Autor Tópico: O Medo  (Lida 24658 vezes)

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
Re: O Medo
« Resposta #250 Online: 28 de Agosto de 2009, 12:59:40 »
Segurança? Policiais, Seguranças, Sistemas de alarme. Etc.
Aqui, eu vou discordar de você. Nesse caso, a única solução é Deus mesmo!
Why?
Você confia em tudo isso? Acha que vai te proteger? Eu não.

Eu confio, ou você acha nulo o aumento de segurança que estas coisa podem trazer???
E é obvio que não vou passar a me achar ivulneravel com essas coisas, do mesmo modo que não acho que vou sempre voltar completamente curado do médico, mas concerteza são coisas mais eficientes que a religião.

E você, acha que deus vai te proteger? Eu não.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #251 Online: 28 de Agosto de 2009, 15:18:00 »
Mas não é esse tipo de medo que estou falando famado. É ter medo de estar errado. Sei que você não é um literalista e coisa e tal. Mas há quem o seja e defenda o gênese tal qual está lá. Mesmo vendo que está errado, que aquilo do jeito que está é um absurdo, mesmo assim insiste em defender o gênese literalmente. Ele não teria medo de duvidar porque isso seria errado de acordo com sua visão?

Eu nunca conheci alguem que pensasse conforme vc exemplificou.

O que eu acho importante dizer é que crentes não deveriam ter fobias, tais como medo de avião, medo de elevador e medo de algo supostamente sobrenatural. Há fobias patológicas e, inclusive, elas estão na moda hoje em dia. Tem um monte de gente com a tal síndrome do pânico, aliás há uma grande polêmica quanto à causa deste mal. Quanto a este caso, compreende-se que não há muito o que fazer em termos de comportamento.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #252 Online: 28 de Agosto de 2009, 15:27:44 »

Eu nunca conheci alguem que pensasse conforme vc exemplificou.

Eu já conheci um monte. Teve um aqui mesmo que disse que se o Gênese não for verdadeiro então nada mais tem sentido e ele não poderia ser cristão (ou algo assim). É esse medo que, imagino, leva alguns aterem uma posição extremada.

O que eu acho importante dizer é que crentes não deveriam ter fobias, tais como medo de avião, medo de elevador e medo de algo supostamente sobrenatural. Há fobias patológicas e, inclusive, elas estão na moda hoje em dia. Tem um monte de gente com a tal síndrome do pânico, aliás há uma grande polêmica quanto à causa deste mal. Quanto a este caso, compreende-se que não há muito o que fazer em termos de comportamento.

Fobia é algo um tanto quanto normal. Todo mundo acaba tendo uma fobia ou outra e, desde que não interfira no dia a dia da pessoa, não tem problema algum. Quanto à síndrome do pânico, é um distúrbio neurológico causado por uma depressão. É perfeitamente tratada com medicação e terapia.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #253 Online: 31 de Agosto de 2009, 15:37:27 »
Fim do tópico. Não há mais o que discutir ou acrescentar. Já deu.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #254 Online: 31 de Agosto de 2009, 16:09:44 »
Não estava falando de você, Famado.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #255 Online: 31 de Agosto de 2009, 16:14:13 »
Não, amigão, eu entendi. É que finalizei o tópico porque acho que já deu o que tinha que dar. Entendeu?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #256 Online: 31 de Agosto de 2009, 16:38:37 »
ok. :ok:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #257 Online: 31 de Agosto de 2009, 22:30:00 »
Não, amigão, eu entendi. É que finalizei o tópico porque acho que já deu o que tinha que dar. Entendeu?

Pretensioso o menino, não?   ;P

Pois eu entendo que o tópico não encerrou coisíssima nenhuma... e agora?  ::)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #258 Online: 01 de Setembro de 2009, 11:39:31 »
Então fala aí o que quiser.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #259 Online: 01 de Setembro de 2009, 19:05:52 »
Recuar.........

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #260 Online: 03 de Setembro de 2009, 12:52:43 »
Então fala aí o que quiser.

