[...]
Assim tá muito fácil dizer que é científico.
Qual é a linha epistemológica que você 'segue', para considerar algo científico (ou não)?
Pera aí, seguir uma linha ? Isto é o mesmo que perguntar em qual teoria filosófica* você é crente ?
A princípio não sou crente em alguma teoria filosófica epistemólogica específica, e por isso a princípio eu não sigo uma linha específica, entretanto entendo que para ser mais do que uma crença semelhante a uma crença religiosa, a crença tem que mostrar experimentos e resultados realmente compatíveis com suas grandiosas afirmações.
E os crentes evolucionistas ainda não mostraram experimentos e resultados compatíveis com suas grandiosas afirmações.
O que eu vejo é crentes na Teoria da Evolução dando grandiosas desculpas para não apresentarem resultados compatíveis.
*Mesmo porque não existe um teoria filosófica epistemológica que reine incólume sobre todas as outras teorias filosóficas epistemológicas. Pelo que eu sei não existe algo como uma teoria filosófica epistemológica que seja tida como a verdadeira por 98% dos filósofos da ciência.
Avaliar ideias como científicas é mais fácil em retrocesso, além disso, tomar falseabilidade como único critério para verificar hipóteses como sendo científicas é ingenuidade.
Ok, agora vamos avaliar a evolução pelo o que ela é, não por de fora com uma epistemologia externa.
O objetivo da Teoria Sintética da Evolução é, uma vez que existem seres vivos, e existem evidências muito fortes apontando para seleção natural e ancestralidade comum, explicar o meio pelos quais os seres vivos evoluíram.
Ok, vejamos agora as evidências para ancestralidade comum:
Órgãos Vestigiais
Análise de DNA
Fósseis
Embriologia
Evidências da distribuição geográfica de fósseis e espécies
Sem contar o mais importante, a TSE fez uma porrada de previsões que foram realizadas, como a existência do DNA, os cromossomos fundidos nos hominídeos (Os primatas tem 2 a mais, eles não poderia ter desaparecidos, temos evidências claras que eles se "misturaram" a outros cromossomos)...
Enfim, a teoria da evolução é provavelmente a teoria mais bem evidenciada que há atualmente.
Você quer ver uma espécie sofrendo diferenciação ao vivo e a cores? Da uma procurada sobre os relatos da especiação simpátrica da mosca da fruta (
Rhagoletis pomonella)
"Ah, mas é micro evolução" - Micro e macro evolução são a mesma coisa em escalas de tempo diferentes, se você aceita "micro" evolução, você aceita macro por tabela...
PS: Até onde sei a seleção natural não é falseável, mas isso não faz mal.