Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207874 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #1125 Online: 03 de Janeiro de 2013, 13:37:47 »
Eu me referia a diferneça entre o 7.200 e o 5.400 rpm.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #1126 Online: 03 de Janeiro de 2013, 13:39:49 »
Alguns notebooks que não buscam o apelo de "ultracompacto" tëm um SSD médio e um HD de 500GB mais ou menos, asism vc consegue guardar bastante coisa sem deixar de ter a velocidade do SSD para os programas.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1127 Online: 06 de Janeiro de 2013, 17:27:36 »
Tenho um HD que está escangalhando depois de apenas 3 anos (se ligado agora a mensagem da BIOS é "SMART capable and status BAD, backup and replace"). Quando fui colocar um outro HD para substituir esse que está moribundo eu notei que o "speaker" estava meio inesperadamente próximo do HD/encostado nele. Isso pode ter contribuído para que ele se degradasse tão rapidamente?

Acho que não teria nem me ocorrido a associação se não tivesse visto esse vídeo ontem:

<a href="http://www.youtube.com/v/QNahnyx9OWQ" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/QNahnyx9OWQ</a>

Curiosidade sobre HDs que vi hoje. na verdade você "pode" abrí-los e expor os discos, se depois puder também fechar novamente com a mesma especificação de torque dos parafusos! O que requer uma chave especial. Ou ao menos foi o que um vídeo no youtube pareceu demonstrar. Eu achava que eles estavam em vácuo lá dentro e o ar meio que destruísse algo imediatamente.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1128 Online: 06 de Janeiro de 2013, 17:28:23 »
3 anos para um HD doméstico é muito.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1129 Online: 06 de Janeiro de 2013, 18:33:40 »
Hoje em dia é. Porque no tempo do IDE era de 5 à 1000 anos... Lembro de um amigo que o HD dele queimou, e ele lembrou que o cachorro dele brincava com um hd que ele nem ligava... No desespero ele pegou o HD do cachorro para testar e usou bastante tempo até... Acho que ainda funciona o troço, mas ele ja deve ter uma máquina que preste, hoje.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1130 Online: 06 de Janeiro de 2013, 18:36:23 »
Me referia a uso contínuo: http://en.wikipedia.org/wiki/MTBF
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1131 Online: 06 de Janeiro de 2013, 19:13:26 »
Uso contínuo seria de horas ligado/montado/acessando? Bem, acho que não teria dado ainda 3 anos, me referia à idade "de compra". Ainda que acho que usasse bastante mesmo, não deveria chegar perto disso.

Mas ainda assm, me parece surpreendentemente pouco. Outra coisa que me desperta suspeita é que troquei outro HD da mesma marca e modelo (samsung de 500 GB, não lembro o nome todo do modelo agora) quando ainda estava na garantia, logo nos primeiros meses. Acho que "2" não é amostra suficiente para um "padrão", mas enfim, é bem diferente da longevidade que pareciam ter os HDs desde que comecei a usar PCs, no tempo de HDs de 80-10 MB (não GB). Geralmente o que acontecia era dos HDs sobreviverem aos computadores. Trocava de PC, mas continuava com o(s) HD(s) velho(s), e só trocava depois que a quantidade de armazenamento começava a ficar meio que ridiculamente pequena perto de outros HDs mais novos e não tão caros. Ex.: melhor ter um HD de 800 MB do que três de duzentos. HD pifar mesmo deve ser algo que vi só umas três ou quatro vezes em dezenas de HDs, sem contar esses. E não é como se eles fossem extremamente bem cuidados em se tratando de fontes, no breaks, ou até trepidações.

Algo possivelmente mais relevante de qualquer forma é o abastecimento de energia... tenho que comprar um no-break... quedas freqüentes, e durante um tempo o neutro de casa estava quase solto do poste, então um capacitor da fonte anterior até estufou... saíram umas faíscas da tomada e tal. Mas não é o único PC em casa, e acho que HDs mais velhos em um PC mais velho estavam também ligados no momento, e estão funcionando até hoje.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1132 Online: 06 de Janeiro de 2013, 19:25:48 »
Na verdade, ficar ligando e desligando os HDs os faz durar menos, mesmo, mas a referência do MTBF é uma média de uma população muito grande, então serve mais pra saber quando seu disco que funciona bem já tá fazendo hora esxtra do que pra qualquer outra coisa, se você for usuário doméstico.

