Autor Tópico: "Lógica" Espírita (Era Ambientalista baiana diz que buraco negro engoliu o avião  (Lida 25799 vezes)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Ambientalista baiana diz que buraco negro engoliu o avião
« Resposta #250 Online: 14 de Junho de 2009, 13:07:39 »
A discussão não é essa. Kardec tinha idéias racistas, isso é fato, está registrado. Discutir se Kardec ou os espíritas são racistas é outra estória, que a meu ver é uma questão de lana caprina.

De novo, mais uma vez....Espíritos não tem raça, raças sim tem espíritos encarnados. Espíritos diferem em muitas coisas e entre estas coisas está sua evolução. Aí que o idiota do Kardec foi infeliz quando associou evolução à raças! A idéia racista fica por conta do infeliz achar que sua “raça” contava com espíritos mais evoluídos, até mesmo usou do conceito de beleza e perfeição física. Tomou na espinha, já que deixou uma mácula na sua história. O que os céticos não entendem é que este tiro também saiu pela culatra em se tratando do racismo que supostamente havia na doutrina. Toda a doutrina se resume em pontos morais importantes, emprestados ou não de outras correntes religiosas, o importante é que fixou conceitos como igualdade, caridade, amor ao próximo e o que é melhor, nos deixou sem os inconvenientes como: “escolhidos” por deus, dons cedidos por deus, ou deus ama mais aquele a este. Tudo por conta justamente do conceito da evolução continua a qual não cessa e nunca nos deixa num estado inferior! Portando, para nós espíritas, não há raças melhores ou piores, cores(pele) feias ou belas, apenas espíritos evoluindo para o mesmo fim: A PERFEIÇÃO! Então não me venha com essa de insignificância quanto um comentário racista infeliz e toda uma doutrina voltada justamente contra este problema! Não somos racistas, a DE não prega isto e não somo estúpidos que não sabem ler ou que quando sabem não entendem ou que quando entendem escondem!
Por favor Senhor Gigaview, um pouco de bom senso seria o mínimo que se espera de pessoas inteligentes!

Como diria o famado: "O importante é a mensagem, as montanhas de erros e groselhas não tem relevancia..."
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: "Lógica" Espírita (Era Ambientalista baiana diz que buraco negro engoliu o avião
« Resposta #251 Online: 14 de Junho de 2009, 13:18:46 »
Mudei o título do tópico. É off-topic desde a primeira página... ¬¬

Se alguém souber de algum tópico onde esse tema já foi discutido, favor, me passar para que eu possa unir o tópico.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
Re: "Lógica" Espírita (Era Ambientalista baiana diz que buraco negro engoliu o avião
« Resposta #252 Online: 14 de Junho de 2009, 15:04:21 »
Sem comentário!
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #253 Online: 14 de Junho de 2009, 15:54:59 »
Aí que o idiota do Kardec foi infeliz quando associou evolução à raças! A idéia racista fica por conta do infeliz achar que sua “raça” contava com espíritos mais evoluídos, até mesmo usou do conceito de beleza e perfeição física. Tomou na espinha, já que deixou uma mácula na sua história.
Já valeu o tópico !  :ok:
:demente:

Bem que Kardec já dizia: "Mais vale um inimigo confesso do que um amigo inconveniente... Afff...

O “infalível” Kardec sendo chamado de idiota por um espírita???  :o :D

Correio, admiro a sua franqueza!!!  :ok:

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
Re: "Lógica" Espírita (Era Ambientalista baiana diz que buraco negro engoliu o a
« Resposta #254 Online: 14 de Junho de 2009, 16:03:44 »
Senhor Leafar, estamos deixando o orgulho dominar este debate. Não estou abrindo a guarda e o Senhor dá a entender como o detentor das verdades espíritas. Insisto no ponto onde não criei uma terceira opção para o caso do menino João Hélio, apenas atesto minha ignorância quanto os reais motivos.
Chamar Kardec de idiota ou de perfeito não muda nada na obra que este codificou. Primeiro porque a obra não é de Kardec e sim dos espíritos e, segundo, minhas palavras são de cunho pessoal e sujeito à falhas.
Sinto muito porque deixamos chegar a este ponto.

Citação de: Tupac
Como diria o famado: "O importante é a mensagem, as montanhas de erros e groselhas não tem relevancia..."

Quanto ao fato de evitar o racismo, onde estão as groselhas do espiritismo? Onde há incitação para esta pratica?

Um abraço
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #255 Online: 14 de Junho de 2009, 20:37:15 »
Primeiro porque a obra não é de Kardec e sim dos espíritos

Então na parte onde o Kardec é racista os racistas na verdade eram os "espíritos evoluídos"? :susto:
"Deus prefere os ateus"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #256 Online: 14 de Junho de 2009, 20:51:46 »
Primeiro porque a obra não é de Kardec e sim dos espíritos

Então na parte onde o Kardec é racista os racistas na verdade eram os "espíritos evoluídos"? :susto:

O Leafar já excluiu as "cirurgias" do Dr Fritz do espiritismo. O Correio já deu a entender que Edgard Armond, o autor dos Exilados de Capella, também não é um espírita "autêntico" pelas bobagens que escreve e agora aparece essa de separar o que é Kardec do que vem do além quando o calo aperta???

