Autor Tópico: STF decide:Diploma de jornalismo não é obrigatório ao exercício da profissão  (Lida 13414 vezes)

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
Re: STF decide:Diploma de jornalismo não é obrigatório ao exercício da profissão
« Resposta #75 Online: 22 de Junho de 2009, 15:51:13 »
Já era.

Só vão ficar nessa masturbação, retórica, etc.

Foi oq acabei de pensar.

E por mais que gritem e esperneiem a decisão ja foi tomada.

O ministro das Telecomunicações, Hélio Costa, lamentou ontem a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acabar com a exigência da formação superior para o exercício da profissão de jornalista. Costa sugeriu que o Congresso crie um projeto de lei que contemple a exigência de curso superior para o exercício do jornalismo. “Acho que vale a pena o Congresso discutir essa questão e encontrar um caminho para oficializar a importância do diploma na profissão do jornalista’’, afirmou.
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=897615&tit=Helio-Costa-sugere-que-Congresso-crie-nova-regulamentacao

Prezado Mr. Hammond,

O Sr. é Jornalista?
Sou.
E pode me chamar de você! :P

418 motivos para acabar com o diploma de jornalista
Este não é um "argumento".
Preciso mesmo refutar onde está o erro neste raciocínio ou você está de saca?

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: STF decide:Diploma de jornalismo não é obrigatório ao exercício da profissão
« Resposta #76 Online: 22 de Junho de 2009, 16:21:49 »

Sacanagem é exigir que se tenha diploma para fazer este trabalho.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #77 Online: 22 de Junho de 2009, 16:30:58 »

Sacanagem é exigir que se tenha diploma para fazer este trabalho.
E nada de argumento..

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #78 Online: 22 de Junho de 2009, 16:41:39 »
Sou.
E pode me chamar de você! :P

Maravilha então Hammond,

Isto explica o quão você é fervoroso na defesa de tua profissão, logo, sem querer provocá-lo, há uma pequena parcialidade nos seus argumentos... Se me permite o comentário, claro.

Mas fica aqui uma dúvida:

a) É sabido que o primeiro sindicato de jornalistas foi fundado em 1934 na cidade de Juiz de Fora, MG, correto?
b) Quatro anos mais tarde, houve a primeira regulamentação da profissão;
c) Conforme disposto no AI-5 de 13 de dezembro de 1968, o diploma de curso superior de Jornalismo é obrigatório para o exercício da profissão, por força de lei;
d) Antes de 1968, o que era um Jornalista?
e) Qual a valia de um sindicato e uma profissão regulamentada sem força de lei até 1967?
f) Até 1967, tínhamos jornalistas ruins? Sem método de trabalho?
g) Assim como um médico, tudo o que se sabe sobre jornalismo advém da sua regulamentação?
h) Antes de qualquer regulamentação, concorda então que os médicos tratavam na tentativa e erro? E hoje? As técnicas superam a excelência médica e/ou o talento/dom para esta profissão?
i) E o site que aqui lê, formulado por programadores em "C", "PHP", "ASP" ou o que for que até hoje não tem regulamentação? Fracassaram ou fracassam no objetivo de se criar um fórum de discussão funcional e ativo? Pois, sabe-se que a Informática não possui regulamentação nenhuma e é a força motriz de qualquer veículo de comunicação?
j) Metodologia? O que é metodologia Hammond? Concorda que os métodos utilizados pela Inquisição eram dignos de regulamentação?
l) Regulamentação não é sinonimo de: "Pague ao seu conselho regional e seja feliz?"
m) Os auto-de-data não são dignos de fé?

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #79 Online: 22 de Junho de 2009, 16:50:12 »
Mr. Mustard, você leu tudo o que eu postei neste tópico?

