Não necessariamente. Várias penas prevêem o pagamento de multa a um fundo que se destina ao sistema carcerário. A doutrina vigente entende que um dos objetivos dessa pena de multa é justamente um ressarcimento por parte do criminoso para com a sociedade.
My bad. Pergunta os crimes considerados mais "criminosos" pela sociedade de forma geral, pedem multa? Digo, roubo, assassinatos?
A pena máxima é de 30 anos, vide o crime de latrocínio previsto no Art. 157, segunda parte do §3º. Além do homicídio qualificado, sequestro, estupro.
My bad, errei nos anos.
Mas o ponto se mantem, se ele considera que mesmo o pior dos criminosos pode ficar no máximo até 30 anos em privação de liberdade, quer dizer que considera que até este pior criminoso é recuperavel. Caso contrario veria a previsão de prisão perpetua na legislação. Se o cara não tem concerto, não da pra soltar ele vivo, sejam depois de 30, seja depois de 60.
Como disse antes, a teoria vigente no Brasil é a mista, que prioriza o caráter retributivo e preventivo da pena. Retributivo para punir (e essa retribuição possui um caráter de ressarcimento) e preventivo para fazer com que o condenado não volte a incorrer na conduta delituosa, além de mostrar a quaisquer outros que queiram praticar crimes que a punição existe.
A condenação na ação penal, produz coisa julgada no juízo cível, tornando assim o condenado passível de pagamento de indenização pelo dano causado.
Sim, sim. Quando digo ajudar o criminoso, digo no carater preventivo. Isto é, evitar que o criminoso volte a cometer atos criminosos uma vez fora da prisão. E sim, com toda certeza, evitar que outros achem que existe a impunidade, e que podem fazer o que quiserem sem medo.
Mas acho essa idéia de que a punição em si é retributiva, horrenda. Não estou ciente se a legislação brasileira prevê a mesma como tal, mas se você diz que sim, acredito, afinal, alem de policial, é formado em direito. Contudo, não consigo achar que é algo correto. Me parece puro revanchismo, até por que, nem algo que esta ajudando suas vitimas ou a sociedade com um tudo. É apenas uma vingança sancionada. Acho a privação de liberdade valida para reabilitação (isto é, prevenção de futuros crimes pelo individuo condenado), e para evitar o sentimento de impunidade.