Autor Tópico: Procuradoria analisa se Danilo Gentili fez piada racista no Twitter  (Lida 11894 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
27/07/2009 - 20h02
Procuradoria analisa se Danilo Gentili fez piada racista no Twitter
DIÓGENES MUNIZ
editor de Informática da Folha Online

"King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?" A frase é de Danilo Gentili, integrante do programa "CQC" (Band). Postada na madrugada de sábado (25) para domingo no Twitter, a declaração se arrasta numa polêmica que deixou de ser virtual e chegou ao MPF-SP (Ministério Público Federal em São Paulo).

Segundo a assessoria de imprensa do MPF-SP, a mensagem de Gentili já foi encaminhada a um procurador, que vai apurar se houve ou não racismo. A ONG Afrobras também se posicionou contra o "repórter inexperiente". "Nos próximos dias devemos fazer uma carta de repúdio. Estamos avaliando ainda [entrar com] uma representação criminal", diz José Vicente, presidente da ONG.

"Obrigado, pessoal. Vocês conseguiram me prender igual a um macaco por denúncias de racismo", brincou o humorista
"Isso foi indevido, inoportuno, de mau gosto e desrespeitoso. Desrespeitou todos os negros brasileiros e também a democracia. Democracia é você agir com responsabilidade", avalia Vicente.

Correção de percurso

Alguns minutos após escrever seu primeiro "tweet" sobre King Kong, Gentili tentou se justificar no microblog. "Alguém pode me dar uma explicação razoável por que posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa, mas nunca um negro de macaco?" Mais de uma vez, ele tentou se justificar. "Na piada do King Kong, não disse a cor do jogador. Disse que a loira saiu com cara porque é famoso. A cabeça de vocês que têm preconceito."

No domingo, o integrante do "CQC" jogou na web uma foto em que aparece enjaulado: "Obrigado, pessoal. Vocês conseguiram me prender igual a um macaco por denúncias de racismo." Gentili possui cerca de 165 mil seguidores na plataforma (twitter.com/danilogentili).

Nesta segunda-feira, Gentili voltou ao assunto, desta vez abrindo mão do limite de 140 caracteres oferecidos pelo Twitter. Redigiu um texto no blog, com mais de 6.500 caracteres, para defender sua posição. "Quando vejo um cara dizendo que tem orgulho em ser da raça negra eu juro que nem me passa pela cabeça chamá-lo de macaco. E sim de burro", afirmou. Para ler o texto inteiro, clique aqui.

À Folha Online, na noite desta segunda-feira, o humorista disse estar "disposto a pedir perdão a qualquer pessoa que se ofendeu sobre qualquer assunto em qualquer coisa que eu disse". "Quanto a apagar os tweets, não apago, não. Porque eu realmente disse aquilo. Não consigo ainda entender qual o problema com eles, mas se alguém viu problema, que me perdoe. Eu realmente disse aquilo."

Limites do humor

Essa não é a primeira vez que uma declaração de um integrante do "CQC" gera mal-estar. Uma tirada de Rafinha Bastos num programa de abril deste ano relacionava o cantor Roberto Carlos a Aleijadinho. Indagado por Marcelo Tas se conhecia o trabalho do escultor barroco, Bastos respondeu: "conheço 'Emoções', 'Detalhes'..."

Essa nem sequer é a primeira vez que um humorista é acusado de racismo. Em novembro de 2006, Michael Richards --o Kramer da série "Seinfeld"-- fez declarações que o obrigaram a se desculpar por meses nos EUA. Richards insultou dois negros em um clube de Los Angeles. Os jovens disseram a ele que seu show não era divertido. A resposta, em tradução livre, saiu assim: "Calem a boca! Há 50 anos penduraríamos vocês de cabeça para baixo e lhes espetaríamos o rabo com a porra de um tridente."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u601173.shtml
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Procuradoria analisa se Danilo Gentili fez piada racista no Twitter
« Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2009, 03:32:06 »
Acho que eles exageram nesse negócio de achar que tudo é racismo. Uma vez a Gisele Bundchen e um jogador de basquete fizeram uma capa de revista... e chegaram ao cúmulo de achar a capa racista e que parecia com o filme king kong... :stunned:

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2009, 10:20:32 »
Pra isso o MPF acha tempo.

Brazil-zil-zil.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2009, 10:38:41 »
Pra isso o MPF acha tempo.

Brazil-zil-zil.

É verdade.

Oh MPF! Quer cumprir com o seu dever vai correr atrás de ladrão do colarinho branco, vai.
Político ladrão é o que não falta nesse país.

