Leafar, você continua se enganando. Por que você acha que existe discordância entre crenças espiritualistas?
Não seria porque todas elas não concluem da mesma forma acerca da explicação de um fenômeno?
Afinal, não deveria haver uma mesma realidade espiritual para todas elas?
Se todos usassem a lógica de forma perfeita e irrepreensível, sim. Mas isso ainda não acontece. É uma caminhada...
Ou todas as outras estão erradas e apenas espiritismo de Kardec é verdadeiro? Você não acha estranho que outras "crenças espiritualistas" não consigam perceber as verdades ditadas pelo kardecismo?
Da mesma forma que eu acharia estranho porque os céticos não conseguem perceber as mesmas verdades. Qual a diferença entre vocês e eles? E se eu não achasse que o Espiritismo fosse verdadeiro e as outras crenças, aonde divergem do Espiritismo, estivessem erradas, eu escolheria outra crença ou me tornaria descrente.
E o aspecto "científico" do espiritismo para onde vai nessas horas? Afinal, se é "científico" deveria se esperar que pelo menos entre as diversas escolas espiritualistas houvesse um reconhecimento de "princípios" comuns.
E existe esse reconhecimento: a existência dos espíritos. É que muitas crenças acabam nomeando os espíritos com outros nomes. A Umbanda, por exemplo, tem os orixás, os pretos-velhos, os exus, etc... A Igreja tem os anjos e os demônios. Já para o Espiritismo são todos simplesmente espíritos, mais ou menos adiantados. No final, há uma concordância no básico, ou seja, aonde já se é científico. As discordâncias ocorrem no campo filosófico. Isso é perfeitamente normal.
Por que será que isso não acontece?
Acontece, como eu já mostrei. As divergências ocorrem no campo filosófico, por causa do uso imperfeito da lógica, de um lado ou do outro.
Você escreveu claramente "essas crenças espiritualistas" (sic), se não houve intenção explícita, vou considerá-la apenas um ato falho que encobre a superioridade inconfessável que você atribui intimamente ao espiritismo.
Eu nunca neguei que considero o Espiritismo superior a qualquer outra crença espiritualista. Se eu não pensasse assim, eu me mudaria para a outra crença espiritualista que eu considerasse melhor que o Espiritismo. Se eu estou no Espiritismo, é porque eu o considero superior, oras. Não entendi aonde é que eu dei a entender que isso para mim seria inconfessável.
Um texto bom para você ler a respeito é
O Partido Espírita. O Espiritismo não é dessas doutrinas que diz que "todos os caminhos levam a Deus". Ele tem opinião a respeito e indica o caminho que considera mais seguro para se chegar até Deus e deixa bem claro que diverge de quem pensa diferente. O Espiritismo apenas não odeia, ou não diz que queimará eternamente no fogo do inferno quem dele discorda. Apenas diz que discorda. O Espiritismo não diz que "Fora do Espiritismo não há Salvação".
Um abraço.