Autor Tópico: Procuradoria analisa se Danilo Gentili fez piada racista no Twitter  (Lida 11895 vezes)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Procuradoria analisa se Danilo Gentili fez piada racista no Twitter
« Resposta #25 Online: 29 de Julho de 2009, 09:45:55 »

LEI Nº 9.459, DE 13 DE MAIO DE 1997.

Altera os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, e acrescenta parágrafo ao art. 140 do Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço  saber  que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, passam a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional."

"Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Pena: reclusão de um a três anos e multa.

§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

§ 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza:

Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

§ 3º No caso do parágrafo anterior, o juiz poderá determinar, ouvido o Ministério Público ou a pedido deste, ainda antes do inquérito policial, sob pena de desobediência:

I - o recolhimento imediato ou a busca e apreensão dos exemplares do material respectivo;

II - a cessação das respectivas transmissões radiofônicas ou televisivas.

§ 4º Na hipótese do § 2º, constitui efeito da condenação, após o trânsito em julgado da decisão, a destruição do material apreendido."

Art. 2º O art. 140 do Código Penal fica acrescido do seguinte parágrafo:

"Art. 140. ........................................................... ........

........................................................... ........................

§ 3º Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem:

Pena: reclusão de um a três anos e multa."

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário, especialmente o art. 1º da Lei nº 8.081, de 21 de setembro de 1990, e a Lei nº 8.882, de 3 de junho de 1994.

Brasília, 13 de maio de 1997; 176º da Independência e 109º da República.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Milton Seligman

Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 14.5.1997
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #26 Online: 29 de Julho de 2009, 10:06:20 »
Aproveitando:

Alguém do CC tem Twitter?

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #27 Online: 29 de Julho de 2009, 10:07:40 »
Já o MPF tem que se pronunciar, fazer o que? Ele foi acionado formalmente pela ONG em questão...

Pelo que entendi o MPF agiu de ofício.

Se for, pior ainda!

Pela leitura da lei percebe-se que o crime é de ação pública incondicionada.

Mas o que questiono não é tanto o fato de o MPF ter agido de oficio, já que essa é de fato sua obrigação no caso em discussão.

O que foi mais questionado é a relevância deste fato quando comparado com um monte de outras coisas infinitamente mais graves que tem passado em branco à vista do MPF.

O MPF deveria ter a mesma presteza quanto a fatos envolvendo políticos corruptos, por exemplo.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #28 Online: 29 de Julho de 2009, 10:14:41 »
O MPF deveria ter a mesma presteza quanto a fatos envolvendo políticos corruptos, por exemplo.

Bom, eu me limitei ao tema do tópico somente, mas podemos sugerir a abertura de um somente para apontar a ineficácia do MPF para outros assuntos, sem problemas.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #29 Online: 29 de Julho de 2009, 13:00:25 »
Gostem ou não, há neste país, Leis Anti-racismo.
Espantalho...
OLha o avião...

Primeiro: Danilo Gentili, querendo ou não, não pode sair por aí dizendo tudo o que vem a cabeça (acredito que este é um primeiro passo para ter a conotação de "imbecil");
Liberdade de expressão.

Segundo: Se você é uma pessoa pública, vai ter que aguentar todo o tipo de crítica e isto é um fato;
E...?

Terceiro: O comentário do Danilo foi racista. Se não fosse, não teria tentado corrigir a baboseira que disse;
Bifurcação;
Afirmação do consequente;
Non Sequitur;
Acho que cabe um Circulus in Demonstrando tambem;
Petitio Principii;
Cum Hoc Ergo Propter Hoc;

Escolha uma aí...

Quarto: Certamente ele, assim como muitos aqui, nunca sofreram algum tipo de preconceito, então é bem fácil ser irônico e sarcástico;
Espantalho;
Generalização apressada;
Non Sequitur;
Red Hering;
Pressuposição;

Escolhe uma...

Quinto: Baboseira todo mundo fala, mas quando se fala publicamente, além do marketing negativo e os rótulos que recebe, ainda faz uma porção de inimigos;
E...? (nem preciso citara  lista de novo, né?)

