Autor Tópico: STF decide:Diploma de jornalismo não é obrigatório ao exercício da profissão  (Lida 13416 vezes)

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
Re: STF decide:Diploma de jornalismo não é obrigatório ao exercício da profissão
« Resposta #125 Online: 23 de Junho de 2009, 12:32:11 »
servindo de "piada" para os seus professores.
Se você possui uma opinião sobre As teorias de comunicação e o jornalismo sob um viés acadêmico, apresente a um professor da área (não precisa ser o meu) e veja o que ele dirá. É simples.
Sobre conhecimento acadêmico, também demonstrei. Onde você acha que eu aprendi os conceitos de lead, pirâmide invertida e jornalismo científico, mais tudo o que eu respondi ao Stéfano? Ouvindo Rick Wakeman? Logo, falar que eu "não tenho nenhum" é uma falácia.

já que deseja "enfiar goela abaixo" seus argumentos.

Ataque pessoal. Em nenhum momento mandei aceitarem o que eu digo ou fiz
ameaças para quem não aceitasse. Isso seria "enfiar goela abaixo".

Se tivesse argumentado algo do tipo: "De acordo com as normas tal e tal... Ou as técnicas assim e assado...", certamente tudo seria bem diferente.
Apresentei isso várias vezes, mas vocês não leram!
Você leu isso aqui?
../forum/topic=20722.25.html#msg457870
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=388DAC002
Também cansei de falar sobre técnicas jornalísticas, que insistiram em simplificá-las ou dizerem que não eram necessárias.

Em ambas as situações são apresentados argumentos dentro da lei e técnicos.
A decisão do STF tem um argumento forte e não foi decidido de forma unilateral.
Que foi refutado por vários jornalistas e até pela OAB.
« Última modificação: 23 de Junho de 2009, 12:45:06 por Mr. Hammond »

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Última modificação: 23 de Junho de 2009, 12:39:08 por Mr. Hammond »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: STF decide:Diploma de jornalismo não é obrigatório ao exercício da profissão
« Resposta #127 Online: 23 de Junho de 2009, 12:48:24 »

Em ambas as situações são apresentados argumentos dentro da lei e técnicos.

A decisão do STF tem um argumento forte e não foi decidido de forma unilateral.

Que foi refutado por vários jornalistas e até pela OAB.

E são os jornalistas e a OAB que tomam as decisões? Você, de alguma forma, deseja entrar na mesma esféra deste órgão?

Há um fato claro: "O decreto-lei 972/69, que regulamenta a profissão, foi instituído no regime militar e tinha clara finalidade de afastar do jornalismo intelectuais contrários ao regime".

O que mais precisa ser discutido aqui? Já não está claro que os cursos superiores vão continuar, mesmo não existindo a necessidade do diploma? Já não está claro que um Jornal vai pagar pouco sempre? Já não está claro que quem é muito bom no que faz, seja com o Superior ou não, vai continuar empregado? Já não está claro que emprego segue a Lei da Oferta e da Procura? Já não está claro que TODOS OS JORNALISTAS ficaram furiosos com a decisão?

Paciência meu caro.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #128 Online: 23 de Junho de 2009, 12:53:26 »
Já não está claro que um Jornal vai pagar pouco sempre?

Nem sempre pagam pouco. Depende do jornal. E aqui eu faço um aparte: Pra não correr este risco por hora, estou satisfeito trabalhando em assessoria de imprensa. :hihi:

O que mais precisa ser discutido aqui?

Disseram que era fácil e que bastava saber escrever e saber fazer perguntas
para ser jornalista, o que se demonstrou ser um equívoco.
Também falaram que precisar de diploma de jornalista para trabalhar como um
feria a liberdade de expressão, o que se demonstrou outro equívoco (reler o que eu já postei).
Fizeram várias simplificações sobre o que é ser jornalista, independente da
obrigatoriedade do diploma ou não.

