Autor Tópico: O Medo  (Lida 24650 vezes)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: O Medo
« Resposta #50 Online: 07 de Agosto de 2009, 02:52:27 »
Engraçado. Quando era criança, era católico e desde muito pequeno tive medo de anjos. Achava horripilante a figura de uma pessoa com asas de penas e rezava para que essas criaturas ficassem afastadas de mim. Até cheguei a ter uma certa simpatia pelo diabo, porque me parecia mais real e honesto, no sentido que não ser um mero puxa-saco de deus como todos aqueles anjos andróginos.

As crianças desde muito cedo são ensinadas a admirar esse tipo de coisa, quando a ordem natural deveria ser o medo e a repulsa.

Até hoje não entendo como as pessoas não acham estranho essas coisas, como também não entendo como alguém pode exibir a imagem do cadáver de um homem crucificado como jóia ou elemento de decoração.

Quer fazer medo a uma criança?

Leve-a a um a igreja católica ou conte-lhe a linda estorinha da bíblia. Aquela mesma que diz que se você não amar um certo carinha e fazer tudo que ele manda, ou que dizem que ele manda, você vai passar a eternidade queimando no inferno; a mesma que fala do fim do mundo com todas aquelas pragas e desgraças do Apocalipse e mais um monte de coisas amedrontadoras feitas para convencer as pessoas pelo medo.

Quando criança morria de medo dessas coisas (e não acho absolutamente que isso deva ser exclusividade minha). 

Acho que é disso que o Dawkins fala quando diz que as crianças são pscicologicamente "violentadas" pelas religiões. E nesse ponto concordo com ele.

Quanto ao tema principal do tópico, posso dizer que o medo é algo inato ao ser humano. Ele é fruto da nossa capacidade de compreensão, uma vez que não se teme aquilo que não se conhece ou aquilo em que não se acredita. Logo o medo é algo que não temos como evitar.

A crença no sobrenatural pode até ajudar a lidar com certos medos, ao passo que também cria um monte de outros, como o medo do inferno, do castigo divino, do diabo, dos demônios(e eu prefiro viver em um mundo livre de demônios a num assombrado por eles), etc . Contudo ela[a crença no sobrenatural] não tem o condão de mudar em nada a realidade, uma vez que a natureza não dá a mínima para o que achemos ou deixemos de achar.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #51 Online: 07 de Agosto de 2009, 11:27:32 »
Por que obrigado a crer? Quem teria me obrigado? Porque acha que não questiono as coisas nas quais cri ou creio?
"Praticamente"
o meio.
por acreditar em qualquer abobrinha que esteja contigo num livrinho qualquer ou dito por uma pessoal qualquer.

Posso até acreditar nas "abobrinhas do livro", mas "no que as pessoas dizem" é mais difícil. Como vc sabe, sou professor de teologia do VT. Normalmente ensino a doutrina e não o contrário. Aliás, tenho muitas discussões doutrinárias com a liderança da igreja. Normalmente o que creio é ditado pelo "livro cheio de abobrinhas" e não, por algum doutrinador.

Entenda, muitas pessoas crêem porque vêem sentido na coisa e não porque alguém os impeliu a crer ou fez lavagem cerebral nela.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #52 Online: 07 de Agosto de 2009, 11:31:02 »

Voce se obriga a crer, entre outras razões como im meio de lidar com o medo, como voce mesmo disse.
Outras pessoas enfrentam seus medos sem necessidade de inventar ou seguir divindades inventadas anteriormente.

Já me vi 1 hora sob mira de uma arma e ouvindo os bandidos resolvendo se deixavam testemunha ou não, sei o que é estar em situação de morte iminente!
 Não me ocorreu rezar ou acreditar em uma divindade protetora naquela hora, só pensei em minha mulher e meus pais, e fiquei atento a qualquer possibilidade de fugir daquela situação. Me surpreendi como fui extremamente calculista, a ponto de orientar meus colegas da melhor maneira que eu podia e confortá-los.
Medo? Claro, mas não pânico, pensava claramente. Se eu não tivesse me libertado das suspertições herdadas de família possivelmente eu estaria rezando, tremendo e a beira de um colapso, como meu colega católico que depois disso deixou o emprego.

