Autor Tópico: Procuradoria analisa se Danilo Gentili fez piada racista no Twitter  (Lida 11896 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Procuradoria analisa se Danilo Gentili fez piada racista no Twitter
« Resposta #50 Online: 29 de Julho de 2009, 23:57:16 »
Eles sabem a diferença entre focinho de porco e tomada.

Perfeito. Logo podemos concluir que enquanto houver figurinhas como esse Gentili fazendo gracinha, as ONG's de plantão cairão matando.
Você leu tudo que eu escrevi?  :hein: Eu disse que o que o gentili fez não é racismo e disse que os judeus sabem o que é racismo e por isso não ficam atrás de gracinhas. E as ONGs não tem que ficar indo atrás de gracinhas e bobagens. Quem tá errado é quem vê racismo em tudo.

E isso de ninguém fazer gracinha por causa de gente complexada é a coisa mais idiota que eu já ví. Sério, é como dizer "Acidentes de carro matam milhões de pessoas e a solução é não andar de carro". Ou proibir celular pré-pago porque os bandidos usam na cadeia. Ou melhor, proibir a disney de fazer desenhos porque alguns acham que tem mensagens demoníacas. Melhor ainda, proibir que façam desenhos, filmes e etc, já que todos podem ser interpretados de forma errada. :histeria:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #51 Online: 30 de Julho de 2009, 02:04:38 »
Piada de Danilo Gentili não teve graça, diz Hélio de La Peña
da Folha Online

O integrante do "Casseta & Planeta" (Globo) Hélio de La Peña decidiu entrar na polêmica da semana no Twitter. Em um texto intitulado "A coisa ficou afrodescendente para o humor negro", o humorista carioca afirmou que a piada de Danilo Gentili relacionando jogadores de futebol com King Kong não teve graça. O post foi divulgado em seu perfil (twitter.com/Lapena).

"King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?" A frase foi postada por Danilo Gentili, do "CQC" (Band), entre a madrugada de sábado (25) para domingo no serviço de microblogs.

"Não tenho problemas com piadas de qualquer natureza, desde que elas sejam engraçadas. Não foi o caso", escreveu La Peña. "Associar o homem preto a um macaco não é novidade no anedotário e causa desconforto aos homens pretos." (E o ex presidente George W. Bush era preto e pobre)

"Se alguma vez você sofreu discriminação racial, sabe o quanto isso é desagradável" (Sim, discriminação, quando alguém acha que uma raça é inferior a outra e por isso não contrata, não convive, ou seja discrimina por achar o outro inferior), disse Hélio de La Peña sobre piada de Gentili
Embora tenha avaliado negativamente a piada do colega, o "casseta" discordou que o melhor caminho nestes casos seja o judicial.

"Acho exagero imolar o humorista em praça pública. Processo é bobagem. Danilo não apontou o dedo na cara de nenhum preto e disse 'olha aqui, seu macaco.' Ele fez uma piada,(exatamente, quem achou que o macaco da piada era os pretos foi quem tá fazendo esse escandalo todo por nada)quem não gostou expôs sua opinião. Eu não gostei."

Segundo a assessoria de imprensa do MPF-SP (Ministério Público Federal de São Paulo), a mensagem de Gentili foi encaminhada a um procurador, que vai apurar se houve ou não racismo. A ONG Afrobras também se posicionou contra o "repórter inexperiente". "Nos próximos dias devemos fazer uma carta de repúdio. Estamos avaliando ainda [entrar com] uma representação criminal",(é que todos os jogadores de futebol no mundo tem a cor de pele escura) disse José Vicente, presidente da ONG.

De acordo com Hélio de La Peña, "se alguma vez você sofreu discriminação racial, sabe o quanto isso é desagradável. Esta é a razão deste tipo de piada bater na trave". (Mas quem acha que chamar alguém de macaco significa que essa pessoa tenha a pele escura? O odiado ex-presidente dos EUA é comparado a um macaco e ele não tem pele escura)

À Folha Online, na noite de ontem, o humorista do "CQC" disse estar "disposto a pedir perdão a qualquer pessoa que se ofendeu sobre qualquer assunto em qualquer coisa que eu disse". "Quanto a apagar os tweets, não apago, não. Porque eu realmente disse aquilo. Não consigo ainda entender qual o problema com eles, mas se alguém viu problema, que me perdoe. Eu realmente disse aquilo." (Danilo Gentili não se justifique mais, se for processado se defenda, mas não fique dando explicações, não adianta nada)

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u601611.shtml

* meus comentários em azul.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #52 Online: 30 de Julho de 2009, 09:45:42 »
Fabi,

O texto que você postou acima demonstra bem o que eu penso. Eu também não acho que o Gentili mereça um processo. Ele realmente não "xingou" ninguém.

