Não, não somos todos filhos de Deus. Mas criaturas. Filhos são apenas os teístas cristãos. Contudo, isso é polêmico. Para a ICAR, por exemplo, todos são filhos de Deus.
Bom, deixando de lado as desavenças dentro da sua religião, você ainda não mostrou nada de útil que pode ser feito com a oração. Simplesmente fica inventando desculpas baseadas em nada mais do que opinião pessoal.
Você só pode pedir coisas que acontecem naturalmente com qualquer pessoa, de qualquer credo, e que não se distinguem em nada de simples acaso.
Se eu rezar para Thor, todos os dias, para a segurança da minha família, e realmente nada acontecer com ela, eu não vou estar provando o quão útil é rezar para Thor, muito menos sua existência.
Então, você não vai conseguir me dizer UMA aplicação prática realmente útil de uma oração? Você realmente não pode pedir por nada que não se diferencie em nada de puro acaso? Sua oração realmente é tão "útil" quanto a de um ateu rezando, de brincadeira, para Thor ou Júpiter? Você consegue mostrar no que pode ser diferente, na prática, sua oração da dele? Algum resultado diferente?
Di, já respondi. Deus não acabará com os mazelas do mundo. Elas sempre existirão. Não é plano de Deus (segundo diz a bíblia, logo, a doutrina cristã) acabar com os males da humanidade. Mas oferecer livramento para aqueles que o invocam nesse sentido.
Deus nos diz, com suas próprias palavras, que TUDO que pedirmos em oração será atendido. Agora você vem com essa, não sei de onde, que as milhões de pessoas que se estrepam, todos os dias, vão continuar se estrepando porque é o plano do cara que disse que poderíamos pedir qualquer coisa pra ele. Cacilda, se ele já tem um plano, e vai fazer o que der na telha, pra que diabos serve rezar, afinal?
-"Querido barbudão serelepe, eu quero tal coisa".
-"Deixa eu ver aqui...ah sim, esta no plano, você ia ter tal coisa de qualquer jeito, toma!"
-"Deus super legal, eu quero tal coisa".
-"Não, não esta nos planos. Negado. Próximoooooo".