Autor Tópico: STF decide:Diploma de jornalismo não é obrigatório ao exercício da profissão  (Lida 13417 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: STF decide:Diploma de jornalismo não é obrigatório ao exercício da profissão
« Resposta #150 Online: 06 de Julho de 2009, 17:06:31 »
[sarcasmo on]

Prezados, vamos todos ter que parar de postar mensagens no CC. É necessário ter diploma de cético e técnicas de comunicação.

[sarcasmo off]

Parece piada, mas há só uns poucos anos, ~2005, houve um projeto mais ou menos antagônico em comparação a esse aí, que ampliava os poderes e exclusividades dos jornalistas, de forma que uns supunham/interpretavam/especulavam poder até vir a  limitar bastante o que se pode discutir em fóruns de internet, publicar em blogs, etc (em vez de ser mero sindicalismo).

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:STF decide:Diploma de jornalismo não é obrigatório ao exercício da profissão
« Resposta #151 Online: 08 de Dezembro de 2011, 16:15:21 »
Senado aprova em primeiro turno PEC que exige diploma a jornalista

A exigência do diploma de curso de nível superior em jornalismo para exercício da função de jornalista foi aprovada pelo Senado em sessão nesta quarta-feira (30). A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009 foi aprovada em primeiro turno com 65 votos sim e sete votos não. Ainda será preciso aprovar o projeto em segundo turno. A matéria segue na ordem do dia do Plenário até que um novo acordo entre lideranças partidárias permita sua votação.
A PEC 33/2009, de iniciativa do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), inclui no texto constitucional o artigo 220-A para estabelecer que o exercício da profissão de jornalista seja “privativo do portador de diploma de curso superior de comunicação social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação”. A proposta prevê, no entanto, a possibilidade de atuação da figura do colaborador, sem vínculo empregatício com as empresas, para os não graduados, e também daqueles que conseguiram o registro profissional sem possuir diploma, antes da edição da lei.
A medida tenta neutralizar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de junho de 2009, que revogou a exigência do diploma para jornalistas. Os ministros consideraram que o decreto-lei 972 de 1969, que exige o documento, é incompatível com a Constituição, que garante a liberdade de expressão e de comunicação. A exigência do diploma, de acordo com esse ponto de vista, seria um resquício da ditadura militar, criada somente para afastar dos meios de comunicação intelectuais, políticos e artistas que se opunham ao regime.
Relator da matéria no Senado, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) argumentou que o projeto resgata a dignidade profissional dos jornalistas, ao fixar na própria Constituição que a atividade será privativa de portadores de diploma de curso superior. Além disso, por se tratar de uma profissão que desempenha função social, o jornalismo precisa de formação teórica, cultural e técnica adequada, além de amplo conhecimento da realidade. 
Liberdade de expressão
- A exigência do diploma de jornalismo não criará nenhum embaraço para a liberdade de expressão ou do pensamento. Sinceramente, o que cria esse embaraço é o monopólio exercido na mídia brasileira. É outra coisa que o Congresso tem obrigação de examinar. Tem matéria sobre monopólio de uso da mídia Eu quero ver a opinião de senadores sobre o monopólio da comunicação. Não tem nada a ver com a profissão de jornalista – argumentou Inácio Arruda, ao rebater as críticas de senadores contrários ao projeto de que a exigência do diploma feria a liberdade de expressão.
Um desses críticos foi o senador Fernando Collor (PTB-AL). Segundo ele, a PEC impede a “total liberdade da expressão” da sociedade. O senador também criticou os cursos de jornalismo, que estariam formando “analfabetos funcionais” profissionais que não conhecem a Língua Portuguesa nem cumprem as regras básicas do jornalismo, como apurar bem uma notícia.
- Eles não aprendem na universidade aquilo que, nós, outros jornalistas, que não tivemos de passar por esses bancos universitários para exerceremos livremente a nossa profissão, aprendemos no dia a dia e na labuta das redações – afirmou o senador.
Inconstitucional
Outro argumento contrário foi de que o projeto seria inconstitucional, uma vez que o Supremo Tribunal Federal já se posicionou pela não necessidade do diploma para a profissão. Para o líder do DEM, senador Demóstenes Torres (GO), a expectativa dos detentores de diploma de jornalismo de, por meio de Emenda Constitucional, mudar a decisão do Supremo será frustrada.
- O Supremo Tribunal Federal, há mais de uma década, vem dizendo que emendas à Constituição também podem ser declaradas inconstitucionais. E o Supremo, obviamente, vai considerar inconstitucional esta matéria. Porque o que o tribunal decidiu, em relação a profissões, é que tem que ser preservado o direito fundamental de exercer a profissão, de exercê-la livremente, de ter direito à manifestação. Foi isso que decidiu o Supremo e é isso que vai decidir o Supremo de novo – enfatizou.
A aprovação da PEC 33/2009 vem sendo reivindicada por entidades representativas dos jornalistas, que chegaram a entregar aos parlamentares abaixo-assinado favorável à proposta. Na Câmara, também tramita matéria (PEC 386/2009) de mesmo teor, apresentada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Em campanha pela aprovação do projeto, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) classificou a decisão do STF como “obscurantista”.
Paola Lima / Agência Senado