Mas a comparação dele, no contexto, foi desagradável. Se tem gente que vê racismo em tudo, é porque tem gente dando motivo para isso. É só isto. E parece que cada vez que o rapaz tenta se justificar, a coisa piora.

O texto da Lei é claro: "Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional."

Alguém achou que ele incitou a discriminação? Sim, é por isso que deu esse xabu todo, já que levam ao pé da letra todo o texto da Lei. Cabe a justiça fechar a questão.

Na próxima ele fica mais experto.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #53 Online: 30 de Julho de 2009, 10:25:09 »
1 - a piada era racista, alegar o contrário é infantilidade. Não interessa se todos os jogadores de futebol são negros, piadas são estruturadas em estereótipos, quando se conta uma piada espera-se que o ouvinte consiga captar o estereótipo ao qual se está referindo (era uma vez um japonês chamado Joaquim... :D ) e o estereótipo em questão era o de jogadores negros com cara de Gorila. Era isso que ele pretendia que se entendesse, dizer que "nem todos os jogadores são negros então a piada não estava se referindo a negros" não faz o menor sentido.

2 - levando em conta que praticamente todo o anedotário mundial é feito sobre percepções estereotipadas de grupos de pessoas ("Sabem o que é uma mulher grávida de uma menina?" "Era uma vez um judeu chamado Manoel..." "Quantas loiras são necessárias para..." "Sabe qual a semelhança entre o homem e o pão de...") eu não sei se cabe condenar alguém por uma piada com claro intuito piadístico quando o grupo estereotipado em questão for o meu.

3 - não sei (na verdade eu sei) se o H de L P tem imunidade moral para criticar este tipo de piada. Se bem me lembro o programa do qual ele participa tem várias representações estereotipadas de diversos grupos, inclusive de negros (como a mulher do Osama).

4 - Eu não sei ainda, exatamente, se o fato de alguém contar piadas racistas (contra nós negros, contra os brancos, contra japoneses) ou machistas ou femistas ou... identifique inegavelmente o contador da piada como racista ou machista ou femista ou...

Vem a calhar:http://www.sobresites.com/alexcastro/prisoes/preconceito.htm
« Última modificação: 30 de Julho de 2009, 10:33:14 por Donatello van Dijck »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #54 Online: 30 de Julho de 2009, 10:30:22 »
1 - a piada era racista, alegar o contrário é infantilidade. Não interessa se todos os jogadores de futebol são negros, piadas são estruturadas em estereótipos, quando se conta uma piada espera-se que o ouvinte consiga captar o estereótipo ao qual se está referindo (era uma vez um japonês chamado Joaquim... :D ) e o estereótipo em questão era o de jogadores negros com cara de Gorila.

Concordo.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #55 Online: 30 de Julho de 2009, 12:47:10 »
1 - a piada era racista, alegar o contrário é infantilidade. Não interessa se todos os jogadores de futebol são negros, piadas são estruturadas em estereótipos, quando se conta uma piada espera-se que o ouvinte consiga captar o estereótipo ao qual se está referindo (era uma vez um japonês chamado Joaquim... :D ) e o estereótipo em questão era o de jogadores negros com cara de Gorila. Era isso que ele pretendia que se entendesse, dizer que "nem todos os jogadores são negros então a piada não estava se referindo a negros" não faz o menor sentido.

2 - levando em conta que praticamente todo o anedotário mundial é feito sobre percepções estereotipadas de grupos de pessoas ("Sabem o que é uma mulher grávida de uma menina?" "Era uma vez um judeu chamado Manoel..." "Quantas loiras são necessárias para..." "Sabe qual a semelhança entre o homem e o pão de...") eu não sei se cabe condenar alguém por uma piada com claro intuito piadístico quando o grupo estereotipado em questão for o meu.

