Autor Tópico: Procuradoria analisa se Danilo Gentili fez piada racista no Twitter  (Lida 11897 vezes)

Temma

• Visitante
Re: Procuradoria analisa se Danilo Gentili fez piada racista no Twitter
« Resposta #75 Online: 01 de Agosto de 2009, 18:14:18 »
Procurando por negros + jogador de futebol, no google, achei um texto atual sobre a polêmica. (eu queria algo antigo, pra mostrar que a inferência na piada é válida). Mas,gostei do trecho, principalmente deste trecho:

[...]Acha que preconceito é algo abstrato e que está apenas na cabeça das pessoas. No modo como elas entendem as palavras e não na própria existência e uso corriqueiro dessas palavras. Como se elas não estivessem no dia-a-dia de milhões de pessoas, que elas ferem e que elas persistem fortalecendo a si mesmas cada vez que são usadas. Lembrem-se, elas não são inocentes. O humor é para criticar, desarmar, inverter posições. Não vejo graça no contrário.

O texto também cita a crítica da época da TV pirata, contra o racismo(ainda que os personagens negros fossem caricaturais), onde uma família relutava que o filho reconhecesse que era negro:

<a href="http://www.youtube.com/v/KSmR41_tbq0" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/KSmR41_tbq0</a>

eu realmente considero esse quadro hilário.

Bem, aí está o texto completo

http://blogdodez.atarde.com.br/?p=5095

obs: o pior de tudo nesse tópico é ter que explicar a piada  :'(
« Última modificação: 01 de Agosto de 2009, 18:16:47 por Temma »

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #76 Online: 01 de Agosto de 2009, 23:25:29 »
A piada consiste em uma analogia inusitada entre situações nas quais um monstro simiesco do cinema e jogadores de futebol se encontram, sem fazer qualquer referência a um grupo étnico.
Ai tem gente que pensa "Ele falou de um símio. Portanto é claro que ele está falando sobre negros". Isto que é racismo, não a piada.

Quando o casseta e planeta faz piada com o Obama, mostrando este (interpretado pelo Hélio de La Penha) na casa branca tendo o comportamento geralmente atribuído a membros de algumas comunidades negras (o que insinua que comportamento é indissociável de cor da pele), não tem esta palhaçada de ministério público abrindo inquérito, desocupado escrevendo críticas etc.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2009, 23:30:36 por Dante Cardoso Pinto de Almeida »

Temma

• Visitante
« Resposta #77 Online: 01 de Agosto de 2009, 23:57:35 »
mais um adendo. Eu sinceramente não tenho nada contra fazer piadas racistas, desde que se deixe claro que se está sendo racista deliberadamente, para o propósito da piada. E só. O nome disso é humor negro, fazer graça com um problema que é sério. Faz-se o mesmo com a AIDS, Câncer, casos de pedofilia, deficientes físicos, e tantos outros grupos ou situações sérias. Mas, justamente por ser um tipo de humor que invariavelmente irá agredir algumas pessoas, eu condeno que seja feito esse tipo de brincadeira em público. Espera-se um mínimo de intimidade entre as pessoas para esse tipo de brincadeira. Senão, gera-se constrangimentos.  Não é o caso do Gentilli, lido/seguido/idolatrado por tantos.

Temma

• Visitante
« Resposta #78 Online: 02 de Agosto de 2009, 00:26:58 »
Procuradoria arquiva "piada do King Kong" de Danilo Gentili
Publicidade

da Folha Online

O MPF-SP (Ministério Público Federal em São Paulo) arquivou nesta sexta-feira (31) o caso de suposto racismo envolvendo uma piada feita por Danilo Gentili no Twitter. O integrante do "CQC" (Band) comparou, em mensagem divulgada na internet, "macaco" com "jogador de futebol".