Os advogados da OAB não tomam decisões, mas pode mesmo surgir um projeto de lei na Câmara regulamentando a profissão.
« Última modificação: 23 de Junho de 2009, 12:56:15 por Mr. Hammond »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #129 Online: 23 de Junho de 2009, 13:04:58 »
Usar os toques para fazer o texto jornalístico caber em um espaço de jornal é bem diferente disso, por favor..
Porque é muito dificil escrever um texto que cabe num jornal.
Provas de que eu uso estas palavras apenas "para parecer alguma coisa difícil"?
Você não dá o significado, para parecer dificil. Mas procurando no google a gente já acha o significado.
Já falei mil vezes: tente pegar alguns livros sobre o tema e tente escrever reportagens.
Por que não tenta? Depois vá em algum jornal da sua cidade, mostre ao editor e pergunte o que ele acha.
Falar que é fácil é literalmente fácil. Se você acha que está apta à trabalhar em uma redação de jornal e competir com alguém com formação jornalística acadêmica por ter um bom vocabulário e saber fazer perguntas, prove.
Porque eu posso tentar né? Tentar fazer uma cirirgia já não dá. Nem posso tentar projetar um prédio.
Também vai ter que mostrar que tem capacidade para trabalhar em outros veículos, como rádio e tv.
Jornalismo não se resume à imprensa escrita, nem ao jornal diário.
A decisão do STF não afeta um jornal de grande circulação, e nem a globo...Para trabalhar no The New York Times é bom ser formada em jornalismo, mas para trabalhar no jornal do bairro precisa?  E eu resumo a imprensa escrita porque é onde os jornalistas formados vão perder trabalho para os leigos.

A melhor forma de você mesma ver se é fácil ou não ser jornalista é tentar escrever matérias.
Faça umas aí. Depois além de mostrar para um editor, quero ver também.
Não tenho tempo.

Novamente, simplificando e relativizando a questão.
Eu simplifico porque é simples. São os jornalistas formados que querem complicar tudo.

Pois é. Então tente estudar e compreender as escolas da Teoria da comunicação com o google. Tudo isto é utilizado no jornalismo. Em ver de dar palpites, me prove que você com seu conhecimento leigo é capaz de trabalhar em uma Folha de SP da vida redigindo reportagens, com seu reducionismo do "basta saber fazer perguntas e escrever bem". Aí você vai ver que não basta papaguear e palpitar.

::) Teorias da comunicação é algo tão complicado e dificil...
Bom, não to falando de trabalhar em uma Folha de São Paulo. Mas para trabalhar num jornal de pequena circulação já dá... Você mesmo disse que jornalismo é: "apuração e produção de notícias"
Apurar=perguntar Produzir=escrever

Claro, eu to falando sobre "escrever", porque a decisão do STF só afeta jornais de pequena circulação, talvez sites e etc.
um mau jornalista (ou mal editor) que coloca na capa uma matéria tipo " Fabiana é acusada de pedofilia e assassinato", com sua foto por engano junta da matéria. E neste "por engano", entenda-se por um erro de pesquisa fotográfica...
Isso é crime. Não pode colocar foto de alguém e acusar essa pessoa de um crime, principalmente se esse crime estiver em fase de investigação, além de render um processo, e muita dor de cabeça, nenhum jornal iria querer alguém fazendo isso porque perde dinheiro, credibilidade e etc.

