Autor Tópico: O Medo  (Lida 24656 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: O Medo
« Resposta #200 Online: 21 de Agosto de 2009, 12:45:24 »
[...]Se meu filho está doente (e eu morro de medo de perder um filho) eu levo ao médico[...]

Você não faz nenhum sentido, Famado. Alega acreditar em um paraiso mas tem medo que seus filhos morram. Alega acreditar no poder da oração, mas leva seus filhos ao médico, quando necessário.

Tua fé é uma piada, sem ofensas. Não chega nem perto de ser considerado crente.

Já expliquei uma série de vezes que há coisas que cabem a mim fazer e há coisas que só Deus pode fazer. Na sua lógica, os crentes deveriam recorrer a Deus, mesmo para aquilo que podem resolver sozinhos. Não é isso que o cristianismo prega.

Você também não pode rezar para coisas que NÃO pode resolver. Você não pode rezar para o fim da fome, você não pode rezar para a cura da AIDS, você não pode rezar para a cura de um câncer em estado terminal e você não pode rezar para que as 15 mil crianças que morrem por dia, na África, não morram.

Tua oração serve para que, Famado? Para pedir comida na tua mesa? E essa comida aparece magicamente ou tu compra ela com o dinheiro do teu trabalho? Serve para proteger teus filhos, quando você esta longe? Proteger de que? Eles, por um acaso, ficam sozinhos, em uma selva, cercados por animais ferozes e sobrevivem milagrosamente? Se alguém invade sua casa e faz sua familia de refem, enquanto você trabalha, você vai rezar para teu deus ou vai ligar para a polícia?

Teu deus não serve pra nada de útil. E ficar inventando desculpas para tua falta de fé não engana a ninguém, exceto você mesmo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #201 Online: 21 de Agosto de 2009, 21:41:58 »
2
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #202 Online: 22 de Agosto de 2009, 00:16:06 »
O que vc ateísta, agnóstico e afim faz ao sentir medo? Como se conforta? Como concilia o sono? Como relaxa diante de uma situação aterradora?”
Analiso a situação que está me amedrontando e procuro um meio de sair dela ou de contorná-la. Quando não dá para fazer isso, paciência! Continuo com medo e pronto. Nem sempre dá para resolver tudo na vida.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2009, 00:20:41 por Acolon »
8-)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #203 Online: 24 de Agosto de 2009, 09:20:57 »

Tua oração serve para que, Famado? Para pedir comida na tua mesa?
Não, mas para agradecer a Deus por ter me dado um braço forte para trabalhar e poder comprar.

Serve para proteger teus filhos, quando você esta longe? Proteger de que? Eles, por um acaso, ficam sozinhos, em uma selva, cercados por animais ferozes e sobrevivem milagrosamente?
Bem, o Rio de Janeiro não está melhor do que isso.

Se alguém invade sua casa e faz sua familia de refem, enquanto você trabalha, você vai rezar para teu deus ou vai ligar para a polícia?
Justamente para que isso não aconteça é que eu peço a ajuda de Deus.

Teu deus não serve pra nada de útil.
O meu colega é livre para crer ou descrer no que quiser.

E ficar inventando desculpas para tua falta de fé não engana a ninguém, exceto você mesmo.
Não estou inventando desculpas, vc é que faz uma idéia errada do que pregam as doutrinas cristãs.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #204 Online: 24 de Agosto de 2009, 09:23:00 »
O que vc ateísta, agnóstico e afim faz ao sentir medo? Como se conforta? Como concilia o sono? Como relaxa diante de uma situação aterradora?”
Analiso a situação que está me amedrontando e procuro um meio de sair dela ou de contorná-la. Quando não dá para fazer isso, paciência! Continuo com medo e pronto. Nem sempre dá para resolver tudo na vida.

