Abri este tópico para perguntar aos meus amigos ateístas, agnósticos e afins como eles lidam com o medo.
Em um tópico qualquer, que não me lembro qual, um forista alegou que as doutrinas espíritas são dogmáticas e não passam de subterfúgio para o prosélito lidar com seus medos. Aliás, tenho lido nos diversos fóruns, muitos posts em que os ateístas acusam os teístas de utilizarem a religião como muleta para tratamento do medo. Pois muito bem, entendo que o medo é algo natural e inevitável. Um exemplo simples é minha filhinha que vai completar seis anos. Desde antes de seu nascimento eu combinei com a minha patroa de não colocar medo nela. Alertei às avós para que tb não colocassem medo nela (minha mãe gosta de falar de velho do saco e de diversos personagens que fazem as crianças ficarem com medo), mas não adiantou. Ela morre de medo de lobisomem, vampiro, da malévola (personagem maligna do clássico A Bela Adormecida), da múmia, do Michael Jackson (por causa do clipe do Thriller) e por aí vai... No momento ela não deixa minha mulher dormir comigo. Quer que a mãe durma com ela ou vem se enfiar no nosso meio em nossa cama.
O medo parece ser algo que surge inevitavelmente, medo de escuro, medo da morte, medo de situações diversas. Diante disso, parece tb inevitável recorrer aos deuses. No meu caso, que sou cristão, crente convicto, recorro ao Deus cristão. Ao orar, frente a uma situação amedrontadora, eu consigo conforto. Se meu filho está doente (e eu morro de medo de perder um filho) eu levo ao médico, mas isso não me conforta. Só depois de falar com Deus é que relaxo. Enfim, Deus (ou a idéia dele existir e atender orações) é absolutamente eficaz no tratamento do medo.
Diante do exposto, pergunto: “O que vc ateísta, agnóstico e afim faz ao sentir medo? Como se conforta? Como concilia o sono? Como relaxa diante de uma situação aterradora?”