Francamente, esse pessoal está de brincadeira.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #257 Online: 14 de Junho de 2009, 22:03:06 »
Aí que o idiota do Kardec foi infeliz quando associou evolução à raças! A idéia racista fica por conta do infeliz achar que sua “raça” contava com espíritos mais evoluídos, até mesmo usou do conceito de beleza e perfeição física. Tomou na espinha, já que deixou uma mácula na sua história.
Já valeu o tópico !  :ok:
:demente:

Bem que Kardec já dizia: "Mais vale um inimigo confesso do que um amigo inconveniente... Afff...

O “infalível” Kardec sendo chamado de idiota por um espírita???  :o :D

Correio, admiro a sua franqueza!!!  :ok:

Me parece inclusive de outros tópicos que o Correio tem uma postura mais honesta em relação ao espiritismo, reconhecendo tal como religião e sem provas, a não ser no campo da fé. Parabéns a ele por isto.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #258 Online: 14 de Junho de 2009, 22:33:59 »
Realmente, essa elucrubração toda que o Leafar faz pra tentar maquiar a religião dele é de dar ânsias...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
Re: "Lógica" Espírita (Era Ambientalista baiana diz que buraco negro engoliu o a
« Resposta #259 Online: 15 de Junho de 2009, 03:10:46 »
O Leafar já excluiu as "cirurgias" do Dr Fritz do espiritismo. O Correio já deu a entender que Edgard Armond, o autor dos Exilados de Capella, também não é um espírita "autêntico" pelas bobagens que escreve e agora aparece essa de separar o que é Kardec do que vem do além quando o calo aperta???

Francamente, esse pessoal está de brincadeira.

Senhor Gigaview, cirurgias à lá Fritz são possibilidades do mecanismo mediúnico, mas nem por isto significa que são endossadas na religião espírita. Isto está tão claro que não entendo sua insistência neste fato!
Outro detalhe: critiquei o poema, não o poeta! Não sei nada sobre o autor de “Exilados de Capella” e muito menos se era um espírita autêntico.
Um detalhe importante: O espiritismo existe no argumento de ser uma obra dos espíritos e não de uma pessoa, logo comentários ou ações de uma pessoa não resumem a obra! Se isto é groselha ou xaropada,não me interessa, porque é problema de crença! E desta crença estamos debatendo, não Allan Kardec!
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Re:"Lógica" Espírita (Era Ambientalista baiana diz que buraco negro engoliu o avião
« Resposta #260 Online: 30 de Março de 2018, 00:44:51 »
É fácil ó: é só você mostrar que, partindo dos axiomas que eu tomo por base para a construção dos meus argumentos, o raciocínio que eu emprego não obedece à lógica, que há contradições, etc... E não adianta querer argumentar que os meus axiomas são falsos. Um axioma falso não é capaz de invalidar a lógica empregada a partir dele (desde que os axiomas não se contradigam, claro).

Seu pressuposto é falso, logo todo o restante é inútil.

<escolastico_Espirita>
I. Temos uma alma, algo imaterial, que ao morrer se separa do corpo

II. Um corpo, enquanto vivo precisa de uma alma

III. Se uma alma se separa de um corpo, pode tambem se unir a um

IV. Portanto, ao sermos concebidos, uma alma deve se juntar ao corpo
que esta se formando.

V. Se separa na morte e junta no nascimento, a reencarnacao é uma possibilidade
  pois almas que já se separaram antes, podem se juntar depois em outro corpo

e blah, blah, blah
</escolastico_Espirita>

Exemplo de raciocínio lógico, com pressupostos falsos

É como criar silogismos, ligar proposições formando um raciocínio
elaborado e criando "conhecimento" sobre dragões, fadas ou deus
so que... estes seres imaginários não existem e os pressupostos,
a base daqueles raciocínios são falsos
Bem na linha da conscienciologia, que outro forista comparou
com dracologia.

Acho que o Espiritismo e doutrinas afins se baseam em dois fundamentos

1 Existe algo, imaterial ou formado de materia desconhecida pela ciencia
que habita um corpo é autoconsciente e o anima e controla e o chamamos
alma, espírito, etc.

2 O universo é de certa forma antropomorfizado, pois tem uma natureza moral
e as almas estão tão sujeitas a esta moral, ao bem e o mal e a punição
e recompensa pela natureza de seus atos quando estão os humanos de carne
e osso.

Se estes fundamentos estao incorretos**, todo o resto desaba
e logica alguma salva a doutrina do desastre

** E penso que estão porque:

A) Não existe evidências nem de 1, nem de 2 e por mais que espiritas neguem
eles não passam de artigos de fé

B) A aceitação de 1 e 2  tem implicacoes bizarras como:

Uma alma autoconsciente e que anima e controle o corpo não teria necessidade
de um, pois já faz quase tudo sem ele. A natureza não pode ser tão pateticamente
ineficiente. É o ne plus ultra do desperdício.