"King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?", escreveu Gentili, na madrugada do último domingo (26). A procuradoria entendeu não haver na mensagem uma prática criminosa que demande medidas de um órgão federal, segundo sua assessoria de imprensa.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u603102.shtml

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #79 Online: 02 de Agosto de 2009, 17:45:53 »
A piada se referia a jogadores como um todo. É o estereótipo de ser jogador e catar loira. E como muito jogadores são negros, ele acabou zoando os jogadores negros com isso, pois não teria sentido em falar de gorila se não fosse pra zoar os jogadores negros, já que a associação é evidente de negro com gorila, nada a ver com jogadores não negros.

Acho isso nada a ver: "Quando jogadores de futebol fazem um gol e saem comemorando, segurando a camisa, se jogando e etc.. parece um pouquinho com um orangotango." Na cabeça do Gentili não deve ter passado isso como justificativa pra comparar com gorilas.

Seus comentários que são racistas, não a piada.

Se o cara compara jogadores com gorilas, não há outra coisa a não ser que esteja se referindo a cor de certos jogadores, ainda mais falando em catar loiras, já que isso é levado não somente aos jogadores, mas a todo negro; inclusive, um amigo negro disse coisa parecida. Nunca antes da história deste país, houve alguma comparação com jogadores e gorilas se referindo ao comportamento.

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #80 Online: 02 de Agosto de 2009, 22:22:42 »
Os negros têm que bater no peito e dizer: "Sou macaco sim, e a tu mãe adora o meu pau de meio metro, seu merda". Pronto. O problema é que possuem um problema de identidade não esclarecida, como o pobre que não é feliz com a sua situação, então torna-se ofensivo fazer alusões quanto a situação econômica dele.

Este problema de identidade eu acho que vem de todo o preconceito que sofrem.

O Moacyr Scliar tem um livro infanto-juvenil muito bacana no qual ele faz uma introdução mais ou menos assim: a tragédia do preconceito é que ela faz com que os discriminados se agrupem e tentem se proteger dos discriminadores.

Nada mais natural, na minha opinião.

"Alguém pode me dar uma explicação razoável por que posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa, mas nunca um negro de macaco?"

Isso me passou batido. Sem noção total!!! Quem disse que ele pode chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa? É óbvio que ele não pode fazer isso (ou, pelo menos, não deveria). Acho que muitas pessoas simplicam coisas que devem ser levadas a sério. Tudo para ser contra o "politicamente correto".
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 03 de Agosto de 2009, 05:22:54 »
Os negros têm que bater no peito e dizer: "Sou macaco sim, e a tu mãe adora o meu pau de meio metro, seu merda". Pronto. O problema é que possuem um problema de identidade não esclarecida, como o pobre que não é feliz com a sua situação, então torna-se ofensivo fazer alusões quanto a situação econômica dele.

Este problema de identidade eu acho que vem de todo o preconceito que sofrem.
Desde criança meu pai me ensinou que para parar de me incomodarem com alguma coisa, eu deveria ignorá-la, me importando com ela eu a alimentaria, enquanto que não me importando eu transcenderia o problema.

O tabu não vai acabar com patrulhamento do politicamente correto, para tirá-lo da cabeça das pessoas é preciso que elas mesmo passem por ela. Se os negros começarem a tratarem sua questão de cor naturalmente, as piadas vão perder sua graça por si mesmas.

É só encarar a questão como natural. Imagine em uma novela um personagem disser que acha mulheres negras feias. Nossa, racismo explícito! Ignora-se o fator preferencial que se daria para outras qualidades como cor do cabelo/massa corpórea/altura.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #82 Online: 03 de Agosto de 2009, 11:11:54 »
A piada consiste em uma analogia inusitada entre situações nas quais um monstro simiesco do cinema e jogadores de futebol se encontram, sem fazer qualquer referência a um grupo étnico.
Ai tem gente que pensa "Ele falou de um símio. Portanto é claro que ele está falando sobre negros". Isto que é racismo, não a piada.