3 - não sei (na verdade eu sei) se o H de L P tem imunidade moral para criticar este tipo de piada. Se bem me lembro o programa do qual ele participa tem várias representações estereotipadas de diversos grupos, inclusive de negros (como a mulher do Osama).

4 - Eu não sei ainda, exatamente, se o fato de alguém contar piadas racistas (contra nós negros, contra os brancos, contra japoneses) ou machistas ou femistas ou... identifique inegavelmente o contador da piada como racista ou machista ou femista ou...

Vem a calhar:http://www.sobresites.com/alexcastro/prisoes/preconceito.htm
Chato |(
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #56 Online: 30 de Julho de 2009, 19:30:26 »
Tenho certeza que você já ouviu aquela babação de ovo pelas gaúchas e gírias como "baianas" se referindo a mulheres feias. Gosto, cada um tem um. Mas o bonito é bonito simplismente porque é... e não porque a pele é assim, o cabelo é assado, etc...

|(

Essa gíria eu desconhecia...  |(
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #57 Online: 30 de Julho de 2009, 19:39:09 »
e o estereótipo em questão era o de jogadores negros com cara de Gorila.

Não acho que era sobre jogadores negros com cara de gorila. Só de negros.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #58 Online: 30 de Julho de 2009, 19:59:39 »
E nem que todos os gaúchos sejam gays e nem que as loiras e os portugueses sejam burros... assim espero. :)
« Última modificação: 30 de Julho de 2009, 20:02:14 por Donatello van Dijck »

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #59 Online: 30 de Julho de 2009, 20:10:18 »
E nem que todos os gaúchos sejam gays e nem que as loiras e os portugueses sejam burros... assim espero. :)

Não tô falando que a referência em questão seja de negros com cara de gorila, mas sim de negros com gorilas de forma geral. Você disse: "...o estereótipo em questão era o de jogadores negros com cara de Gorila.". Não acho que tem a ver com a cara de gorila; basta ser negro pra ser compara do com um macaco.

Acho que escrevi de modo não muito esclarecedor naquele post.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #60 Online: 30 de Julho de 2009, 21:09:20 »
Um membro da trupe do Casseta e Planeta querendo reclamar de racismo na piada dos outros? Patético. Eles debocham de judeus, árabes, negros, gays... sempre apresentando estereótipos ridículos. O que não falta no programinha dele é piadinha preconceituosa. Melhor ele assistir o próprio programa antes de se por a criticar outros profissionais.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Temma

• Visitante
« Resposta #61 Online: 31 de Julho de 2009, 01:55:46 »
gostei desse negócio de cores.

da Folha Online

O integrante do "Casseta & Planeta" (Globo) Hélio de La Peña decidiu entrar na polêmica da semana no Twitter. Em um texto intitulado "A coisa ficou afrodescendente para o humor negro", o humorista carioca afirmou que a piada de Danilo Gentili relacionando jogadores de futebol com King Kong não teve graça. O post foi divulgado em seu perfil (twitter.com/Lapena).

"King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?" A frase foi postada por Danilo Gentili, do "CQC" (Band), entre a madrugada de sábado (25) para domingo no serviço de microblogs.

"Não tenho problemas com piadas de qualquer natureza, desde que elas sejam engraçadas. Não foi o caso", escreveu La Peña. "Associar o homem preto a um macaco não é novidade no anedotário e causa desconforto aos homens pretos." (E o ex presidente George W. Bush era preto e pobre)[Não Fabi. Bush não é negro, por isso mesmo que as associações dele a um macaco nunca causavam desconforto às outras pessoas, sobretudo as do mesmo tom de pele que ele, brancas. A associação de macaco a um homem negro historicamente sempre procurou destacar a raça, daí a razão da desaprovação. Ah, outra coisa também, estamos falando de pretos ou de pobres? sei que aqui no Brasil os conceitos se confundem, mas bom, não é pra gente justamente não escorregar nesses estereótipos, afinal?]

"Se alguma vez você sofreu discriminação racial, sabe o quanto isso é desagradável" (Sim, discriminação, quando alguém acha que uma raça é inferior a outra e por isso não contrata, não convive, ou seja discrimina por achar o outro inferior)[Concordo. mas acho que a maneira que as pessoas discriminam não seja tão explícita. Se bobear nem mesmo na cabeça de algumas delas], disse Hélio de La Peña sobre piada de Gentili
Embora tenha avaliado negativamente a piada do colega, o "casseta" discordou que o melhor caminho nestes casos seja o judicial.

