Piada de Danilo Gentili não teve graça, diz Hélio de La Peña da Folha Online
O integrante do "Casseta & Planeta" (Globo) Hélio de La Peña decidiu entrar na polêmica da semana no Twitter. Em um texto intitulado "A coisa ficou afrodescendente para o humor negro", o humorista carioca afirmou que a piada de Danilo Gentili relacionando jogadores de futebol com King Kong não teve graça. O post foi divulgado em seu perfil (twitter.com/Lapena).
"King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?" A frase foi postada por Danilo Gentili, do "CQC" (Band), entre a madrugada de sábado (25) para domingo no serviço de microblogs.
"Não tenho problemas com piadas de qualquer natureza, desde que elas sejam engraçadas. Não foi o caso", escreveu La Peña. "Associar o homem preto a um macaco não é novidade no anedotário e causa desconforto aos homens pretos."
(E o ex presidente George W. Bush era preto e pobre)"Se alguma vez você sofreu
discriminação racial, sabe o quanto isso é desagradável"
(Sim, discriminação, quando alguém acha que uma raça é inferior a outra e por isso não contrata, não convive, ou seja discrimina por achar o outro inferior), disse Hélio de La Peña sobre piada de Gentili
Embora tenha avaliado negativamente a piada do colega, o "casseta" discordou que o melhor caminho nestes casos seja o judicial.
"Acho exagero imolar o humorista em praça pública. Processo é bobagem. Danilo não apontou o dedo na cara de nenhum preto e disse 'olha aqui, seu macaco.' Ele fez uma piada
,(exatamente, quem achou que o macaco da piada era os pretos foi quem tá fazendo esse escandalo todo por nada)quem não gostou expôs sua opinião. Eu não gostei."
Segundo a assessoria de imprensa do MPF-SP (Ministério Público Federal de São Paulo), a mensagem de Gentili foi encaminhada a um procurador, que vai apurar se houve ou não racismo. A ONG Afrobras também se posicionou contra o "repórter inexperiente". "Nos próximos dias devemos fazer uma carta de repúdio. Estamos avaliando ainda [entrar com] uma representação criminal",
(é que todos os jogadores de futebol no mundo tem a cor de pele escura) disse José Vicente, presidente da ONG.
De acordo com Hélio de La Peña, "se alguma vez você sofreu discriminação racial, sabe o quanto isso é desagradável. Esta é a razão deste tipo de piada bater na trave".
(Mas quem acha que chamar alguém de macaco significa que essa pessoa tenha a pele escura? O odiado ex-presidente dos EUA é comparado a um macaco e ele não tem pele escura)À Folha Online, na noite de ontem, o humorista do "CQC" disse estar "disposto a pedir perdão a qualquer pessoa que se ofendeu sobre qualquer assunto em qualquer coisa que eu disse". "Quanto a apagar os tweets, não apago, não. Porque eu realmente disse aquilo. Não consigo ainda entender qual o problema com eles, mas se alguém viu problema, que me perdoe. Eu realmente disse aquilo."
(Danilo Gentili não se justifique mais, se for processado se defenda, mas não fique dando explicações, não adianta nada)Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u601611.shtml* meus comentários em azul.