Autor Tópico: O Medo  (Lida 24657 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: O Medo
« Resposta #225 Online: 26 de Agosto de 2009, 15:32:45 »

João 14:13-14 “E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.”

Mateus 7:7-8 “Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.”

Marcos 11:24 “Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.”

Vc é literalista. O literalismo leva ao erro. “Tudo”, “todos”, “sempre”, “nunca”... palavras como essas encerram um relativismo. Já citei Tiago dizendo que "pedimos e não somos atendidos por que pedimos mal".

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #226 Online: 26 de Agosto de 2009, 15:39:07 »
Mas convenhamos que uma onisciência deveria ser absolutamente clara hehe... "Tudo" só a metade, "nunca" só de vez em quando não combina muito...

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #227 Online: 26 de Agosto de 2009, 15:43:17 »
E a pessoa que esta passando fome é plano dele ou falta de oração da pessoa ?
Não deseje.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 26 de Agosto de 2009, 15:49:17 »
Vc é literalista. O literalismo leva ao erro. “Tudo”, “todos”, “sempre”, “nunca”... palavras como essas encerram um relativismo. Já citei Tiago dizendo que "pedimos e não somos atendidos por que pedimos mal".
Ou seja, todos os milhões que agora nesse instante estão morrendo de fome na verdade pediram mal... Esse deus realmente não pode ser chamado de justo, ou bondoso! A unica desculpa dele é o fato de ele não existir.

A propósito, Se voce não segue literalmente uma mensagem simples, então qualquer interpretação pode ser feita para se conseguir qualquer sentido. Interpretar seguramente leva ao erro!. Com isso se justificaram as cruzadas, inquisição e mais um monte de crueldades pelo mundo, e ainda justifica.
Agora, ser "literalista" é o correto. Voce se engana achando que há um erro pois considera erroneamente que a biblia está certa, mesmo a mensagem não sendo a que voce quer ver. Geralmente essa mensagem é imoral, cruel e errônea.

Como é impossível voce saber se está "interpretando" certo, pois voce não tem um "manual" ou "código secreto" do que deus quiz dizer então é melhor não fazer nenhuma interpretação.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2009, 15:51:50 por Contini »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #229 Online: 26 de Agosto de 2009, 15:53:49 »
Esta na bíblia, e ela é a palavra perfeita e infalível de Javé, O Terrível.

E essa passagem, do Tiago, não diz o que você pode pedir e o que não pode, apenas diz que se você pedir mal, você não será atendido. É fácil entender esse pedir mal como pedir o mal de alguém ou futilidades, por exemplo.

O que não é fácil é entender essa passagem como "Não podemos pedir pelo fim das mazelas da humanidade nem pelo bem de pessoas que não sejam ligadas a nós. Deus irá atender se eu pedir pela saúde do meu filho, desde que eu o leve ao médico e, enquanto o mesmo cuida dele, eu reze com fé. Por outro lado, eu não posso pedir para que as crianças necessitadas consigam uma melhor condição de vida, pois eu não sou ligado o suficiente com elas.".

E, novamente, por outro lado, eu não preciso fazer malabarismo nenhum para entender as passagens já citadas de João, Mateus e Marcos. Elas são bem simples e dizer que não devemos interpretá-las literalmente, simplesmente porque assim você quer, me repito, não convence ninguém além de você mesmo, da sua falta de fé e desculpas para orações que não funcionam.

E se você não pode interpretar aquelas passagens, de forma literal, então TODO o resto da bíblia pode ser invalidado, pois não saberíamos onde interpretar literalmente e onde não o faze-lo, pois a bíblia não veio com notas de rodapé, indicando que passagem é para ser interpretada literalmente e qual não é.

Vou colocar, de novo, as passagens para que você as releia e reflita sobre elas.

João 14:13-14 “E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.”

Mateus 7:7-8 “Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.”

Marcos 11:24 “Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.”
.

A passagem de Tiago diz:

(...)Pedimos e não somos atendidos por que pedimos mal.

Você consegue perceber o malabarismo que você esta tentando fazer para justificar, para si mesmo, a constrangente resposta silenciosa, do seu deus, para as orações que realmente importam e fariam alguma diferença? Se você argumenta desse jeito, e realmente se convence do que diz/escreve, eu não posso fazer mais nada a não ser lamentar pela religião ter lhe retirado TODO o bom senso e senso crítico.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2009, 16:03:27 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #230 Online: 26 de Agosto de 2009, 16:29:42 »
Interessante como três passagens da bíblia são refutadas com somente uma informada pelo Famado...

Se a cada três passagens, uma refuta as outras, logo a Bíblia deve ser reduzida a 1/3 de seu conteúdo.