Sexto: Muitos conhecem perfeitamente o conceito de racismo, por isso são tão sarcásticos, já que é a única ferramenta que possuem para argumentar uma Lei tão rígida. Normalmente zombamos daquilo de que não temos poderes para mudar.
Poutz... não vai parar não??? Parece que é de propósito...

======================================
Você não tem argumentos, desculpe.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #30 Online: 29 de Julho de 2009, 13:20:03 »
Você não tem argumentos, desculpe.

Típico... Depois falamos quando estiver mais calmo.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #31 Online: 29 de Julho de 2009, 15:04:32 »
Típico de que? Me conhece de onde? Quem disse que não estou calmo?

Você conclue com poucos, ou nenhum, dados e quer que eu diga o que? E ainda vem com esse tom arrogante.

ai ai...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #32 Online: 29 de Julho de 2009, 15:14:19 »
Típico de que? Me conhece de onde? Quem disse que não estou calmo?

Você conclue com poucos, ou nenhum, dados e quer que eu diga o que? E ainda vem com esse tom arrogante.

ai ai...

Tom arrogante, falácias, sem nenhum dados... Nossa! Você praticamente postou o dicionário inteirinho de falácias da wikipédia aqui. Tudo isto porque eu não concordei com você e vice-versa... Só faltou me chamar de nazista...

Sugestão: Se não quer argumentar porque a forma como eu me exponho não lhe agrada, não responda. Simples.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #33 Online: 29 de Julho de 2009, 15:21:51 »
Tom arrogante, falácias, sem nenhum dados...
Sim, tom arrogante no seu "típico"...
Sim, falácias nos seus "argumentos"...
Sim, concluiu que eu não estava calmo sem nenhum dado que lhe corroborasse, ou citar a lista de falacias (que peguei no ateus.net e não na wiki - claro, também não sou maquina de lembrar todas...) é o mesmo que não estar calmo? E "típico" de que?

E ainda vem dizer que fiz aquilo por você não ter concordado comigo... ora, menos mostarda, menos...

Sobre sua sugestão, não pense por mim. Os motivos que você escolheu pra ACHAR sobre minha postura nesse tópico só existem na sua cabeça.

Sugestão: Ache menos...
 - Carl Sagan

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #34 Online: 29 de Julho de 2009, 15:25:23 »
Os dois, diminuam o tom e prossigam com o tema do tópico.

Caso achem que foram ofendidos ou que o interlocutor esteja se portando de forma inapropriada, denunciem.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #35 Online: 29 de Julho de 2009, 15:36:18 »
Os dois, diminuam o tom e prossigam com o tema do tópico.

Combinado.  :ok:

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #36 Online: 29 de Julho de 2009, 16:01:00 »
Danilo Gentili é infantil, mas ele crescre, com certeza.
Foi uma mal entendido, mas acho que cabe punição na próxima.
Punição pelo que? Eu tenho descendencia negra, mas não fiquei ofendido, achei até legal a piada.

Qual o problema? Se um branco usar uma camisa com 100% branco escrito nela é racismo, se um negro usar uma escrito 100% negro aí é a coisa mais linda do mundo... A lei é para todos e condescendencia não ajuda em porra nenhuma...

Não tem nem comparação. Se a lei e, principalmente, o respeito fossem para todos, eu realmente condenaria qualquer atitude como essa.

Eu fico muito feliz quando vejo um negro com uma camisa "100% negro". Isso significa que, provavelmente, ele não responde ao senso - quando perguntado qual a sua cor/etnia - que é 'marrom', 'moreno jambo', 'cor de chocolate', 'moreno escuro', etc. Ele responde o que é realmente é: negro.

E, para um país onde o belo é o padrão europeu, essa atitude de afirmação é muito positiva.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #37 Online: 29 de Julho de 2009, 16:04:03 »
Danilo Gentili é infantil, mas ele crescre, com certeza.
Foi uma mal entendido, mas acho que cabe punição na próxima.
Punição pelo que? Eu tenho descendencia negra, mas não fiquei ofendido, achei até legal a piada.

Qual o problema? Se um branco usar uma camisa com 100% branco escrito nela é racismo, se um negro usar uma escrito 100% negro aí é a coisa mais linda do mundo... A lei é para todos e condescendencia não ajuda em porra nenhuma...

Não tem nem comparação. Se a lei e, principalmente, o respeito fossem para todos, eu realmente condenaria qualquer atitude como essa.

