Uso contínuo seria de horas ligado/montado/acessando? Bem, acho que não teria dado ainda 3 anos, me referia à idade "de compra". Ainda que acho que usasse bastante mesmo, não deveria chegar perto disso.
Mas ainda assm, me parece surpreendentemente pouco. Outra coisa que me desperta suspeita é que troquei outro HD da mesma marca e modelo (samsung de 500 GB, não lembro o nome todo do modelo agora) quando ainda estava na garantia, logo nos primeiros meses. Acho que "2" não é amostra suficiente para um "padrão", mas enfim, é bem diferente da longevidade que pareciam ter os HDs desde que comecei a usar PCs, no tempo de HDs de 80-10 MB (não GB). Geralmente o que acontecia era dos HDs sobreviverem aos computadores. Trocava de PC, mas continuava com o(s) HD(s) velho(s), e só trocava depois que a quantidade de armazenamento começava a ficar meio que ridiculamente pequena perto de outros HDs mais novos e não tão caros. Ex.: melhor ter um HD de 800 MB do que três de duzentos. HD pifar mesmo deve ser algo que vi só umas três ou quatro vezes em dezenas de HDs, sem contar esses. E não é como se eles fossem extremamente bem cuidados em se tratando de fontes, no breaks, ou até trepidações.
Algo possivelmente mais relevante de qualquer forma é o abastecimento de energia... tenho que comprar um no-break... quedas freqüentes, e durante um tempo o neutro de casa estava quase solto do poste, então um capacitor da fonte anterior até estufou... saíram umas faíscas da tomada e tal. Mas não é o único PC em casa, e acho que HDs mais velhos em um PC mais velho estavam também ligados no momento, e estão funcionando até hoje.