Vamos. Faça sua parte para melhorar a merda desse país!

Eu já faço a minha há muito tempo. Só voto nulo.

"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2009, 16:24:57 »
Só voto nulo.

Idem. Mas não acho que isso vá melhorar o país de alguma forma...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2009, 16:35:45 »
Só voto nulo.

Idem. Mas não acho que isso vá melhorar o país de alguma forma...

Na verdade também não. :'(
Esse negócio aqui não tem jeito que dê jeito.
Ô povinho! |(

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2009, 16:46:02 »
A justiça neste país é uma piada.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2009, 17:11:26 »
Danilo Gentili é infantil, mas ele crescre, com certeza.
Foi uma mal entendido, mas acho que cabe punição na próxima.

Sim, o comentário foi de mal gosto, racista e o crianção ainda tentou se justificar. Típico de moleque que começou agora, deslumbrou e precisa tomar uns puxões de orelha para aprender, já que optou em ser um pessoa pública e não dá para sair por aí dizendo tudo o que vem na cabeça sem sofrer algumas consequências.

Já o MPF tem que se pronunciar, fazer o que? Ele foi acionado formalmente pela ONG em questão...

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2009, 18:14:49 »
Punição pelo que? Eu tenho descendencia negra, mas não fiquei ofendido, achei até legal a piada.

Qual o problema? Se um branco usar uma camisa com 100% branco escrito nela é racismo, se um negro usar uma escrito 100% negro aí é a coisa mais linda do mundo... A lei é para todos e condescendencia não ajuda em porra nenhuma...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2009, 18:19:57 »
Punição pelo que? Eu tenho descendencia negra, mas não fiquei ofendido, achei até legal a piada.

Qual o problema? Se um branco usar uma camisa com 100% branco escrito nela é racismo, se um negro usar uma escrito 100% negro aí é a coisa mais linda do mundo... A lei é para todos e condescendencia não ajuda em porra nenhuma...

Não diria isto se fosse uma pessoa pública. Você não é uma pessoa pública. Não cabe o argumento, desculpe.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2009, 18:23:25 »

Não diria isto se fosse uma pessoa pública. Você não é uma pessoa pública. Não cabe o argumento, desculpe.
Não entendi...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2009, 18:36:07 »

Não entendi...

É que existe uma lei só para pessoas públicas...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Julho de 2009, 18:54:13 »
Todo jogador de futebol é negro???? Que racismo!  ::)
Se ele tivesse usado a expressão "maratonista" no lugar de "jogador de futebol" seria também racismo???? E se ele usasse "campeão de F1"?  :stunned:

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Julho de 2009, 20:07:40 »
Seria interessante ouvir a opinião de um gorila que é um símio ser tratado por macaco... acho que isso é "especiecismo"... Deve caber alguma punição aí também...
 - Carl Sagan

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Julho de 2009, 22:27:13 »
Gostem ou não, há neste país, Leis Anti-racismo.

Primeiro: Danilo Gentili, querendo ou não, não pode sair por aí dizendo tudo o que vem a cabeça (acredito que este é um primeiro passo para ter a conotação de "imbecil");
Segundo: Se você é uma pessoa pública, vai ter que aguentar todo o tipo de crítica e isto é um fato;
Terceiro: O comentário do Danilo foi racista. Se não fosse, não teria tentado corrigir a baboseira que disse;
Quarto: Certamente ele, assim como muitos aqui, nunca sofreram algum tipo de preconceito, então é bem fácil ser irônico e sarcástico;
Quinto: Baboseira todo mundo fala, mas quando se fala publicamente, além do marketing negativo e os rótulos que recebe, ainda faz uma porção de inimigos;
Sexto: Muitos conhecem perfeitamente o conceito de racismo, por isso são tão sarcásticos, já que é a única ferramenta que possuem para argumentar uma Lei tão rígida. Normalmente zombamos daquilo de que não temos poderes para mudar.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #15 Online: 28 de Julho de 2009, 23:08:46 »
A mídia devora as pessoas públicas...Agora sobre ele tentar corrigir o que disse... que escolha ele tinha? Se tem pessoas com a cabeça tão fechada e pequena que distorcem o que a gente fala e ainda julgam... Pessoas assim são terríveis, procuram pelo em ovo, são medíocres...

É dificil lidar com isso, muitos famosos tentam... mas não conseguem, é dificil lidar com pessoas medíocres que distorcem tudo e ainda criticam... e depois perguntam "por que celebridades usam drogas?"...isso é terrível...