Eu fico muito feliz quando vejo um negro com uma camisa "100% negro". Isso significa que, provavelmente, ele não responde ao senso - quando perguntado qual a sua cor/etnia - que é 'marrom', 'moreno jambo', 'cor de chocolate', 'moreno escuro', etc. Ele responde o que é realmente é: negro.

E, para um país onde o belo é o padrão europeu, essa atitude de afirmação é muito positiva.

[2]

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #38 Online: 29 de Julho de 2009, 16:10:18 »
Sério? Eu acho tosco alguém se orgulhar por ter mais/menos melanina que alguém. É o mesmo que eu me orgulhar de ter cabelos pretos.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #39 Online: 29 de Julho de 2009, 16:15:34 »
Se os negros se envergonham de sua cor, que culpa tem os brancos?

É como eu culpar um branco hoje por em 1887 um outro branco ter escravos...

Parece Jave com sua culpa por 10 gerações... ai ai...

E racismo é só quando vai de branco pra negro? O contrario é "afirmação muito positiva"?

Em minha opinião isso tudo é hipocrisia...

Balboa resume bem isso, aqui:
feature=related

hihi...
 - Carl Sagan

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
« Resposta #40 Online: 29 de Julho de 2009, 16:34:06 »
Sério? Eu acho tosco alguém se orgulhar por ter mais/menos melanina que alguém. É o mesmo que eu me orgulhar de ter cabelos pretos.

Mas é tosco mesmo.

Só que os negros passam por situações em que se justifica esse tipo de atitude. Aqui, bonitos (as) são as pessoas que estão dentro do padrão europeu.

Tenho certeza que você já ouviu aquela babação de ovo pelas gaúchas e gírias como "baianas" se referindo a mulheres feias. Gosto, cada um tem um. Mas o bonito é bonito simplismente porque é... e não porque a pele é assim, o cabelo é assado, etc...

Se os negros se envergonham de sua cor, que culpa tem os brancos?

É como eu culpar um branco hoje por em 1887 um outro branco ter escravos...

Parece Jave com sua culpa por 10 gerações... ai ai...

E racismo é só quando vai de branco pra negro? O contrario é "afirmação muito positiva"?

Em minha opinião isso tudo é hipocrisia...

1. Não têm culpa de nada... mas custa refletir que a situação deles é diferente? É questão de bom senso, pra que alguém vai usar uma camisa 100% branco? E pra que alguém veste uma 100% negro? Não é para demonstrar desprezo por aqueles que não são negros (pelo menos, eu nunca entendi assim).

2/3. O branco de hoje não tem culpa... mas o resultado do que o outro branco fez em 1887 está aí. Não significa assumir a responsabilidade e sim se prontificar para fazer algo para mudar.

4. Racismo é racismo, ninguém aqui disse o contrário. Racismo contra judeu, negro, branco, etc... é tudo a mesma coisa: desprezível. Mas vamos combinar que a porcentagem de preconceito que as duas primeiras etnias sofrem nem se compara a que um branco sofre (mas quando sofrer o agressor tem que ser punido, óbvio).

5. Tenho certeza que não é o seu caso mas, na minha humilde opinião, hipocrisia é virar a cara e dizer: Não tenho culpa, não fui eu quem fez isso ou aquilo em miloitocentosenãoseiquantos. Isso não ajuda em nada!!!
« Última modificação: 29 de Julho de 2009, 16:36:30 por Madame Bovary »
.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #41 Online: 29 de Julho de 2009, 16:43:28 »
mas custa refletir que a situação deles é diferente?
No meu primeiro comentario eu deixei claro que não sou branco. Sou negro. Sobre a situação "deles" eu conheço bem, só não gosto de me fazer de coitadinho...
 - Carl Sagan

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 29 de Julho de 2009, 16:48:09 »
Pois é, acho muito "coitadismo" isso.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
« Resposta #43 Online: 29 de Julho de 2009, 16:48:30 »
Não tem nada a ver com "coitadinho". Em nenhum momento eu disse isso ou que deve ser assim... acho que você não entendeu nada do que eu escrevi.
.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 29 de Julho de 2009, 16:59:58 »
Talvez eu não tenha entendido mesmo.

