Leafar:
Segundo afirma o Espiritismo, o espírito é formado por duas partes: o perispírito, que é semi-material (o Espiritismo chama de semi-material, por não saber definir exatamente do que é feito, por não ter as características da matéria até agora conhecida e ser mais sutil), e a alma, completamente imaterial. A alma seria inacessível até mesmo para alguns outros espíritos, assim como o espírito é meio que inacessível para nós. Tudo, portanto, no mundo espiritual, também seria constituído dessa matéria mais sutil.
Mal comparando, o corpo e o perispírito seriam como o hardware de um computador, que é completamente material, e a alma seria como o software, ou a tecnologia incorporada, que são imateriais.
E concordo que não é preciso recorrer a nenhuma explicação sobrenatural para explicar a fenomenologia espiritualista.
14. A união da alma, do perispírito e do corpo material constitui o homem; a alma e o perispírito separados do corpo constituem o ser chamado Espírito.
OBSERVAÇÃO — A alma é assim um ser simples; o Espírito um ser duplo e o homem um ser triplo.
Outras correntes doutrinárias espiritualistas, diferem e discordam bastante do espiritismo Kardecista, como o espiritualismo Rosacruciano Max Hendeliano.
Temos o absoluto, que é um monismo inteiramente material.
Deus, o sétimo estado da matéria, ou a natureza humana real, emite o espírito, ou a individualidade humana ideal.
Ao todo o Homem espírito, terá sete corpos incluíndo o corpo físico.
Todas estas informações, são reveladas pelos "irmãos maiores", que vivem no plano astral superior, só acessível conscientemente, aos clarividentes voluntários.
Max Hendel, foi alguém, que por mérito próprio, conquistou a clarividência voluntária, para ser depositário e divulgador consciente de determinado ramo da
doutrina "filosófica e científica" Rosacruciana.
Não são utilizados médiuns, nem permitidos hipnotizadores. Todos os simpatizantes, para com a doutrina, são convidados a transformarem-se em clarividentes voluntários, afim de poderem confirmar por si próprios, o realismo fantástico dessa extraordinária doutrina.
Existe editado um livro, intitulado "O conceito Rosacruz de cosmos" ou cosmogénese rosacruciana de Max Hendel, que serve de base para se ministrarem cursos, sobre as teses rosacrucianas.
Devido à minha falta de talento para ser clarividente voluntário, estabeleci uma relação de simpatia, não comprometida, em termos de livre pensador, para meditar
muitíssimo calmamente, na hipotética veracidade dessa doutrina.
Dado o meu interesse pela Filosofia e pela Ciência, atrevi-me a mergulhar fundo no clube céptico, afim de verificar, até que ponto as minhas convicções e as proposições "místico/filosófico/científicas", rosacrucianas de Max Hendel, resistem ao escrutínio cerrado da "dúvida metódica" e do "método científico".