Ok. Acredito que a maioria dos ateístas pense assim. Mas acho esse um trabalho difícil.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 24 de Agosto de 2009, 09:32:59 »

Ok. Acredito que a maioria dos ateístas pense assim. Mas acho esse um trabalho difícil.
É mais fácil mesmo apelar para suspertições e deuses, mas isso é claro não resolve nada. O melhor é enfrentar seus medos e tentar achar uma saída... Essa é a posição talves da maioria dos ateus e de alguns religiosos mais "flexíveis" tambem.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #206 Online: 24 de Agosto de 2009, 09:36:13 »
Vc acha que sou inflexível? Vc acha que fico sentado esperando que as coisas se resolvam por si só? Eu não faço isso. Ocorre que há coisas que absolutamente não há como eu interferir. Neste caso, eu recorro a Deus e Ele me ajuda.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 24 de Agosto de 2009, 09:41:25 »
Vc acha que sou inflexível? Vc acha que fico sentado esperando que as coisas se resolvam por si só? Eu não faço isso. Ocorre que há coisas que absolutamente não há como eu interferir. Neste caso, eu recorro a Deus e Ele me ajuda.

Calma aí!! Não me referi a voce!  Desculpe se deu essa impressão!

Falo de meu pai, católico mas não acredita que rezar só resolva alguma coisa! Ele acha que rezar é a ultima coisa a fazer, depois que todas as ações necessárias foram tomadas.

E sim, é mais para o consolo de achar que há um deus ajudando. Ele, assim como voce, não quer analisar a fundo pois sabe que constatará que rezar ou não rezar tem exatamente a mesma eficácia: Zero.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #208 Online: 24 de Agosto de 2009, 09:55:21 »

Tua oração serve para que, Famado? Para pedir comida na tua mesa?
Não, mas para agradecer a Deus por ter me dado um braço forte para trabalhar e poder comprar.

Então você admite que do mesmo jeito que deus lhe deu meios para se alimentar, e alimentar sua família, ele negou esses meios para milhões de pessoas?

Serve para proteger teus filhos, quando você esta longe? Proteger de que? Eles, por um acaso, ficam sozinhos, em uma selva, cercados por animais ferozes e sobrevivem milagrosamente?
Bem, o Rio de Janeiro não está melhor do que isso.

Tenho que concordar.

Se alguém invade sua casa e faz sua familia de refem, enquanto você trabalha, você vai rezar para teu deus ou vai ligar para a polícia?
Justamente para que isso não aconteça é que eu peço a ajuda de Deus.

Isso é algo que você não pode fazer por você mesmo, não é? Da próxima vez que rezar para isto, peça que isso não aconteça com TODOS, não só com o pessoal da tua família. Que tal? Não vai me dizer que também existe, na bíblia, um regra dizendo que um indivíduo só pode pedir algo que ele não pode fazer por ele mesmo E que seja SOMENTE para sua família.

Teu deus não serve pra nada de útil.
O meu colega é livre para crer ou descrer no que quiser.

Yep.

E ficar inventando desculpas para tua falta de fé não engana a ninguém, exceto você mesmo.
Não estou inventando desculpas, vc é que faz uma idéia errada do que pregam as doutrinas cristãs.

Mas, graças a você, eu já estou começando a entender! Já peguei como funciona o negócio da oração, você só tem direito ao que pede se, e somente se, o que você pediu esta fora do seu alcance, não for algo útil e que seja apenas para membros da tua família.  :ok:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #209 Online: 24 de Agosto de 2009, 10:34:59 »
Mas, graças a você, eu já estou começando a entender! Já peguei como funciona o negócio da oração, você só tem direito ao que pede se, e somente se, o que você pediu esta fora do seu alcance,
Correto

não for algo útil e que seja apenas para membros da tua família.  :ok:

Wrong. Proteção para seus entes queridos não é útil?
Ademais, não é só para a sua família, mas para todas as pessoas com as quais se sinta ligado. Não adianta clamar por todo a humanidade. Vc pode até fazê-lo, mas os males da humanidade sempre existirão.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #210 Online: 24 de Agosto de 2009, 10:45:12 »
Claro que é útil... Inútil é rezar e achar que consegue assim...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #211 Online: 24 de Agosto de 2009, 10:53:06 »
Mas, graças a você, eu já estou começando a entender! Já peguei como funciona o negócio da oração, você só tem direito ao que pede se, e somente se, o que você pediu esta fora do seu alcance,
Correto

OK.

não for algo útil e que seja apenas para membros da tua família.  :ok:

Ademais, não é só para a sua família, mas para todas as pessoas com as quais se sinta ligado. Não adianta clamar por todo a humanidade. Vc pode até fazê-lo, mas os males da humanidade sempre existirão.

