a) Como eu acho e tenho certeza que o Homo Sapiens não voa, então ele inventou uma máquina para voar;
b) Como máquinas costumam falhar...
c) ... E as forças da natureza podem influenciar tal máquina;
d) Uma desgraça com vítimas fatais pode acontecer.
Isto te consola? Onde entra Deus e os espíritos nisto?
Por favor, dispenso provas filosóficas, seja um pouco mais prático. Grato.
Se você diz que uma desgraça pode me acontecer ao acaso, claro que isso não me consolaria. Muito pelo contrário, me aterrorizaria.
Desastres naturais ocorrem, com certeza. Mas, em sabendo-se por antecedência, pode-se evitar os danos ou até potencializá-los. Por exemplo, se soubéssemos antes da ocorrência de um terremoto, todos poderiam sair de suas casas, salvar na medida do possível os seus bens, etc... O oposto também seria verdadeiro, ou seja, pessoas cuja hora já teria chegado poderiam ser intuídas a estarem naquela região (e na minha opinião são intuídas mesmo). Espíritos, em tese, teriam condições de saber quando um acidente (natural ou não) ocorreria, pois eles teriam mais condições do que nós de ver o conjunto como um todo, então estariam em condições de favorecer ou evitarem os danos. Sob o ponto de vista espiritual, nada de absurdo.
A consolação advém do fato de que, então, não estaríamos sujeitos ao acaso, de que a vida continua e, principalmente, se havia alguma reparação por algum mal feito no passado, está já se encontraria então quitada. Todos temos ansiedade é antes de ter que sofrer uma prova ou expiar uma dívida; mas depois de feito, o que resta é a satisfação de já tê-la cumprido. Sob qualquer ponto de vista possível há consolação para as vítimas, e também para os parentes, caso consigam vislumbrar algo mais do que simplesmente matéria.
Então, essa tese consola certamente os espíritas. E os não espíritas? Como não é considerado verdadeiro o ensinamento, não pode consolar, claro. Mas pode ofender? Eu não entendo, tampouco, como é que algo que não é considerado verdadeiro, que é considerado "groselha" possa ofender a quem quer que seja. Para ofender, precisa antes ser levado a sério.
Um abraço.