Famado,

Começo a achar que você está tentando tapar o sol com a peneira... Pera lá né camarada! Acho que neste caso, seria prudente de sua parte admitir esta falha.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #231 Online: 26 de Agosto de 2009, 16:32:30 »
Ora, Mr. Mustard... Ele vai dizer que deus não erra, quando erra é de proipósito e tem uma finalidade misteriosa que só ele sabe qual é.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #232 Online: 26 de Agosto de 2009, 16:35:23 »

Segundo ele, é porque está pedindo errado... ao invés de pedir picanha, tem que pedir ponta de peito! :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #233 Online: 26 de Agosto de 2009, 17:47:32 »
Ora, Mr. Mustard... Ele vai dizer que deus não erra, quando erra é de proipósito e tem uma finalidade misteriosa que só ele sabe qual é.

Tá certo, bem lembrado... O Preterismo é chave meu irmão! :-)

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #234 Online: 26 de Agosto de 2009, 18:08:37 »
Famado.

1 - Você diz que deus atende somente a orações que se referem a pessoas próximas e que apenas ele possa atender porem, exisstem muitas pessoas que tem problemas reais (fome, por exemplo), que oram e que não são atendiadas. Qual é a diferença entre essas pessoas e você?

2 - O que não podemos fazer, e deus pode fazer, e não é inutil? Fome? Podemos trabalhar ganhar dinheiro e comprar comida. Saúde? Médicos podem curar. Segurança? Policiais, Seguranças, Sistemas de alarme. Etc.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #235 Online: 26 de Agosto de 2009, 23:36:35 »
O grande problema é que o mesmo bug no cérebro que faz com alguém tenha certeza de que a religião dele é a correta, entre milhares de religiões possíveis, faz com que o crente tenha certeza de que a prece dele é diferente das demais, exatamente porque ele está na religião correta..

O cérebro do religioso normalmente tem mais bug do que o windows 95
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #236 Online: 27 de Agosto de 2009, 00:02:47 »
Quem disse que o windows 95 tem bug ?

Ele cumpre o que era necessário na época!
Não deseje.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #237 Online: 27 de Agosto de 2009, 07:48:58 »
Segurança? Policiais, Seguranças, Sistemas de alarme. Etc.
Aqui, eu vou discordar de você. Nesse caso, a única solução é Deus mesmo!
8-)

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #238 Online: 27 de Agosto de 2009, 12:45:13 »

Why?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #239 Online: 27 de Agosto de 2009, 13:56:53 »
Voltando ao tópico do medo... Existe medo por parte de cristãos fundamentalistas de que, se aceitarem algo que não esteja previsto na Bíblia ou que a contradiga, eles possam se tornar ateus ou serem condenados de alguma maneira? Existe algum medo de que possam ser excluídos do grupo social a que pertençam (família, igreja, amigos) caso façam isso?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #240 Online: 27 de Agosto de 2009, 14:38:40 »

Ah vocês estão de desonestidade intelectual. Eu já expliquei mil vezes.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #241 Online: 27 de Agosto de 2009, 14:43:31 »

Ou seja, todos os milhões que agora nesse instante estão morrendo de fome na verdade pediram mal... Esse deus realmente não pode ser chamado de justo, ou bondoso! A unica desculpa dele é o fato de ele não existir.

A propósito, Se voce não segue literalmente uma mensagem simples, então qualquer interpretação pode ser feita para se conseguir qualquer sentido. Interpretar seguramente leva ao erro!. Com isso se justificaram as cruzadas, inquisição e mais um monte de crueldades pelo mundo, e ainda justifica.
Agora, ser "literalista" é o correto. Voce se engana achando que há um erro pois considera erroneamente que a biblia está certa, mesmo a mensagem não sendo a que voce quer ver. Geralmente essa mensagem é imoral, cruel e errônea.

Como é impossível voce saber se está "interpretando" certo, pois voce não tem um "manual" ou "código secreto" do que deus quiz dizer então é melhor não fazer nenhuma interpretação.

Cara, já discutimos hermenêutica em muitos tópicos. Eu expliquei amplamente, mas vcs não aceitam. Não há mais o que falar. Em qualquer texto o contexto deve ser analisado. As figuras de linguagem, metáforas, tipificações e outros recursos como esses são amplamente utilizados em muitos textos. Não é só na bíblia.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #242 Online: 27 de Agosto de 2009, 14:46:58 »
Ah vocês estão de desonestidade intelectual. Eu já expliquei mil vezes.

Saída pela esquerda...

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #243 Online: 27 de Agosto de 2009, 14:50:52 »
Famado.

1 - Você diz que deus atende somente a orações que se referem a pessoas próximas e que apenas ele possa atender porem, exisstem muitas pessoas que tem problemas reais (fome, por exemplo), que oram e que não são atendiadas. Qual é a diferença entre essas pessoas e você?

Já respondi um monte de vezes. Mas vamos lá... Não adianta pedir a Deus coisas que não serão mudadas. As mazelas da humanidade sempre existirão. Não adianta eu espiritualizar a fome na África. Eu tenho é que fazer algo de material.