Mas fora isso, de difamação, eu não vejo como um mau jornalista pode ser tão prejudicial, no máximo se eu ler uma reportagem desse mau jornalista, vou pensar: "que bobagem" e nem lembrar mais disso.
Ou então um mau jornalista que desconhece as teorias da comunicação.
Eu quero ver como um mau jornalista que desconhece teorias da comunicação pode me prejudicar.
 (não adianta ler o que você escreveu, porque não é não é resposta suficiente, você é jornalista e não sabe o porque a gente fica perguntando a mesma coisa... :hmph:)

Até estas notícias mais comuns têm de obedecer uma estruturação.
Estruturar não é dificil.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #130 Online: 23 de Junho de 2009, 13:12:14 »
Disseram que era fácil e que bastava saber escrever e saber fazer perguntas
para ser jornalista, o que se demonstrou ser um equívoco.
Tá vou falar que é apurar e produzir. Parece mais jornalístico e menos equívoco.
Também falaram que precisar de diploma de jornalista para trabalhar como um
feria a liberdade de expressão, o que se demonstrou outro equívoco (reler o que eu já postei).
Se ninguém puder escrever um tex... digo produzir uma notícia, reportagem... sem um jornalista com diploma pajeando, isso não fere a liberdade de expressão? Essa pessoa precisa pagar por um jornalista diplomado para escrever um texto, digo reportagem, mesmo que for só para imprimir um tex...reportagem e tirar 10 cópias de xerox e distribuir. Me diga como isso não fere a liberdade de expressão?
Porque é simples ué.
Os advogados da OAB não tomam decisões, mas pode mesmo surgir um projeto de lei na Câmara regulamentando a profissão.
Aí o Zeichner vai precisar ser formado em jornalismo para poder publicar seus desenhos aqui no CC.  |(

E depois não fere a liberdade de expressão né?

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Rodrigo

• Nível 03
  • *
« Resposta #131 Online: 23 de Junho de 2009, 13:43:24 »
Nem Mark Twain, nem Kapuściński nem Robert Fisk tiveram/tem diploma de jornalista.

Isso como argumento basta.

Tal e como é a prensa atual, deveriam mesmo é contratar só publicistas e advogados, que entre maquiar e mentir sem ser penável é um trabalho de malabarista.
« Última modificação: 23 de Junho de 2009, 13:46:09 por Rodrigo »

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #132 Online: 23 de Junho de 2009, 13:58:48 »
Nem Kapuściński nem Robert Fisk teve/tem diploma de jornalista.

Nem Newton e Leibniz tiveram diploma de físicos. A questão é que os tempos mudaram, e o preparo técnico tem de ser necessariamente maior. O que ocorre por parte da STF é que se impugna uma profissão que exige do profissional anos de preparo, e isso poderá ter consequências desastrosas na mídia. Um mau jornal provavelmente produz um mau informante, e é isso com que estamos preocupados. O jornalista formado depara-se com uma quantidade de disciplinas que o incauto redator não teria oportunidade de abarcar: antropologia com foco na cultura brasileira, história geral e humanidades, teoria da comunicação, metodologia do trabalho científico, à parte as técnicas filológicas na redação. Não queremos apedeutas na mídia, queremos pessoas bem treinadas na área da transmissão cultural. Disso não se segue que um auto-didata não poderia ser bem treinado, mas segue-se que a probabilidade de um mau jornalista mediante a banalização da prática jornalista enquanto a atividade acadêmia é maior.

Os tempos eram outros.
O momento histórico onde dava pra ser jornalista apenas com a prática e sem a quantidade de ferramentas e técnicas que se desenvolveram nos últimos anos já passou.
Cada contexto histórico têm suas exigências.
Leia estes dois artigos:
http://2.bp.blogspot.com/_ezrwUytP54E/Sj4wN_eqdhI/AAAAAAAAM7w/741cCGsZ-OA/s1600-h/dimenstein2.jpg

http://www.abert.org.br/D_mostra_clipping.cfm?noticia=126212
Um reporter muito "das antigas" falou sobre isto:
Na opinião de José Hamilton Ribeiro, a não obrigatoriedade do diploma pode significar um retrocesso na profissão. "Antigamente, os repórteres eram recrutados na redação do jornal: motoristas, faxineiros, lixeiros, office boys, enfim, pessoas que conheciam a 'patotinha' e viravam jornalistas", comenta.
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/06/22/obrigatoriedade+nao+e+sinonimo+de+credibilidade+diz+jornalista++6879963.html

Kapuściński iniciou sua carreira aos 17 anos, em uma época em que o volume de informações e o tempo para o fechamento de um jornal eram outros. Valioso dentro de um contexto histórico, o estilo de reportagem de uma revista ou jornal de muitas décadas atrás são bem diferentes do que existe atualmente.
Procure estudar sobre a história do jornalismo.Até a velocidade do fechamento de um jornal era outra.
O jornalismo antigo era mais literário que jornalismo propriamente dito. Procure ler uma reportagem do início do século XX.

