Autor Tópico: Perdeu um parente no acidente aereo? Espiritismo consola  (Lida 13204 vezes)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
Re: Perdeu um parente no acidente aereo? Espiritismo consola
« Resposta #75 Online: 07 de Junho de 2009, 18:50:12 »
Citação de: Leafar
Mas o sofrimento implica necessariamente numa prova ou numa expiação.

Onde nós, como pessoas sensatas, não perdemos nosso sono na busca de saber quais são, afinal, se fosse útil saber, todos nós teríamos acesso a este conhecimento, algo que o Senhor, assim como eu, sabe que não há!

Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 07 de Junho de 2009, 18:52:55 »
Tudo o que escrevo só faz sentido sob o ponto de vista da existência do espíritos e da existência de Deus e de sua bondade e justiça. Para quem não assume esses princípios, realmente só vai ver um festival de absurdos no que eu escrevo. Por isso eu disse que só dá para ver coerência nas minhas palavras a partir desse ponto.

Tudo o que você escreve só faz sentido sob o ponto de vista da existência de papai-noel e sob esse ponto de vista qualquer non sense faz sentido.

Mas mesmo que fosse provado que Espíritos e Deus não existem, o que é impossível, desculpem-me a franqueza, mas mesmo que por um absurdo qualquer eles realmente não existissem, isso não provaria que a minha lógica é ruim.

Já se percebe aqui que a sua lógica é péssima quando você inverte o ônus da prova. Além disso, se os espíritas não conseguem provar a existência dos espíritos, continuar acreditando neles seria totalmente ilógico. Portanto, você usa uma "lógica" totalmente equivocada.

Apenas provaria que os axiomas que utilizei por base é que não eram absolutos.

Você decidiu acreditar em bobagens não comprovadas ditadas por fantasminhas sabidões, chama elas de axiomas absolutos e fica torcendo para que um dia elas sejam comprovadas. Que lógica é essa Leafar?

Vocês não podem balizar a minha lógica pelos seus axiomas, assim como eu não posso avaliar a vossa lógica pelos meus axiomas. Eu tenho que avaliar a vossa lógica usando os vossos axiomas, assim como vocês têm que avaliar a minha lógica usando os axiomas por mim aceitos.

Utilizamos a Ciência. Você utiliza bobagens ditadas por espíritos sabidões. Você recorre à Ciência à todo momento. Por quê? Porque ela funciona. Portanto, por uma questão de bom senso e inteligência você não pode discordar que existe uma lógica científica e que você a usa mesmo sem perceber. Essa é a nossa lógica. Então, por que deveríamos nos render à uma "lógica", ditada por espíritos sabichões que só dizem besterias assumindo seus ditos como verdades axiomáticas. Leafar, não confunda as coisas, por favor.

Cadê o filósofo graduado que ao invés de só ficar escrevendo bazófias fundamentalistas não vem confirmar ou desdizer isso que eu estou afirmando?

Seja mais humilde Leafar, o que você escreveu é uma asneira monumental.

Não é apenas wishful thinking. É também wishful thinking, claro, porque a realidade analisada sob a luz da doutrina espírita me é bastante agradável às vistas, eu não vou negar.

Todos nós somos livres para acreditar naquilo que bem entendermos. Se você quiser continuar se enganando o problema é seu e ninguém tem nada com isso. No entanto, como céticos, vamos bater bem forte quando você utiliza o nome da Ciência em vão, promove o espiritismo como pseudociência ou ajuda a disseminar mentiras.
Continua batendo nos axiomas querendo acertar a lógica...

Eu????

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #77 Online: 07 de Junho de 2009, 18:53:20 »
É claro que eu sei que, em termos de credibilidade no Clube Cético, eu estou é bastante afundado mesmo na lama, quase totalmente desacreditado (senão totalmente). Mas isso para mim é a mesma coisa que um abolicionista desacreditado em meio a escravocratas, ou a um anti-racista desacreditado no meio de racistas, ou o ou um pacifista desacreditado no meio de beligrantes, ou a um livre pensador desacreditado no meio de fanáticos, ou a alguém a favor do casamento Gay desacreditado no meio de homofóbicos, ou mesmo ao próprio Galileu desacreditado no seio da Igreja da Idade Média. Então, porque me queixaria eu de estar desacreditado no Clube Cético?

Errado.

Abolicionistas, anti-racistas, defensores do casamento gay, e PRINCIPALMENTE Galileu, possuem algo que você jamais possuirá na defesa do espiritismo: argumentos, pensamento lógico e ciência.

