Autor Tópico: Procuradoria analisa se Danilo Gentili fez piada racista no Twitter  (Lida 11898 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Procuradoria analisa se Danilo Gentili fez piada racista no Twitter
« Resposta #100 Online: 04 de Agosto de 2009, 01:13:28 »
Casseta & Planeta
"Casseta & Planeta Mama Áustria lyrics (com Hélio De La Paña no vocal) "

Eu não sou neguinha, eu não sou negão
Sou branco azedo, africano não
Não como vatapá, não como acarajé
Só caviar, lagosta e beaujolais

Não não não, na-na-na-na-não
Ê... Mama Áustria
Ê... Mama Áustria
E e e e e

Meu cabelo é liso, e o do meu irmão
Não curto funk, não toco percussão
Não suporto samba, nem aperto um fino
Eu nunca li a lei Afonso Arinos

Ê... Mama Áustria
Ê... Mama Áustria
E e e e e

Tranchtown, Alagados, Favela da Maré
Passo longe, nem sei onde é
Nunca fui barrado, nem levei geral
Meu pai de santo mora em Blumenau

Ê... Mama Áustria
Ê... Mama Áustria
E e e e e

Eu não sou neguinha, eu não sou negão
Sou branco azedo, africano não!!!

Hélio de la Peña tem a memória curta...  ::)
« Última modificação: 04 de Agosto de 2009, 01:16:38 por Spitfire »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #101 Online: 04 de Agosto de 2009, 08:54:36 »
Só vejo entre pessoas que assoam o nariz na pia e macacos...

:histeria:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Tio Jorge

• Nível 02
  • *
« Resposta #102 Online: 05 de Agosto de 2009, 03:24:50 »
Esse é o trabalho dele.

Então que ELE pare de ser estúpido de tentar corrigir as asneiras que fala. Ou ele não sabe do país que vive e com todo esse papo de racismo e blá blá blá? Bem feito para ele. Mais um reporterzinho de merda, teremos que aturar muitos outros pela frente.

E algumas são injustificadas e idiotas.

Isto eu concordo plenamente.

Não foi racista.

Bom, é uma opinião. Acredito que foi, mas quem vai decidir é o MPF.

Sinceramente cara, pelo que você está falando, eu imagino que você seja mais um desses caras de movimento negro, que tem complexo de inferioridade e utiliza a cor para benefícios própios. Por exemplo, em concursos públicos, vestibulares e até no congresso. Isso é ridículo! A sociedade é uma só, e só podemos diferenciar pelo situação financeira. Ou seja, vamos fazer justiça social? Vamos reservar vagas em universidades, concursos públicos etc..? ok, faremos justiça social reservando vaga, para pessoas desfavorecidas financeiramente, e que tiveram meno possibilidade de preparação.
Agora, qualquer forma de classificar a população de acordo com a cor, é prova de racismo, e só aumenta a identidade das pessoas pela sua cor, o que gera mais racismo ainda. Ou seja, está na hora de pararem com essa palhaçada de que tudo é racismo, e de fazer movimentos negros. Isso só serve para beneficiar alguns negros que não mereciam o benefício, e para aumentar ainda mais o preconceito no país.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 05 de Agosto de 2009, 07:15:00 »
Negro fazendo piada de negro (ou com negro) seria considerado racismo?

Por que negro pode fazer piada de negro sem ser racismo e branco fazer piada de negros seria racismo? Isto não seria exatamente racismo contra os brancos?  :hein:

Eu, branco, se fizer piada de branco, posso ser processado por racismo?

Querem saber???? VTTNC, o Danilo, os jogadores de futebol, a loira, o King Kong, o Twitter e a procuradoria... menos os negros, dai seria racismo.  ::)