Robert Fisk estudou literatura inglesa, é PHD em ciências políticas e também começou a atuar na área em outro contexto histórico.
Não é correto comparar as necessidades do jornalismo do passado com as dos dias de hoje.

« Última modificação: 23 de Junho de 2009, 14:06:22 por Mr. Hammond »

Offline Rodrigo

• Nível 03
  • *
« Resposta #133 Online: 23 de Junho de 2009, 14:04:09 »
Óbvio que há diferencias entre um articulista ou um jornalista de campo e alguém que trabalhe em qualquer âmbito técnico de uma redação; Em todos os casos, a exclusividade me parece uma norma que não beneficia sequer à indústria em questão - que não contrataria a ineptos por puro sentido econômico - e que tem um caráter gremial/repressivo.

Ah, e pode me chamar de saudosista ou conservador, mas preferia quando as notícias vinham contextualizadas. Os artigos de Marx para o New York Tribune, indo bem longe, são deliciosos e um exemplo de rigor jornalístico.
« Última modificação: 23 de Junho de 2009, 14:06:25 por Rodrigo »

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #134 Online: 23 de Junho de 2009, 14:09:20 »
que não contrataria a ineptos por puro sentido econômico
O pior é que infelizmente contrata..

mas preferia quando as notícias vinham contextualizadas. Os artigos de Marx para o New York Tribune, indo bem longe, são deliciosos.

Artigos de colaboradores, com opinião, sempre podem ser bem-vindos.
Há de se fazer uma distinção entre artigo e notícia, que deve ser o puro relato sem opinião.

Offline Rodrigo

• Nível 03
  • *
« Resposta #135 Online: 23 de Junho de 2009, 14:09:20 »
E o dia que me ensinarem um exemplar de jornal que seja objetivo na sua totalidade, até ignorando o editorial, engulo essa história de que "a notícia" é o elemento principal de um jornal frente à opinião.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #136 Online: 23 de Junho de 2009, 14:10:49 »
A notícia é o elemento principal de qualquer jornal. Já que se interessa pela área, também lhe recomendo o livro do Clóvis Rossi  " O que é jornalismo".

Offline Rodrigo

• Nível 03
  • *
« Resposta #137 Online: 23 de Junho de 2009, 14:12:20 »
Se contrata a ineptos, não será rentável, e desaparecerá.

A qualidade da informação tem mas bem pouco a ver com a viabilidade de um meio de comunicação; vide Caras, por não dizer Folha.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #138 Online: 23 de Junho de 2009, 14:36:11 »
Aurélio, sua argumentação em relação à necessidade de diploma de jornalismo é válida ao se considerar a necessidade de uma base teórica sólida e específica para se trabalhar em jornais ou telejornais apurando e redigindo notícias. Nessa situação, apontar grandes profissionais que não tem diplomas não é contra-argumento válido, pois são exceções à regra. Por outro lado, jornais e telejornais, ao contratarem alguém, naturalmente darão preferência aos candidatos diplomados, ou às exceções que se destacam de algum outro modo.

A sua argumentação falha ao não analisar o oposto da situação: a necessidade de ter diploma de jornalismo para jornaizinhos de empresa ou de clube, para escrever coluna de fofocas no jornal (em alguns, baseadas no orkut e no twitter) ou para artigos técnicos dos quais o "jornalista" não sabe nada e distorce o conteúdo.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #139 Online: 23 de Junho de 2009, 14:44:34 »
Porque é simples ué.

