Autor Tópico: O Medo  (Lida 24659 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: O Medo
« Resposta #275 Online: 21 de Setembro de 2009, 15:50:15 »
Ou seja, "homem é o que ele come".  :hihi:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #276 Online: 21 de Setembro de 2009, 15:58:48 »
Na verdade, até concordo nesse ponto com o Leafar: uma coisa é temer o processo de morrer, outra é ter medo de estar morto.
Nunca diferenciei um do outro... Sempre pensei que o medo da morte se referisse ao momento dela... o medo de morrer...

Nem sempre. Existem pessoas que realmente temem o suposto "pós-morte". O curioso é que na ocasião em que corri sério
risco de vida, só senti desconforto, vergonha e irritação com a minha estupidez. Medo, nenhum.

Orbe: o que tem sido apontado aqui é uma possível contradição. Religiões que são criadas para confortar podem também
causar um terrível medo existencial em algumas pessoas. Não é o medo que surge numa súbita situação de perigo, mas
aquele que aparece de mansinho no meio da noite e que pode levar à loucura.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #277 Online: 21 de Setembro de 2009, 16:04:31 »
Orbe: o que tem sido apontado aqui é uma possível contradição. Religiões que são criadas para confortar podem também
causar um terrível medo existencial em algumas pessoas. Não é o medo que surge numa súbita situação de perigo, mas
aquele que aparece de mansinho no meio da noite e que pode levar à loucura.

Religião é uma coisa. Seus seguidores são outra. Há uma diferença bem grande entre um livro e um ser humano. A pessoa ainda desconhece o pós-vida pregado pela religião. É totalmente natural que ainda reste dúvidas, bem lá no fundo da mente dela, que levam ao medo. Ou simplesmente o medo sem qualquer fundamento mesmo. Não tem sentido exigir de qualquer pessoa justificativas ou explicações para seus medos. Por mais contraditórios que possam parecer.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #278 Online: 21 de Setembro de 2009, 16:11:27 »
Penso eu que o medo do pós-morte só faz sentido para religiosos, especialmente aqueles que julgam estar em desacordo com os princípios de sua religião. Já o materialista vai temer o quê? Só se for medo do desaparecimento.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #279 Online: 21 de Setembro de 2009, 16:12:56 »
Não tem sentido exigir de qualquer pessoa justificativas ou explicações para seus medos. Por mais contraditórios que possam parecer.

Porque não? Digamos que um evangélico (exemplo plausível) tenha um cônjuge a quem ama profundamente. Só que esse cônjuge
se nega a "aceitar Jesus". É possível que na cabeça desse crente, aquela pessoa a quem ele ama tanto vai passar uma eternidade
sendo torturada e que por isso ele tema tanto por ela. Confrontar esse crente com essa contradição (o Deus "do amor" que
pune pessoas boas por supostos pecados irrelevantes) poderia ser algo benéfico.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #280 Online: 21 de Setembro de 2009, 16:14:40 »
Penso eu que o medo do pós-morte só faz sentido para religiosos, especialmente aqueles que julgam estar em desacordo com os princípios de sua religião. Já o materialista vai temer o quê? Só se for medo do desaparecimento.

Ah, mas as pessoas são perfeitamente capazes de encontrar motivos para temer: pelo bem-estar dos entes queridos, por deixar
um trabalho incompleto, pela obscuridade, etc.

Alan Watts

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #281 Online: 21 de Setembro de 2009, 16:26:55 »
Não tem sentido exigir de qualquer pessoa justificativas ou explicações para seus medos. Por mais contraditórios que possam parecer.

Porque não? Digamos que um evangélico (exemplo plausível) tenha um cônjuge a quem ama profundamente. Só que esse cônjuge
se nega a "aceitar Jesus". É possível que na cabeça desse crente, aquela pessoa a quem ele ama tanto vai passar uma eternidade
sendo torturada e que por isso ele tema tanto por ela. Confrontar esse crente com essa contradição (o Deus "do amor" que
pune pessoas boas por supostos pecados irrelevantes) poderia ser algo benéfico.