Corrigindo a descrição da sua situação: Você é como uma criança tentando provar para adultos que seus amigos imaginários são reais. Você é como um defensor da terra plana desacreditado em meio aos cientistas da NASA. Você é como um ufólogo desacreditado por astrônomos. Você é como um teórico da terra ôca desacreditado no meio de geólogos. É como um criacionista desacreditado no meio de biólogos.

Resumindo: é um crente, sem argumentos, sem qualquer prova do que afirma, tentando se fazer de vítima incompreendida pelos ateus.

Constrangedor.  ::)
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 07 de Junho de 2009, 18:57:26 »
Leafar, sua lógica parece ser a seguinte:

1. Existem muitos relatos, vídeos, e fenômenos que poderiam ser causados por espíritos.

2 . Pelo menos um deles tem que ser verdadeiro, logo, espíritos existem.

3. Se espíritos existem, só podem se comportar como a DE prega, logo, o espiritismo está validado.

Troque espíritos por ETs, duendes, etc e vai chegar às mesmas "conclusões".

Levando em consideração seus "axiomas" e sua lógica pessoal, virtualmente QUALQUER crença está automaticamente validada.

Qual a diferença entre crer em espíritos e criar toda uma sustentação para esta crença e qualquer outra crença? Ou todas são válidas?

"Deus prefere os ateus"

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #79 Online: 07 de Junho de 2009, 19:08:42 »
Citação de: Leafar
Mas o sofrimento implica necessariamente numa prova ou numa expiação.

Onde nós, como pessoas sensatas, não perdemos nosso sono na busca de saber quais são, afinal, se fosse útil saber, todos nós teríamos acesso a este conhecimento, algo que o Senhor, assim como eu, sabe que não há!
Isso! Basta saber que há um motivo justo.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #80 Online: 07 de Junho de 2009, 19:35:48 »
Fabrício,

Ainda continua confundindo lógica com base axiomática. A existência dos espíritos é axiomático para o Espiritismo, independentemente dos métodos que ele se utilizou para formar essa convicção. Esse axioma pode ser atacado, certamente, mas não para invalidar a lógica espírita. Mesmo que esse axioma fosse falso, a lógica espírita não estaria invalidada por isso. O falso axioma apenas conduziria a uma conclusão falsa através de uma boa lógica, nada mais.

Eu já disse que mesmo para o sistema de axiomas mais fantástico e absurdo, esses axiomas não podem ser escolhidos a esmo. Não pode haver contradição entre eles e os fatos, assim como não pode haver contradições na lógica desenvolvida a partir deles. Isso é regra básica para sistemas que se arvoram em ser chamados de filosóficos e não é fácil de se conseguir; é preciso ao menos ter uma boa inteligência para erigir um sistema falso sem contradições. E eu tenho certeza que o Espiritismo tomou esses cuidados em sua elaboração, tanto que não se consegue derrubar a sua lógica.

Isso é um primeiro crivo, é verdade, e não abrange tudo, pois mesmo com todas essas condições observadas, ainda se pode cair num sistema de conclusões falsas. Mas só esse crivo já é capaz de descartar mais de 90% dos sistemas hoje vigentes. Lembra que no outro dia eu mostrei o sistema cristão que diz, num momento, que Deus é justo e mais à frente mostra que esse mesmo Deus é injusto? Ora, Deus não pode ser justo e injusto; isso é erro de lógica. Ou admite-se que Deus não seja justo o tempo todo, ou admite-se que ele o seja o tempo todo, mas não as duas coisas juntas. Para o sistema voltar a ser filosoficamente válido, um desses axiomas precisaria ser abandonado. E esse tipo de erro é capaz de derrubar um sistema inteiro, se o axioma for fundamental. Não é sequer preciso averiguar os fatos para isso. E dá para refutar mais de 90% dos sistemas de hoje só tomando por base os axiomas que eles mesmos tomam por fundamento e mostrando as contradições existentes entre eles e/ou a lógica que usam.

Então, portanto, não, não dá para formar crenças sólidas através da escolha aleatória de axiomas. Eles careceriam de consistência.

É a mesma história das contradições num mesmo depoimento. Se há contradições, já sabemos que é falso. Se não há, ele pode ser verdadeiro ou pode ser falso. Primeiro elimina-se os obviamente falsos a fim de que não se perca tempo analisando-os e depois analisa-se os que têm possibilidade de serem verdadeiros, os que cumprem todos os requisitos básicos filosóficos.

O Espiritismo não se auto-denomina Filosofia à toa. Ele quer ser, se esforça para ser e quer ser reconhecido como um sistema filosófico. É ponto de honra.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #81 Online: 07 de Junho de 2009, 19:42:16 »
O Espiritismo não se auto-denomina Filosofia à toa. Ele quer ser, se esforça para ser e quer ser reconhecido como um sistema filosófico. É ponto de honra.

