Só para constar uma referência
http://www.nelsonreyes.com.br/A.F.Chalmers_-_O_que_e_ciencia_afinal.pdf
Este livro é muito bom mas eu não acho que vá ao encontro das objeções que o JJ parece ter com Popper.
Eu digo "acho" porque é só uma suposição mesmo, talvez até um preconceito. Mas pelo pouco que eu li do discurso dele, o interesse em atualizar o método científico é mais ideológico e menos epistemológico.
Para alguém entender isso eu sugiro uma olhada em um documento que vazou do Discovery Institute, intitulado "A Estratégia da Cunha". O "método científico" aplicado pelo DI ( Projeto Inteligente ) consiste em procurar um problema bem difícil e dizer: "Óh, isso aí eu não sei explicar. Logo é sobrenatural. Foi Deus que fez."
Desafortunadamente - para eles - a Academia não toma isto como Ciência e a banca não vai aceitar sua tese de doutorado nestes termos. De forma que esse pessoal tem verdadeiramente um plano para reformar o conceito de Ciência de acordo com os seus interesses e tal foi nomeado "estratégia da cunha".
Já Chalmers faz uma investigação honesta sobre as limitações intrínsecas do método e concluí que nenhuma metodologia é um caminho seguro para se alcançar o conhecimento, ao mesmo tempo em que pode se constituir inconvenientemente em uma "camisa de força" a limitar as capacidades do pesquisador.
Homens como Einstein e Kepler produziram contribuições importantes para o conhecimento, valendo-se de intuição, senso estético, espiritualidade, misticismo e até superstição pura e simples. Kepler, por exemplo, achou que o número de planetas tinha relação com o número de sólidos geométricos regulares e portanto as órbitas poderiam se relacionar entre si de alguma mesma maneira que a geometria destes sólidos entre eles.
Maluquice total inspirada em superstições pitagóricas e astrologia.
Mas disso resultaram as leis de Kepler que descrevem o movimento dos planetas, e que devem ter sido fundamentais para que Newton desenvolvesse sua Teoria da Gravitação Universal. Os chineses também não utilizaram método científico para desenvolver a acupuntura e nem os indianos precisaram de Ciência, conforme Popper a define, para desenvolver o Yoga e a medicina védica.
Portanto Chalmers argumenta, em determinado ponto, que o método científico não pode ser considerado, a priori, superior a todas as outras formas de adquirir conhecimento.
Infelizmente considerações como estas podem servir, se devidamente distorcidas, como "munição" para pessoas que não tem interesse algum no conhecimento. Nomeadamente a direita cristã fundamentalista norte-americana, que origina e patrocina estes movimentos ideológicos, religiosamente orientados, dos quais o JJ é provavelmente um produto.