[...]Para todas as pessoas com as quais se sinta ligado[...]

Não somos todos filhos de deus? Todos irmãos? Não é um lema cristão amar a todos igualmente? Ame ao próximo como a si mesmo, não é?

E vou repetir o ignorado:

Citação de: Famado
Citação de: Di
Então você admite que do mesmo jeito que deus lhe deu meios para se alimentar, e alimentar sua família, ele negou esses meios para milhões de pessoas?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #212 Online: 25 de Agosto de 2009, 11:57:04 »
[...]Para todas as pessoas com as quais se sinta ligado[...]

Não somos todos filhos de deus? Todos irmãos? Não é um lema cristão amar a todos igualmente? Ame ao próximo como a si mesmo, não é?
Não, não somos todos filhos de Deus. Mas criaturas. Filhos são apenas os teístas cristãos. Contudo, isso é polêmico. Para a ICAR, por exemplo, todos são filhos de Deus.

E vou repetir o ignorado:

Citação de: Famado
Citação de: Di

Di, já respondi. Deus não acabará com os mazelas do mundo. Elas sempre existirão. Não é plano de Deus (segundo diz a bíblia, logo, a doutrina cristã) acabar com os males da humanidade. Mas oferecer livramento para aqueles que o invocam nesse sentido.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #213 Online: 25 de Agosto de 2009, 12:25:04 »
Não, não somos todos filhos de Deus. Mas criaturas. Filhos são apenas os teístas cristãos. Contudo, isso é polêmico. Para a ICAR, por exemplo, todos são filhos de Deus.

Bom, deixando de lado as desavenças dentro da sua religião, você ainda não mostrou nada de útil que pode ser feito com a oração. Simplesmente fica inventando desculpas baseadas em nada mais do que opinião pessoal.

Você só pode pedir coisas que acontecem naturalmente com qualquer pessoa, de qualquer credo, e que não se distinguem em nada de simples acaso.

Se eu rezar para Thor, todos os dias, para a segurança da minha família, e realmente nada acontecer com ela, eu não vou estar provando o quão útil é rezar para Thor, muito menos sua existência.

Então, você não vai conseguir me dizer UMA aplicação prática realmente útil de uma oração? Você realmente não pode pedir por nada que não se diferencie em nada de puro acaso? Sua oração realmente é tão "útil" quanto a de um ateu rezando, de brincadeira, para Thor ou Júpiter? Você consegue mostrar no que pode ser diferente, na prática, sua oração da dele? Algum resultado diferente?

Di, já respondi. Deus não acabará com os mazelas do mundo. Elas sempre existirão. Não é plano de Deus (segundo diz a bíblia, logo, a doutrina cristã) acabar com os males da humanidade. Mas oferecer livramento para aqueles que o invocam nesse sentido.

Deus nos diz, com suas próprias palavras, que TUDO que pedirmos em oração será atendido. Agora você vem com essa, não sei de onde, que as milhões de pessoas que se estrepam, todos os dias, vão continuar se estrepando porque é o plano do cara que disse que poderíamos pedir qualquer coisa pra ele. Cacilda, se ele já tem um plano, e vai fazer o que der na telha, pra que diabos serve rezar, afinal?

-"Querido barbudão serelepe, eu quero tal coisa".
-"Deixa eu ver aqui...ah sim, esta no plano, você ia ter tal coisa de qualquer jeito, toma!"
-"Deus super legal, eu quero tal coisa".
-"Não, não esta nos planos. Negado. Próximoooooo".