puta papinho trouxa.  :lazy:
« Última modificação: 05 de Agosto de 2009, 07:20:16 por Spitfire »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #104 Online: 05 de Agosto de 2009, 09:45:20 »
Sinceramente cara, pelo que você está falando, eu imagino que você seja mais um desses caras de movimento negro, que tem complexo de inferioridade e utiliza a cor para benefícios própios. Por exemplo, em concursos públicos, vestibulares e até no congresso. Isso é ridículo! A sociedade é uma só, e só podemos diferenciar pelo situação financeira. Ou seja, vamos fazer justiça social? Vamos reservar vagas em universidades, concursos públicos etc..? ok, faremos justiça social reservando vaga, para pessoas desfavorecidas financeiramente, e que tiveram meno possibilidade de preparação.
Agora, qualquer forma de classificar a população de acordo com a cor, é prova de racismo, e só aumenta a identidade das pessoas pela sua cor, o que gera mais racismo ainda. Ou seja, está na hora de pararem com essa palhaçada de que tudo é racismo, e de fazer movimentos negros. Isso só serve para beneficiar alguns negros que não mereciam o benefício, e para aumentar ainda mais o preconceito no país.

Sinceramente Cara,

Pelo o que você está falando e pelo seu número de "posts", posso concluir que você é novo no CC e precisa dar uma passadinha nos termos do fórum, beleza?

Não comece com o pé esquerdo e seja bem vindo.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 05 de Agosto de 2009, 17:51:45 »
Me sinto desamparado... gostaria que também criassem uma lei que me protegesse, afinal a lei deve agir sem nenhuma distinção. Negros fazendo piadas com brancos também é racismo.  ::)

Então teremos:

Somente portugueses fazendo piadas com portugueses, japoneses somente com os de sua etnia e cada grupo étnico só deve fazer piadas com o seu respectivo grupo. Assim a lei teria amparo indistinto.

Concordo que o racismo deva ser combatido e se a lei não me ampara então sou uma vítima... quero meus direitos constitucionais.  |(

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #106 Online: 05 de Agosto de 2009, 22:53:48 »
Isso é culpa daquele Judeu... o... o... Manoel... hihi
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #107 Online: 06 de Agosto de 2009, 12:36:17 »
Dei uma olhada no tópico e não achei o texto que o dito Danilo postou em sua defesa.

É um pouco longo, mas se alguém se interessar, segue o link:

http://blogs.abril.com.br/istoera/2009/07/danilo-gentili-manda-uma-resposta-genial-leia-vale-pena.html

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #108 Online: 06 de Agosto de 2009, 13:17:46 »
Dei uma olhada no tópico e não achei o texto que o dito Danilo postou em sua defesa.

É um pouco longo, mas se alguém se interessar, segue o link:

http://blogs.abril.com.br/istoera/2009/07/danilo-gentili-manda-uma-resposta-genial-leia-vale-pena.html

Tirado do link: "...ele comprou a briga (que nem deveria existir) e ainda "venceu" bonito..."

Essa foi ótima!  :histeria:

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #109 Online: 06 de Agosto de 2009, 13:56:11 »

Por que negro pode fazer piada de negro sem ser racismo e branco fazer piada de negros seria racismo? Isto não seria exatamente racismo contra os brancos?  :hein:

Olá,

Antes de qualquer coisa, não creio que a piada do Gentili tenha sido racista.
Ele faz humor sobre um comportamento dos jogadores de futebol facilmente percebido ao se ver a cor dos cabelos de suas namoradas/mulheres e não sobre uma raça/cor de pele.

Mas, tentando responder ao Spitfire, quando um negro faz piada de negro não é racismo pois não se reproduz uma situação de desigualdade já que os elementos de diferenciação não estão presentes.

Mas quando um branco faz piada de negro, a piada reproduz uma situação de desigualdade pois funciona como celebração de uma pretensa superioridade branca na boca de quem conta a piada. Daí, é racismo.

E se um branco faz piada de branco, não é racismo, pois do mesmo jeito que na situação de um negro fazendo piada de negro, também não estão presentes elementos que caracterizem uma situação de desigualdade.

Mas o mais complicado vem agora: um negro fazendo piada de branco também não é racismo.
Deveria ser, não é? Uma pessoa de uma raça fazendo piada com uma pessoa de outra raça deveria ser racismo, não é mesmo?
Mas não é.
E por quê?
Porque, nesse caso, o negro não estaria celebrando sua situação de superioridade (pois essa situação não existe). Ele estaria, no caso, denunciando uma situação de desigualdade que lhe é desfavorável. Daí, não é racismo.

Complicado, né?
Mas o humor nem sempre é tão inocente quanto parece.

