Autor Tópico: sobre a pedra que deus não pode criar...  (Lida 31492 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Re: sobre a pedra que deus não pode criar...
« Resposta #225 Online: 13 de Junho de 2011, 23:31:18 »
Ola Uili,

Não foi trapaça, foi uma exploração adicional do "paradoxo", com uma visão diferente e abrangente do que seria onipotente. :D

Mas acho importante que tenhamos em mente que estamos usando somente a lógica aristotélica que, até onde sabemos, vale para analisarmos a coerência de nosso universo (e não totalemnte, haja vista a MQ - acho q a lógica para-consistente é utilizada na MQ).

Abs
Felipe

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #226 Online: 13 de Junho de 2011, 23:33:43 »
Não lembro muito bem dessa discussão, sergio, foi há muito tempo, então não faço ideia de qual é a relação dela com a discussão deste tópico. E também não entendi a sua pergunta, será que você poderia reformulá-la?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #227 Online: 13 de Junho de 2011, 23:35:07 »
Ufa, pensei que era só eu. :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 13 de Junho de 2011, 23:38:05 »
Mas acho importante que tenhamos em mente que estamos usando somente a lógica aristotélica que, até onde sabemos, vale para analisarmos a coerência de nosso universo (e não totalemnte, haja vista a MQ - acho q a lógica para-consistente é utilizada na MQ).

Pode Deus criar um objeto que ele não possa mover sem violar os paradigmas da lógica aristotélica e ao mesmo tempo assobiar e chupar cana?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #229 Online: 13 de Junho de 2011, 23:43:04 »

Pode Deus criar um objeto que ele não possa mover sem violar os paradigmas da lógica aristotélica e ao mesmo tempo assobiar e chupar cana?

Se a resposta for "não", então deus não é 'deus' pois a lógica aristotélica é superior. E neste caso teríamos uma deusa. :( :biglol:
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #230 Online: 14 de Junho de 2011, 00:40:34 »
Ola Uili,

Vc colocou uma restrição que não tem pq existir : pq a logica aristotélica seria especial ?

Pelo contráio Geo, se for sim, com certeza é uma deusa....Afinal, mulheres são paradoxiais em essência  :hihi:

Abs
Felipe

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #231 Online: 14 de Junho de 2011, 01:26:07 »

Vamos considerar paradoxo como o oposto do que alguem pensa ser a verdade.
Do que voce postou entre outras coisas está o seguinte trecho(creio que com contexto completo)...
...O simples fato de haver prós e contras como parâmetros de decisão já implica em uma escolha arbitrária. Quem garante que os seus prós são iguais aos meus prós e os seus contras sejam iguais aos meus contras? E como escolher qual conjunto de valores é melhor? Repetindo o que já disse acima, temos no máximo algumas restrições que nos foram impostas pela evolução - e elas mesmas não são racionais. O resto são outras escolhas a priori que fizemos... e que também não são racionais. ...
 O que é esse "nosso universo"? O universo que é "meu" e "seu" e de outrem mais?
Tudo bem...
Esse universo a posteriori já é "nosso", nele já não somos deuses? Não nos apoderamos do conceito de paradoxo por definição? Ou seja paradoxo já não será aquilo que decidimos quando concordamos que esse universo é "nosso"?
Mais uma brincadeira...Coloque como sua personagem o uilinili e transforme-se em Deus! Veja se o universo de uilinili pode se sobrepor ao seu. Ou ao menos veja-se como uma personagem de si mesmo!
« Última modificação: 14 de Junho de 2011, 01:39:40 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #232 Online: 14 de Junho de 2011, 20:27:18 »
Vc colocou uma restrição que não tem pq existir : pq a logica aristotélica seria especial ?

Eu coloquei a restrição justamente para forçar o paradoxo. O espírito da questão é justamente questionar se Deus pode fazer algo impossível para ele. A restrição de seguir a lógica aristotélica equivale a acrescentar um pesinho a mais sobre a pedra.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #233 Online: 16 de Junho de 2011, 12:18:16 »

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #234 Online: 16 de Junho de 2011, 13:05:56 »
Uili, Primeiramente, SAUDAÇÕES VASCAÍNAS!!!!