Claro que existiam bons jornalistas antes da obrigatoriedade do diploma, mas se tornaram jornalistas em outro contexto histórico e social.
Se me permite, gostaria de lhe recomendar o artigo do Gilberto Dimenstein da Folha, de ontem:
http://2.bp.blogspot.com/_ezrwUytP54E/Sj4wN_eqdhI/AAAAAAAAM7w/741cCGsZ-OA/s1600-h/dimenstein2.jpg
E o artigo do Jânio de Freitas..
http://www.abert.org.br/D_mostra_clipping.cfm?noticia=126212
Os auto-de-data não são dignos de fé?
Autodidatismo funciona bem em algumas profissões, mas em outras nem tanto..

E o site que aqui lê, formulado por programadores em "C", "PHP", "ASP" ou o que for que até hoje não tem regulamentação? Fracassaram ou fracassam no objetivo de se criar um fórum de discussão funcional e ativo? Pois, sabe-se que a Informática não possui regulamentação nenhuma e é a força motriz de qualquer veículo de comunicação?
Ciências exatas são diferentes de ciências humanas..
Assim como um médico, tudo o que se sabe sobre jornalismo advém da sua regulamentação?

Não, mas conhecimento técnico e teórico embasam um jornalismo de qualidade.
Você já estudou um bocadinho de teoria de comunicação? Se não, procure ler sobre o tema um dia, só por curiosidade. Se quiser, lhe recomendo uns livros.

j) Metodologia? O que é metodologia Hammond? Concorda que os métodos utilizados pela Inquisição eram dignos de regulamentação?

Metodologia de pesquisa?
Qual metodologia?
E essa citação da Inquisição é um tremendo non-sequitur hein..

« Última modificação: 22 de Junho de 2009, 16:58:41 por Mr. Hammond »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #80 Online: 22 de Junho de 2009, 16:55:50 »
.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #81 Online: 22 de Junho de 2009, 16:56:45 »
Mr. Mustard, você leu tudo o que eu postei neste tópico?

Você leu as minhas perguntas? Comecei aqui a conversa com você e não lá trás.
Eu sei, mas é chato repetir o que já foi comentado..

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #82 Online: 22 de Junho de 2009, 17:05:50 »

Autodidatismo funciona bem em algumas profissões, mas em outras nem tanto..

Machado de Assis era autodidata... E até onde sei era Jornalista também. Mas gostei da sua resposta: "...mas se tornaram jornalistas em outro contexto histórico e social...". Muito conveniente... Muito mesmo.

De qualquer forma, fico muito chateado de você me recomendar ler sobre isso ou aquilo. Você pediu argumentos e eu recebi desdém.
Entendo que você tenha pago por alguns anos sua faculdade e de repente, você não precisava de nada disto. É compreensível.

Mas o tom que tem utilizado é irônico ou ríspido demais, o que dificulda o papo.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #83 Online: 22 de Junho de 2009, 17:17:58 »

Autodidatismo funciona bem em algumas profissões, mas em outras nem tanto...
E uma das profissões muito propícias aos autodidatas (e de futuro nebuloso para os que nascem sem qualquer aptidão, mesmo que estudem muito) é exatamente a sua, caro Hammond.

Ciências exatas são diferentes de ciências humanas...
Sim, em geral as exatas necessitam de mais estudo e de menos aptidão inata. E mesmo assim muita gente que não é formada dá show em algumas delas.

Você já estudou um bocadinho de teoria de comunicação? Se não, procure ler sobre o tema um dia, só por curiosidade. Se quiser, lhe recomendo uns livros.
Eu já passei por esta. Muito bom estudar Adorno, Horkheimer e companhia ilimitada. Com certeza útil para quem trabalha com comunicação e com certeza dispensável. Para ser insistente, fica na mesma linha do Gestor de Surf graduado e afoito por reserva de mercado alegando que só quem estudou História do Surf pode gerir eficientemente uma filial da Redley.