Quando o casseta e planeta faz piada com o Obama, mostrando este (interpretado pelo Hélio de La Penha) na casa branca tendo o comportamento geralmente atribuído a membros de algumas comunidades negras (o que insinua que comportamento é indissociável de cor da pele), não tem esta palhaçada de ministério público abrindo inquérito, desocupado escrevendo críticas etc.

Concordo com o Dante, esta piada só pode ser considerada como racista em uma sociedade onde o racismo predomine, pois exige uma interpretação racista para ser entendida.

Como Nietzsche dizia, não existem fatos morais, mas uma interpretação moral dos fatos.

Ou seja, ironicamente, quem viu racismo na frase, deve possuir uma forma de pensamento onde o racismo já está arraigado, mesmo que de forma leve ou antagônica.
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 03 de Agosto de 2009, 14:15:00 »

Meio como se fosse, "qual é a do King-kong? Um macaco que vai para a cidade, fica famoso, sobe nos prédios e começa a destruir tudo, causando um caos. Quem ele pensa que é? O Marilyn Manson?"

Não sei. Acho que houve sim a intenção de deixar implícita uma ligação racial. Não pelo king kong apenas, que por si só já é realmente suspeito, a menos que se seja ingênuamente otimista, mas também por "loira". Não se aplicaria num contexto onde a maior parte dos jogadores de futebol também fossem loiros, que as pessoas de modo geral tivessem cabelos loiros, então não é simplesmente a situação, mas há um componente racial. Poderia tentar se sugerir que ainda assim não há implicação do gorila sugerir a analogia com negros, mas poder ser com pessoas de qualquer cor, que não tenham cabelos loiros, mas é no mínimo duvidoso.

Por acaso, os jogadores de futebol mais comumente negros do que, por exemplo, cantores, ou cantores sertanejos, com os quais talvez se pudesse fazer a mesma piada, se fosse só pela situação análoga a do King kong. Mas levando tudo isso em conta, parece que não é a questão de simplesmente "pegar loira quando não se é loiro e se vem para a cidade", mas especificamente quando se é negro, "por coincidência", como a cor do king kong.

Se ainda a piada especificasse que fosse nos EUA, e se falasse de jogadores de futebol americano - mais comparáveis ao king-kong independentemente da cor - que possivelmente também são menos predominantemente negros, seria mais plausível defender que não há a sugestão kong-negro, que é só a situação, mas novamente, não parece haver nada de "excepcional" em brancos eventualmente pegando loiras a ponto de fazer sentido a piada.

Seria meio como "esses brancos que, não são loiros, mas que pegam uma loira. Quem eles pensam que são? Loiros? Suecos? Jogadores de futebol?"

...

Bem, é comum isso de pesos e medidas diferentes para piadas étnicas quando se é de fora ou de dentro do grupo. O Seinfeld, judeu, até fez uma piada com isso, onde ele ficava com raiva de um judeu convertido ao catolicismo, que agora se via no direito de poder fazer piadas de católicos e de judeus. :D

...

Mas acho tudo isso complicado. Não acho que valesse exatamente toda essa polêmica que teve, acho que poderia ser algo onde se admitisse a ligação da cor do macaco com a cor da pele, como o próprio Danilo mencionou, mais ou menos como se diria sem maiores problemas que um gordo é elefante, que um baixinho é uma formiga e etc. O mesmo com aquela capa de revista meio análoga também ao KK.

Não que eu ache que "vale tudo", sei lá. Acho que só por esse lado ainda não estaria implícito toda a carga da analogia com macaco, não sei. Acho pior o caso de um grupo ou dupla de humoristas que onde uma se caracterizava caricaturalmente como negra e era fedida, e passou no programa da Xuxa, também houveram comentários por aqui, ou notícias, mas reagiram como se fosse algo comparável. Complicado, muda muito de pessoa para pessoa o que parece ofensivo.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #84 Online: 03 de Agosto de 2009, 14:37:36 »
Aos que não acharam que foi racismo: qual a relação de comparar um gorila com jogador de futebol se não foi racismo?