E só pra enfatizar: eu não acho que a piada do Gentili tenha sido racista.

Temma

• Visitante
« Resposta #110 Online: 06 de Agosto de 2009, 17:56:40 »
Mas quando um branco faz piada de negro, a piada reproduz uma situação de desigualdade pois funciona como celebração de uma pretensa superioridade branca na boca de quem conta a piada. Daí, é racismo.

Uma pergunta. Quando um homem faz piada com a pretensa superioridade masculina sobre à feminina na aptidão para dirigir veículos, você considera isso discriminação? Você acha que isso é "celebrar a superioridade masculina"? Tenho um ponto de vista muito distinto desse.

Considero que ambas as piadas podem ser ofensivas, e que, por isso só é moralmente reprovável contá-las em público. mas, não acho que o ato de contar uma "piada" configure um ato discriminatório (seja racista, sexista, ou o que for). No caso em questão, eu nunca incutiria racismo ao Danilo Gentili, o que eu discuto é o cunho racista da piada. - pra mim racista.

Pra mim o que ocorre nas piadas é justamente assumir o fazer de conta com os estereótipos da sociedade. (se isso é capaz ou até onde pode prejudicar o grupo objeto da piada é outra questão)

Agora, se a piada fosse direcionada a uma pessoa em específico, por exemplo, num ambiente de trabalho, sendo habitual ou acompanhada de algum ato discriminatório, aí eu até consideraria  hipótese de racismo.

Pode parecer irrelevante, mas pra mim essa é uma diferença significativa. Se racismo/sexismo e tantas outras discriminações são tão reprováveis, flexibilizar seu significado pode acabar tornando a conduta aceitável. Um tiro pela culatra.

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #111 Online: 07 de Agosto de 2009, 11:52:40 »
Uma pergunta. Quando um homem faz piada com a pretensa superioridade masculina sobre à feminina na aptidão para dirigir veículos, você considera isso discriminação? Você acha que isso é "celebrar a superioridade masculina"? Tenho um ponto de vista muito distinto desse.

Oi Temma,
Tudo bem?

Muito interessante sua postagem.
Mas, respondendo a sua pergunta, entendo que uma piada feita por um homem sobre a pretensa falta de aptidão feminina para dirigir é sexista sim, e justamente pela razão que você descreve: o homem que narra uma piada dessas, mais que desqualificar a mulher (o “outro”), está celebrando sua própria “capacidade superior ao volante”.

Considero que ambas as piadas podem ser ofensivas, e que, por isso só é moralmente reprovável contá-las em público. mas, não acho que o ato de contar uma "piada" configure um ato discriminatório (seja racista, sexista, ou o que for).
Ué, mas o moralmente reprovável está justamente no fato da piada ser racista ou sexista e não no fato de ser contada em público.

No caso em questão, eu nunca incutiria racismo ao Danilo Gentili, o que eu discuto é o cunho racista da piada. - pra mim racista.
Interessante.
No caso da piada do Gentili, como só consigo perceber humor sobre um comportamento de jogadores de futebol e não sobre pessoas da cor X ou Y, não vejo racismo nem nele nem na piada.
Pode-se até dizer que “discrimina” jogadores de futebol – mas no caso não há nenhuma relação de superioridade/inferioridade envolvida, assim, não há discriminação.

Pra mim o que ocorre nas piadas é justamente assumir o fazer de conta com os estereótipos da sociedade. (se isso é capaz ou até onde pode prejudicar o grupo objeto da piada é outra questão)
O humor pode ser feito sobre estereótipos, mas muitos desses estereótipos são discriminatórios, por exemplo, “mulher dirige mal”, “bahiano é preguiçoso” etc.
Assim, dependendo do contexto e de quem conte a piada, a discriminação aparece junto. Mas, é claro, dependendo do contexto e de quem conte, pode ser só humor ou pode ser até denúncia ou esclarecimento.

Agora, se a piada fosse direcionada a uma pessoa em específico, por exemplo, num ambiente de trabalho, sendo habitual ou acompanhada de algum ato discriminatório, aí eu até consideraria  hipótese de racismo.
Nesses casos a discriminação fica mais clara. Você tem razão.
Mas é o lance do contexto que falei a pouco.