"Acho exagero imolar o humorista em praça pública. Processo é bobagem. Danilo não apontou o dedo na cara de nenhum preto e disse 'olha aqui, seu macaco.' Ele fez uma piada,(exatamente, quem achou que o macaco da piada era os pretos foi quem tá fazendo esse escandalo todo por nada)[Bem, eu achei bem evidente que está se falando dos negros. Apenas porque sei que essa associação é comum em piadas com negros. Assim como urubu, e como outras comparações muito mais degradantes, como o próprio excremento. Reconhecer a existência dessa associação não implica em racismo. ][/color]quem não gostou expôs sua opinião. Eu não gostei."

Segundo a assessoria de imprensa do MPF-SP (Ministério Público Federal de São Paulo), a mensagem de Gentili foi encaminhada a um procurador, que vai apurar se houve ou não racismo. A ONG Afrobras também se posicionou contra o "repórter inexperiente". "Nos próximos dias devemos fazer uma carta de repúdio. Estamos avaliando ainda [entrar com] uma representação criminal",(é que todos os jogadores de futebol no mundo tem a cor de pele escura)[ou todos os negros são pobres?] disse José Vicente, presidente da ONG.

De acordo com Hélio de La Peña, "se alguma vez você sofreu discriminação racial, sabe o quanto isso é desagradável. Esta é a razão deste tipo de piada bater na trave". (Mas quem acha que chamar alguém de macaco significa que essa pessoa tenha a pele escura? O odiado ex-presidente dos EUA é comparado a um macaco e ele não tem pele escura)[mas as pessoas negras são comparadas aos macacos unicamente pela pele escura]

À Folha Online, na noite de ontem, o humorista do "CQC" disse estar "disposto a pedir perdão a qualquer pessoa que se ofendeu sobre qualquer assunto em qualquer coisa que eu disse". "Quanto a apagar os tweets, não apago, não. Porque eu realmente disse aquilo. Não consigo ainda entender qual o problema com eles, mas se alguém viu problema, que me perdoe. Eu realmente disse aquilo." (Danilo Gentili não se justifique mais, se for processado se defenda, mas não fique dando explicações, não adianta nada)Eu acho que adianta sim. Não que eu o tome como racista, mas esse tipo de piada toca numa chaga complicada. Acho importante ele se retratar, e ainda considero que para ofensas racistas em geral a retratação deveria ser o melhor caminho para a conciliacão, judicialmente falando. Nada dessas baboseiras de crime "inafiançável" e outros tipos de attention whore

* meus comentários em vermelho.

Minha opinião. Acho que ainda há um bom caminho a se percorrer para que piadas racistas possam ser consideradas inofensivas. É realmente desejável, mas enquanto ainda há pessoas que são prejudicadas unicamente em funcão da própria cor, fico pendendo ao politicamente correto.

Só uma coisa. Sou um pouco lúdico às vezes, mas tenho a impressão que o conflito das cotas raciais acelerou mais esse processo de "repúdio ao racismo". Nunca se falou tanto que "todos são iguais" e tanto se mostraram contrários a piadinhas de mal gosto, como 'tinha que ser..." ou "O p... pensa que é gente"*. O tipo de piada "inofensiva" que cresci ouvindo. Poisé, quando a água bate na bunda... :?

* piadas que obviamente eu considero reprováveis, mas que cito só para fins ilustrativos. Acontece que todo mundo já ouviu esse tipo de comentário jocoso, por isso citei.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #62 Online: 31 de Julho de 2009, 09:10:49 »
gostei desse negócio de cores.
é que fica mais fácil pra comentar esses textos grandes. :sorry: Mas não deixa os moderadores ficarem sabendo senão daqui a pouco vão criar uma lei proibindo.