Lembrando o estereótipo de negro catar loira.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #85 Online: 03 de Agosto de 2009, 14:45:20 »
Aos que não acharam que foi racismo: qual a relação de comparar um gorila com jogador de futebol se não foi racismo?

A graça da piada é justamente fazer uma analogia inusitada entre as situações, não a fisionomia.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 03 de Agosto de 2009, 14:45:56 »
É por aí.

Aqueles que tratam de atentar para as possibilidades de alusão a racismo em piadas não percebem que estão, ao ficar com esse policiamento ("Ei, piadas ofendendo essa minoria não pode..."), eles próprios reconhecendo que os estereótipos correspondem à realidade, e com isso contribuindo para a propagação desse tipo de humor.

Meio como as pessoas tenderem a colocar um pano por cima de algum defeito seu qualquer, do qual evitam falar/escondem justamente por reconhecerem que é verdade e por isso ser algo ofensivo. ("Pare de falar que negros são parecidos com macacos, pois eu reconheço que isso é verdade e atentar para essa verdade ofende aos negros").

O que mais contribuiria para o fim desses estereótipos seria simplesmente tratar essas piadas sem graça como piadas sem graça - ignorando-as e levando seus autores ao ostracismo.

Fica difícil concordar com a parte de que a indignação com as piadas seria na verdade uma forma de "admissão" de que se tratam de algo meio "real". Ao mesmo tempo é difícil de fazer qualquer comentário claro e direto quanto a isso. Também acho digna de nota a colocação do Temma, sobre não ser meramente a cor ou qualquer traço fisionômico mais similar a macacos o problema. O problema é a relação disso com uma certa sub-humanização. Se tem algo de verdadeiro na piada sendo "admitido" é que os negros já foram considerados sub-humanos. Se indignar quanto a piadas que fazem essa sugestão não é a meu ver concordar com essa perspectiva, mas justamente o contrário.

Não sugiro de qualquer forma que qualquer piada "racista" seja algo tão dramático, como uma sugestão implícita de sub-humanidade. Mas é um aspecto que deixa a coisa mais perigosamente próxima do limiar do aceitável.

Um pouco como se, piadas de judeus não fossem em referência ao estereótipo de serem sovinas, mas os colocassem meio como se fossem menos do que humanos, algo que não têm problema algum se matar em câmaras de gás, em um contexto pretensamente engraçado. Não acho que se revoltar com isso seria concordar, de forma alguma, e não sei se seria simplesmente o caso de tratar como "piada sem graça" e não algo mais grave.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #87 Online: 03 de Agosto de 2009, 14:46:11 »
Citação de: Buckaroo Banzai
Não sei. Acho que houve sim a intenção de deixar implícita uma ligação racial. Não pelo king kong apenas, que por si só já é realmente suspeito, a menos que se seja ingênuamente otimista, mas também por "loira". Não se aplicaria num contexto onde a maior parte dos jogadores de futebol também fossem loiros, que as pessoas de modo geral tivessem cabelos loiros, então não é simplesmente a situação, mas há um componente racial. Poderia tentar se sugerir que ainda assim não há implicação do gorila sugerir a analogia com negros, mas poder ser com pessoas de qualquer cor, que não tenham cabelos loiros, mas é no mínimo duvidoso.
Boa Buck, e isto me levou a algo que eu não tinha enxergado. O piadista assume explicitamente que é algo superior pegar loiras, tipo "quem ele pensa que é pegando esta morena/mulata/negra?"

Volto: não vejo muito motivo para se criticar piadas preconceituosas quando na verdade qualquer piada é de fato preconceituosa. As mensagens do Strangelove me fazem muito mais sentido (e a resposta do "sua mãe adora"... bem, eu vou usar daqui por diante, mesmo que não seja muito verdade que dentre os dotes da negritude eu tenha sido privilegiado com o tamanho  :| , mas usarei em tom de piada também, não raivosamente, mas jocosamente ).

