Autor Tópico: STF decide:Diploma de jornalismo não é obrigatório ao exercício da profissão  (Lida 13418 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:STF decide:Diploma de jornalismo não é obrigatório ao exercício da profissão
« Resposta #175 Online: 09 de Dezembro de 2011, 21:42:17 »
Pensando bem, talvez seja uma boa ideia exisgir curso superior:

Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #176 Online: 09 de Dezembro de 2011, 21:49:06 »
Acho que o maior ponto é deixar a divulgação da informação na mão de apenas uma classe, isso atrapalha a liberdade de expressão. Em varias profissões eu vejo a necessidade de  diploma para várias profissões, ainda não vi um argumento descente para a obrigatoriedade em jornalismo. E eu ainda acho que jornalismo deveria ser curso tecnico. Até gastronomia e macumba viraram cursos universitários...

Ops...gastronomia é um curso superior em tecnologia, portanto forma técnicos em gastronomia e a comparação com a macumba foi totalmente impertinente e desnecessária. Talvez você não saiba exatamente o que é a gastronomia.
Conheço o curso de gastronomia, um grande amigo meu faz o curso. E exatamente por conhecer, eu acho que deveria ser considerado curso técnico.

Também sou formado em gastronomia. É um curso técnico, sem dúvida, tanto que forma tecnólogos com nível superior.

O curso caro do cacete!!!!

Sim, sem falar na parafernália de facas, utensílios, equipamentos, livros e listas absurdas de compras em delikatessens e supermercados.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #177 Online: 09 de Dezembro de 2011, 22:09:46 »
Mas esta sendo beeem proveitoso para os amigos, todo fim de semana tem banquete. he he he
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #179 Online: 01 de Janeiro de 2012, 10:33:12 »
Pensando bem, talvez seja uma boa ideia exigir curso superior:

Um "jornalista" como este tinha que ser execrado pela comunidade científica.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 04 de Novembro de 2018, 20:58:46 »
<a href="https://www.youtube.com/v/839B6YuP_0Y" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/839B6YuP_0Y</a>

O inacreditável muitas vezes acontece, dessa vez trazido em manifestação terrena via uma lei que propõe regular a profissão do youtuber.

Piada? Não. É sério. E é uma enorme aula de Brasil, de política, de como se fazem leis e pra que elas servem.

E ainda por cima abre brecha para a regulação de conteúdo.

A lei está onde? Aqui ó:

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=90A1892D79E95050B301AE638145C681.proposicoesWebExterno1?codteor=1689533&filename=PL+10938/2018

Como sempre, discordo quando chega aos infelizes extremos de "temos que acabar com as instituições e dispositivos que mantém a sociedade civilizada", mas concordo de modo geral.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #181 Online: 04 de Novembro de 2018, 21:10:26 »
Quem será que teria a ganhar com essa presepada jurisprudencial?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 04 de Novembro de 2018, 21:17:40 »
Acho que ajuda interesses favoráveis a censura e talvez também ajude a faturar uma verbinha com arrecadação diferenciada, além do aspecto de carreira/auto-promoção. Tem que se eleger sempre N legisladores, a despeito de qualquer demanda por suas leis, e daí vai haver então uma oferta excessiva de merda nunca demandada.

Pensando bem, talvez seja uma boa ideia exisgir curso superior:

:histeria:

Parece coisa do "the onion" até!

Lembrei disso:

Curiosidade de lembrar o que eram as imagens.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #183 Online: 04 de Novembro de 2018, 21:26:25 »
Ó nível do congresso na forma e no conteúdo agora... Só Jesus mesmo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #184 Online: 04 de Novembro de 2018, 22:24:25 »
Não vi o vídeo mas dei uma olhada no projeto de lei.

Art. 11. A duração normal do trabalho dos Youtubers Profissionais não excederá 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.
§ 1º Considera-se como tempo de trabalho o período de gravação, bem como o tempo necessário de preparação, nele incluídos ensaios, pesquisas, estudos, atividades de promoção e de divulgação, bem como as atividades de finalização do vídeo.
§ 2º No transcurso da jornada normal de trabalho é assegurado intervalo para refeição e descanso de no mínimo 45 (quarenta e cinco) minutos.
§ 3º Caso a jornada de trabalho exceda a duração normal, é garantido ao Youtuber Profissional pelo menos 1 (uma) hora de intervalo para repouso e alimentação.
§ 4º Horas suplementares acrescidas à jornada de trabalho serão remuneradas com acréscimo de 100% (cem por cento) sobre o valor da hora normal.
§ 5º O descumprimento dos intervalos previsto no § 2° e 3° geram remuneração ao trabalhador nos moldes previstos no § 4°, sem prejuízos de punições administrativas por parte da autoridade competente.
Art. 12. O Youtuber profissional que prestar comprovadamente serviços em condições insalubres ou perigosas faz jus à percepção do adicional respectivo e à tutela específica das normas de saúde, higiene e segurança do trabalho.
Art. 13. É obrigatório por parte dos empregadores, qualquer que seja a modalidade da contratação na forma do art. 10 desta Lei, elaborar e implementar medidas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

O que eu entendo disso aí é que o parlamentar, o Sr. Eduardo da Fonte, imagina que os Youtubers sejam profissionais contratados para serem Youtubers. Assim como os atores em um filme ou novela, ou melhor comparando, como apresentadores de telejornais ou programas de variedades.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #185 Online: 04 de Novembro de 2018, 22:27:36 »
Acho válida a iniciativa.

Porém não entendo porque só os Youtubers vão gozar dos privilégios de uma lei que discrimina os bloggers, os twitters e os facebookers.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #186 Online: 04 de Novembro de 2018, 22:29:48 »
E claro, não esquecendo de nós, os foristas que não temos nem direito a férias ou décimo terceiro.

Sem mencionar que até hoje o CC não me pagou um tostão. E aí já cabe processo por trabalho escravo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #187 Online: 04 de Novembro de 2018, 23:04:02 »
A aproximação mais não-absurda seria de apresentadores contratados por uma empresa de fato se enquadrarem assim tal qual ocorre com TV ou rádio, bem como a empresa em si ter qualquer que seja seu CNPJ de acordo com os requerimentos normais/análogos, e, no caso de youtubers "freelancers", alguma categoria do MEI que se enquadrasse.

Muito embora ambas as coisas vão na direção de complicações legais para empreendedorismo, e o ideal fosse simplificar geral, e não complicar mais o que ainda consegue se ver livre disso.

Acho engraçada a especificidade, "youtubers". Será que há esclarecimento do termo ser mais abrangente, sobre "gente que faz vídeos e os disponibiliza online", ou é estritamente relativo a youtubers? E depois o amigo dele faz a lei para a regulamentação dos dailymotioners...

E um coitado que disponibiliza no próprio site vídeos hospedados independentemente do YT recebe qualquer dia alguma multa como se ele próprio fosse algo do porte do Google.

Me pergunto se existem categorias profissionais legalmente definidas, derivadas de uma marca... xerocador?

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #188 Online: 05 de Novembro de 2018, 01:35:00 »
O Brasil é um país que tem notícias econômicas que parecem brincadeiras de 1º de abril.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!