da Folha Online

"Não tenho problemas com piadas de qualquer natureza, desde que elas sejam engraçadas. Não foi o caso", escreveu La Peña. "Associar o homem preto a um macaco não é novidade no anedotário e causa desconforto aos homens pretos." (E o ex presidente George W. Bush era preto e pobre)[Não Fabi. Bush não é negro, por isso mesmo que as associações dele a um macaco nunca causavam desconforto às outras pessoas, sobretudo as do mesmo tom de pele que ele, brancas. A associação de macaco a um homem negro historicamente sempre procurou destacar a raça, daí a razão da desaprovação. Ah, outra coisa também, estamos falando de pretos ou de pobres? sei que aqui no Brasil os conceitos se confundem, mas bom, não é pra gente justamente não escorregar nesses estereótipos, afinal?]Eu sei disso, mas especificamente a piada do Gentili não se referia a negros. Quando jogadores de futebol fazem um gol e saem comemorando, segurando a camisa, se jogando e etc.. parece um pouquinho com um orangotango. E jogadores de futebol que ficam famosos sempre pegam uma loira boazuda. Por isso eu achei que a piada do Gentili não se referia a cor de pele e sim aos jogadores de futebol que fazem essas coisas quando ficam famosos.

"Se alguma vez você sofreu discriminação racial, sabe o quanto isso é desagradável" (Sim, discriminação, quando alguém acha que uma raça é inferior a outra e por isso não contrata, não convive, ou seja discrimina por achar o outro inferior)[Concordo. mas acho que a maneira que as pessoas discriminam não seja tão explícita. Se bobear nem mesmo na cabeça de algumas delas]Sim, mas aí as ONGs deveriam procurar esse tipo de discriminação, porque afeta muito mais as pessoas. Se alguém não consegue um emprego numa empresa por causa da cor de pele. Por exemplo, se a empresa seleciona o curriculo, e descarta essa pessoa quando vê que tem pele escura e o outro candidato que tem pele clara e tem um curriculo inferior é contratado, isso é discriminação. Aí essas ONGs deveriam agir.  disse Hélio de La Peña sobre piada de Gentili

"Acho exagero imolar o humorista em praça pública. Processo é bobagem. Danilo não apontou o dedo na cara de nenhum preto e disse 'olha aqui, seu macaco.' Ele fez uma piada,(exatamente, quem achou que o macaco da piada era os pretos foi quem tá fazendo esse escandalo todo por nada)[Bem, eu achei bem evidente que está se falando dos negros. Apenas porque sei que essa associação é comum em piadas com negros. Assim como urubu, e como outras comparações muito mais degradantes, como o próprio excremento. Reconhecer a existência dessa associação não implica em racismo. ][/color]quem não gostou expôs sua opinião. Eu não gostei."

Segundo a assessoria de imprensa do MPF-SP (Ministério Público Federal de São Paulo), a mensagem de Gentili foi encaminhada a um procurador, que vai apurar se houve ou não racismo. A ONG Afrobras também se posicionou contra o "repórter inexperiente". "Nos próximos dias devemos fazer uma carta de repúdio. Estamos avaliando ainda [entrar com] uma representação criminal",(é que todos os jogadores de futebol no mundo tem a cor de pele escura)[ou todos os negros são pobres?] disse José Vicente, presidente da ONG.

De acordo com Hélio de La Peña, "se alguma vez você sofreu discriminação racial, sabe o quanto isso é desagradável. Esta é a razão deste tipo de piada bater na trave". (Mas quem acha que chamar alguém de macaco significa que essa pessoa tenha a pele escura? O odiado ex-presidente dos EUA é comparado a um macaco e ele não tem pele escura)[mas as pessoas negras são comparadas aos macacos unicamente pela pele escura]

À Folha Online, na noite de ontem, o humorista do "CQC" disse estar "disposto a pedir perdão a qualquer pessoa que se ofendeu sobre qualquer assunto em qualquer coisa que eu disse". "Quanto a apagar os tweets, não apago, não. Porque eu realmente disse aquilo. Não consigo ainda entender qual o problema com eles, mas se alguém viu problema, que me perdoe. Eu realmente disse aquilo." (Danilo Gentili não se justifique mais, se for processado se defenda, mas não fique dando explicações, não adianta nada)Eu acho que adianta sim. Não que eu o tome como racista, mas esse tipo de piada toca numa chaga complicada. Acho importante ele se retratar, e ainda considero que para ofensas racistas em geral a retratação deveria ser o melhor caminho para a conciliacão, judicialmente falando. Nada dessas baboseiras de crime "inafiançável" e outros tipos de attention whore Ele sá se retratou, mas continua falando no assunto, se explicando e etc. Eu acho isso pior, porque a pessoa começa a falar demais e acaba se complicando ainda mais.