Agora, dizer que ele não falava de negros é problema pra mim. Por mim não há nada de errado com a piada, só com as desculpas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 03 de Agosto de 2009, 14:49:41 »

Na verdade o estereótipo é de jogador de futebol, comumente negro, catar loira.

O aspecto "negro" parece indissociável da piada. Como disse, "não funcionaria" se a piada fizesse analogia com brancos catando loiras, porque não é algo incomum a ponto de merecer uma piada.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #89 Online: 03 de Agosto de 2009, 15:09:38 »

Concordo com o Dante, esta piada só pode ser considerada como racista em uma sociedade onde o racismo predomine, pois exige uma interpretação racista para ser entendida.

Como Nietzsche dizia, não existem fatos morais, mas uma interpretação moral dos fatos.

Ou seja, ironicamente, quem viu racismo na frase, deve possuir uma forma de pensamento onde o racismo já está arraigado, mesmo que de forma leve ou antagônica.

2 :ok:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 03 de Agosto de 2009, 15:24:01 »
Citação de: Buckaroo Banzai
Boa Buck, e isto me levou a algo que eu não tinha enxergado. O piadista assume explicitamente que é algo superior pegar loiras, tipo "quem ele pensa que é pegando esta morena/mulata/negra?"

Na verdade não precisaria exatamente aceitar o status de loira-troféu para poder fazer uma piada onde isso "ocorre", se está falando de terceiros. O que eu acho que o elemento "loira" faz é "enfatizar" que o KK seria especificamente análogo a jogadores negros, e não a qualquer jogador, que por acaso pega uma loira. Não dá para imaginar que a piada meramente "existisse", mesmo que igualmente sem-graça, em um país predominantemente loiro, porque simplesmente todo mundo pega loiras.

"Um alemão fica famoso, vai para a cidade e pega uma loira". A resposta é "e daí?", e não "haha, pegar uma loira, um alemão, quem imaginaria algo assim".

Seria possível fazer piadas com algum elemento racial que fizessem referência a consideravel raridade de relacionamentos interraciais, sem serem por isso "racistas", mas "por acaso" aí também ficou implícita a comparação de uma raça a um macaco gigante.

Volto: não vejo muito motivo para se criticar piadas preconceituosas quando na verdade qualquer piada é de fato preconceituosa. As mensagens do Strangelove me fazem muito mais sentido (e a resposta do "sua mãe adora"... bem, eu vou usar daqui por diante, mesmo que não seja muito verdade que dentre os dotes da negritude eu tenha sido privilegiado com o tamanho  :| , mas usarei em tom de piada também, não raivosamente, mas jocosamente ).

Agora, dizer que ele não falava de negros é problema pra mim. Por mim não há nada de errado com a piada, só com as desculpas.

Inclusive achei razoavelmente decente do Gentili não tentar se esquivar da comparação com negros. Acho que até pode se fazer esse tipo de piada sem ser racista, mas é um terreno meio arriscado de se andar, as pessoas não tem como saber.

No ginásio, ocorreu um caso que ilustra algo parecido. Eu por exemplo não costumo classificar exatamente as pessoas por cor, sem querer ser politicamente correto nem nada. Pra mim acaba sendo mais ou menos como alto, baixo, médio, até por miscigenação não ser lá muito incomum, então uma boa parte das pessoas estão no limbo "pardo", para o qual eu não uso exatamente o termo branco nem negro, e acho estranho o "pardo". Por algum motivo "mulato" algumas vezes parece também não se aplicar, não sei dizer porque, acho que na minha cabeça está atrelado a algo mais estrito do que toda a gama de variação possível. (Algo parecido acontece com mulheres de cabelo castanho um pouco mais claro, mas não muito; não sei se são loiras ou morenas, ficam num limbo classificativo meu).