Minha má experiência é com os da Western Digital. Especialmente da série Caviar Green. 3 discos trocados em garantia após menos de 6 meses de uso acadêmico e mais um começando a preocupar (FS corrompido) depois de 2 anos de uso doméstico. Quatro também é uma amostra pequena, mas é 60% de todos os Western Digital que já vi.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1133 Online: 06 de Janeiro de 2013, 19:49:49 »
Já tinha visto essa afirmação sobre desligar e ligar fazer durar menos, mas acho que é mais complicado que isso. Tem que levar também em consideração coisas como o aquecimento em uso e etc... Deve ter um monte de "thresholds" algo como, desligar e ligar N vezes em X horas é pior do que deixar ligado por X horas, mas seria preferível desligar e ligar N/Y vezes do que deixar ligado por X.Z horas e etc e tal, se assumindo uma taxa A de leituras e uma taxa B de gravações constante... temperatura também se alterando dentro de algum parâmetro ideal e etc...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1134 Online: 06 de Janeiro de 2013, 19:50:50 »
Claro, são mutias variáveis.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1135 Online: 06 de Janeiro de 2013, 20:28:27 »
[...] A 2007 study published by Google suggested very little correlation between failure rates and either high temperature or activity level. Indeed, the Google study indicated that "lower temperatures are associated with higher failure rates". Hard drives with S.M.A.R.T.-reported average temperatures below 27 °C (81 °F) had higher failure rates than hard drives with the highest reported average temperature of 50 °C (122 °F), failure rates at least twice as high as the optimum S.M.A.R.T.-reported temperature range of 36 °C (97 °F) to 47 °C (117 °F).[12] The correlation between manufacturer/model and failure rate was relatively strong. Statistics in this matter are kept highly secret by most entities — Google did not relate manufacturers' names with failure rates,[12] though they have since revealed that they use Hitachi Deskstar drives in some of their servers.[13] [...]

http://en.wikipedia.org/wiki/Hard_disk_drive_failure#Metrics_of_failures

Curioso, tem muita gente falando por aí que temperatura é algo "matador".

Eu tinha ouvido dizer que o google usava uns servidores-sucata, compravam HDs velhos e os espetavam numas paredes que eram meio como um "hub" de HDs, e se um pifava, vinha um cara lá e arrancava ele de lá sem nem desligar nada ele mesmo, e trocava da mesam forma.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1136 Online: 06 de Janeiro de 2013, 20:30:26 »
Pra você ver quanta desinformação e lenda tem circulando nesse meio.

Um problema desse tipo de meio é que a vaidade e a arrogância às vezes falam mais alto e se alguém "manja", essa pessoa "manja"  e pronto. Mesmo que esteja desatualizada em décadas. Até hoje tem gente achando que bateria de laptop tem efeito memória.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1137 Online: 06 de Janeiro de 2013, 21:18:45 »
O pior é que parece ser relativamente raro pesquisas desse tipo, se bem que não é algo com o que eu esbarraria muito por acaso, sem ir atrás, o que eu não faço.

Hard disk capacity between 1980 and present (2011), based on for-retail products.

PC hard disk capacity (in GB). The plot is logarithmic, so the fitted line corresponds to exponential growth.

http://en.wikipedia.org/wiki/Moore%27s_law

Com o que custava um HD de um giga em 1995 deveria dar para comprar um gol usado... não me lembro de nada tão grande nessa época...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1138 Online: 06 de Janeiro de 2013, 21:24:34 »
O pior é que parece ser relativamente raro pesquisas desse tipo, se bem que não é algo com o que eu esbarraria muito por acaso, sem ir atrás, o que eu não faço.

Raras são as pesquisas publicadas desse tipo. os fabricantes têm lá seus dados que se não forem logo segredos industriais, eles não têm muito interesse em divulgar, mesmo.

Com o que custava um HD de um giga em 1995 deveria dar para comprar um gol usado... não me lembro de nada tão grande nessa época...