Agora, pesinho não né ?!?! Vc colocou o próprio peso da pedra impossível  :wink:

Abs
Felipe

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #235 Online: 16 de Junho de 2011, 14:13:58 »
Em eras distantes (2006, pra ser preciso) dei minha opinião sobre como esse paradoxo da pedra pode ser evitado:
../forum/topic=8310.0.html#msg136982
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Manim2

• Nível 07
  • *
« Resposta #236 Online: 06 de Julho de 2011, 21:22:34 »
Qualquer coisa que tenha um inicio,\a pedra\ n pode ser considerada infinita, portanto a unica coisa infinita é Deus , Deua a causa n causada. Respondendo o paradoxo, A pedra n seria infinita, pois se fosse, seria o próprio Deus. A pergunta certa seria, Poderia Deus criar ele mesmo? O que n faz o menor sentido, entao a unica limitaçao de Deus seria n poder criar algo infinito, o que n é bem uma limitaçao, pois se ele cria-se algo infinito, seria ele proprio. Ou faria parte dele.
« Última modificação: 06 de Julho de 2011, 21:26:12 por Manim2 »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #237 Online: 06 de Julho de 2011, 21:31:41 »
Um deus pedra?

De qualquer forma, pode-se sim ter uma sequência infinita com um começo, o conjunto dos números naturais é um exemplo (a não ser que você admita que os números naturais seja uma manifestação de Deus)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #238 Online: 06 de Julho de 2011, 22:39:03 »
Qualquer coisa que tenha um inicio,\a pedra\ n pode ser considerada infinita, portanto a unica coisa infinita é Deus , Deua a causa n causada.
[...]

Neste caso, deus é apenas uma definição, uma petição de princípio mesmo.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #239 Online: 06 de Julho de 2011, 23:40:55 »
Qualquer coisa que tenha um inicio,\a pedra\ n pode ser considerada infinita, portanto a unica coisa infinita é Deus , Deua a causa n causada.
[...]

Neste caso, deus é apenas uma definição, uma petição de princípio mesmo.
E o "fantasma" de Tomas de Aquino ataca novamente!!  :biglol:

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #240 Online: 06 de Julho de 2011, 23:55:57 »
Deus é a causa não-causada, porque eu quero.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #241 Online: 07 de Julho de 2011, 00:07:02 »
Deus é a causa não-causada, porque eu quero.
Argumento poderoso!! Meu sobrinho de 5 anos já ganhou muitas discussões com esse tipo de argumento!  :biglol:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #242 Online: 08 de Julho de 2011, 12:47:20 »
Qualquer coisa que tenha um inicio,\a pedra\ n pode ser considerada infinita, portanto a unica coisa infinita é Deus , Deua a causa n causada. Respondendo o paradoxo, A pedra n seria infinita, pois se fosse, seria o próprio Deus. A pergunta certa seria, Poderia Deus criar ele mesmo? O que n faz o menor sentido, entao a unica limitaçao de Deus seria n poder criar algo infinito, o que n é bem uma limitaçao, pois se ele cria-se algo infinito, seria ele proprio. Ou faria parte dele.
Se você dançã, você rebola, mas se você rebola, não dança. A pergunta certa seria: poderia você dançar e rebolar? O que não faz o menor sentido, então, a única dança é rebolar, já que, se você rebola, mas rebolar não é uma dança, então a única dança que existe é rebolar. Tááá dááá.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:sobre a pedra que deus não pode criar...
« Resposta #243 Online: 13 de Janeiro de 2019, 21:26:16 »
Onipotência é poder de fazer tudo? Então deve ser também ter a capacidade de fazer o que não pode fazer.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #244 Online: 14 de Janeiro de 2019, 07:01:09 »
Onipotência é poder de fazer tudo? Então deve ser também ter a capacidade de fazer o que não pode fazer.
Ao definir uma pedra que não pode ser movida, você já elimina a possibilidade de que alguém possa movê-la, mesmo que seja um deus.