Concordo com a Fabi. A profissão de Jornalista poderia se limitar a uma especialização.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #140 Online: 23 de Junho de 2009, 15:02:35 »
a necessidade de ter diploma de jornalismo para jornaizinhos de empresa ou de clube, para escrever coluna de fofocas no jornal (em alguns, baseadas no orkut e no twitter) ou para artigos técnicos dos quais o "jornalista" não sabe nada e distorce o conteúdo.
Exatamente. E é aí que a decisão do STF vai fazer diferença.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 23 de Junho de 2009, 15:35:43 »
Os tempos são outros... Johann Sebastian Bach era um autodidata, hoje, para compor, deveria ter diploma de Artes.   :wink:

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #142 Online: 23 de Junho de 2009, 15:53:57 »
Bom... para produzir uma notícia é preciso ser formado em jornalismo, ok...

1- Para escrever um livro é preciso ser formado em letras?

Depende do conteúdo do livro.

2- Para ser tradutor (ou função que o valha) é preciso ser formado em línguas?

Na minha opinião, sim.

3- Para ser piloto é preciso ser formado em engenharia mecânica?

Em engenharia não. Precisa do devido treinamento em um curso de piloto.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #143 Online: 23 de Junho de 2009, 16:05:25 »
[sarcasmo on]

Prezados, vamos todos ter que parar de postar mensagens no CC. É necessário ter diploma de cético e técnicas de comunicação.

[sarcasmo off]

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #144 Online: 23 de Junho de 2009, 16:28:27 »
Johann Sebastian Bach era um autodidata, hoje, para compor, deveria ter diploma de Artes.

E desde quando um compositor HOJE em dia precisa de diploma para trabalhar?

A profissão de Jornalista poderia se limitar a uma especialização.

Curioso que até hoje nos países onde o diploma nunca foi necessário o jornalismo é ensinado em universidades e não em "cursos técnicos de curta duração"...Por isso, fica claro que esse negócio do "curso de especialização para aprender jornalismo" não se sustenta. Já especializações dentro do jornalismo existem várias, como pós.
Eu mesmo vou fazer umas duas no 2o semestre.

A sua argumentação falha ao não analisar o oposto da situação: a necessidade de ter diploma de jornalismo para jornaizinhos de empresa ou de clube

Podiam bolar alguma classificação para que nestes casos de mini-jornais, não fosse necessário alguém diplomado. Talvez classificando-os através de suas tiragens, de acordo com o público, sei lá. Creio que já ouvi proporem isto, vou pesquisar.E olha que mesmo assim jornais de empresa contratam jornalistas e não pessoas que apenas "escrevem bem". O jornal interno da Embraer é um exemplo disso.

ou para artigos técnicos dos quais o "jornalista" não sabe nada e distorce o conteúdo.
Entendo perfeitamente esta sua crítica. Você como médico já deve ter dado entrevista e o repórter não entendeu nada, não é?
Por isso que eu defendo a inclusão do jornalismo científico na grade básica das faculdades de jornalismo..

« Última modificação: 23 de Junho de 2009, 16:41:43 por Mr. Hammond »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #145 Online: 23 de Junho de 2009, 17:16:24 »
Podiam bolar alguma classificação para que nestes casos de mini-jornais, não fosse necessário alguém diplomado. Talvez classificando-os através de suas tiragens, de acordo com o público, sei lá. Creio que já ouvi proporem isto, vou pesquisar.E olha que mesmo assim jornais de empresa contratam jornalistas e não pessoas que apenas "escrevem bem". O jornal interno da Embraer é um exemplo disso.