Não. Meu primeiro PC, em 1995,  foi um AMD 5x86 com 8MB de RAM, kit multimídia creative Sound Blaster 16 com drive de CDROM de 4x e um HD de 1 GB (e um monitor VGA de 11 polegadas) que teria custado R$2000,00 na época.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1139 Online: 06 de Janeiro de 2013, 21:38:45 »
Acho que nessa época eu estava "reciclando" HDs anteriores de cerca de 300-400 MB, então minha noção deve ser meio distorcida.

Lembrei dos "promos" da Sound Blaster... a música clássica e um cara falando... "sound blaster... PRO".

<a href="http://www.youtube.com/v/DCvP2Rg84NE" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/DCvP2Rg84NE</a>

:biglol:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1140 Online: 06 de Janeiro de 2013, 21:39:55 »
A Pro eu nunca tive :chorao:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1141 Online: 06 de Janeiro de 2013, 21:46:36 »
Lembro de rodar jogos de DOS e no setup de vez em quando ter que usar som "Adlib" porque não era compatível com a soundblaster em questão, qualquer que fosse....

<a href="http://www.youtube.com/v/jCNnYXh1TvU" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/jCNnYXh1TvU</a>

devo ter visto uns 40=50% desses...

Lembro que um jogo de corrida de moto, não sei se o que aparece (acho que na época tinha um monitor âmbar, monocromático) tinha essa coisa da pista não ser perfeitamente plana, achei isso a coisa mais fantástica que já tinha visto em termos de "ilusão" de realidade.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1142 Online: 06 de Janeiro de 2013, 21:50:41 »
Não seria porque vc tinha uma AdLib?

A minha era Sáundi blêister dezesseis mesmo. E veio com The Dig! :oba:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1143 Online: 06 de Janeiro de 2013, 23:40:20 »
Não, de placas de som, só sound blasters mesmo. Acho que Adlib talvez fosse algo meio como escolher monitor EGA na opção de vídeo, quando se tinha VGA, "backward compatibility".

Não lembro qual SB foi que veio com o "pagan: ultima VIII". Não entendia muito de inglês na época mas gostei demais, era muito tenebroso. Parece que é considerado o pior jogo da série, não vou dizer que é algo injusto ou não porque nunca joguei nenhum outro.

Outros que também botavam medo foram "Elvira" e principalmente Alone in the Dark. Algumas fases mais sinistras do castle wolfenstein também, especialmente aquelas com aqueles caras brancos vestidos de verde e uma mão implantada no peito, acho que tinha uma trilha mais de suspense/terror.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1144 Online: 07 de Janeiro de 2013, 07:13:20 »
Não. Meu primeiro PC, em 1995,  foi um AMD 5x86 com 8MB de RAM, kit multimídia creative Sound Blaster 16 com drive de CDROM de 4x e um HD de 1 GB (e um monitor VGA de 11 polegadas) que teria custado R$2000,00 na época.
Paguei R$3300,00 no início de 1995 por um 486 de 100MHz, com 8MB de RAM, modem 28.800kbps, monitor 14" colorido e HD de 540MB. O kit multimídia, que era uma grande novidade na época, era comprado à parte: caixas acústicas com fonte separada, placa de som, CDROM 2x e um monte de CDs de jogos, enciclopédias etc.

O cooler às vezes se soltava do processador, mas o computador continuava funcionando.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, 07:15:53 por Fernando Silva »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1145 Online: 07 de Janeiro de 2013, 09:17:12 »
Na verdade, ficar ligando e desligando os HDs os faz durar menos, mesmo, mas a referência do MTBF é uma média de uma população muito grande, então serve mais pra saber quando seu disco que funciona bem já tá fazendo hora esxtra do que pra qualquer outra coisa, se você for usuário doméstico.

Minha má experiência é com os da Western Digital. Especialmente da série Caviar Green. 3 discos trocados em garantia após menos de 6 meses de uso acadêmico e mais um começando a preocupar (FS corrompido) depois de 2 anos de uso doméstico. Quatro também é uma amostra pequena, mas é 60% de todos os Western Digital que já vi.