Neste caso, é melhor redefinir esta pedra como "inamovível exceto por um deus".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #245 Online: 14 de Janeiro de 2019, 12:22:44 »
Puro sofisma, Fernando.

Pode Deus criar uma pedra tão pesada que ele não consiga levantar?

Sim, pode. Deus cria uma pedra que ele não consegue levantar.

Deus é onipotente, então pode tudo, logo pode criar uma pedra que ele não consegue levantar. O resto é indagação espúria.

Ah, mas como assim, Deus não é onipotente? Ué, é!

Mas se ele é onipotente ele tem que ser capaz de levantar a pedra... Sim, mas isso é pedido no enunciado? Não, o que foi pedido como prova de que ele é onipotente é que ele crie uma pedra que ele não consiga levantar, e ele criou.

Mas... Mas... Se ele é onipotente ele tem que conseguir levantar a pedra. Ué, mas ele pode levantar a pedra!

Mas... Mas... Se ele levantar a pedra ele não é onipotente, já que era pra ser uma pedra que ele não conseguisse levantar.

Ué, mas ele criou uma pedra que ele não conseguiria levantar.

Mas como? Se ele criou uma pedra que não conseguisse levantar, logo ele não deveria poder levantar a pedra.

Ué, mas isso não é pedido no enunciado que ele levante a pedra, apenas que ele crie uma pedra que ele não consiga levantar.

« Última modificação: 14 de Janeiro de 2019, 12:30:30 por Sergiomgbr »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #246 Online: 14 de Janeiro de 2019, 17:14:09 »
Puro sofisma, Fernando.
[...]

Você acusa o Fernando de sofisma mas escreveu esta tremenda bobagem (i)lógica

Este problema foi "resolvido" pelos filósofos cristãos desde Tomáz de Aquino, e afirmam que o deus judaico-cristão pode fazer tudo que for logicamente possível.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #247 Online: 14 de Janeiro de 2019, 18:28:48 »
Mas se até a ciência "faz" coisas logicamente impossíveis(óbvio até ser tornado logico, em razão dos fatos), por que Deus, com seu atributo da onipotência não poderia?

O sofisma do Fernando está em tentar justificar uma fala do enunciado.

Ao definir uma pedra que não pode ser movida, você já elimina a possibilidade de que alguém possa movê-la, mesmo que seja um deus.

Neste caso, é melhor redefinir esta pedra como "inamovível exceto por um deus".

Veja, que o que se "define" no enunciado é que foi criada uma pedra impossível de ser levantada, dizer que deus não é onipotente por que criou uma pedra que não pode ser levantada por ele não invalida sua onipotência, o que a invalida é a própria onipotência não ser também a capacidade de fazer o que não se pode fazer.

E o que eu sugiro no post é considerar que onipotência como poder fazer tudo deva ser o poder fazer algo que não pode fazer(isso definiria de fato onipotência como onipotência).

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #248 Online: 15 de Janeiro de 2019, 06:31:06 »
Onipotência e "pedra que não pode ser movida" são definições arbitrárias e absurdas.
Premissas absurdas levam a conclusões absurdas.

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #249 Online: 24 de Março de 2019, 19:15:00 »
Que belo raciocínio: "Pode o Onipotente ser mais Onipotente do que sua Onipotência? - Se o Onipotente não for mais Onipotente do que sua Onipotência, então ele não é Onipotente."  ::)

Desse jeito os criacionistas vão usar esse disparatado "Paradoxo da Onipotência" quando vocês rirem de afirmações como essa aqui:

"Se o homem evoluiu do macaco, por que ainda existem macacos?" 

:lol:

« Última modificação: 25 de Março de 2019, 08:26:57 por Micrômegas »

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!