Bom. Eu encerro por aqui. Só espero que a ditadura militar não volte NUNCA mais. Terá muitos adeptos.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #146 Online: 23 de Junho de 2009, 17:49:48 »
Dado que a exigência de diploma para a prática de uma dada profissão é feita na intenção de proteger o consumidor de potenciais charlatães não facilmente identificáveis e cujo amadorismo possa levar a danos graves e irreversíveis ao consumidor e a terceiros*, qualquer defensor do diploma para a prática do jornalismo terá de explicar por que eu corro sério risco de vida quando compro um jornal feito por um mau jornalista, e também por que um mau jornalista seria um espécime de difícil identificação. Não nego que ser ludibriado por um jornalista desonesto não possa ter seus riscos, mas isso só deixa um desafio maior para o defensor do diploma: passar por uma faculdade faz alguém ficar mais honesto? Como?

Isto é extremamente reducionista. Honestidade é algo inerente ao caráter de uma pessoa, independente de passar por uma faculdade. Porém passar por uma faculdade capacita a pessoa a lidar com as muitas ferramentas técnicas e os pormenores de produção de uma reportagem, técnicas de entrevista (que não são poucas) etc. Ou você acha que é fácil fazer uma reportagem se limitando a um determinado número de toques? O ambiente acadêmico também é onde o futuro jornalista vai treinar as técnicas aprendidas, como lidar com os detalhes técnicos de cada veículo e por aí vai. Claro que pós-graduações são sempre bem-vindas, mas a estrutura principal está na faculdade.
Do jeito que você coloca, parece que quer insinuar que "não há problema de existir um mau jornalista, já que não corro risco de vida mesmo"..

Também é reducionista ao resumir a questão em "correr risco de vida ou não".
Ler minha postagem aqui:

Você, como leigo que escreve razoavelmente bem, conseguiria fazer um lead criativo, condensando em um parágrafo as principais informações de uma notícia? Conseguiria fazer um intertítulo e resumir tudo isto a um número pré-determinado de caracteres, a ser definido pelo editor?

Quem acha que "basta escrever bem para ser jornalista", deveria "ser jogado aos leões" em uma redação de jornal, com todas as exigências que o editor vai fazer e falando jargões técnicos que você só aprende na faculdade.

Já que agora todo mundo acha que é  moleza ser jornalista (com suas várias atribuições, variadas entre os veículos e as editorias), por que não colocam a mão na massa para ver como é? De preferência depois mostrando ao editor de um jornal, pra ver se ele vai gostar e dizer que publica.

Claro que você não chega no mercado de trabalho sabendo tudo ou com toda a experiência do mundo, mas a faculdade capacita o jornalista para lidar com a pressão e proporciona o conhecimento acadêmico necessário.
Se forem falar em algo como "ah, mas tem faculdade de jornalismo ruim" ou "o currículo às vezes não é padronizado".
Ótimo, mas aí poderíamos falar em cobrar mais dos cursos de jornalismo.
Será que um  leigo, que apenas escreve razoavelmente bem, conseguiria praticar o complicado jornalismo científico apenas com seu bom vocabulário, sem nenhum conhecimento de metodologia de pesquisa?
Não estou negando que seja necessário bastante conhecimento técnico para trabalhar na redação de um grande jornal. Ninguém nega isso. O fato é que qualquer um que publique fatos e interpretações de fatos em qualquer veículo pode, sim, ser considerado jornalista.

E nada do que foi dito esclarece o porquê de ser necessário o diploma para essa atividade.

Algo que pode ser muito esclarecedor: dê ao menos um exemplo de situação na qual uma pessoa deveria sofrer restrições em sua atividade de comunuicação pelo fato de não ter diploma de jornalista. Eu realmente não consigo imaginar uma situação dessas onde não se configurasse claro atentado à liberdade de expressão.

Não vale citar situações que envolvam práticas que já são proibidas para qualquer pessoa, jornalista ou não, com ou sem diploma - isto é, publicar calúnias e difamações.
« Última modificação: 23 de Junho de 2009, 22:27:51 por Herf »

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #147 Online: 23 de Junho de 2009, 17:57:19 »
Também é reducionista ao resumir a questão em "correr risco de vida ou não".
Ler minha postagem aqui:
Não há reducionismo nenhum aí.