Pode parecer irrelevante, mas pra mim essa é uma diferença significativa. Se racismo/sexismo e tantas outras discriminações são tão reprováveis, flexibilizar seu significado pode acabar tornando a conduta aceitável. Um tiro pela culatra.

Também acho que “flexibilizar o significado” de expressões racistas em piadas e coisas assim pode acabar naturalizando condutas inadequadas. Por isso é importante tomar cuidado com a situação em que essas piadas são contadas. Se “a ocasião faz o ladrão”, o “contexto faz a discriminação aparecer”.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 08 de Agosto de 2009, 07:44:25 »

Por que negro pode fazer piada de negro sem ser racismo e branco fazer piada de negros seria racismo? Isto não seria exatamente racismo contra os brancos?  :hein:

Olá,

Antes de qualquer coisa, não creio que a piada do Gentili tenha sido racista. Ou seria certo haver uns mais iguais do que outros?  :hein:
Ele faz humor sobre um comportamento dos jogadores de futebol facilmente percebido ao se ver a cor dos cabelos de suas namoradas/mulheres e não sobre uma raça/cor de pele.

Mas, tentando responder ao Spitfire, quando um negro faz piada de negro não é racismo pois não se reproduz uma situação de desigualdade já que os elementos de diferenciação não estão presentes.

E se um branco faz piada de branco, não é racismo, pois do mesmo jeito que na situação de um negro fazendo piada de negro, também não estão presentes elementos que caracterizem uma situação de desigualdade.

Mas o mais complicado vem agora: um negro fazendo piada de branco também não é racismo.
Deveria ser, não é? Uma pessoa de uma raça fazendo piada com uma pessoa de outra raça deveria ser racismo, não é mesmo?
Mas não é.
E por quê?
Porque, nesse caso, o negro não estaria celebrando sua situação de superioridade (pois essa situação não existe). Ele estaria, no caso, denunciando uma situação de desigualdade que lhe é desfavorável. Daí, não é racismo.

Complicado, né?
Mas o humor nem sempre é tão inocente quanto parece.

E só pra enfatizar: eu não acho que a piada do Gentili tenha sido racista.

Discordo radicalmente. Racismo deve ser uma via dupla, se negro, índio, branco, amarelo, marciano, ou qualquer outra etnia e/ou grupo racial, isto é totalmente irrelevante. Ou teremos um grupo étnico que tenha mais direitos do que outro??? Penso que isto é errado e é justamente a oficialização de uma atitude racista.

Ou a lei é para ser igual para todos, independente de religião, cor ou opção sexual.

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #113 Online: 09 de Agosto de 2009, 19:55:59 »
Discordo radicalmente. Racismo deve ser uma via dupla, se negro, índio, branco, amarelo, marciano, ou qualquer outra etnia e/ou grupo racial, isto é totalmente irrelevante.
Pois é, devia.
Devia, num mundo ideal, em que a igualdade já fosse a regra.
Mas como hoje em dia ser "negro, índio, branco, amarelo, marciano, ou qualquer outra etnia e/ou grupo racial” não é irrelevante, o discurso racial ainda não é uma via de mão dupla.

Ou teremos um grupo étnico que tenha mais direitos do que outro???
A questão é que hoje ainda temos um grupo étnico mais valorizado (no caso do Brasil, nem é tanto por ter mais direitos, mas por ser mais valorizado – só exemplo simples: quantas louras apresentam programas de TV? Quantas negras?)

Ou a lei é para ser igual para todos, independente de religião, cor ou opção sexual.
Não se trata apenas da letra da lei (coisa que nem sempre sai do papel e funciona na vida real), mas se trata das práticas sociais. E em nosso país ter a pele clara ainda é mais valorizado que ter a pele escura – o ideal é que nenhuma cor seja valorizada em detrimento de outra, mas isso ainda não ocorre, por isso ainda há essa assimetria na hora de contar piadas.

Offline Tio Jorge

• Nível 02
  • *
« Resposta #114 Online: 10 de Agosto de 2009, 01:37:27 »
Uma coisa engraçada, quando a Benedita da Silva escolheu quase todo o seu secretariado negro, pelo simples fato de ser negro, ninguém achou racismo. Imaginem se um governador branco utilizar o critério cor de pele para escolher o seu secretariado. O que será que vai acontecer?