Mas é tosco mesmo.

Só que os negros passam por situações em que se justifica esse tipo de atitude. Aqui, bonitos (as) são as pessoas que estão dentro do padrão europeu.

Tenho certeza que você já ouviu aquela babação de ovo pelas gaúchas e gírias como "baianas" se referindo a mulheres feias. Gosto, cada um tem um. Mas o bonito é bonito simplismente porque é... e não porque a pele é assim, o cabelo é assado, etc...

Primeiro tu concordou comigo, depois disse que eles tem motivos para se orgulharem da cor da pele, como se isso realmente os fizesse, de alguma maneira, diferente de qualquer outra pessoa.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #45 Online: 29 de Julho de 2009, 17:18:21 »
Não importa. Não tem gente que procura mensagem subliminar e qualquer motivo para elegar racismo? Então não há o que dizer. Não adianta traçar um universo paralelo para tentar dizer ao mundo que o racismo é coisa do passado. Está aí ó! É fato, se tem gente procurando pelo em ovo, é porque tem muito mercado para elas ainda. Paciência.
Não to falando que racismo é coisa do passado, mas ver racismo em tudo é a mesma coisa que os crentes que veem o diabo em tudo...

O maior exemplo do mundo de que cor de pele não é nada, e não faz de ninguém melhor ou pior. É o nosso falecido :chorando: Rei do Pop, Michael Jackson. Começou a carreira negro e terminou branco.

Ninguém pode dizer que Michael Jackson fez sucesso porque era um negro, e nem pode dizer que ele fez sucesso porque ele era branco. Quando ele tinha pele mais escura ele cantava muito bem, dançava muito bem, era criativo e etc.. quando ele ficou com a pele mais clara ele continuou a mesma coisa.

O que a cor de pele influencia? Em nada, nadinha, se a pessoa canta bem, escreve bem, é bom em cálculos, é dedicado, responsável e etc.. Não é por causa da cor de pele. A pessoa não é melhor ou pior por causa da cor de pele.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #46 Online: 29 de Julho de 2009, 17:24:56 »
No meu primeiro comentario eu deixei claro que não sou branco. Sou negro. Sobre a situação "deles" eu conheço bem, só não gosto de me fazer de coitadinho...
Tem um vídeo que mostra exatamento isso, o coitadismo.

*sim, é de uma novela, mas fala uma coisa muito interessante sobre isso. Não ver o video por causa disso é que é preconceito. :P

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #47 Online: 29 de Julho de 2009, 17:29:29 »
Não to falando que racismo é coisa do passado, mas ver racismo em tudo é a mesma coisa que os crentes que veem o diabo em tudo...

Concordo com você, mas te faço uma pergunta: Porque é difícil/raro ver demonstrações de racismo, pelo menos aqui no Brasil, sobre os judeus?

Não acha que já está, de certa forma, na cultura popular, o cuidado em não fazer brincadeiras e/ou associações a judeus no nosso cotidiano? Talvez seja pela história recente do holocausto, ou outro motivo?

Em que ponto quero chegar? Parto do princípio que se todos tivessem cuidado de evitar associações que possam fomentar a ira das pessoas de mente racista, já ajudaria bastante. É isso o que o Gentili não fez. Ele deu pano para manga.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #48 Online: 29 de Julho de 2009, 17:43:03 »
Concordo com você, mas te faço uma pergunta: Porque é difícil/raro ver demonstrações de racismo, pelo menos aqui no Brasil, sobre os judeus?
Porque eles são ricos, ou classe média alta, então não tem motivo pra se fazerem de coitadinhos, então quando alguém diz que judeus tem nariz grande, são mão fechada e etc. Eles não colocam num jornal, não fazem alarde. 

Eles parecem mais sensatos em saber o que é anti-semitismo, e o que não é anti-semitismo. Então é por isso que é raro ver demonstrações de preconceito contra judeus, já que eles não levam tudo como preconceito. Eles sabem a diferença entre focinho de porco e tomada.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #49 Online: 29 de Julho de 2009, 17:55:49 »
Eles sabem a diferença entre focinho de porco e tomada.

Perfeito. Logo podemos concluir que enquanto houver figurinhas como esse Gentili fazendo gracinha, as ONG's de plantão cairão matando.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!