* meus comentários em vermelho.

*Meus comentários ao Temma em roxo.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #63 Online: 31 de Julho de 2009, 14:45:56 »
A piada do Danilo Gentilli foi uma analogia entre as situações na qual o King Kong e jogadores de futebol se encontram. Não vi nenhuma analogia fisionômica na piada.
Logo, ela não é racista.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #64 Online: 31 de Julho de 2009, 14:48:05 »
É porque só jogadores negros que namoram com loiras... daí o racismo obvio da piada...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #65 Online: 31 de Julho de 2009, 15:15:08 »
Casseta e Planeta que faz piada racista:

<a href="http://www.youtube.com/watch/v/12UHygKSOA4" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/watch/v/12UHygKSOA4</a>

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #66 Online: 31 de Julho de 2009, 15:34:31 »
E eu acho que o Hélio de La Peña não reconheceria uma boa piada nem se ela lhe desse um soco no meio da cara.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #67 Online: 31 de Julho de 2009, 15:52:10 »
E eu acho que o Hélio de La Peña não reconheceria uma boa piada nem se ela lhe desse um soco no meio da cara.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #68 Online: 31 de Julho de 2009, 19:19:17 »
Eu sei disso, mas especificamente a piada do Gentili não se referia a negros. Quando jogadores de futebol fazem um gol e saem comemorando, segurando a camisa, se jogando e etc.. parece um pouquinho com um orangotango. E jogadores de futebol que ficam famosos sempre pegam uma loira boazuda. Por isso eu achei que a piada do Gentili não se referia a cor de pele e sim aos jogadores de futebol que fazem essas coisas quando ficam famosos.

A piada se referia a jogadores como um todo. É o estereótipo de ser jogador e catar loira. E como muito jogadores são negros, ele acabou zoando os jogadores negros com isso, pois não teria sentido em falar de gorila se não fosse pra zoar os jogadores negros, já que a associação é evidente de negro com gorila, nada a ver com jogadores não negros.

Acho isso nada a ver: "Quando jogadores de futebol fazem um gol e saem comemorando, segurando a camisa, se jogando e etc.. parece um pouquinho com um orangotango." Na cabeça do Gentili não deve ter passado isso como justificativa pra comparar com gorilas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 31 de Julho de 2009, 19:37:39 »
Acho que eles exageram nesse negócio de achar que tudo é racismo. Uma vez a Gisele Bundchen e um jogador de basquete fizeram uma capa de revista... e chegaram ao cúmulo de achar a capa racista e que parecia com o filme king kong... :stunned:

Parece sim que houve referência do King Kong

Temma

• Visitante
« Resposta #70 Online: 31 de Julho de 2009, 22:10:39 »
a associação entre o gorila e o negro é mais porque havia até pouco tempo atrás um conceito de que negros só ascendiam socialmente em esportes ou na música(pagode)[sim, isso é um estereótipo]. Inclusive essa linha de argumentacão é feita por muitos daqueles que defendem as ações afirmativas. E há também críticas mesmo a esses negros que na primeira oportunidade usariam as loiras como "troféus"(de cabeça lembro agora do Agnaldo Timóteo dizendo isso, mas acho que há também gente mais "sofisticada" haudhsu)

Então. Sobre a comparação entre negros e macacos. Eu não acho que SEMPRE esse tipo de comparação represente racismo. Nessa capa da Vogue aí mesmo, é inegável a inspiração, mas me parece mais uma alusão ao vigor físico do atleta e a beleza da modelo do que uma manifestação racista.

Já quanto à piada, admitindo-se que a alusão foi mesmo aos negros, considero mais ofensiva justamente porque faria troça de um problema com a mobilidade social da população negra, e mesmo a questão da polêmica auto-estima  :?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 01 de Agosto de 2009, 10:37:05 »
Os negros têm que bater no peito e dizer: "Sou macaco sim, e a tu mãe adora o meu pau de meio metro, seu merda". Pronto. O problema é que possuem um problema de identidade não esclarecida, como o pobre que não é feliz com a sua situação, então torna-se ofensivo fazer alusões quanto a situação econômica dele.