E essa citação da Inquisição é um tremendo non-sequitur hein..
Essa foi Flórida mesmo.  :histeria: O Mostarda pirou na batatinha no raciocínio.
« Última modificação: 22 de Junho de 2009, 17:27:22 por Donatello van Dijck »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #84 Online: 22 de Junho de 2009, 17:21:25 »
Essa foi Flórida mesmo.  :histeria: O Mostarda pirou na batatinha no raciocínio.

É a sua opinião não é mesmo? Mas te confirmo que os métodos utilizados eram bem documentados. Dignos de diploma.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #85 Online: 22 de Junho de 2009, 17:25:09 »
Essa foi Flórida mesmo.  :histeria: O Mostarda pirou na batatinha no raciocínio.

É a sua opinião não é mesmo? Mas te confirmo que os métodos utilizados eram bem documentados. Dignos de diploma.
Well, talvez tenha sido eu que não entendi o que você queria comparar citando a inquisição. Anyway, achei engraçado :P

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #86 Online: 22 de Junho de 2009, 17:25:19 »
Obrigatoriedade não é sinônimo de credibilidade, diz jornalista

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspende a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão, anunciada quarta-feira (17) em Brasília, divide opiniões de jornalistas ouvidos  pela Agência Brasil. Segundo Edith Elek, editora em São Paulo, a credibilidade da informação não depende de uma faculdade. "A credibilidade é conquistada quando se demonstra competência, cultura e interesse, não só no jornalismo como em qualquer profissão", afirma.

Ela diz que a ética "se aprende na vida" e que é mais importante que o jornalista tenha uma boa formação do que um simples diploma. "Para quem tem habilidade, as técnicas de jornalismo são fáceis de serem aprendidas. Acho que os jornalistas devem ter algum diploma universitário, mas não necessariamente jornalismo".

Para Clóvis Rossi, "não há faculdade no mundo capaz de preparar quem quer que seja para a miríade de temas que a profissão coloca na pauta dos jornalistas". Segundo ele, a ética pode ser aprendida em qualquer faculdade. "Seria prepotência demais dos professores de jornalismo - e dos jornalistas - achar que detêm o monopólio da ética", completa.

Na opinião de José Hamilton Ribeiro, a não obrigatoriedade do diploma pode significar um retrocesso na profissão. "Antigamente, os repórteres eram recrutados na redação do jornal: motoristas, faxineiros, lixeiros, office boys, enfim, pessoas que conheciam a 'patotinha' e viravam jornalistas", comenta.

Ribeiro informa que uma pesquisa do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, de 1997, mostrou que 19 profissionais reconhecidos como jornalistas pelo próprio sindicato eram analfabetos. "As pessoas trabalhavam por um prato de comida", lembra.

Para ele, a decisão do STF foi "confusa". "Eles [os ministros] confundiram liberdade de expressão com exercício profissional. Liberdade de expressão é praticada por sindicatos, por um Judiciário independente e não por jornalistas, que cumprem ordens de suas empresas", disse.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/06/22/obrigatoriedade+nao+e+sinonimo+de+credibilidade+diz+jornalista++6879963.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #87 Online: 22 de Junho de 2009, 18:12:54 »

Para ele, a decisão do STF foi "confusa". "Eles [os ministros] confundiram liberdade de expressão com exercício profissional. Liberdade de expressão é praticada por sindicatos, por um Judiciário independente e não por jornalistas, que cumprem ordens de suas empresas", disse.

A discussão da obrigatoriedade deveria se resumir na seguinte questão: se formação superior específica é condição necessária  para o exercício da profissão de jornalista.
Se usaram o argumento de liberdade de expressão, na minha opinião se equivocaram. Não sei de ninguém que tenha seu direito a expressão restringido, seja por qualquer meio, por não ter diploma de jornalismo.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #88 Online: 22 de Junho de 2009, 18:31:12 »
Engraçado ver os esudantes de jornalismo comendo papel e pedindo a cabeça do Gilmar Mendes como se ele fosse o único responsável pela decisão (foram 8 x 1)

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #89 Online: 22 de Junho de 2009, 19:25:12 »
Quando na década de 70 criaram a obrigatoriedade do diploma de jornalista o Pasquim (que era só formado por "amadores") publicou uma série de charges do Ziraldo sacaneando a medida.
A mais legal era um cara de braços abertos declarando:
"Faculdade de Comunicação : se você tem talento não precisa fazer , se você não tem talento não adianta fazer"

Ziraldo?! Hmmm... Ziraldo... Ah, lembrei.

