curso de jornalismo é um curso que se propõe a, durante quatro anos, ensinar alguém a escrever e a distinguir entre mentira e verdade
Você acha MESMO que só se restringe a isso basicamente?
Se um dia tiver a oportunidade, converse com um professor de uma faculdade de jornalismo e poste aqui a conversa.
Vá ver como é um TCC em jornalismo...sem outra definição, é "foda" de fazer! A quantidade de coisas que você tem que estudar para produzir por exemplo sozinho ou com seu grupo um jornal, uma revista, um programa de tv, um programa de rádio (meu caso), uma foto-reportagem etc.
Sei que há muito conteúdo de caráter técnico no curso de jornalismo, como fotografia e cinegrafia. Mas estes poderiam perfeitamente ser dados em cursos técnicos de curta duração
Tente estudar teoria da comunicação e suas ementas em "cursos de curta duração"...Procure ler qualquer livro de Teoria da comunicação para ver se é algo simples, básico ou corriqueiro que caiba em um curso de curta duração.
Se a questão fosse tão simplista e reducionista como você coloca, até em países onde o diploma nunca foi exigido já teriam acabados os grandes e melhores cursos de jornalismo do mundo (como o da Universidade de Colúmbia, nos EUA) e teriam apenas "cursos técnicos de curta duração". Você provavelmente fez tal afirmação por desconhecer completamente o que se aprende no curso de jornalismo.
Dado que a exigência de diploma para a prática de uma dada profissão é feita na intenção de proteger o consumidor de potenciais charlatães não facilmente identificáveis e cujo amadorismo possa levar a danos graves e irreversíveis ao consumidor e a terceiros*, qualquer defensor do diploma para a prática do jornalismo terá de explicar por que eu corro sério risco de vida quando compro um jornal feito por um mau jornalista, e também por que um mau jornalista seria um espécime de difícil identificação. Não nego que ser ludibriado por um jornalista desonesto não possa ter seus riscos, mas isso só deixa um desafio maior para o defensor do diploma: passar por uma faculdade faz alguém ficar mais honesto? Como?
Isto é extremamente reducionista. Honestidade é algo inerente ao caráter de uma pessoa, independente de passar por uma faculdade. Porém passar por uma faculdade capacita a pessoa a lidar com as muitas ferramentas técnicas e os pormenores de produção de uma reportagem, técnicas de entrevista (que não são poucas) etc. Ou você acha que é fácil fazer uma reportagem se limitando a um determinado número de toques? O ambiente acadêmico também é onde o futuro jornalista vai treinar as técnicas aprendidas, como lidar com os detalhes técnicos de cada veículo e por aí vai. Claro que pós-graduações são sempre bem-vindas, mas a estrutura principal está na faculdade.
Do jeito que você coloca, parece que quer insinuar que "não há problema de existir um mau jornalista, já que não corro risco de vida mesmo"..
Também é reducionista ao resumir a questão em "correr risco de vida ou não".
Ler minha postagem aqui:
../forum/topic=20722.25.html#msg457870Você, como leigo que escreve razoavelmente bem, conseguiria fazer um lead criativo, condensando em um parágrafo as principais informações de uma notícia? Conseguiria fazer um intertítulo e resumir tudo isto a um número pré-determinado de caracteres, a ser definido pelo editor?
Quem acha que "basta escrever bem para ser jornalista", deveria "ser jogado aos leões" em uma redação de jornal, com todas as exigências que o editor vai fazer e falando jargões técnicos que você só aprende na faculdade.
Já que agora todo mundo acha que é moleza ser jornalista (com suas várias atribuições, variadas entre os veículos e as editorias), por que não colocam a mão na massa para ver como é? De preferência depois mostrando ao editor de um jornal, pra ver se ele vai gostar e dizer que publica.
Claro que você não chega no mercado de trabalho sabendo tudo ou com toda a experiência do mundo, mas a faculdade capacita o jornalista para lidar com a pressão e proporciona o conhecimento acadêmico necessário.
Se forem falar em algo como "ah, mas tem faculdade de jornalismo ruim" ou "o currículo às vezes não é padronizado".
Ótimo, mas aí poderíamos falar em cobrar mais dos cursos de jornalismo.
Será que um leigo, que apenas escreve razoavelmente bem, conseguiria praticar o complicado jornalismo científico apenas com seu bom vocabulário, sem nenhum conhecimento de metodologia de pesquisa?
O ponto central é que o diploma de jornalista em si não viola nada a liberdade de expressão. "Eles [os ministros] confundiram liberdade de expressão com exercício profissional. Liberdade de expressão é praticada por sindicatos, por um Judiciário independente e não por jornalistas, que cumprem ordens de suas empresas", disse.
../forum/topic=20722.75.htmlPara escrever um livro é preciso ser formado em letras?
Literatura não possui necessariamente compromisso com a verdade e não precisa de conhecimentos específicos, como técnicas de redação jornalística e edição.
Para ser piloto é preciso ser formado em engenharia mecânica?
Não ,mas precisa de um número específico de horas de voo, mais conhecimentos técnicos de como operar uma aeronave. Alguém sem o número X de horas de voo pode tirar o brevê?
Para ser tradutor (ou função que o valha) é preciso ser formado em línguas?
É uma profissão diferente, com outro contexto. E vá ver se vão aceitar uma tradução juramentada de qualquer um....