Fonte

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 09 de Dezembro de 2011, 00:06:08 »
Senado aprova em primeiro turno PEC que exige diploma a jornalista

[...]
Um desses críticos foi o senador Fernando Collor (PTB-AL). Segundo ele, a PEC impede a “total liberdade da expressão” da sociedade. O senador também criticou os cursos de jornalismo, que estariam formando “analfabetos funcionais” profissionais que não conhecem a Língua Portuguesa nem cumprem as regras básicas do jornalismo, como apurar bem uma notícia.
[...]

Eu seria o último humano a concordar com o indivíduo chamado "Fernando Collor de Mello", mas o que ele afirmou acima eu tenho de endossar. Embora seja uma evidência anedótica, nos últimos dez anos eu tive contato com vário(a)s jornalistas recém-formados e o nível intelectual deles era (é) realmente muito baixo.
Foto USGS

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #153 Online: 09 de Dezembro de 2011, 01:02:39 »
Seria o caso de rever os cursos que existem, onde estão falhando, mas não de impedir a apropriação que eles requerem. Se ela existe em tantas outras profissões como juiz, professor, advogado, engenheiro, alfabetizador, por que não para jornalista?

O que eu discordo é que essa restrição se torne constitucional. Parece que se esqueceram de que a Constituição é uma base para um sistema de leis que seja mais versátil (mas nem tanto, claro!). Ninguém foi mexer na Constituição para exigir licenciatura de professores, bastou a LDB. Pior é o texto da emenda, em que a Constituição passa a citar o nome de um órgão. Órgãos podem mudar de nome, podem ser substituídos, fundidos, e, com isso, podemos ter uma parte da Constituição caducada.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2011, 01:06:46 por Mr."A" »
8-)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #154 Online: 09 de Dezembro de 2011, 01:09:09 »
Diploma obrigatório para exercer a função de jornalista na prática é o mesmo que diploma para ser eloquente ou para exercer carisma.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #155 Online: 09 de Dezembro de 2011, 02:05:09 »
Acho que o maior ponto é deixar a divulgação da informação na mão de apenas uma classe, isso atrapalha a liberdade de expressão. Em varias profissões eu vejo a necessidade de  diploma para várias profissões, ainda não vi um argumento descente para a obrigatoriedade em jornalismo. E eu ainda acho que jornalismo deveria ser curso tecnico. Até gastronomia e macumba viraram cursos universitários...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 09 de Dezembro de 2011, 10:35:38 »
Acho que o maior ponto é deixar a divulgação da informação na mão de apenas uma classe, isso atrapalha a liberdade de expressão. Em varias profissões eu vejo a necessidade de  diploma para várias profissões, ainda não vi um argumento descente para a obrigatoriedade em jornalismo. E eu ainda acho que jornalismo deveria ser curso tecnico. Até gastronomia e macumba viraram cursos universitários...

Ops...gastronomia é um curso superior em tecnologia, portanto forma técnicos em gastronomia e a comparação com a macumba foi totalmente impertinente e desnecessária. Talvez você não saiba exatamente o que é a gastronomia.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #157 Online: 09 de Dezembro de 2011, 10:48:30 »
Acho que diploma de jornalismo não apenas não deve ser obrigatório, como também devia ser proibido para quem escreve sobre ciência...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 09 de Dezembro de 2011, 10:49:28 »
Isso podia entrar na tal regulamentação da profissão de físico que foi aprovada em alguma instância no governo.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 09 de Dezembro de 2011, 10:55:48 »
Isso podia entrar na tal regulamentação da profissão de físico que foi aprovada em alguma instância no governo.

