O estudo só explica o barato que dá ser uma boa pessoa - barato que obviamente serve de motivação. Mas eu ainda acho que vingança libera dopamina.
Não tenho nada a dizer sobre a prática. Estou acostumada a fazer essas coisas desde pequena e viciei - a ponto de, quando o dia foi imprestável, eu puxar papo, na volta pra casa, pra ensinar caminhos, ouvir reclamação, ajudar velhinha com sacolas, tal. Até botei "ajudar estranhos" na minha tabelinha da felicidade.
É melhor que beber E as pessoas ficam contentes e com esperança na juventude. Win-win situation.
Alegra
Eu não me incomodo com o termo. Caridade não é esmola, mas amor ao próximo.
Douglas e Shi (bem-vinda!)
Visto que as emoções são relacionadas a processos químicos nos nossos corpos, Douglas, as coisas todas que nos acontecem podem ser comparadas a efeito de droga, já que elas tbm são químicos que agem no nosso cérebro; independentemente de a química do cérebro ser causa das emoções, ou ser conseqüência (em que vc talvez acredite).
E é óbvio que tem que nos beneficiar; relação social é um esquema de troca. Ninguém faz nada "por fazer".
Eu tenho MEDO de quem diz que faz o bem "por fazer". 1) porque acho que é mentira; 2) mesmo que seja verdade, é uma pessoa que não pensa nas causas e conseqüências do que faz, 3) e ainda, quem não tem amor por si mesmo, quem não sabe das próprias necessidades, vai necessariamente errar na medida na hora de tratar bem o outro.
O que eu acho imoral é isso de "eu devia estar feliz porque tem gente mais fodida que eu". Aí já é gozar com a infelicidade dos outros.