Não quero falar nada, apenas ler... até mesmo porque se eu quisesse falar alguma coisa, já teria dito... não precisaria da sua permissão para isto, aliás, para nada que se refere a minha vida pessoal.  :P :hihi:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #261 Online: 20 de Setembro de 2009, 13:29:44 »
Cara, fala sério, Eu congrego em uma igreja na Ilha do Governador, no sub-bairro do Jardim Guanabara (um miolo de classe média-alta dentro do bairro). Estava eu agora no culto matinal, quando aconteceu um tiroteio na rua de cima. Parecia que era na porta da igreja. Foram uns cinqüenta tiros. Aparentemente de pistola. Foi um alvoroço. Depois, ao fim do culto, procurei me informar e falaram que foi seqüestro de um magnata. Outros disseram que foi o seqüestro de um bicheiro e outros ainda, que foi assalto à residência de algum endinheirado. Não sei... Só sei que essa é a realidade desta cidade. Um absurdo. Não estamos seguros em lugar nenhum. Aonde chegaremos? Ainda bem que não havia levado minha família à igreja, posto que normalmente, meus filhos ficam correndo no pátio lá fora. O Rio de Janeiro é mesmo uma vergonha.
Ressuscitei este tópico pra falar do comportamento da membresia, como exemplo do tratamento do medo. Metade da congregação ficou centrada, sem expressar nenhum medo aparente. A outra metade entrou em desespero. Tinha gente que eu conheço há décadas, chorando e se desesperando. Uma senhora alcoólatra, que está freqüentando recentemente, desmaiou. Entendo que neste caso ela não seja alguém preparado, mas crente que é crente mesmo não poderia ficar com medo. Ainda mais porque estávamos no meio do culto. O pastor, muito calmo, pediu que todos se sentassem, mas não adiantou. Não houve como controlar a turba em pânico.
Não aceito este tipo de coisa. Aliás, independente do credo. Seja crente, católico, espírita, muçulmano ou o que for. Se há uma fé declarada, a própria morte não pode ser algo a temer. Talvez, temer a morte de um filho, esposa , pai, irmão, alguém amado, se justifique, mas a própria morte não. Entendo que as religiões existem justamente pela tentativa do homem de tratar seu pós-morte. O desespero mostra dúvida. No fundo no fundo, a pessoa não crê realmente.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #262 Online: 20 de Setembro de 2009, 14:09:58 »
Não aceito este tipo de coisa. Aliás, independente do credo. Seja crente, católico, espírita, muçulmano ou o que for. Se há uma fé declarada, a própria morte não pode ser algo a temer. Talvez, temer a morte de um filho, esposa , pai, irmão, alguém amado, se justifique, mas a própria morte não. Entendo que as religiões existem justamente pela tentativa do homem de tratar seu pós-morte. O desespero mostra dúvida. No fundo no fundo, a pessoa não crê realmente.
Eu concordo em parte, ou seja, quem tem a sua fé, crê firmemente e a segue, não deveria mesmo temer a morte. Aliás, quem deveria temer é quem tem a sua fé, crê firmemente e não a segue, porque crê também no castigo. As igrejas evangélicas pregam que você sempre pode pedir perdão no último segundo e ser salvo. Mas vai que não dá tempo, né... Talvez a metade que correu tinha um perdão pra pedir, um dízimo atrasado, ou sei lá, e um segundo a mais ou a menos poderia significar a diferença entre o céu e o inferno eterno...  :hihi: Brincadeirinha...

Agora, falando sério, eu, por exemplo, não temo a morte, mas temo "a hora da morte". É um momento que eu particularmente gostaria de pular. Eu gostaria de estar aqui, bem, cair em inconsciência e despertar no outro mundo. Mas infelizmente não é sempre assim que ocorre. As pessoas que correram talvez do mesmo modo temam, não a morte, mas a hora da morte.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #263 Online: 20 de Setembro de 2009, 18:13:29 »
Agora, falando sério, eu, por exemplo, não temo a morte, mas temo "a hora da morte". É um momento que eu particularmente gostaria de pular.
E não é a mesma coisa?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #264 Online: 20 de Setembro de 2009, 19:53:17 »

Se justifica se, pela sua fé, você não acredita que ele vá para o mesmo "lugar" que você. Se você acredita que o futuro da pessoa querida é o mesmo que o seu, após a morte, não vejo porque o temor.