Uma coisa é ser neonazista e dizer que quer acabar com todos que não são loiros de olhos azuis... e outra coisa é fazer uma piada que não tem nada a ver com raça...

Essa capa de revista é racista?  ::)

Esse pessoal que vê racismo em tudo nunca viu racismo de verdade. Deveriam assistir as propagandas nazistas que Hitler fez... aí veriam o que é racismo de verdade...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Julho de 2009, 23:10:59 »
A mídia devora as pessoas públicas...

Principalmente a mídia Americana e a Britânica.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Julho de 2009, 23:30:21 »
Essa capa de revista é racista?  ::)

Tirem suas próprias conclusões: O vestido da Gisele é igual ao de Fay Wray na primeira edição do filme. A pose do cara também. Se o cara estivesse sorrindo, com uma outra pose, ninguém teria comentado.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Julho de 2009, 23:55:06 »
Achei a foto...

Para quem tem uma mente racista (e muitos tem), isso não é um prato cheiro?

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #19 Online: 29 de Julho de 2009, 01:00:46 »
Primeiro: Danilo Gentili, querendo ou não, não pode sair por aí dizendo tudo o que vem a cabeça
Esse é o trabalho dele.

Segundo: Se você é uma pessoa pública, vai ter que aguentar todo o tipo de crítica e isto é um fato;
E algumas são injustificadas e idiotas.

Terceiro: O comentário do Danilo foi racista. Se não fosse, não teria tentado corrigir a baboseira que disse;
Não foi racista.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #20 Online: 29 de Julho de 2009, 01:14:08 »
Achei a foto...

Mas como eu não sou uma pessoa medíocre, e muitas pessoas do CC também não são... Nós temos que analisar o lado da vogue...

1- A pose do jogador de basquete. Bom...jogador de basquete, ele fez uma pose que combina com o esporte dele, batendo a bola no chão e fazendo cara de "eu sou fera! faço todas as cestas e sempre ganho."

2- O vestido da Gisele. Na época a moda era vestidos assim, tomara-que-caia, de seda, e reto... e a cor também. E como a Vogue é uma revista de moda...

3- A loirisse da Gisele. Descendente de alemão, top model, celebridade... Que culpa ela tem de ter o cabelo loiro?

Esse negócio de achar a capa parecida com o filme, é coisa de gente que procura mensagem subliminar, ou de gente que vê o rosto do michael jackson até em bandeja suja de gordura...

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #21 Online: 29 de Julho de 2009, 07:59:09 »
Já o MPF tem que se pronunciar, fazer o que? Ele foi acionado formalmente pela ONG em questão...

Pelo que entendi o MPF agiu de ofício.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #22 Online: 29 de Julho de 2009, 09:16:15 »
Achei a foto...

Mas como eu não sou uma pessoa medíocre, e muitas pessoas do CC também não são... Nós temos que analisar o lado da vogue...

1- A pose do jogador de basquete. Bom...jogador de basquete, ele fez uma pose que combina com o esporte dele, batendo a bola no chão e fazendo cara de "eu sou fera! faço todas as cestas e sempre ganho."

2- O vestido da Gisele. Na época a moda era vestidos assim, tomara-que-caia, de seda, e reto... e a cor também. E como a Vogue é uma revista de moda...

3- A loirisse da Gisele. Descendente de alemão, top model, celebridade... Que culpa ela tem de ter o cabelo loiro?

Esse negócio de achar a capa parecida com o filme, é coisa de gente que procura mensagem subliminar, ou de gente que vê o rosto do michael jackson até em bandeja suja de gordura...

Não importa. Não tem gente que procura mensagem subliminar e qualquer motivo para elegar racismo? Então não há o que dizer. Não adianta traçar um universo paralelo para tentar dizer ao mundo que o racismo é coisa do passado. Está aí ó! É fato, se tem gente procurando pelo em ovo, é porque tem muito mercado para elas ainda. Paciência.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Julho de 2009, 09:16:47 »

Pelo que entendi o MPF agiu de ofício.

Se for, pior ainda!

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #24 Online: 29 de Julho de 2009, 09:20:39 »
Esse é o trabalho dele.

Então que ELE pare de ser estúpido de tentar corrigir as asneiras que fala. Ou ele não sabe do país que vive e com todo esse papo de racismo e blá blá blá? Bem feito para ele. Mais um reporterzinho de merda, teremos que aturar muitos outros pela frente.

E algumas são injustificadas e idiotas.

Isto eu concordo plenamente.

Não foi racista.

Bom, é uma opinião. Acredito que foi, mas quem vai decidir é o MPF.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!