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #214 Online: 25 de Agosto de 2009, 12:52:31 »
Bem, é claro que, para você, acaba sendo, pois seu lugar de fala é diferente do meu e vice-versa. De minha parte, não sinto isso sequer como um trabalho, quanto mais um difícil; apenas faz parte da vida. Muitos pensam que o mundo é um bicho-de-sete-cabeças quando não nos apegamos a algo superior (seja esse algo um deus pessoal ou o deus judaico-cristão, um orixá ou um espírito) e isso não é mais do que o ledo engano de quem observa de fora.
8-)

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #215 Online: 25 de Agosto de 2009, 13:04:44 »
É mais fácil mesmo apelar para suspertições e deuses, mas isso é claro não resolve nada. O melhor é enfrentar seus medos e tentar achar uma saída...
Rapaz, cada um sabe o que é melhor para si. Se o crente opta por orações para se sentir mais aliviado de seus medos, esta é a estratégia que ele conhece e que faz bem a ele; isso não significa que ele vai ficar parado esperando que sua divindade lhe resolva a situação - ainda não conheci um único que fique.
8-)

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #216 Online: 25 de Agosto de 2009, 13:20:53 »
Não, não somos todos filhos de Deus. Mas criaturas. Filhos são apenas os teístas cristãos.

A leitura literal do Velho Testamento provoca essa aberração: a ressurreição de uma divindade tribal, que cuida apenas de “seu” povo enquanto ferra um mundo que, curiosamente, “seu” povo acha que ele criou.

O desenvolvimento do cristianismo num mundo romanizado e helenizado deu a ele uma característica interessante, a universalidade.
Esse universalismo acabou (ao longo dos séculos e misturando-se com outras coisas) ajudando a criar a noção de que a humanidade é uma só e que todos merecem direitos iguais.

Infelizmente esse tribalismo ressureto, esse atavismo patológico, ajuda a denegrir as relações entre as pessoas.
Por mais groselha que seja, socialmente é muito mais saudável acreditar que “todos os caminhos levam ao céu” do que acreditar que “eu estou salvo e vc no inferno, por isso, dane-se” – pois a natural conseqüência do tribalismo é a hostilidade.

Esse tribalismo ajuda a sustentar esse discurso reacionário e acomodado de que as mazelas do mundo sempre existiram e por isso não adianta nem tentar mudar as coisas. Isso, por si só já se caracteriza como hostilidade em relação ao próximo.

Se é pra crer em JC, melhor crer no hippie que no nazi.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2009, 13:41:49 por pablito »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #217 Online: 25 de Agosto de 2009, 13:37:08 »

Se eu rezar para Thor, todos os dias, para a segurança da minha família, e realmente nada acontecer com ela, eu não vou estar provando o quão útil é rezar para Thor, muito menos sua existência.
Mas eu não estou falando de prova. Eu não tenho nenhuma prova. Mas se quiser, faça um teste. Peça algo a Deus e a Thor e veja qual te atende. Acho que Thor te atenderá.

Então, você não vai conseguir me dizer UMA aplicação prática realmente útil de uma oração?
Já falei, mas vc não aceita...

Deus nos diz, com suas próprias palavras, que TUDO que pedirmos em oração será atendido. Agora você vem com essa, não sei de onde, que as milhões de pessoas que se estrepam, todos os dias, vão continuar se estrepando porque é o plano do cara que disse que poderíamos pedir qualquer coisa pra ele. Cacilda, se ele já tem um plano, e vai fazer o que der na telha, pra que diabos serve rezar, afinal?

-"Querido barbudão serelepe, eu quero tal coisa".
-"Deixa eu ver aqui...ah sim, esta no plano, você ia ter tal coisa de qualquer jeito, toma!"
-"Deus super legal, eu quero tal coisa".
-"Não, não esta nos planos. Negado. Próximoooooo".

