Existem correntes espiritualistas, que afirmam que o reino espiritual, é um dos estados da matéria e que isso do sobrenatural, não é uma expressão metafísicamente correcta.
Segundo já li, existem especulações sobre as possibilidades da informática interactiva cérebro-computador, no futuro, análogo ao sistema mostrado em "Matrix".
Segundo afirma o Espiritismo, o espírito é formado por duas partes: o perispírito, que é semi-material (o Espiritismo chama de semi-material, por não saber definir exatamente do que é feito, por não ter as características da matéria até agora conhecida e ser mais sutil), e a alma, completamente imaterial. A alma seria inacessível até mesmo para alguns outros espíritos, assim como o espírito é meio que inacessível para nós. Tudo, portanto, no mundo espiritual, também seria constituído dessa matéria mais sutil.
Mal comparando, o corpo e o perispírito seriam como o hardware de um computador, que é completamente material, e a alma seria como o software, ou a tecnologia incorporada, que são imateriais.
E concordo que não é preciso recorrer a nenhuma explicação sobrenatural para explicar a fenomenologia espiritualista.
14. A união da alma, do perispírito e do corpo material constitui o homem; a alma e o perispírito separados do corpo constituem o ser chamado Espírito.
OBSERVAÇÃO — A alma é assim um ser simples; o Espírito um ser duplo e o homem um ser triplo.
Seria mais exato reservar a palavra alma para designar o principio inteligente, e o termo Espírito para o ser semi-material formado desse principio e do corpo fluídico; mas, como não se pode conceber o princípio inteligente isolado da matéria, nem o perispírito sem ser animado pelo principio inteligente, as palavras alma e Espírito são, no uso, indiferentemente empregadas uma pela outra; é a figura que consiste em tomar a parte pelo todo, do mesmo modo por que se diz que uma cidade é povoada de tantas almas, uma vila composta de tantas famílias; filosoficamente, porém, é essencial fazer-se a diferença. (O que é o Espiritismo?, cap. 25 - Dos Espíritos)
Aqui um outro parêntese para responder imediatamente a uma objeção oposta por alguns à teoria dada pelo Espiritismo do estado da alma. Acusam-no de materializar a alma, ao passo que, conforme a religião, a alma é puramente imaterial. Como a maior parte das outras, esta objeção provém de um estudo incompleto e superficial. O Espiritismo jamais definiu a natureza da alma, que escapa às nossas investigações; não diz que o perispírito constitui a alma: a palavra perispírito diz positivamente o contrário, pois especifica um envoltório em torno do Espírito. Que diz a respeito O Livro dos Espíritos? "Há no homem três coisas: a alma, ou Espírito, princípio inteligente; o corpo, envoltório material; o perispírito, envoltório fluídico semimaterial, servindo de laço entre o Espírito e o corpo." Do fato de a alma conservar, com a morte do corpo, o seu envoltório fluídico, não significa que tal envoltório e a alma sejam uma só e mesma coisa, do mesmo modo que o corpo não se confunde com a roupa nem a alma com o corpo. A Doutrina Espírita nada tira à imaterialidade da alma, apenas lhe dá dois invólucros, em vez de um, na vida corpórea, e só um depois da morte do corpo, o que é, não uma hipótese, mas o resultado da observação; é com o auxílio desse envoltório que melhor se compreende a sua individualidade e melhor se explica a sua ação sobre a matéria. (Revista Espírita - Estudos sobre os Possessos de Morzine, 1o artigo, dez/1862)
Um abraço.