Autor Tópico: Procuradoria analisa se Danilo Gentili fez piada racista no Twitter  (Lida 11899 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Procuradoria analisa se Danilo Gentili fez piada racista no Twitter
« Resposta #125 Online: 30 de Outubro de 2009, 19:25:14 »

Ou teremos um grupo étnico que tenha mais direitos do que outro???
A questão é que hoje ainda temos um grupo étnico mais valorizado (no caso do Brasil, nem é tanto por ter mais direitos, mas por ser mais valorizado – só exemplo simples: quantas louras apresentam programas de TV? Quantas negras?)

E quantos asiáticos? Quantos brancos com olhos verdes de verdade?

Citação de: Daniel Reynaldo
Quanto à proporção de negros que assumem a carreira de ator,cria-se um círculo vicioso:não há atores negros nos tablados porque não se contrata atores negros ou não se contrata atores negros porque não há atores negros no tablado?

Fico com a primeira,até porque me recuso a acreditar que atores como Cláudio Heinrich,Reynaldo Giannechinni,Mel Lisboa, Lavínia Vlazak interpretem melhor do que o negão aqui ou do que qualquer um zé ninguém que você cate pela rua.

Eu concordo, acho que tem um monte de gente que é meio que ator de enfeite, e não devem faltar atores melhores por aí, ou mesmo de enfeite, só que negros... só que ainda acho que tem um pouco daquilo que eu disse de que devem ter muito mais brancos apostando em ser ator como carreira, por causa disso de desigualdade social.... ser de classe média para baixo, preto ou branco, e querer ser ator não é uma coisa muito sensata e que deva receber muito apoio familiar, eu acho...

Aí teria que haver um esforço ativo por parte do pessoal que escolhe o elenco em procurar pessoas de outras raças além dos que aparecem mais freqüentemente... e acho que eles não vão chegar a esse ponto mesmo... não que fosse muito difícil de encontrar alguém nesse nível de atuação, mas é a lei do esforço mínimo mesmo... só se talvez isso se tornasse lucrativo para eles.... o que acho que talvez ocorresse novamente se negros e mestiços fossem parte mais significativa do mercado consumidor que sustenta as TVs, e significasse um aumento de audiência desse público e etc e tal

hehe, eu lembrei agora que eu achei engraçado, meio sem motivo, quando vi uma vez um asiático como coadjuvante numa novela... não por ter qualquer coisa contra, ou porque a atuação fosse ruim... mas é que é tão incomum ver asiáticos na TV sem ser em propagandas da mitsubishi, filmes de kung-fu ou alguma propaganda que por algum motivo tenha um lutador de sumô que eu até achei "engraçado", nem tinha me dado conta, foi meio inusitado..

Mas é claro que a competência tem que vir em primeiro lugar (estava partindo do princípio que a Benedita havia pensado nisso). Ela procurou pessoas competentes que eram negras. Foi simbólico.
E não havia nenhum branco mais competente em cargo nenhum? Todas as pessoas esolhidas eram as melhores para suas funções ou ela dispensou um branco para colocar um negro menos qualificado?

Estamos falando da mulher que disse que "não é racismo um negro se insurgir contra um branco", devido a tantas chibatadas que pessoalmente já tomou dos brancos como entidade coletiva e etc.

Atheist

• Visitante
« Resposta #126 Online: 30 de Outubro de 2009, 19:58:05 »
Todo jogador de futebol é negro???? Que racismo!  ::)
Se ele tivesse usado a expressão "maratonista" no lugar de "jogador de futebol" seria também racismo???? E se ele usasse "campeão de F1"?  :stunned:

Se todo jogador de futebol é negro precisamos de cotas para brancos neste esporte milhonário!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 30 de Outubro de 2009, 20:01:21 »
Se ele tivesse usado a expressão "maratonista" no lugar de "jogador de futebol" seria também racismo???? E se ele usasse "campeão de F1"?  :stunned:

Se todo jogador de futebol é negro precisamos de cotas para brancos neste esporte milhonário!

Vero! Por que desta discriminação?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 31 de Outubro de 2009, 12:44:14 »

Isso foi apenas secundário em se considerar a piada como racista, o principal, obviamente, foi comparar negros a gorilas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 31 de Outubro de 2009, 12:56:59 »

Mas não tinha nada a ver com cotas... só porque tem negros no meio, o tema já virou "cotas"...

Se é para mudar de assunto, ainda mantendo em futebol e discriminação racial... há décadas, alguns times (ou ao menos um) tinham no seu estatuto uma cláusula especificando apenas jogadores brancos, não cota, mas totalidade. E o futebol não foi o único meio a fazer discriminação racial.

Não acho que discriminação racial no outro sentido como forma de corrigir o estrago desse tipo de coisa seja mais justa ou significativamente benéfica, mas não é uma idéia que tiveram a partir de uma desproporção racial surgida meramente por acaso.

Atheist

• Visitante
« Resposta #130 Online: 01 de Novembro de 2009, 21:40:59 »

Mas não tinha nada a ver com cotas... só porque tem negros no meio, o tema já virou "cotas"...