Ziraldo, o advogado cartunista que vai receber 1 milhão de reais de indenização e 4300 reais de pensão permanente porque se diz perseguidinho na época da ditadura... Outro hipócrita...

Quanto a charge dele, falácia. Quem tem talento deveria fazer para se aprimorar, adquirir conhecimentos teóricos e técnicos sobre a área. Quem não tem talento para atuar como jornalista, ainda pode aprender a teoria e se tornar professor e pesquisador da área.

Problema deles. A visão de um surfista (vulgo desocupado profissional) sobre a profissão de jornalista é irrelevante. Qualquer um pode também dizer que treina muito para ser o melhor intérprete do idioma klingon e conseguir patrocínio para concursos em convenções de Star Trek. Não deixaria de ser um desocupado também.  ::)

Então todo esportista é um desocupado profissional. :\

[off topic] E não são? Eu me divirto quando vejo gente como o Diego Hipólito, fazendo mimimi~ na TV porque não tem patrocínio, porque o governo não investe no esporte... Impressionante como ele (dentre tantos outros atletas) acha que dar saltinhos o torna importante o suficiente para ser bancado pelos outros.  ::)[/off topic]

É claro que são diferentes. Uma atividade consiste (na maioria dos casos) em administrar marcas que fabricam bermuda de cós traseiro baixo pintadas com cores berrantes e outra consiste em produzir (em muitos casos) tablóides que se espremer sai sangue.

O que eu quis dizer é que a analogia não é equivalente.

Mas no que importa à discussão são iguaizinhas. Você pode alegar os trágicos efeitos de um não formado publicando notícias (como se algo pudesse ser mais trágico neste sentido do que o Meia Hora ou o Cidade Alerta ou o A Tarde é Sua ) e deduzir daí a exigência de diploma para protejer a sociedade de tais efeitos do mau jornalismo. O cara que cursa faculdade de surf pode alegar os prejuízos econômicos e ambientais derivados de um campeonato organizado por um zé ruela qualquer que não tenha estudado ética ambiental, por exemplo.

Não, não são iguaizinhas... Exigir diploma de jornalismo para quem atua como jornalista é coerente. Exigir diploma de surf para quem atua como administrador é puro nonsense.

Os administradores formados não delegam poderes? É óbvio que ele não administra tudo sozinho, mas é o administrador supremo.

Pelo que vemos da maneira como ele leva o SBT, duvido que ele ainda seja o "administrador supremo". Se não já teria falido. O máximo que ele deve fazer é decidir para onde vai o dinheiro. Se investe no negócio x ou y.

Hipótese contrária ao fato. E de qualquer modo, vai ser exigente assim lá longe: o cara tem um banco, um hotel, uma emissora de tv com trocentas retransmissoras, uma fábrica de cosméticos e sei lá mais quantas outras coisas e você ainda acha pouco? Quantos administradores graduados que tenham começado a carreira vendendo caneta em trasporte público montaram metade disto?

Quantos administradores graduados tiveram as mesmas oportunidades que ele?

Não são as duas coisas juntas?

Na minha opinião, não. Artistas visam antes de tudo se expressar. Profissionais visam acima de tudo vender seu trabalho. Dificilmente se consegue juntar as duas coisas com sucesso. Falando de cinema, por exemplo, é como comparar Woody Allen (diretor de Vicky Cristina Barcelona) e Michael Bay (diretor de Transformers). Ou os irmãos Coen (Onde os Fracos não tem Vez) com Roland Emmerich (10.000 a.C.)