2 - O que não podemos fazer, e deus pode fazer, e não é inutil? Fome? Podemos trabalhar ganhar dinheiro e comprar comida. Saúde? Médicos podem curar. Segurança? Policiais, Seguranças, Sistemas de alarme. Etc.
Já respondi... Peça a Deus para proteger seus filhos quando vc vier com sua família ao Rio de Janeiro. Não haverá muito o que fazer quando andar pelas ruas do subúrbio. No máximo trafegar com os vidros fechados e evitar as áreas favelizadas, se é que isso é possível hoje. Aliás, não vejo outra saída a não ser a proteção de Deus. Aff!

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #244 Online: 27 de Agosto de 2009, 14:56:59 »
Voltando ao tópico do medo... Existe medo por parte de cristãos fundamentalistas de que, se aceitarem algo que não esteja previsto na Bíblia ou que a contradiga, eles possam se tornar ateus ou serem condenados de alguma maneira? Existe algum medo de que possam ser excluídos do grupo social a que pertençam (família, igreja, amigos) caso façam isso?

É claro que qualquer cristão tem um monte de medos como qualquer ser humano. Particularmente, como já disse, tenho medo que algum mal alcance meus filhos ou mesmo alguém lhes faça mal. Mas coloco isso nas mãos de Deus e peço que Ele nos livre. Há porem medos que julgo injustificáveis a um crente. Coisas como medo de escuro, medo de fantasma, enfim, medo do sobrenatural.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #245 Online: 27 de Agosto de 2009, 14:58:46 »
Não adianta pedir a Deus coisas que não serão mudadas. As mazelas da humanidade sempre existirão. Não adianta eu espiritualizar a fome na África. Eu tenho é que fazer algo de material.

Só reze para coisas que já vão acontecer e vera que acontecera ? Piada!

Se eu rezar hoje por comida e amanha ir no mercado comprar bife! É logico que eu vou ter comida

:olheira:
Não deseje.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #246 Online: 27 de Agosto de 2009, 16:36:42 »
Há porem medos que julgo injustificáveis a um crente. Coisas como medo de escuro, medo de fantasma, enfim, medo do sobrenatural.
há outras coisas "sobrenaturais" pelas quais crentes nutrem um medo injustificado, já que no mundo real não existem: Pecado, inferno, deuses, etc..
Crentes só tendem a ser seletivos quanto aos seus medos inventados, eles não tem medo do castigo de Shiva, por exemplo, mas tem do deus judaico cristão...

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #247 Online: 27 de Agosto de 2009, 16:42:42 »
Já respondi um monte de vezes. Mas vamos lá... Não adianta pedir a Deus coisas que não serão mudadas. As mazelas da humanidade sempre existirão. Não adianta eu espiritualizar a fome na África. Eu tenho é que fazer algo de material.

E quem falou em pedir o fim das mazelas da humanidade?
Estou falando de pessoas que oram para ter coimda nos seus pratos, mas que não são atendidas. Qual é a diferença entre elas e você?

Já respondi... Peça a Deus para proteger seus filhos quando vc vier com sua família ao Rio de Janeiro. Não haverá muito o que fazer quando andar pelas ruas do subúrbio. No máximo trafegar com os vidros fechados e evitar as áreas favelizadas, se é que isso é possível hoje. Aliás, não vejo outra saída a não ser a proteção de Deus. Aff!

Claro... se um descrente entrar numa favela é morte na certa.
E pode-se enviar forças policiais para ocupar as areas de criminalidade. Dãa.

EDIT:
errinho corigido:
E pode-se enviadar forças policiais para ocupar as areas de criminalidade. Dãa.
  :biglol:
« Última modificação: 27 de Agosto de 2009, 17:30:20 por HeadLikeAHole »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #248 Online: 27 de Agosto de 2009, 17:05:31 »
É claro que qualquer cristão tem um monte de medos como qualquer ser humano. Particularmente, como já disse, tenho medo que algum mal alcance meus filhos ou mesmo alguém lhes faça mal. Mas coloco isso nas mãos de Deus e peço que Ele nos livre. Há porem medos que julgo injustificáveis a um crente. Coisas como medo de escuro, medo de fantasma, enfim, medo do sobrenatural.

Mas não é esse tipo de medo que estou falando famado. É ter medo de estar errado. Sei que você não é um literalista e coisa e tal. Mas há quem o seja e defenda o gênese tal qual está lá. Mesmo vendo que está errado, que aquilo do jeito que está é um absurdo, mesmo assim insiste em defender o gênese literalmente. Ele não teria medo de duvidar porque isso seria errado de acordo com sua visão?

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #249 Online: 27 de Agosto de 2009, 23:06:34 »
Why?
Você confia em tudo isso? Acha que vai te proteger? Eu não.
8-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!