É, vc realmente desenvolveu um perfil absolutamente racionalista. Mas acho que, independente de ser teísta ou ateísta, há pessoas que reagiriam como vc e há pessoas que entrariam em pânico. As coisas não estão necessariamente ligadas.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #53 Online: 07 de Agosto de 2009, 11:33:21 »
Um professor de teologia do VT? O VT é meu livro de terror favorito! Muito hardcore :rock:

Como você lida com as milhares de pessoas que o VT diz que você deve matar?

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #54 Online: 07 de Agosto de 2009, 11:34:10 »

Até hoje não entendo como as pessoas não acham estranho essas coisas, como também não entendo como alguém pode exibir a imagem do cadáver de um homem crucificado como jóia ou elemento de decoração.

É porque as pessoas tendem a ser literalistas. Acham mesmo que há um camarada de asas lá no céu.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #55 Online: 07 de Agosto de 2009, 11:35:07 »
Um professor de teologia do VT? O VT é meu livro de terror favorito! Muito hardcore :rock:

Ah, isso já discutimos muito aqui e não leva a lugar nenhum.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 07 de Agosto de 2009, 11:41:08 »
 :'(

Logo hoje que eu acordei com bom humor.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 07 de Agosto de 2009, 11:47:06 »
Entenda, muitas pessoas crêem porque vêem sentido na coisa e não porque alguém os impeliu a crer ou fez lavagem cerebral nela.
Sei disso, mas fica difícil quando se fala em religiões. Outra, o conteúdo dos seus "estudos" são tão fáceis de entender, e tão coerentes, que há milhares de interpretações de "teólogos"...  :hihi:

::) ......

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 07 de Agosto de 2009, 12:25:19 »

hehehe... claro que não leva a lugar nenhum, o VT é particularmente imoral...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 09 de Agosto de 2009, 16:08:52 »
Debate interessante... medo é irracional, na hora do apêrto, ainda mais em situações extremas, difícil saber como vamos reagir. Mas se apegar ao papai noel dos adultos não vai adiantar muito.

Aliás os próprios crentes no íntimo sabem disso. O Di levantou uma questão pertinente, se os crentes confiam tanto assim em deus, por que levar os fillhos ao médico quando adoecem? Por que não apenas rezar a esperar que deus os cure?

Façamos um experimento: vamos pegar 100 pessoas (ou mil, ou um milhão, são pessoas hipotéticas mesmo :D), com doenças graves, mas curáveis. 50% terão todas as pessoas religiosas orando por elas, podemos incluir figurões como o papa, por exemplo, para dar mais peso. E 50% serão ateus, e não terão qualquer espécie de oração por eles, apenas tratamento médico.

No final do experimento, em qual grupo será que a mortalidade será maior? Acho que nem mesmo o crente mais fanático irá querer fazer parte do grupo das orações :hihi:...

Então fica o ponto, se o que ajuda MESMO é o tratamento médico, pra que serve deus? Não seria apenas uma ilusão para que a gente se sinta melhor? OK, ele tem sua utilidade sendo usado desta forma, mas isso não o torna real.
"Deus prefere os ateus"

Offline Douglas M.

• Nível 00
  • *
  • De onde vem tamanha discrição?
« Resposta #60 Online: 09 de Agosto de 2009, 18:56:59 »
Sendo ateu e tendo medo ocasionalmente, penso o seguinte: "coisas ruins acontecem de vez em quando", o medo deveria ser algo que remete à situações iminentes, em outras situações chamaria paranóia ou pessimismo. Falando do medo propriamente dito, penso racionalmente nas consequências e tento manter meus nervos controlados. Já fui um cristão e digo que pedir a uma divindade é muito mais prático e confortável, mas quando deixei de acreditar resolvi encarar o medo de maneira mais "honesta" (se assim posso dizer). Mas como muitos já citaram, cada um tem uma reação, que é natural pois cada um de nós valoriza e julga as coisas de maneira diferente.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #61 Online: 10 de Agosto de 2009, 11:09:03 »
Debate interessante... medo é irracional, na hora do apêrto, ainda mais em situações extremas, difícil saber como vamos reagir. Mas se apegar ao papai noel dos adultos não vai adiantar muito.