Mas novamente isto não tem porcaria nenhuma a ver com diploma ou não diploma. Tem mais a ver com corporativismo de classe (o mesmo que exige a manutenção da exigência), tem a ver com impunidade...

Quanto mais gente pode atuar em uma área sem controle, pior fica o problema da impunidade.

Se vê bastante conteúdo tendencioso e informações incorretas na mass media, não saímos do zero ainda.

Eu sei. Disse isso para outro usuário que pareceu afirmar que certas coisas só acontecem na "mass midia".

Como já demonstrado à exaustão, não é exatamente verdade. O que não falta é gente nas mais diversas profissões humanas para as quais existem cursos acadêmicos e que nunca ingressaram em um deles e que sem estudo mas com muito talento conseguiram ser reconhecidas e invejadas pela imensa maioria dos profissionais e estudantes de tais áreas. No cinema, no jornalismo, no radialismo, na moda, na gastronomia, na administração... não precisa se esforçar muito para pipocarem nomes na sua cabeça.

Você fala de excessões. Eu falo do geral. Grandes profissionais renomados e reconhecidos são minoria.

Eu não ví a hipocrisia. A lei não determina a proibição de se exigir diploma. Determina o fim da obrigação de exigir. A maioria das empresas continuaram exigindo para algumas atividades, mesmo que não sejam mais obrigadas.

Oh sim... não é hipocrisia... E a intenção dos militares não era censura...  ::)

Mas eu conheço o curso de jornalismo, conheço estudantes de jornalismo, e conheço jornalistas. E também conheço quem cursa química, engenharia, psicologia e física.

Fazendo um paralelo entre jornalismo e psicologia.
Aqui tem a grade curricular do curso de psicologia: http://www.ufpr.br/adm/templates/p_template=1&Cod=390&hierarquia=6.3.2.42.1
E aqui tem a grade curricular do curso de jornalismo: http://www.ufpr.br/adm/templates/p_template=1&Cod=326&hierarquia=6.3.2.10.1

Alguns comentários:

Jornalismo: História Contemporânea III (coisa que deveríamos aprender no ensino médio)
Língua Portuguesa I ( X-D precisa mesmo de comentários? O único comentário é: a educação básica tá horrível porque lingua portuguesa a gente deveria saber quando saímos da escola)
Teoria da Comunicação I
Teoria do Jornalismo I
Laboratório de Jornalismo Impresso
Técnicas Básicas de TV

Matérias simples que parecem mais de um curso técnico.

Psicologia:
Neuroanatomia Funcional (não aprendemos no ensino médio)
Antropologia das Sociedades Complexas (e isso então... nem se fossemos o ensino médio de maior qualidade do mundo)
História da Psicanálise (não aprendemos na escola também)
Psicologia da Abordagem Fenomenológica– Existencialista
Neurofisiologia Aplicada à Psicologia
Genética e Evolução – Psicologia
Tópicos Especiais em Psicologia das Organizaçõese do Trabalho
Métodos de Avaliação Psicológica: Testes

Ah e ainda tem psiquiatria, mas primeiro precisa fazer medicina. Vamos ver algumas matérias de medicina:
Bioquímica I
Anatomia Médica I
Biofísica I
Parasitologia Médica I
Propedêutica Médica

Sério que não dá pra ver a diferença gritante entre Jornalismo e outras profissões que precisam de diploma?

E eu já disse, querem exigir diploma só para não ter tanta concorrência. Um livro de 100 páginas explicando algumas técnicas de jornalismo é suficiente para ser jornalista, ou um curso técnico. Se o conselho federal de jornalistas pudesse, ele proibiria as pessoas de escrever até em blogs, acredite...