Contabilidade moral cósmica que computa e contabiliza exatamente o karma a ser
quitado por cada um na próxima vida, como se fosse uma lei fisica...
Como funciona isso? Acho mais fácil medicina de dragões.

O que "preenche" o abismo entre corpo e alma, entre matéria e não-matéria
qual a interface? qual o mecanismo, o meio de comunicação entre um e outra
coisa de natureza tão radicalmente distinta? Não me parece que coisas assim
possam se interagir e pior o fazer de forma intencional, coordenada, inteligente.

Perispírito? Ectoplasma? Aquelas coisas de pano com costura aparecendo?
O geléia do Caça-fantasmas ou Amoeba, a massinha de brincar?
Ectoplasma é a catota do meu nariz
Isso é coisa pra filme e desenho animado, não ciência.

E tantos outros que não tenho saco de escrever.
« Última modificação: 30 de Março de 2018, 01:48:15 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:"Lógica" Espírita (Era Ambientalista baiana diz que buraco negro engoliu o avião
« Resposta #261 Online: 07 de Abril de 2018, 02:28:42 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #262 Online: 07 de Abril de 2018, 07:57:14 »
É fácil ó: é só você mostrar que, partindo dos axiomas que eu tomo por base para a construção dos meus argumentos, o raciocínio que eu emprego não obedece à lógica, que há contradições, etc... E não adianta querer argumentar que os meus axiomas são falsos. Um axioma falso não é capaz de invalidar a lógica empregada a partir dele (desde que os axiomas não se contradigam, claro).

<escolastico_Espirita>

que esta se formando.

e blah, blah, blah
</escolastico_Espirita>

com dracologia.

alma, espírito, etc.

e osso.

de um, pois já faz quase tudo sem ele. A natureza não pode ser tão pateticamente

possam se interagir e pior o fazer de forma intencional, coordenada, inteligente.

Assinatura do EuSouOqueSou:

Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.
Foto USGS

Offline O Babuíno de Madame Blavatsky

• Nível 12
  • *
  • πάντα ῥεῖ
« Resposta #263 Online: 07 de Abril de 2018, 17:26:38 »
Uma alma autoconsciente e que anima e controle o corpo não teria necessidade de um, pois já faz quase tudo sem ele.
Fenrir, a alma precisa de um corpo porque só por meio dele pode se expressar em um mundo onde coexista com diferentes consciências e experiências. Sem um, a alma ficaria relegada a um solipsismo em seu estado de consciência específico e não teria como aprender, experimentar, crescer, conhecer e se autoconhecer. No plano Astral, os seres permanecem agrupados de acordo com sua consciência coletiva e restritos à faixa de consciência na qual se encontram. Consequentemente, nenhuma informação nova pode adentrar o sistema e o crescimento espiritual seria paralisado. Para exemplificar como isso ocorre - você não consegue atravessar paredes com seu corpo físico, certo? Porque a parede é material, assim como o seu corpo. Matéria não pode atravessar matéria. Entretanto, você pode sair de sua casa e visitar um bar, ou uma igreja, ou uma torcida de futebol, ou uma biblioteca onde pode aprender os clássicos e os antigos. Por estar em um corpo, apesar de não poder atravessar matéria (por ser feito dela), você pode cruzar ambientes onde coexistem diferentes estados de consciência. Você pode entrar e sair livremente de um protesto político ou de uma opera de Mozart. O seu corpo te permite isso. No plano da alma é o contrário. Ela pode atravessar psicologicamente o espaço e o tempo, mas não pode ir além do estado em que se encontra. Se quiser desenvolver a habilidade do Sonho Lúcido, em outros ambientes tratada como Desdobramento ou Projeção, poderá experimentar empiricamente e comprovar por si mesmo que todo o ambiente e suas experiências nestas regiões são fruto de suas próprias intenções, anseios, sentimentos e expectativas. Sua própria alma é sua própria fronteira e, por causa disso, é apenas por meio do corpo e da vida que você pode experimentar o novo e crescer. Espero ter esclarecido a questão e que as rosas floresçam em vossa cruz!
O Deus único escolheu para Si um único santuário: o coração do homem. Eis o templo onde este deve adorá-Lo; os templos exteriores são apenas as avenidas desse templo invisível. Não há necessidade de teurgia, de adesão a um culto exterior. Não é a mudança de lugar terrestre que nos é útil e sim a mudança de lugar espiritual. A evolução espiritual não requer deslocamento geográfico, mas deslocamento psíquico e o despertar de qualidades inerentes, as quais trazemos desde sempre em nós.

SURSUM CORDA

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #264 Online: 07 de Abril de 2018, 21:43:28 »
De novo essa xaropada de Plano Astral?

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #265 Online: 08 de Abril de 2018, 00:01:39 »

<escolastico_Espirita>

que esta se formando.

e blah, blah, blah
</escolastico_Espirita>

com dracologia.

alma, espírito, etc.

e osso.

Assinatura do EuSouOqueSou:

Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

São palavras suas, caro Geotecton, achei legal e coloquei como assinatura :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!