Se nós divergimos nas nossas "conclusões filosóficas", certamente um de nós estará aplicando a filosofia errado. Mas o fato de estarmos trilhando o caminho, já é um bom começo. É melhor do que renunciar à Filosofia
OK.
Então eu vou fazer uma pergunta: você já considera cientificamente provado a não existência da vida após a morte, ou seja, a existência dos espíritos? Você é convicto sobre esse ponto ou tem as suas dúvidas? Por que do jeito que debatem, parece que é ponto pacífico entre vocês que espíritos não existem e ponto final.
Em tese não considero, até porque caímos naquela velha história de ser impossível provar que alguma coisa NÃO existe. Espero, portanto, que um dia seja provado SEM SOMBRA DE DÚVIDA que espíritos existem. Provas do tipo que as coisas que realmente existem nos dão, e não relatos, fotos embaçadas, materializações que só ocorrem diante dos crente e em alguns poucos locais, etc.
O dia em que os espíritos se manifestarem para qualquer um, de forma clara e sem frescura, eu passarei a aceditar neles. Seria até muito interessante que isto acontecesse, um novo mundo se abriria.
Mas eu acho esta possibilidade tão, mas tão remota, que nem vale a pena considerá-la. É o mesmo com sacis, o deus cristão, monstro do lago ness, chupa-cabras, etc. A existência de vida após a morte, sem um corpo material, e ainda do jeito que prega o espiritismo, é extraordinária demais para acreditarmos só com as "evidências" que temos hoje.
Atualmente, a não ser para quem não quer ver, a existência de espíritos é tão fantasiosa quanto qualquer outra crença sem base científica. Não vale a pena ficar me preocupando com fantasias que tem 99,99% de chance de serem pura "groselha", como diz o pessoal daqui.
O agnóstico é um opositor sistemático, além de cultivar uma relação quase que de ódio em relação às doutrinas religiosas de uma forma geral. Basta observar o palavreado que ele usa ao referir-se a elas. E como a vida após a morte é o ponto chave de todas as religiões, ele não quer crer na vida após a morte, pois teria então que crer em algo de religioso para isso. Ele não tem essa capacidade, hoje. O problema não está em relação à vida após a morte em si, mas em relação a qualquer idéia de religião, seja ela qual for. Ele antes precisa eliminar o ódio à religião e tornar-se ao menos indiferente a elas. No caso do Espiritismo, o argumento do racismo caiu como uma luva, pois, se a doutrina é racista, espíritos não devem existir não é mesmo? O problema é que a conclusão aqui não decorre da premissa, além de, claro, o Espiritismo não ser racista. Duplo erro!
Bem, eu não tenho ódio pelas religiões, em alguns momentos tenho raiva, por exemplo quando vejo algum absurdo, mas na maior parte do tempo minha relação é de indiferença.
Acho a idéia de vida após a morte altamente improvável (para dizer o mínimo), porque não há lógica ou evidências disto, a não ser para quem quer MUITO acreditar.
Eu gostaria que houvesse vida após a morte, mas também gostaria de ganhar na megasena 100 vezes seguidas
, e sei que não é porque eu quero alguma coisa é que ela vai se tornar real.
Nunca fui espírita, nem tenho ódio do espiritismo. Inclusive tenho pessoas próximas de mim que são espíritas e reconheço que para elas o espiritismo faz bem, embora as coisas que elas me contem das sessões sejam de uma ingenuidade gritante pela força que elas fazem para acreditar em absolutamente tudo o que acontece no centro.... é incrível a ansiedade que elas demostram para ver alguma coisa, sentir alguma coisa, e validar suas crenças. Mesmo o fato mais corriqueiro como uma vela que se apaga lá já toma um significado especial para elas. Mas se isso as faz feliz e ajuda a superar o medo da morte e de perder entes queridos, tá valendo... é uma ilusão útil.
Não sei se o espiritismo é racista, e não quero aqui ressuscitar este debate, mas o texto do Kardec postado é com toda certeza altamente racista, e as suas justificativas no tópico em questão mais racistas ainda. Não estou dizendo que você discrimine negros no seu dia a dia, mas tanto o texto inicial quanto a argumentação foram de um racismo repugnante, só não vê quem está vendado por uma doutrina ou religião e não pode admitir que ela seja racista. Mas isto não é o foco aqui, e não estou querendo te acusar ou provocar, só estou expondo minha visão sobre aquele e outros tópicos sobre o espiritismo.