Aliás os próprios crentes no íntimo sabem disso. O Di levantou uma questão pertinente, se os crentes confiam tanto assim em deus, por que levar os fillhos ao médico quando adoecem? Por que não apenas rezar a esperar que deus os cure?

Façamos um experimento: vamos pegar 100 pessoas (ou mil, ou um milhão, são pessoas hipotéticas mesmo :D), com doenças graves, mas curáveis. 50% terão todas as pessoas religiosas orando por elas, podemos incluir figurões como o papa, por exemplo, para dar mais peso. E 50% serão ateus, e não terão qualquer espécie de oração por eles, apenas tratamento médico.

No final do experimento, em qual grupo será que a mortalidade será maior? Acho que nem mesmo o crente mais fanático irá querer fazer parte do grupo das orações :hihi:...

Então fica o ponto, se o que ajuda MESMO é o tratamento médico, pra que serve deus? Não seria apenas uma ilusão para que a gente se sinta melhor? OK, ele tem sua utilidade sendo usado desta forma, mas isso não o torna real.

Deus não interfere no curso da história a não ser que tenha algum plano específico. Assim, Deus não fará nada que o homem possa fazer. Deus não é um repositório de pedidos à disposição do homem. Não é uma fonte de recursos para atender seus desejos descabidos ou mesquinhos.
As agruras da vida acontecerão com as pessoas em geral. Deus não livra do vale, mas ajuda a passar por ele. Ele não retira o obstáculo, mas ajuda a transpô-lo. As doenças são uma realidade e não necessariamente Deus intervirá (pode até intervir, mas não necessariamente). Cabe ao homem ir ao médico e fazer o que está ao seu alcance. Deus fará aquilo que ele não poderá fazer.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 10 de Agosto de 2009, 11:31:06 »
Citação de: Famado
Deus não interfere no curso da história a não ser que tenha algum plano específico.

Se deus só vai fazer o que lhe der na telha, pra que diabos serve orar?

Deus não fará nada que o homem possa fazer.

Eu posso colocar aqui passagens bíblicas que dizem, claramente, que qualquer coisa pedida com fé, em oração, será atendida. Você pode me colocar aqui UMA passagem bíblica que diga que deus não fará nada que possamos fazer?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #63 Online: 10 de Agosto de 2009, 11:55:48 »

Para que Deus te ajude a passar o vale, a transpor o obstáculo.

Eu posso colocar aqui passagens bíblicas que dizem, claramente, que qualquer coisa pedida com fé, em oração, será atendida. Você pode me colocar aqui UMA passagem bíblica que diga que deus não fará nada que possamos fazer?

Sim.
Tg 4:3
Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #64 Online: 10 de Agosto de 2009, 13:10:29 »

Mas se não estiver nos "planos" então tanto faz.
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #65 Online: 10 de Agosto de 2009, 13:16:51 »
De fato. Mas vc não sabe os planos de Deus.

Normalmente Ele ajuda. Pelo menos comigo, tem me ajudado.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 10 de Agosto de 2009, 13:21:41 »

Sim, o plano dele é ajudar alguns sem nenhum critério inteligível e ferrar a maioria.
Ajuda um ou outro aqui e deixa milhões morrerem de fome em outra parte. A casualidade atua desta exata maneira...