Você já parte do pressuposto que o pecado em questão é irrelevante. Para o evangélico não é bem assim. Também parte do pressuposto que é o deus que pune. Para muitos crentes são os próprios humanos que se condenam. Eu acho absurdo, mas eles acreditam e fica impossível discutir quando chega nesse ponto...

E ainda que você chegasse a uma desconversão, o que geralmente não ocorre, não eliminaria o medo do ex-evangélico de perder seu cônjuge, o medo irracional de morrer, o medo do desconhecido, o medo de não poder completar seus objetivos por causa da morte... Apenas eliminaria o medo da tortura eterna. E não seria necessariamente benéfico.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #282 Online: 21 de Setembro de 2009, 16:31:57 »
Você já parte do pressuposto que o pecado em questão é irrelevante. Para o evangélico não é bem assim. Também parte do pressuposto que é o deus que pune. Para muitos crentes são os próprios humanos que se condenam. Eu acho absurdo, mas eles acreditam e fica impossível discutir quando chega nesse ponto...

Se o pecado é irrelevante ou não é... irrelevante. O que importa é o medo, e a contradição na crença. Não estamos tentando
desconverter ninguem. O que estou afirmando é que essa é uma questão que vale a pena ser discutida.

E ainda que você chegasse a uma desconversão, o que geralmente não ocorre, não eliminaria o medo do ex-evangélico de perder seu cônjuge, o medo irracional de morrer, o medo do desconhecido, o medo de não poder completar seus objetivos por causa da morte...

E quem disse que estamos pretendendo eliminar esse medo?

Apenas eliminaria o medo da tortura eterna. E não seria necessariamente benéfico.

Uh? E porque não?

Alan Watts

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #283 Online: 21 de Setembro de 2009, 19:34:48 »
Nem sempre. Existem pessoas que realmente temem o suposto "pós-morte". O curioso é que na ocasião em que corri sério
risco de vida, só senti desconforto, vergonha e irritação com a minha estupidez. Medo, nenhum.
Got it...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #284 Online: 21 de Setembro de 2009, 21:05:35 »
Tortura eterna???? Chance de outra vida???? Haja saco!

Se pisei na bola nesta existência irei comprometer a minha existência ou a existência da minha descendência... como cheguei na idade que já não me preocupo mais comigo, exclusivamente, mas sim com minha descendência, não tenho mais medo de porra nenhuma, vou procurar fazer o meu melhor ... nunca tive vocação para cagão mesmo... de modo que se morrer amanhã e terei que responder ara um deuszinho egocêntrico, de merda ou se terei que reencarnar mais 10.000 vezes,  tô pouco me fodendo.

Crentes e seus apegos materialistas... tsc tsc.... depois somos nós, ateus, que somos tão apegados. BULLSHIT.. dos enormes!!! Um grande monte de esterco!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #285 Online: 21 de Setembro de 2009, 23:01:43 »
Tortura eterna???? Chance de outra vida???? Haja saco!

Se pisei na bola nesta existência irei comprometer a minha existência ou a existência da minha descendência... como cheguei na idade que já não me preocupo mais comigo, exclusivamente, mas sim com minha descendência, não tenho mais medo de porra nenhuma, vou procurar fazer o meu melhor ... nunca tive vocação para cagão mesmo... de modo que se morrer amanhã e terei que responder ara um deuszinho egocêntrico, de merda ou se terei que reencarnar mais 10.000 vezes,  tô pouco me fodendo.

Crentes e seus apegos materialistas... tsc tsc.... depois somos nós, ateus, que somos tão apegados. BULLSHIT.. dos enormes!!! Um grande monte de esterco!

Aqui voce foi muito ácido em seu comentário, mas esse realmente é o melhor tom para esse "desabafo", resumiu muito bem...  Gostei!  :ok:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:O Medo
« Resposta #286 Online: 01 de Fevereiro de 2019, 16:56:09 »
Medo é muito genérico, fica sendo uma pergunta que precisa de contexto.

Por exemplo, nessa rima,

a mulher do compadre Zé Pedro,
tem cabelo no c* que faz medo,

o medo em questão transcende a compreensão usual de temor, passando a ser uma constatação de natureza exegética limite, pessoal, personificada para cada ente que observa aqueles cabelos,
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!