Você está mesmo comparando os cursos apenas pelo nome das disciplinas? Leu as ementas das disciplinas do curso de jornalismo? Sabe qual é o enfoque e os conteúdos exatos da disciplina "História Contemporânea III", por exemplo?
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #90 Online: 22 de Junho de 2009, 19:38:30 »
"Seria prepotência demais dos professores de jornalismo - e dos jornalistas - achar que detêm o monopólio da ética", completa.
Quanto a isto, concordo. Mas a questão ao meu ver tem mais a ver com as ferramentas e técnicas necessárias para se tornar jornalista, como falei anteriormente. Creio eu que até o Clóvis Rossi (o qual já entrevistei) sabe que uma coisa é ter ética, outra é conhecer as ferramentas e as técnicas de edição jornalística.
Não sei se falei aqui, mais repito: O que deviam fazer era padronizar o currículo do curso de jornalismo em si.

Na opinião de José Hamilton Ribeiro, a não obrigatoriedade do diploma pode significar um retrocesso na profissão. "Antigamente, os repórteres eram recrutados na redação do jornal: motoristas, faxineiros, lixeiros, office boys, enfim, pessoas que conheciam a 'patotinha' e viravam jornalistas", comenta.

Ribeiro informa que uma pesquisa do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, de 1997, mostrou que 19 profissionais reconhecidos como jornalistas pelo próprio sindicato eram analfabetos. "As pessoas trabalhavam por um prato de comida", lembra.

Grande José Hamilton Ribeiro.
Tive a excelente oportunidade de conhecê-lo em 2007, na faculdade. Até filmei uma palestra dele, onde ele contou seus "causos" sobre a cobertura da guerra do Vietnã.
Pra quem quiser ver:
http://www.youtube.com/results?search_type=&search_query=jose+hamilton+ribeiro&aq=f
(O maldito youtube não tá pegando aqui, mas caso não consigam ver, basta procurar por "José Hamilton Ribeiro univap".)
« Última modificação: 22 de Junho de 2009, 19:52:18 por Mr. Hammond »

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #91 Online: 22 de Junho de 2009, 20:15:40 »
Mr. Hammond, concordo parcialmente com a sua argumentação. Será que poderia, de modo conciso, definir "jornalismo", "jornalista" e suas atribuições ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #92 Online: 22 de Junho de 2009, 20:32:12 »
Bem resumidamente:
"Jornalismo":apuração e produção de notícias;
"jornalista":profissional que apura e produz notícias;
Suas atribuições: Apurar, investigar, editar a matéria... tem muita coisa. Depende do veículo. Para cada um o jornalista terá que aplicar técnicas de redação específicas. Por exemplo, em uma matéria de rádio, o profissional vai ter que adaptar as informações para este formato, resumindo o que é pertinente, filtrando as informações, decupando o que foi gravado, muitas vezes editando a entrevista para ir ao ar etc.
Por exemplo, atualmente eu trabalho em assessoria de imprensa. É uma segmentação específica do jornalismo, com atribuições diferentes do que por exemplo um colega faz no rádio.Cada editoria vai ter os seus detalhes.

Uma área que eu gosto muito (e que move o meu blog) é o jornalismo científico. Um dia pretendo trabalhar neste campo.
Livro sobre jornalismo científico, escrito por uma das melhores jornalistas desta área, que até foi minha professora:
http://books.google.com/books?id=Aye2TAjGglAC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_navlinks_s

Um livro que eu recomendo, para quem agora ou antes já se interessava por esta profissão:
http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/126678
« Última modificação: 22 de Junho de 2009, 20:37:45 por Mr. Hammond »