Se houvesse mesmo um deus arbitrário, injusto e cruel como o bíblico eu chutaria a bunda dele...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #67 Online: 10 de Agosto de 2009, 13:24:34 »
Então, já que tanto faz, pára de rezar!
E se vc tem uma crença religiosa (qualquer uma) vai atribuir coisas boas e ruins a ela, independentemente se for verdade ou não.
Se vc fosse politeísta, acreditaria que os deuses te ajudam ou castigam, se vc acreitasse em espíritos a mesma coisa, se acredita em "santos" ou algo assim, idem.
E assim vai.
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 10 de Agosto de 2009, 13:45:36 »
E se vc tem uma crença religiosa (qualquer uma) vai atribuir coisas boas e ruins a ela
Exato, mas sempre lembrando que as coisas ruins não vêm de Deus, e sim do DÊmo....  :)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #69 Online: 10 de Agosto de 2009, 13:52:05 »

Famado,

Você está com níveis críticos de religiosidade, pega leve que tudo em excesso faz mal :-)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 10 de Agosto de 2009, 14:29:57 »

Sim.

:olheira:

Veja bem:

Citação de: Di
...passagens bíblicas que dizem, claramente, que qualquer coisa pedida com fé, em oração, será atendida...

Mateus 7:7-8 “Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.”

Tiago 1:5-8 “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.”

João 14:13-14E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.”

Existe limite para o que deus pode fazer por nós? A bíblia diz que não:

Efésios 3:20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.”

Filipenses 4:19 “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.”

Quais são as condições para que ele atenda nossos pedidos?

Marcos 11:24 “Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.”

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #71 Online: 10 de Agosto de 2009, 15:52:24 »

Oi,
Dá na mesma. Uma ajuda invisível, inodora e incolor não é ajuda.
E se a única ajuda que deus dá é um tipo de auto-confiança gerada unicamente pela crença de que tem alguém ajudando, não é necessário rezar pra deus nenhum. É melhor ligar pra mamãe, que sempre dá uma palavra de apoio, ou mesmo um amigo ou o vizinho – a ajuda deles será muito mais palpável.
Citação de: famado
Citação de: Di

Sim.

Peraí, não tem nada de “claro” neste trecho de que deus “não fará o que pedirmos”.
Ao contrário, ela diz que se pedir do modo certo, ele dará – afinal, como diz o trecho, “não recebeis porque pedis mal, logo, se pedir certo, ganha.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #72 Online: 10 de Agosto de 2009, 16:03:27 »

Sim, o plano dele é ajudar alguns sem nenhum critério inteligível e ferrar a maioria.
Ajuda um ou outro aqui e deixa milhões morrerem de fome em outra parte. A casualidade atua desta exata maneira...

De fato a maioria das pessoas estão entregues ao acaso, à própria sorte. Se realmente não for plano específico de Deus, Ele nada fará. Inclusive, Ele não ouve todas as orações. Só a algumas. Depende de quem faz e como faz.

Se houvesse mesmo um deus arbitrário, injusto e cruel como o bíblico eu chutaria a bunda dele...

Vc não teria qualquer chance de fazer isso. O máximo que pode fazer é desprezá-lo ou sair blasfemando, como já tem feito.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #73 Online: 10 de Agosto de 2009, 16:05:09 »
Então, já que tanto faz, pára de rezar!
E se vc tem uma crença religiosa (qualquer uma) vai atribuir coisas boas e ruins a ela, independentemente se for verdade ou não.
Se vc fosse politeísta, acreditaria que os deuses te ajudam ou castigam, se vc acreitasse em espíritos a mesma coisa, se acredita em "santos" ou algo assim, idem.
E assim vai.

Mas o fluxo de caixa é positivo. Deus tem ouvido minhas orações, mais do que não.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #74 Online: 10 de Agosto de 2009, 16:08:28 »
E se vc tem uma crença religiosa (qualquer uma) vai atribuir coisas boas e ruins a ela
Exato, mas sempre lembrando que as coisas ruins não vêm de Deus, e sim do DÊmo....  :)

Coisas boas e ruins fazem parte da vida. Algumas coisas podem até ser causadas pelo mundo espiritual, mas na maioria das vezes são coisas da vida. Doenças, problemas financeiros, de relacionamento, etc. São coisa que acontecem e muitas vezes são provocadas por vc mesmo, conforme o estilo de vida que leva.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!