Se é para mudar de assunto, ainda mantendo em futebol e discriminação racial... há décadas, alguns times (ou ao menos um) tinham no seu estatuto uma cláusula especificando apenas jogadores brancos, não cota, mas totalidade. E o futebol não foi o único meio a fazer discriminação racial.

Não acho que discriminação racial no outro sentido como forma de corrigir o estrago desse tipo de coisa seja mais justa ou significativamente benéfica, mas não é uma idéia que tiveram a partir de uma desproporção racial surgida meramente por acaso.

Desculpe, mas quando se fala em discriminação racial a primeira coisa que me vem na cabeça é a que os próprios negros adeptos da ação afirmativa fazem.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #131 Online: 02 de Novembro de 2009, 01:03:39 »
Mas é claro que a competência tem que vir em primeiro lugar (estava partindo do princípio que a Benedita havia pensado nisso). Ela procurou pessoas competentes que eram negras. Foi simbólico.
Hmm, agora me lembrei do episódio da retirada daquela mulher do ministério da Igualdade Racial (ou sei lá o que).

Acho que aquilo marcou bastante a questão do racismo. Meio que fez as pessoas se darem conta "opa, nem tudo que se faz contra um negro é racismo". Além daquelas alegações dela (coisas mais ou menos assim: "um negro xingar um branco não é racismo porque ele já levou tantas chibatas..."). Daí quando ela foi expulsa por causa de corrupção ainda levou "só proque eu sou negra"...

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #132 Online: 02 de Novembro de 2009, 02:03:01 »
1 - a piada era racista, alegar o contrário é infantilidade. Não interessa se todos os jogadores de futebol são negros, piadas são estruturadas em estereótipos, quando se conta uma piada espera-se que o ouvinte consiga captar o estereótipo ao qual se está referindo (era uma vez um japonês chamado Joaquim... :D ) e o estereótipo em questão era o de jogadores negros com cara de Gorila. Era isso que ele pretendia que se entendesse, dizer que "nem todos os jogadores são negros então a piada não estava se referindo a negros" não faz o menor sentido.

2 - levando em conta que praticamente todo o anedotário mundial é feito sobre percepções estereotipadas de grupos de pessoas ("Sabem o que é uma mulher grávida de uma menina?" "Era uma vez um judeu chamado Manoel..." "Quantas loiras são necessárias para..." "Sabe qual a semelhança entre o homem e o pão de...") eu não sei se cabe condenar alguém por uma piada com claro intuito piadístico quando o grupo estereotipado em questão for o meu.

Fechou.

Clint Eastwood disse algo parecido dia desses (Gran Torino tem uma cena com piada politicamente incorreta).

Offline anarcapitalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #133 Online: 12 de Novembro de 2009, 15:52:59 »
Danilo Gentili é infantil, mas ele crescre, com certeza.
Foi uma mal entendido, mas acho que cabe punição na próxima.

Sim, o comentário foi de mal gosto, racista e o crianção ainda tentou se justificar. Típico de moleque que começou agora, deslumbrou e precisa tomar uns puxões de orelha para aprender, já que optou em ser um pessoa pública e não dá para sair por aí dizendo tudo o que vem na cabeça sem sofrer algumas consequências.

Já o MPF tem que se pronunciar, fazer o que? Ele foi acionado formalmente pela ONG em questão...
Fazer o que? Derrubar essa lei idiota onde se pode entender qualquer coisa como racismo.
Não teve um que perdeu o programa e deram na emissora "direito de resposta" a um grupinho de pressão gay, tudo por causa de uma pegadinha tosca onde tinha um detector de gays?

Que essa gente ultra-sensível vá pentear macaco. Já se dizia há tempos que para se sentir ofendido é preciso ser cúmplice de quem ofende, agora esse povo que se ofende sozinho é o fim da picada...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #134 Online: 12 de Novembro de 2009, 16:00:49 »
Danilo Gentili é infantil, mas ele crescre, com certeza.
Foi uma mal entendido, mas acho que cabe punição na próxima.

Sim, o comentário foi de mal gosto, racista e o crianção ainda tentou se justificar. Típico de moleque que começou agora, deslumbrou e precisa tomar uns puxões de orelha para aprender, já que optou em ser um pessoa pública e não dá para sair por aí dizendo tudo o que vem na cabeça sem sofrer algumas consequências.

Já o MPF tem que se pronunciar, fazer o que? Ele foi acionado formalmente pela ONG em questão...
Fazer o que? Derrubar essa lei idiota onde se pode entender qualquer coisa como racismo.
Não teve um que perdeu o programa e deram na emissora "direito de resposta" a um grupinho de pressão gay, tudo por causa de uma pegadinha tosca onde tinha um detector de gays?

Que essa gente ultra-sensível vá pentear macaco. Já se dizia há tempos que para se sentir ofendido é preciso ser cúmplice de quem ofende, agora esse povo que se ofende sozinho é o fim da picada...

É o que é hoje, paciência. Não estou aqui para derrubar Leis ou afins, eu estou somente colocando meu ponto de vista. Se está na Lei é racismo, se foi interpretado pelo MPF com não racista, então ele não foi racista, repito: perante a Lei. Não é o que eu acho, nem outras pessoas, mas até aqui, a gente pode pensar o que quiser, né?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!