Qualquer tentativa de restringir a prática de determinada atividade que não seja justificada pelo alto potencial de dano quando esta é praticada por amadores chama-se corporativismo.
« Última modificação: 23 de Junho de 2009, 22:28:19 por Herf »

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #148 Online: 23 de Junho de 2009, 21:26:13 »

Bom. Eu encerro por aqui. Só espero que a ditadura militar não volte NUNCA mais. Terá muitos adeptos.

Só faltou chamar de nazista...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #149 Online: 05 de Julho de 2009, 19:13:36 »
Com fim da obrigatoriedade do diploma, cursos de jornalismo devem sofrer adaptações

Mesmo com o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão, professores apostam que a medida não deve diminuir a procura pelo curso de graduação. Por outro lado, universidades já planejam adaptações para tornar a carreira mais diversificada e competitiva no mercado.

Na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), uma comissão estuda mudanças no currículo com o objetivo de estabelecer um vínculo maior entre as matérias humanísticas, como sociologia e antropologia, e as técnicas da área de jornalismo. Além disso, a instituição pretende incluir matérias optativas e de jornalismo especializado. “O curso fica engessado com matérias obrigatórias. Com as optativas, o aluno traça o seu próprio percurso”, considera o professor Pedro Celso Campos.

Mesmo se aprovadas pelo conselho da UNESP, as mudanças só devem entrar em vigor a partir de 2011.

Para Campos, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pode impactar faculdades que só trabalham em função de dar ao aluno um diploma. “O que conta é a qualidade do ensino. O mercado precisa de gente com boa formação ética, que sabe apurar e editar”, afirma ele, completando que quatro anos é o “tempo mínimo” para a formação de um jornalista. “É uma área generalista, em que só uma pós não é suficiente. Por isso, acho que se a escola souber divulgar bem os diferenciais que tem deve atrair até mais alunos que antes”, acrescenta.

Cursos mais atuais

Outro ponto de preocupação das instituições é em tornar os seus cursos mais atuais, contemplando as novas tecnologias e não somente as mídias impressas. Isso é o que o coordenador do curso de jornalismo da Universidade Metodista, Rodolfo Martino, em São Paulo, diz que o novo currículo procura fazer: formar profissionais multimídia. “O aluno trabalha em uma redação integrada de impresso, TV, rádio e online”, afirma.

Apesar de “todo o barulho”, ele acredita que não deve haver grandes mudanças e, quem quiser ser jornalista, deve optar pelo curso de quatro anos. Porém, a universidade já pensa em como atender diplomados em outros cursos que queiram ingressar no jornalismo. A intenção é criar já para 2010 um curso de pós-graduação Lato Sensu para aprimoramento destes profissionais.

O mesmo acontece com a Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, que pretende abrir um curso de graduação tecnológica de dois anos para quem quiser aprender técnicas de jornalismo. Além disso, estuda a ampliação dos cursos de pós-graduação na área de comunicação. “Imagino que aquele garoto de 18 anos que acha que sua vocação é jornalismo deve fazer a faculdade porque o curso não é só técnica, é reflexão”, diz Hugo Santos, diretor de comunicação e artes do Centro de Ensino Superior da Estácio.

David Renault, coordenador do curso de jornalismo na Universidade de Brasília, explica que cerca de 1/3 das disciplinas são comuns a todas as áreas da comunicação, 1/3 específicas para jornalismo e, o restante, optativas. “Não acredito que vai haver mudança porque hoje o mercado já se auto-regula. Todos os anos temos vários formandos e há uma seleção natural dos melhores”, diz.

