e cor da pele, ou seja, não seria o deus espírita. E não seria o espírita também por mais de 100 motivos...

Não seria o cristão, não seria o judeu, ......    não estou em conformidade com nenhum deles, na verdade.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #112 Online: 28 de Maio de 2009, 17:53:13 »
Acho que o das 72 virgens seria interessante... hehehehehe...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #113 Online: 28 de Maio de 2009, 17:55:31 »
Me engana que eu gosto!!!  ::)

Vamos fazer assim: quer que eu te mostre posts antigos meus falando isso? que queria que a vida continuasse?

primeiro não seria um deus estúpido que faz associação entre evolução e cor da pele, ou seja, não seria o deus espírita. E não seria o espírita também por mais de 100 motivos...

Não seria o cristão, não seria o judeu, ......    não estou em conformidade com nenhum deles, na verdade.

Não sei porque..., mas eu tinha uma "vaga" intuição de que não seria escolhido o Deus espírita. Mas eu não perguntei qual Deus não seria escolhido, mas qual Deus seria. Qual Deus (ou que tipo de Deus) seria bom para você, Agnóstico?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 28 de Maio de 2009, 18:23:48 »
Que papo doido.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #115 Online: 28 de Maio de 2009, 18:49:08 »
Como disse, profecias são metáforas, para que alguns entendam e outros não. João não poderia falar do cesar. Então falava em metáforas que poderiam ser entendidas por cristão que na verdade eram judeus. A linguagem que ele utilizava lhes era familiar. Não faz sentido pra vc, mas fazia todo sentido pra eles.

Nao, nao fazia: o Apocalipse de Joao demorou a entrar no cânon. Isso porque muitos bispos da época o consideravam um
texto sem sentido. Além disso, nessa época havia todo um gênero literário de "revelaçao". Em particular, (bem mais tarde) Lutero
o considerava sem valor.

EDIT: Acrescentei o "bem mais tarde".
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 28 de Maio de 2009, 18:54:47 »
Porque?

Já teve gente por aqui que respondeu que prefere que tudo se acabe mesmo...

Mas já que não é o caso de vocês, matem então a minha curiosidade:

Qual Deus vocês prefeririam que existisse, se existisse um: O Deus dos cristãos? Dos espíritas? Dos islâmicos? As várias divindades hindus? Como seria o Deus perfeito para vocês?
deus nenhum é necessário.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #117 Online: 28 de Maio de 2009, 19:09:11 »
É interessante como algumas pessoas pensam que podemos escolher crenças como se estivéssemos em uma loja.
"Hmmm... Acho que hoje vou ser trotskista. Nao! Já sei! Vou ser libertário! Amanha viro trotskista."

Acho que a pergunta mais correta seria: qual visao de uma divindade você consideraria menos repulsiva, do ponto de
vista estético e moral?

Nesse caso, fico com o deus de Espinoza. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 28 de Maio de 2009, 20:39:18 »
Tenho a mesma impressão de vc que vc tem de mim. E isso é de uma clarividência extraordinária. Tenho a impressão que só vc não vê.

E vamos entrar em argumento circular.

Eu não tenho minha vida atada a uma comunidade (acredite não converso com céticos 1% do meu tempo), gostaria de querer acreditar em vida após a morte, já fiz um esforço incrível para abandonar a religião e estou argumentando em torno de evidências. E você disse que não há evidencias em deus...

Você tem sua vida atada a religião, disse que acredita por fé, se esforça para justificar a existência perfeita de um deus criminoso, não consegue entender que outros religiosos tem tanta certeza quanto você da religião deles e mesmo assim segue com a sua como certa (uma postura que julgo arrogante por parte dos crentes de todas as religiões), usa o tempo todo de ad hocs.... e aí vai

Não podemos ser comparados famado. Para você, você está correto por causa da revelação. Para todos os céticos do mundo e para todos os fora da bolha de negação cristã, incluindo aí os inseridos nas bolhas de negação judia, budista, hinduista, etc.. você está errado

Famado, mais uma vez. Não há a menor possibilidade de você estar certo. Abandone essa draga e curta o resto de sua vida livre!!!
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 28 de Maio de 2009, 20:50:26 »
Me engana que eu gosto!!!  ::)

Não seria o cristão, não seria o judeu, ......    não estou em conformidade com nenhum deles, na verdade.

Não sei porque..., mas eu tinha uma "vaga" intuição de que não seria escolhido o Deus espírita. Mas eu não perguntei qual Deus não seria escolhido, mas qual Deus seria. Qual Deus (ou que tipo de Deus) seria bom para você, Agnóstico?

Leafar, sua pergunta é bem simples de se responder

1- Não me importo.
2- Se deus existir, a distância entre ele e eu é maior do que a de um macaco e eu. Não pode haver comunicação.
3- Não é possível definir deus. Não é possível interpretá-lo pelo motivo 2.
4- Se deus existir, ele não quer ser encontrado. Não sou eu que vou conseguir ir contra o fodão
5- A fé é tosca e emburrece as pessoas. Portanto, não vou ter fé, vou basear minha vida no que pode ser demonstrado com evidências fora do meu escopo de interpretação pessoal, pois sei que meus sentidos não são perfeitos e frequentemente me enganam
6- Se deus existir, ele entenderá o porque de minha atitude. Se não entender, que ele se foda, porque não quero adorar um deus que é pior do que eu.
7- Todas as religiões são criação humana e uma tentativa tosca de interpretar algo que não conhece. Segue quem quer ser enganado.
8- A tentativa de conciliar as agruras humanas com a perfeição de deus criam ad hocs estúpidos como o espírita. Se deus existe ele não interfere. Se não interfere e não quer ser achado, não é problema meu.
9- quando eu morrer, se existir a vida após a morte, não tenho absolutamente nada a temer.

Então, deus é completamente irrelevante.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #120 Online: 28 de Maio de 2009, 22:10:53 »
Prefiro as 72 virgens...
 - Carl Sagan

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 28 de Maio de 2009, 22:58:21 »
bom, eu também...   mas convenhamos que dificilmente vai rolar...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 29 de Maio de 2009, 06:55:06 »
E se forem 72 mocréias? :umm:
"Deus prefere os ateus"

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 29 de Maio de 2009, 07:04:44 »
Mas será que faz sentido para você? Ou você apenas engoliu com casca e tudo uma história maluca, mil vezes distorcida ao longo dos séculos, sobre um povo e uma realidade que você não tem como compreender?

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 29 de Maio de 2009, 07:06:23 »
Eu preferia que fosse um deus que fizesse sentido,  não um deus que eu tivesse que aceitar simplesmente porque é fato.
Jesus não faz sentido.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!