Mas enfim, então, esse carinha tinha por coincidência o hábito de fazer piadas/dar apelidos de que o gordinho era baleia/elefante, o baixinho formiga, o sardento "bambi", e etc. Eis que um dia o gordinho se enfezou eu disse que ele parecia um macaco ou chimpanzé. Todo mundo deu risada pela vingança, mas na minha cabeça nem passou a possibilidade da denotação racista. Como ele sempre dava umas risadas meio espalhafatosas, meio como as risadas de chimpanzés (ou aquelas coisas que parecem risadas que eles fazem, abrindo bem a boca e dando uns gritos), foi com isso que fiz a associação. Não sei se foi assim para todo mundo. Só fui me tocar da possibilidade racista anos e anos mais tarde. Simplesmente não posso dizer o que se passou na cabeça dos outros. E por isso também não posso desconsiderar a possibilidade de algo não-racista. Coincidentemente ele até contou um alegado caso pessoal meio parecido, onde ele era comparado a uma girafa, pelo pescoço comprido(?).

O curioso é que apesar dessa coincidência toda (exceto por não ter tido um apelido de animal designado a mim, exceto, o mesmo indivíduo supracitado ter tentado incutir a mim o apelido "pernilongo", mas não pegou), sei lá, algo nessa história dele não colou muito. Não sei dizer porque. Não estou dizendo que ele na verdade é racista. Simplesmente não é possível saber exatamente. Acho que talvez todos tenham um pouco de uma sensação de que os outros sempre são racistas, e a gente não (ao menos entre os brancos, sei lá como é para os negros e mestiços), os outros sendo sempre mais "suspeitos". Acho que se tem um mal que a atenção a esse tipo de piada faz é talvez provocar isso, essa sensação, da existência de um racismo bem maior do que talvez sejam suas reais proporções.

Tempos diferentes esses da infância e começo da adolescência, quando "pr*to" ainda não era palavrão... :|

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 03 de Agosto de 2009, 15:45:32 »
Do RéV:

Eu tô pensando em fazer um novo vestibular. Vou me declara negro, preto, macaco betume, asfalto,piche (qualquer outra definição que NÂO seja ofensiva. O leitor escolhe), e ficar numa vaga exclusiva pra minha cor :emoticon16:

Ridículo, não?

Esse é o grande problema que acontece com nós, os negros(ou como quiser definir). Sabemos que algumas "palavras" usadas por sí só não é pejorativa, o que a torna pejorativa é o contexto e a forma que é usada.

Como você citou o seu amigo que tinha o apelido de chimpa, mesmo não sendo negro, e ele encarava como uma brincadeira e não como uma ofensa direta, posso dizer que se ele fosse um "militante" desses da vida a coisa seria bem diferente.

Quando eu digo que existe um "complexo de inferioridade" nesse meio é justamente disso que eu estou falando. Você já viu algum branco processando um negro porque foi chamado de Vela, branco, leite, "loro bosta" e etc?

Agora o tal "complexo de inferioridade" tá tão grande que se mede a palavra pra definir o negro, as pessoas ficam pensando:
será que definí-lo como "negro" é ofensivo? ou eu deviria chamá-lo de "preto"? ou então de "moreninho"?. Ou seja, mesmo sem a intenção de NÃO ofender, as pessoas medem a palavra por que sabem que o negro pode se ofender pelo simples termo usado.

Quando em uma discussão de troca de ofensas, um xinga o outro de filha da p*ta, veado, corno e etc. Houve um troca de ofensas recíproca, porém a coisa muda se um, por exemplo, chingou o negro de "macaco". Ora, se um está falando barbaridade pro outro, porque só há a gravidade no que xingou o outro de macaco? Isso é racismo?

Vejo por aí todo mundo chamar um indivíduo de olho puxadinho de "japa", o nordestino de "arataca" e "paraíba", O gaúcho de "veado", o carioca de "rato de praia" e etc. Isso não seria racismo também?

