http://www.parana-online.com.br/editoria/pais/news/151864/
Cinco mortos, doze feridos quando entraram no ônibus, espalharam combustível e impediram que os passageiros descessem.
Algum comentário a respeito do caso, Temma?
Sim. Todos esses casos enumerados, champinha, Suzanne, queimadores de ônibus, todos concordam que são deliquentes que precisam ser punidos, e só há dúvida a respeito de que tipo de punição essas pessoas merecem. Se pena de morte, se mofarem na cadeia. etc.
Qual a relevância disso? Sugere que eu não reprove esses comportamentos?
Atue como atuar, ainda coloco o povo revoltado quilômetros à frente, em termos de justiça, de ongs brasileiras que cobrem caixões de vagabundos com a bandeira do país e os chamam de heróis.
No mais, é o que o Diegojaf e o Acauan disseram. Não se trata se desconsideração para com os direitos humanos. O problema é o caráter das organizações brasileiras que dizem defendê-los. Essa fama, fizeram por merecer.
Já conhecia o fato. E reconheço que foi uma péssima escolha de uma ONG, mas ainda assim, seja champinha, Suzanne, Pareja ou Beira-mar, me oponho à tortura desses indivíduos, porque considero isso simplesmente uma barbárie perpetuada pelo Estado, exatamente o tipo de postura que tanto se deseja extinguir do comportamento em sociedade. Ainda que sejam punidos com a pena de morte - tão aclamada como a solução - ainda deveriam ter seus direitos respeitados até a pena final.
O ponto dessa idiotice toda é que só é possível cobrar alguma postura correta do Estado, e não dos bandidos. Daí qualquer militância do DH se voltará ao Estado. E quer queira ou não, os presídios brasileiros em suas péssimas condições mais diplomam os criminosos do que os recuperam.
E pelo amor de Deus, coloquei aqui o vídeo da chacina de matupá por dois motivos. O primeiro é que é simplesmente um vídeo raro que eu estava procurando há tempos e só vi ontem. Acho que ele é pertinente pela seguinte razão. Quando ocorrem crimes bárbaros como o de champinha parte da população considera que essas pessoas devam sofrer na mesma medida do sofrimento que inflingiram. Qualquer um que concorde com a Declaração dos Direitos Humanos discordam disso. Então, é exatamente essa resposta do vídeo se está apoiando quando se defende "direitos humanos para humanos direitos". Afinal, criminosos são passíveis de tortura, linchamentos, e tudo mais.
E repito, se há ONGs financiadas por sabe-se-la-quem e com interesses escusos, manchando a militância pelo DH, ainda assim coloco a "culpa" na deturpação criada pela sociedade, que não abraça a DDH em sua totalidade. Mas o mais triste é que esse é o tipo de sentimento provocado pela simples insegurança, pela incapacidade do Estado em lidar com o crime, só que em vez de cobrarem do Estado o respeito ao DH, criam essa dicotomia estúpida onde, ou se aplaude a reação bárbara do Estado ou até dos "cidadãos de bem", ou se é pró-bandido.