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #115 Online: 10 de Agosto de 2009, 02:33:45 »
O caso da Benedita se enquadra exatamente no que o Pablito escreveu:

A questão é que hoje ainda temos um grupo étnico mais valorizado (no caso do Brasil, nem é tanto por ter mais direitos, mas por ser mais valorizado – só exemplo simples: quantas louras apresentam programas de TV? Quantas negras?)

É isso. Tá na cara que existe um grupo étnico mais valorizado no Brasil, isso é muito claro! Este tipo de julgamento - como no caso da Benedita - é feito dentro de um contexto que não existe. Se a sociedade fosse igualitária, como falaram acima, essa atitude da Benedita não se justificaria.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #116 Online: 10 de Agosto de 2009, 08:13:22 »
A atitude da Bwnedita não se justifica de maneira nenhuma, ela tem que escolher os funcionários pela competência e não pela cor da pele. Principalmente quandobquem paga o salário dessa galera e o povo. Se ela quiser fazer panfletagem que faca com o dinheiro dela.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #117 Online: 12 de Agosto de 2009, 01:39:10 »
Mas é claro que a competência tem que vir em primeiro lugar (estava partindo do princípio que a Benedita havia pensado nisso). Ela procurou pessoas competentes que eram negras. Foi simbólico.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #118 Online: 12 de Agosto de 2009, 07:34:30 »
Mas é claro que a competência tem que vir em primeiro lugar (estava partindo do princípio que a Benedita havia pensado nisso). Ela procurou pessoas competentes que eram negras. Foi simbólico.
E não havia nenhum branco mais competente em cargo nenhum? Todas as pessoas esolhidas eram as melhores para suas funções ou ela dispensou um branco para colocar um negro menos qualificado?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Mestre dos Magos

• Nível 03
  • *
« Resposta #119 Online: 29 de Outubro de 2009, 12:52:20 »
Eu não acho que a piada dele foi racista.... da mesma forma que os negros podem brincar com
os brancos, os brancos também podem brincar com os negros, o racismo esta nos olhos de quem procura!!!
"A melhor Arma pra acabar com as injustiças do Mundo é a VERDADE"

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #120 Online: 29 de Outubro de 2009, 13:51:16 »
Eu não acho que a piada dele foi racista.... da mesma forma que os negros podem brincar com
os brancos, os brancos também podem brincar com os negros, o racismo esta nos olhos de quem procura!!!

O que não deixa de ser racismo.

Offline Mestre dos Magos

• Nível 03
  • *
« Resposta #121 Online: 29 de Outubro de 2009, 14:39:24 »

Então se um negro xingar um branco com alguma palavra pejorativa do tipo "branco azedo" ou "branquélo" também é racismo!!!!
O racismo é um preconceito racial praticado de qualquer raça contra qualquer raça, isso não acontéce só com os negros.
"A melhor Arma pra acabar com as injustiças do Mundo é a VERDADE"

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #122 Online: 29 de Outubro de 2009, 15:07:55 »

Então se um negro xingar um branco com alguma palavra pejorativa do tipo "branco azedo" ou "branquélo" também é racismo!!!!
O racismo é um preconceito racial praticado de qualquer raça contra qualquer raça, isso não acontéce só com os negros.

Exatamente.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #123 Online: 29 de Outubro de 2009, 17:10:18 »
A MPF não tem nada melhor o que fazer? Tem na verdade, só não sei porque não faz.

Eu não vejo problema com o que o sujeito disse. Twitter é para se dizer coisas banais, não é porque na Internet tudo fica registrado que é motivo para ficar entrando na justiça por qualquer coisinha. Seja como for, Twitter não é lá um noticiário com alguma responsabilidade série.

E também assim a gente nunca vai evoluir na comunicação pela Internet. Já imaginou se a MPF ficassem procurando "piada racista" nos registros telefônicos?

Temma

• Visitante
« Resposta #124 Online: 30 de Outubro de 2009, 16:39:06 »
só agora que eu li a defesa do Gentili.

que merda

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!