Como já dizia o Cap. Nascimento: "Nunca será!"
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 07 de Junho de 2009, 19:54:09 »
O cara de terninho na foto é fraquinho, pena que não tenha mais paciência para isso (escrever, escrever).
No dia da foto eu fui padrinho de casamento. Por isso o terno. Mas eu geralmente me visto informalmente.

Se nenhum dos teus amigos conseguiu apontar uma brecha lógica nos meus argumentos, por que é que você conseguiria, não é mesmo? Talvez você seja daqueles que só debate contra quem pode vencer. Se a Irmã Beta retornar ao fórum quem sabe você não tenha uma adversária mais à sua altura? Acho que ela você consegue refutar. Ou não?

Fundamentalistas sobre si mesmo:

1- Erivelton: Minha lógica é perfeita. Se não fosse, a abandonaria
2- Famado: Minha lógica é perfeita. Se não fosse, a abandonaria
3- Leafar: Minha lógica é perfeita. Se não fosse, a abandonaria

E ainda não desconfiam de nada... 
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 07 de Junho de 2009, 20:00:48 »
Leafar,

a) Não tenho o hábito de mandar derrubar o avião onde meus filhos viajam para puní-los;
Vá se queixar com Deus então. Não fui eu quem fiz as leis. Eu apenas tento entendê-las e, ao entendê-las, vejo nelas a verdadeira justiça. E repare, o avião caiu, mas "as crianças" não morreram. Apenas abandonaram seus corpos.

Incrível como crentes sabem o que passa na cabeça de deus. Maldita arrogância... 

Uma crença racista, defendida por pessoas que acham que sua lógica é melhor do que a dos demais, que alias pregam a superioridade da própria crença, que não se incomodam em ignorar evidências, que falam um monte de asneiras interpretando o comportamento de deus, que não se importam em ignorar as coisas ridículas que os "espíritos" "evoluidos " falam como casa em venus, vida humana em marte, erros científico comprovadamente grosseiros... e ainda ficam defendendo sua religião... mas é isso aí

Não discutia mais com Erivelton, não discuto mais com Leafar...

Espirtismo é realmente uma sandice
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #84 Online: 07 de Junho de 2009, 20:07:27 »
O cara de terninho na foto é fraquinho, pena que não tenha mais paciência para isso (escrever, escrever).
No dia da foto eu fui padrinho de casamento. Por isso o terno. Mas eu geralmente me visto informalmente.

Se nenhum dos teus amigos conseguiu apontar uma brecha lógica nos meus argumentos, por que é que você conseguiria, não é mesmo? Talvez você seja daqueles que só debate contra quem pode vencer. Se a Irmã Beta retornar ao fórum quem sabe você não tenha uma adversária mais à sua altura? Acho que ela você consegue refutar. Ou não?

4. Agnóstico: Minha lógica é perfeita. Se não fosse, a abandonaria...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 07 de Junho de 2009, 20:12:40 »
hahaha... sua lógica é perfeita.. acho que você é o único cara do CC que tem a capacidade arrogante de falar uma besteira dessas...
O que você não percebeu é que na verdade:

Você não está nem aí para o fatos, e se usa de ad hocs sem parar que se encaixam em qualquer afirmação que você possa fazer, POIS para você uma afirmação não precisa ser falseável e outras coisinhas a mais que a epistemologia ensina
Nesse contexto, você acha que o que você fala é lógico... mas é só groselha das mais ridículas que já vi em minha vida

E como alguém que ignora preceitos da lógica formal e epistemológica pode afirmar que sua lógica é perfeita é algo que da ojeriza, que é o que estou sentindo com a qualidade das coisas que você escreve..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #86 Online: 07 de Junho de 2009, 20:29:14 »
Senhor Agnóstico, o caro colega Leafar estava a se referir de vossa lógica, penso que o Senhor não tenha notado..rsrs :P

Um abraço

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #87 Online: 07 de Junho de 2009, 20:35:13 »
Ele não viu mesmo...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 07 de Junho de 2009, 20:36:52 »
Lógica Espírita:

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #89 Online: 07 de Junho de 2009, 20:42:36 »
Putz, é tanto sofisma que até me perco...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 07 de Junho de 2009, 20:44:25 »
Senhor Agnóstico, o caro colega Leafar estava a se referir de vossa lógica, penso que o Senhor não tenha notado..rsrs :P

Um abraço

Mas não muda... ele já falou que tem a própria lógica... e que a considera melhor. Então... da no mesmo

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 07 de Junho de 2009, 20:45:35 »

Eu não sigo a minha lógica.. já falei aqui 1000 vezes que desconfio do meu sentido e não aceito evidências anedóticas.. Se aceitasse, eu ainda me acharia medium