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #93 Online: 22 de Junho de 2009, 20:37:15 »
Bem resumidamente:
"Jornalismo":apuração e produção de notícias;
"jornalista":profissional que apura e produz notícias;
Suas atribuições: Apurar, investigar, editar a matéria... tem muita coisa. Depende do veículo. Para cada um o jornalista terá que aplicar técnicas de redação específicas. Por exemplo, em uma matéria de rádio, o profissional vai ter que adaptar as informações para este formato, resumindo o que é pertinente, filtrando as informações, decupando o que foi gravado, muitas vezes editando a entrevista para ir ao ar etc.
Por exemplo, atualmente eu trabalho em assessoria de imprensa. É uma segmentação específica do jornalismo, com atribuições diferentes do que por exemplo um colega faz no rádio.Cada editoria vai ter os seus detalhes.
O que seriam "notícias" ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #94 Online: 22 de Junho de 2009, 20:49:20 »
A notícia é a matéria-prima do jornalismo. As notícias são os fatos que acontecem e que devem ser relevantes para serem reportados.  A notícia é o puro registro dos fatos, sem opinião.
Deve ser basicamente uma novidade,  próxima da realidade do leitor que vai recebê-la.

Existe uma brincadeira no meio jornalístico que diz:
"Um cachorro mordendo um homem não é notícia. Já um homem mordendo um
cachorro é".:P
Claro, poderíamos discutir algo como "Por que então o que o artista tal fez ontem é notícia?"
Simples, porque há um público interessado em saber o que aconteceu com o tal artista. O filão das "notícias de celebridades" é bem próspero... :lol:
E aí, meu caro Dr.Stéfano..passei na prova? :P
Me lembro até hoje destas questões no 1o ano.. :lol:
A Folha tem um pequeno manual legal com estas definições:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_edicao_a.htm

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #95 Online: 22 de Junho de 2009, 20:50:34 »
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u584786.shtml

O cara faz quatro anos de faculdade de comunicação para escrever
Avião da Air France para viagem para tentar salvar passageiro.

O valor do diploma de jornalismo é menor que o de estrume.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #96 Online: 22 de Junho de 2009, 20:51:57 »
E aí, meu caro Dr.Stéfano..passei na prova? :P
Não estava te sabatinando, só tentando estabelecer um ponto de partida para uma discussão mais clara.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #97 Online: 22 de Junho de 2009, 20:52:29 »
O cara faz quatro anos de faculdade de comunicação para escrever
Avião da Air France para viagem para tentar salvar passageiro.
Eu usaria "interrompe".
Ah, escrever desta forma não está incorreto.
É o antigo "pára".
Mas e aí? Só profissionais de jornalismo erram? Daria pra falar "o cara estuda tantos anos de engenharia e o prédio que ele projetou cai"..

Citação de: Dante Cardoso Pinto de Almeida link=topic=20722.75.html#msg458102
O valor do diploma de jornalismo é menor que o de estrume.
Mensagem ofensiva. Cartão azul.
« Última modificação: 22 de Junho de 2009, 22:10:51 por Mr. Hammond »

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #98 Online: 22 de Junho de 2009, 20:58:58 »
Pelo que entendi, então o jornalista é o profissional responsável pela apuração e produção (imagino que isso signifique descrição) de fatos. É isso mesmo ?

PS: Pela sua anedota do cão e o comentário sobre notícias de celebridades, daria a impressão de que o jornalismo, mesmo em teoria, é voltado à satisfação dos desejos do público, não a algum propósito maior, isso é um consenso acadêmico ?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #99 Online: 22 de Junho de 2009, 21:11:26 »
Existe uma brincadeira no meio jornalístico que diz:
"Um cachorro mordendo um homem não é notícia. Já um homem mordendo um
cachorro é".:P
Claro, poderíamos discutir algo como "Por que então o que o artista tal fez ontem é notícia?"
Simples, porque há um público interessado em saber o que aconteceu com o tal artista. O filão das "notícias de celebridades" é bem próspero... :lol:
A impressão que dá é que "notícia" é apenas um produto de valor comercial. Ou, como brincou essa semana o Antonio Tabet, precisa de diploma pra isso ?

http://kibeloco.com.br/kibeloco/?s=NOT%C3%8DCIAS+QUE+V%C3%83O+MUDAR+O+MUNDO

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!