Meu PC atual (desktop com os dias contados para a troca) tem 6 anos (80Gb). Na época comprei um top de linha bem caro e hoje, ele continua funcionando relativamente bem. O HD é samsung. Quando montei o PC ele queimou em três meses, depois a garantia substituiu por um novo, esse atual, que tem 6 anos já.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #1146 Online: 07 de Janeiro de 2013, 13:43:36 »
Paguei R$3300,00 no início de 1995 por um 486 de 100MHz, com 8MB de RAM, modem 28.800kbps, monitor 14" colorido e HD de 540MB. O kit multimídia, que era uma grande novidade na época, era comprado à parte: caixas acústicas com fonte separada, placa de som, CDROM 2x e um monte de CDs de jogos, enciclopédias etc.

O cooler às vezes se soltava do processador, mas o computador continuava funcionando.

Realmente...pelo ue me lembro...os HDs mais comuns em 1995 eram de 540Mb ou 850Mb. (havia alguns intermediários e outras opções...mas esses dois tamanhos eram o "padrão" - com preços equivalentes a um hd "padrão" de hoje.)

ps: Eu tenho um 486 DX4 -100MHz com HD DE 840mB funcionando normalmente...embora "lentamente".
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, 13:45:53 por Lucks »
:)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1147 Online: 07 de Janeiro de 2013, 17:37:27 »
Eu fico meio abismado com como o espaço aumentou de forma absoluta mas foi compensado de forma relativa. Os sistemas operacionais e vários programas na época eram bem menos espaçosos. E o curioso é que tenho a impressão que não fazem realmente muito mais hoje em dia, em especial os sistemas operacionais. Me parece que o windows vista e/ou 7 ocupa algo como uns 9 GB... e o 2000/|XP ficaria na casa de menos de 300 MB, acho. No linux as coisas não devem ter sido tão drásticas, ainda mais considerando o desenvolvimento de distros para pendrives e etc, mas ainda assim... as menores distros de hoje são maiores do que os HDs do começo dos anos 90...

Outro dia estava folheando uma revista/enciclopédia "input", e dei risada ao perceber que os programas mais longos em basic eram digitados sem espaços entre os comandos e parâmetros... para economizar memória. Acho que hoje em dia os interpretadores do que quer que seja nem "entendem" esse tipo de coisa, vão dar algo como "comando não encontrado/definido" ou algo assim, acho.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #1148 Online: 08 de Janeiro de 2013, 09:10:51 »
Eu fico meio abismado com como o espaço aumentou de forma absoluta mas foi compensado de forma relativa. Os sistemas operacionais e vários programas na época eram bem menos espaçosos. E o curioso é que tenho a impressão que não fazem realmente muito mais hoje em dia, em especial os sistemas operacionais. Me parece que o windows vista e/ou 7 ocupa algo como uns 9 GB... e o 2000/|XP ficaria na casa de menos de 300 MB, acho. No linux as coisas não devem ter sido tão drásticas, ainda mais considerando o desenvolvimento de distros para pendrives e etc, mas ainda assim... as menores distros de hoje são maiores do que os HDs do começo dos anos 90...

Outro dia estava folheando uma revista/enciclopédia "input", e dei risada ao perceber que os programas mais longos em basic eram digitados sem espaços entre os comandos e parâmetros... para economizar memória. Acho que hoje em dia os interpretadores do que quer que seja nem "entendem" esse tipo de coisa, vão dar algo como "comando não encontrado/definido" ou algo assim, acho.

Seu raciocínio é ótimo...
Eu me lembro de conversar com amigos: Já imaginou um processador de 2 GHz?? (estávamos na época que 486 de 100Mhz era top) a gente mal vai clicar o mouse e a tela já estará aberta!
No entanto...o desempenho dos programa é ainda similar...
Até hoje...existem alguns programas que eu prefiro utilizar a versão de 10 ~ 15 anos atrás, pois o ganho de praticidade e desempenho é muito mais relevante que os sutis aprimoramentos das novas versões!
:)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1149 Online: 08 de Janeiro de 2013, 09:51:51 »
No clube de xadrez que eu jogava tinha um XT em funcionamento. Tinha um jogo de xadrez que a máquina era muito ruim rs. Cerca de 4 anos atrás o prefeito cortou a verba do clube e ele fechou. Sei lá para onde foi o XT, mas ele ainda funcionava. O disco rídigo dele era de 8mb...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!