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #265 Online: 20 de Setembro de 2009, 20:32:06 »
Agora, falando sério, eu, por exemplo, não temo a morte, mas temo "a hora da morte". É um momento que eu particularmente gostaria de pular.
E não é a mesma coisa?
É. Mas deixa ele pensar que justificou... Será bom pra todo mundo hehe.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #266 Online: 20 de Setembro de 2009, 20:51:23 »
Eu tenho medo de lagartixa.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #267 Online: 20 de Setembro de 2009, 21:01:09 »
E não é a mesma coisa?
É. Mas deixa ele pensar que justificou... Será bom pra todo mundo hehe.
Não é a mesma coisa para quem crê em uma existência após essa.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #268 Online: 20 de Setembro de 2009, 21:43:40 »
Famado, o medo é uma coisa natural, ainda mais em situações como a que você descreveu. Algumas pessoas lidam melhor com isso, outras não (e não por causa de ser crente ou não). Parte disso são mecanismos de luta e fuga (algumas vezes não gera nem um nem outro, gerando o freeze). Se você já passou por situações parecidas ou consegue manter atitudes racionais em situações de stress, então terá uma reação mais controlada, só isso. Mas o medo impede também que se faça coisas idiotas. Se você for crente que nada acontecerá a você porque está protegido de alguma forma, então pode acabar sendo baleado por não ter se abrigado em um tiroteio. Os guerreiros zulus nas guerras zulus contra a Inglaterra acreditavam que por causa da sua magia eles eram a prova de balas. Por causa disso eles eram inimigos terríveis, mas também morriam como moscas.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #269 Online: 21 de Setembro de 2009, 08:27:05 »
Não é a mesma coisa para quem crê em uma existência após essa.
Isso mesmo, deveria ser bem mais aceitável. Mas é como o derfel disse, e só.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #270 Online: 21 de Setembro de 2009, 10:36:53 »
E não é a mesma coisa?

Na verdade, até concordo nesse ponto com o Leafar: uma coisa é temer o processo de morrer, outra é ter medo de estar morto.
Eu tenho medo do primeiro: nada melhor do que morrer dormindo*. Mas não tenho medo algum do segundo.

*de preferência, aos 120 anos e aparentemente saudável.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #271 Online: 21 de Setembro de 2009, 13:48:07 »
Olá,

Bem... uma coisa é não temer a morte, outra bem diferente é ficar esperando imóvel que uma bala te acerte.

Mas, se entendi bem, a questão não foi nem o tentar evitar a bala, mas a pânico que tomou conta das pessoas.

Parece, mesmo, contraditório que "pessoas de fé" temam a morte (tanto própria como de entes queridos). Mas é importante lembrar que a morte não é um "teste de fé". E muitos temem mais a dor do processo de morte que o evento de morrer em si (como Leafar e Dr. Manhattan lembraram).

O tiroteio, também pode ter sido o evento que disparou um processo de estresse que se construía até mesmo inconscientemente. Um tipo de "gota d'água". E o pânico foi resultado de uma soma coisas e não apenas do tiroteio.
Além disso, quem ficou parado pode muito bem ter-se congelado de medo e não ficado calmo.
Ou a calma pode ter vindo do fato de estarem abrigados em um prédio e não necessariamente por terem fé ou estarem em um templo.

De qualquer modo, em situações de tiroteio, deve-se calmamente procurar abrigo, e não "testar a fé", ficando "sentado, com a boca cheia de dentes esperando a morte chegar".

Que não se confunda tranquilidade com temeridade.

---

A parte em negrito foi editada depois para tornar mais claro o raciocínio.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #272 Online: 21 de Setembro de 2009, 14:42:19 »

Se justifica se, pela sua fé, você não acredita que ele vá para o mesmo "lugar" que você. Se você acredita que o futuro da pessoa querida é o mesmo que o seu, após a morte, não vejo porque o temor.

Não há explicação. Temo a morte dos meus entes queridos. Especialmente meus filhos, embora não tema minha própria morte.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #273 Online: 21 de Setembro de 2009, 15:29:52 »
Na verdade, até concordo nesse ponto com o Leafar: uma coisa é temer o processo de morrer, outra é ter medo de estar morto.
Nunca diferenciei um do outro... Sempre pensei que o medo da morte se referisse ao momento dela... o medo de morrer...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #274 Online: 21 de Setembro de 2009, 15:38:03 »
Que baboseira é essa de esperar e até insistir que as pessoas justifiquem seus medos? Medos não são sempre lógicos e racionais. Na maioria das vezes não são mesmo.

A ânsia de contrariar um crente está fazendo algumas pessoas perderem a objetividade...  ::)
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!