Horas a mais nos livros

Ao contrário do que possa parecer, o fim do diploma não vai implicar em folga aos estudantes. Aqueles que quiserem passar por uma universidade terão que estudar mais. Pelo menos isso é o que propõe uma comissão de Especialistas em Jornalismo, que estuda mudanças nas diretrizes curriculares e sugere o aumento das atuais 2.700 horas para 3.200 horas. Além disso, a comissão quer também 200 horas obrigatórias de estágio, sejam elas na própria instituição de ensino ou em redações.

Segundo o professor Alfredo Eurico Vizeu, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), as mudanças já estavam em estudo, mas a queda do diploma veio para confirmá-las. “Temos que fortalecer o profissional”, diz. As alterações não devem ser imediatas. O processo de mudança deve demorar pelo menos dois anos, conforme Vizeu.

Vagas em jornalismo

Os professores afirmam que ainda é cedo para avaliar o impacto da queda do diploma na procura pelo curso. Isso só será possível no próximo vestibular, no final do ano. No entanto, eles consideram que, assim como o curso de publicidade e propaganda - que não exige diploma para atuar na área - mantém-se como um dos cursos mais procurados, o mesmo deve acontecer com jornalismo.

No último vestibular da Fuvest, por exemplo, o curso de publicidade ficou entre os mais concorridos, com 40,66 candidatos/vaga. À frente até mesmo de jornalismo, que teve 36,03 candidatos/vaga.

Na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, o coordenador do departamento de jornalismo, Hamilton Octávio de Souza, explica que jornalismo é o terceiro curso mais procurado da instituição. “Só perde para Medicina e Relações Internacionais, ultrapassa até o de Direito”, afirma ele, que não acredita na diminuição dos candidatos.

Falta de regulamentação

A decisão do STF contra a obrigatoriedade do diploma, que tem provocado fúria nos estudantes de jornalismo, não encontra unanimidade nem mesmo entre especialistas da área. José Coelho Sobrinho, coordenador da comissão de graduação da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que o ministro e presidente do STF, Gilmar Mendes, foi “muito infeliz” e demonstrou “ignorância” sobre a história do jornalismo. “Não é como ele diz que a profissão não oferece perigo às pessoas. Oferece um perigo a toda a sociedade. Sempre tivemos jornalistas por trás de alguma guerra”, afirma, acrescentando que o profissional não precisa ter só técnica. “O conteúdo ético é tão ou mais complexo que de um advogado”, diz.

Sobrinho afirma ainda que, com a proliferação de blogs e sites, hoje qualquer pessoa pode colocar uma notícia no ar, mas o que conta é a credibilidade do veículo. “Aquela assinatura que vai ser importante”, avalia.

Segundo ele, na USP não há nenhuma discussão sobre possíveis mudanças curriculares ou criação de novos cursos de pós-graduação e mestrado. O professor diz temer que o jornalismo volte a ser “um bico”. “Logo será como telemarketing, que quando apareceu as pessoas tinham que ter um determinado nível e, quando foi se popularizando, foi diminuindo”, afirma.

A diretora da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EFRJ), Ivana Bentes, que se diz “a favor da formação, mas contra a exigência do diploma”, afirma que a decisão do Supremo veio “tarde”. “O que é exigido de apurar e escrever é exigido em todos os cursos de comunicação. Isso é a base. Não há exigência de diploma para Publicidade, Cinema, por que a excepcionalidade para Jornalismo. O que justificaria?”, critica.

Para ela, este é um bom momento para os cursos se “oxigenarem”. “É a crise do campo como um todo. O profissional tem que se reinventar”, considera.

No entender de Souza, da PUC, a desobrigação de um diploma não é o principal problema que a decisão trouxe, mas sim, a falta de regulamentação da profissão. “O que será preciso agora para ser jornalista? Ter nível médio? Superior? Vai ser exigido comprovar prática para se registrar?”, argumenta, torcendo para que essas repostas sejam logo respondidas.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/07/05/com+fim+da+obrigatoriedade+do+diploma+cursos+de+jornalismo+devem+sofrer+adaptacoes+7097927.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!