Portanto, a minha lógica não é minha realmente, prefiro delegar as regras para uma base epistemológica mais confiável do que o meu achismo, como faz leafar, erivelton e outros fundamentalistas

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #92 Online: 07 de Junho de 2009, 20:49:04 »
E você Agnóstico? Como trabalha com a lógica? Usa a melhor ou usa qualquer uma? Quando não a considera a mais perfeita, o que faz? Mantém, só para poder dizer que não tem a arrogância de usar uma lógica sempre perfeita, ou muda para a lógica mais perfeita? Let us know.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #93 Online: 07 de Junho de 2009, 20:54:00 »
Lógica Espírita:

Não vejo lógica no uso tão insistente do deboche, alias, o Senhor não acrescenta nada com isto. O universo espírita fecha sim sua lógica, sem nenhuma ofensa  a palavra emprestada, agora, se esta lógica corresponde a realidade....já é uma outra história....

Um abraço

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #94 Online: 07 de Junho de 2009, 21:01:24 »
Portanto, a minha lógica não é minha realmente, prefiro delegar as regras para uma base epistemológica mais confiável do que o meu achismo, como faz leafar, erivelton e outros fundamentalistas
Putz, isso me fez lembrar de um filme muito bom: A Onda. Na parte final tem uma fala que diz assim (aos 5:06min): "E que vocês devem preferir se questionarem do que se cegarem e seguirem um líder."

Veja lá porque tem que ser assim, e os perigos de se delegar as regras da própria "base epistemológica".

Essa é a parte final, mas eu recomendo assistir o filme todo. É curtinho e é muito bom.

E se você não confia em si mesmo, trate de aprender a confiar no seu próprio julgamento. Senão será apenas um seguidor cego de regras elaboradas por outros. Não digo que não deva seguir, caso concorde. Mas não deve delegar o entendimento.

Um abraço.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 07 de Junho de 2009, 21:06:00 »
Senão será apenas um seguidor cego de regras elaboradas por outros.

Leafar, falando de si mesmo? ::) Porque é isso que você faz, apesar de todo esse discurso vazio de "lógica perfeita".
"Deus prefere os ateus"

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #96 Online: 07 de Junho de 2009, 21:11:28 »
Eu sigo porque concordo, entendo e aceito, Fabrício. Eu sou capaz de explicar para mim mesmo e para os outros cada passagem da codificação kardequiana. Não me lembro de ter titubeado uma vez sequer perante uma crítica, por mais difícil que ela tivesse sido. Portanto, o que eu defendo na realidade, antes de defender o Espiritismo, são as minhas próprias idéias. Já disse isso aqui mais de uma vez em outras ocasiões.

Um abraço.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 07 de Junho de 2009, 21:15:59 »
Putz, isso me fez lembrar de um filme muito bom: A Onda. Na parte final tem uma fala que diz assim (aos 5:06min): "E que vocês devem preferir se questionarem do que se cegarem e seguirem um líder."

Veja lá porque tem que ser assim, e os perigos de se delegar as regras da própria "base epistemológica".

Essa é a parte final, mas eu recomendo assistir o filme todo. É curtinho e é muito bom.

E se você não confia em si mesmo, trate de aprender a confiar no seu próprio julgamento. Senão será apenas um seguidor cego de regras elaboradas por outros. Não digo que não deva seguir, caso concorde. Mas não deve delegar o entendimento.

Um abraço.

Exatamente o contrário Leafar e claro que você sabe disso. Você segue uma ideologia, como a onda era, você está sujeito a esse tipo de coisa (alias, já esta enlameado nisso).
Tipo, quem estava na onda poderia encontrar justificativa ideológica para se achar melhor do que os outros... mais evoluidos do que .. negros, como sua ideologia propõe.
Você está enterrado até o pescoço nessa ideologia.

Quando buscamos evidências, quando não seguimos ideologia, aí estamos muito mais blindados a essa merda toda
Ou seja, o raciocínio é meu, sempre será claro, mas eu sei da importância do trabalho de cientistas, filósofos, etc.. que proporam um método para se avaliar a correção das hipóteses e teorias.

É isso, não inverta seu caso com o meu,,,,

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 07 de Junho de 2009, 21:44:16 »
Lógica Espírita:

Não vejo lógica no uso tão insistente do deboche, alias, o Senhor não acrescenta nada com isto. O universo espírita fecha sim sua lógica, sem nenhuma ofensa  a palavra emprestada, agora, se esta lógica corresponde a realidade....já é uma outra história....

Um abraço

Desta vez não estou debochando. A lógica (?) espírita é muito pior.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 07 de Junho de 2009, 21:57:12 »

Errado, ele não usa uma lógica "particular" como voce, e não esqueça do método científico.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!