Cara, eu sou negro (ou macaco), e não me ofendo com esses termos, os termos em sí não me dizem nada, na minha cabeça os termo ofensívos estão intimamente ligado com a intenção do locutor e para mim não existe níveis de ofensa, toda ofensa é ofensa, tanto faz o locutor me chamar de "bobo" como de filha da p*ta, a intenção foi a mesma e julgado por mim como ofensa do mesmo nível.

Do mesmo modo que ser chamado de macaco, como apelido, não me traria problema nenhum, o único problema que traria seria o trabalho que eu teria pra arrumar um apelído pra quem me colocou o tal :emoticon16: .

Uma das melhores forma de se evitar o "preconceito" é o discriminado não se achar diferente, pois se ele se acha diferente sempre será discriminado. A discriminação existe porque na cabeça das pessoas umas são diferentes das outras e o negro consegue se fazer diferente a cada dia.

Bem, falando tudo isso, alguns devem pensar: francioalmeida deve ser um branquelo vomitando racismo pela net. Eu não sinto a necessidade de mostrar quem sou eu e creio não ser preciso, mas se alguem duvidar...
Eu não uso NICK esse é meu nome mesmo Frâncio Almeida Loyola

Tópico: Unipalmares

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #92 Online: 03 de Agosto de 2009, 16:00:40 »

A graça da piada é justamente fazer uma analogia inusitada entre as situações, não a fisionomia.

Que analogia? Que situações?

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #93 Online: 03 de Agosto de 2009, 16:02:42 »

Na verdade o estereótipo é de jogador de futebol, comumente negro, catar loira.

O aspecto "negro" parece indissociável da piada. Como disse, "não funcionaria" se a piada fizesse analogia com brancos catando loiras, porque não é algo incomum a ponto de merecer uma piada.

Sim, tem que ter negro no meio, se não a piada não teria sentido.

Não sei como tem gente que não viu a relação de jogadores negros com o King Kong.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #94 Online: 03 de Agosto de 2009, 17:39:58 »

Que analogia? Que situações?

Ir para a cidade, ficar famoso e pegar uma loira.

Temma

• Visitante
« Resposta #95 Online: 03 de Agosto de 2009, 20:10:24 »

Na verdade você deveria perguntar qual a graça.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #96 Online: 03 de Agosto de 2009, 20:16:15 »
Citação de: Buck
Na verdade não precisaria exatamente aceitar o status de loira-troféu para poder fazer uma piada onde isso "ocorre", se está falando de terceiros.
Hmmmmmmm. Por conta do "quem ele pensa que é?" eu aposto que sim.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 03 de Agosto de 2009, 21:37:32 »
Mas o "quem ele pensa que é?" se referia ao King Kong, não aos jogadores de futebol...

Sei lá, estou confuso... :/

De qualquer forma... o meu ponto era mais ou menos... que a pedestalização da loira poderia ser feita de um ponto de vista "imparcial", que não implica em aceitar isso... por exemplo, alguém começa a namorar alguma atriz loira famosa qualquer, e perguntar, "quem ele pensa que é, o novo presidente Kennedy?"

:|

Ou seja... ainda que os futebolistas negros sejam comparados ao KK, ou vice-versa, não é como se houvesse algo de errado neles pegarem loiras... mas sim quanto ao KK

...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #98 Online: 03 de Agosto de 2009, 22:35:19 »
Não sei como tem gente que não viu a relação de jogadores negros com o King Kong.
Eu nunca ví relação entre negros e macacos... :umm:

Só vejo entre pessoas que assoam o nariz na pia e macacos...Ou bombados que brigam na rua e gorilas...Ou briga de torcidas, isso sim parece coisa de macaco, ou pior... acho que nem macacos fariam isso...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #99 Online: 04 de Agosto de 2009, 01:07:37 »
Mas o "quem ele pensa que é?" se referia ao King Kong, não aos jogadores de futebol...

Ou seja... ainda que os futebolistas negros sejam comparados ao KK, ou vice-versa, não é como se houvesse algo de errado neles pegarem loiras... mas sim quanto ao KK

Exatamente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!