Enfim, minha opinião sobre essa questão se resume a essa cena do Gran Torino:

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #72 Online: 01 de Agosto de 2009, 12:33:52 »
Os negros têm que bater no peito e dizer: "Sou macaco sim, e a tu mãe adora o meu pau de meio metro, seu merda". Pronto. O problema é que possuem um problema de identidade não esclarecida, como o pobre que não é feliz com a sua situação, então torna-se ofensivo fazer alusões quanto a situação econômica dele.
É por aí.

Aqueles que tratam de atentar para as possibilidades de alusão a racismo em piadas não percebem que estão, ao ficar com esse policiamento ("Ei, piadas ofendendo essa minoria não pode..."), eles próprios reconhecendo que os estereótipos correspondem à realidade, e com isso contribuindo para a propagação desse tipo de humor.

Meio como as pessoas tenderem a colocar um pano por cima de algum defeito seu qualquer, do qual evitam falar/escondem justamente por reconhecerem que é verdade e por isso ser algo ofensivo. ("Pare de falar que negros são parecidos com macacos, pois eu reconheço que isso é verdade e atentar para essa verdade ofende aos negros").

O que mais contribuiria para o fim desses estereótipos seria simplesmente tratar essas piadas sem graça como piadas sem graça - ignorando-as e levando seus autores ao ostracismo.

Temma

• Visitante
« Resposta #73 Online: 01 de Agosto de 2009, 13:43:01 »
É por aí.

Aqueles que tratam de atentar para as possibilidades de alusão a racismo em piadas não percebem que estão, ao ficar com esse policiamento ("Ei, piadas ofendendo essa minoria não pode..."), eles próprios reconhecendo que os estereótipos correspondem à realidade, e com isso contribuindo para a propagação desse tipo de humor.

Meio como as pessoas tenderem a colocar um pano por cima de algum defeito seu qualquer, do qual evitam falar/escondem justamente por reconhecerem que é verdade e por isso ser algo ofensivo. ("Pare de falar que negros são parecidos com macacos, pois eu reconheço que isso é verdade e atentar para essa verdade ofende aos negros").

A realidade que eu considero difícil e o estereótipo que se está combatendo não é o estético. Como eu mesmo quis deixar claro mesmo quando falei da capa da revista. E também quando disse que e desejável que essas piadas fossem aceitas, pois tirando o contexto racista (onde até pouco tempo negros equivaliam a cidadãos de segunda classe), considero essas piadas inofensivas, ou melhor, tão ofensivas quanto piadas com gordos, japoneses ou loiras, amplamente aceitas. A cor da pele não é nenhum defeito, que isso fique bem claro. O defeito é a discriminação que essas pessoas sofrem. A verdade por trás da piada do Gentili é a pequena mobilidade social dos negros. Sobre a ausência de referência a estes na piada, o que coloco é que quando se fala em jogador de futebol brasileiro, não vem à cabeça das pessoas o Kaká, mas o Ramirez.

O que mais contribuiria para o fim desses estereótipos seria simplesmente tratar essas piadas sem graça como piadas sem graça - ignorando-as e levando seus autores ao ostracismo.

Cara, eu nem discordo tanto de você. Eu só achei necessário fazer algumas ressalvas, pois ficou parecendo uma maneira meio forçada de impingir racismo aos censores, algo como "eles vão provar do próprio remédio". Eu na verdade não sei o qual a melhor forma de lidar com isso, e reconheço que algumas superproteções exigidas por "grupos em defesa das minorias" acabam trazendo agravando o problema.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #74 Online: 01 de Agosto de 2009, 17:22:27 »
A piada se referia a jogadores como um todo. É o estereótipo de ser jogador e catar loira. E como muito jogadores são negros, ele acabou zoando os jogadores negros com isso, pois não teria sentido em falar de gorila se não fosse pra zoar os jogadores negros, já que a associação é evidente de negro com gorila, nada a ver com jogadores não negros.

Acho isso nada a ver: "Quando jogadores de futebol fazem um gol e saem comemorando, segurando a camisa, se jogando e etc.. parece um pouquinho com um orangotango." Na cabeça do Gentili não deve ter passado isso como justificativa pra comparar com gorilas.

Seus comentários que são racistas, não a piada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!