Não é assim. Vc interpreta errado. Já mostrei pra vc que há trechos da bíblia que mostram que não adianta pedir qualquer coisa, mas vc não se convence... fazer o quê?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #218 Online: 25 de Agosto de 2009, 13:49:46 »

Esse tribalismo ajuda a sustentar esse discurso reacionário e acomodado de que as mazelas do mundo sempre existiram. Isso, por si só já se caracteriza como hostilidade em relação ao próximo.

Se é pra crer em JC, melhor crer no hippie que no nazi.

Pablito, até que vc escreveu com um estilo bonitinho. Contudo, há na sua fala uma idéia de que os verdadeiros cristãos são aqueles que promoveram a inquisição, os padres pedófilos, os pastores ladrões, enfim, todos estes hipócritas que denigrem o cristianismo. Estes não são os verdadeiros cristãos. Estes são justamente os falsos.

Ao que se soma, o que estou dizendo (eu o disse em vários posts anteriores a este) que as mazelas da humanidade não acabarão. Portanto, não adianta orar para que acabem. Neste caso, temos é que fazer algo de material. Cada um fazendo a sua parte. Eu faço a minha, vc a sua e ele a dele. Talvez assim, consigamos alguma melhora. Mas extinguir o mal ostensivo, eu não acredito que consigamos. Acho que a humanidade caminhará para uma melhora, mas não acredito na solução da fome, da ignorância excessiva, do abandono de crianças, enfim... É isso que estou falando. Não estou dizendo “eu já consegui a minha salvação e agora danem-se os outros”. Isso é o que talvez o amigo pense a respeito do pensamento comum cristão, mas é uma idéia equivocada. Asseguro que é.

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #219 Online: 25 de Agosto de 2009, 13:56:17 »
Pablito, até que vc escreveu com um estilo bonitinho. Contudo, há na sua fala uma idéia de que os verdadeiros cristãos são aqueles que promoveram a inquisição, os padres pedófilos, os pastores ladrões, enfim, todos estes hipócritas que denigrem o cristianismo. Estes não são os verdadeiros cristãos. Estes são justamente os falsos.

Em nenhum momento citei ou referenciei "a inquisição, os padres pedófilos, os pastores ladrões".

Minha consideração é que a própria idéia de que há uma distinção entre humanos que seriam filhos de Júpiter e estão protegidos por um plano mirabolante e humanos que não seriam e portanto não estariam protegidos é uma forma atávica de tribalismo.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #220 Online: 25 de Agosto de 2009, 13:59:24 »
Só reze para coisas que já vão acontecer e vera que acontecera ? Piada!

Não deseje.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 25 de Agosto de 2009, 14:30:16 »
Não é assim. Vc interpreta errado. Já mostrei pra vc que há trechos da bíblia que mostram que não adianta pedir qualquer coisa, mas vc não se convence... fazer o quê?

João 14:13-14 “E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.”

Mateus 7:7-8 “Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.”

Marcos 11:24 “Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.”

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #222 Online: 25 de Agosto de 2009, 16:32:53 »
[religioso] Vc cometeu um erro de hermenêutica.... E não sabe ouvir com o coração a palavra... [/religioso]

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #223 Online: 26 de Agosto de 2009, 15:26:01 »
Em nenhum momento citei ou referenciei "a inquisição, os padres pedófilos, os pastores ladrões".

Minha consideração é que a própria idéia de que há uma distinção entre humanos que seriam filhos de Júpiter e estão protegidos por um plano mirabolante e humanos que não seriam e portanto não estariam protegidos é uma forma atávica de tribalismo.

Só que não é isso. Não há aqueles que são escolhidos porque são melhores, mas o convite é estendido a todos. Como o convite é estendido a todos, os que não estão sob a proteção são aqueles que optaram por não estar.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #224 Online: 26 de Agosto de 2009, 15:29:37 »
Só reze para coisas que já vão acontecer e vera que acontecera ? Piada!

Não é isso.

De fato, o acaso está sobre todos. Contudo, há Alguém que intervém na história e altera o que seria determinado pelo acaso. Quando Ele altera? Quando alguém pede ou quando Ele tem algum plano.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!