Verdade. Quem melhor do que físicos para escrever sobre física? Mas da mesma forma ninguém melhor do que biólogos para escrever sobre biologia, engenheiros para escrever sobre tecnologia, economistas para escrever sobre economia, historiadores para escrever sobre história, etc. Sendo assim, o melhor mesmo é não fazer essa exigência estúpida de diploma de jornalismo para exercer a profissão de jornalista. Jornalismo especializado exige uma qualificação maior.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #160 Online: 09 de Dezembro de 2011, 15:27:24 »
É o cúmulo da hipocrisia esse pessoal, muitos dos mesmos que atualmente têm todo esse discurso pró-liberdade de expressão e anti-ditadura, agora lutando com unhas e dentes para reefetivar uma lei da ditadura.

Eu acharia menos desprezíveis se fossem honestos, admitissem, "é reserva de mercado sim".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #161 Online: 09 de Dezembro de 2011, 15:29:04 »

A regulamentação da profissão de físico só dita exigência de diploma a pessoas que queiram usar aceleradores de partículas e fazer aquela demonstração com um pêndulo ameaçador que, soltado diante do nariz de uma pessoa, retorna rente a ela sem atingí-la.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 09 de Dezembro de 2011, 15:29:59 »
Podia incluir escrever dobre física :P
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #163 Online: 09 de Dezembro de 2011, 15:44:37 »

Ops...gastronomia é um curso superior em tecnologia, portanto forma técnicos em gastronomia e a comparação com a macumba foi totalmente impertinente e desnecessária. Talvez você não saiba exatamente o que é a gastronomia.
Conheço o curso de gastronomia, um grande amigo meu faz o curso. E exatamente por conhecer, eu acho que deveria ser considerado curso técnico.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #164 Online: 09 de Dezembro de 2011, 16:22:31 »

Conheço o curso de gastronomia, um grande amigo meu faz o curso. E exatamente por conhecer, eu acho que deveria ser considerado curso técnico.

Também sou formado em gastronomia. É um curso técnico, sem dúvida, tanto que forma tecnólogos com nível superior.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 09 de Dezembro de 2011, 16:24:39 »
Você é formado em gastronomia e tem um avatar com um garoto comendo macarrão com salsicha? Isso é o equivalente gastronômico da pseudociência :nao3:

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #166 Online: 09 de Dezembro de 2011, 16:35:33 »
Giga, você é cozinheiro de profissão ou apenas fez gastronomia para aperfeiçoar um hobby?
O que achou do curso?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #167 Online: 09 de Dezembro de 2011, 16:49:16 »
Giga, você é cozinheiro de profissão ou apenas fez gastronomia para aperfeiçoar um hobby?
O que achou do curso?

Fiz como hobby mas atualmente atuo como consultor. O curso foi excelente ( Alain Ducasse Formation).

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #168 Online: 09 de Dezembro de 2011, 17:30:20 »
Você é formado em gastronomia e tem um avatar com um garoto comendo macarrão com salsicha? Isso é o equivalente gastronômico da pseudociência :nao3:

:histeria:

Existe macarrão e "macarrão" assim como existe salsicha e "salsicha" e também depende de quem prepara e como prepara.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #169 Online: 09 de Dezembro de 2011, 18:08:03 »
Falácia do escocês. Tsc,tsc...

:P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 09 de Dezembro de 2011, 19:15:51 »

"pseudociência gastronômica" me lembrou desse episódio do P&T BS:

<a href="http://www.youtube.com/v/a9J1b3MqiX8" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/a9J1b3MqiX8</a>

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 09 de Dezembro de 2011, 20:53:38 »
Isso acontece muito, você nem imagina o que tem por aí...

Leia "Cozinha Confidencial" (Confidential Kitchen) de Anthony Bourdain para você ter uma idéia do que acontece na maioria das cozinhas.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 09 de Dezembro de 2011, 20:58:17 »

Leia "Cozinha Confidencial" (Confidential Kitchen) de Anthony Bourdain para você ter uma idéia do que acontece na maioria das cozinhas.

Eu vou querer entrar num restaurante novamente depois?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #173 Online: 09 de Dezembro de 2011, 21:32:12 »

Também sou formado em gastronomia. É um curso técnico, sem dúvida, tanto que forma tecnólogos com nível superior.

O curso caro do cacete!!!!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #174 Online: 09 de Dezembro de 2011, 21:41:51 »

Eu vou querer entrar num restaurante novamente depois?

Vai, mas vai ser mais seletivo e saber o que pedir.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!