Me pergunto, se quase todo mundo andasse armado, e com a arma à mostra, como as coisas seriam.
Os estados do Sul nos EUA, cuja parcela de população que anda armada é significativa, tem taxas de criminalidade maiores que a média.
Eu não estou defendendo isso como "minha opinião", é mais uma hipótese mesmo.
Quando a maior criminalidade onde tem mais gente andando armada, não acho que refute a possibilidade de que, se mais gente andasse armada, visivelmente, a criminalidade pudesse diminuir (e não pela morte dos criminosos e da população em números absolutos).
Primeiramente penso que relação causal provavelmente é a inversa, mais pessoas andam armadas porque lá há maior criminalidade, e logo andam armadas para tentar se proteger, não que sejam essas pessoas a cometer mais crimes.
Em segundo lugar, penso poder haver algo meio como "teoria de jogos" e essas coisas. Não sei, mas penso que provavelmente mesmo onde mais pessoas andam armadas, isso ainda sejam uma minoria, algo insuficiente para qualquer potencial assaltante pensar que é alto o risco de qualquer pessoa pode revidar armada; não só a vítima, mas outras pessoas ao redor ou nas redondezas.
E se não me engano, nos EUA como um todo, ou ao menos em alguns estados, é proibido justamente andar com arma visível, tem que estar escondida, onde é mais difícil usá-la para defesa, e perde o efeito de intimidação que talvez tivesse ao estar visível, a ser uma certeza, em vez de uma possibilidade não-aparente.
Tinha um filme com essa temática, mas eu não lembro o nome. Acho que era sério, mas tinha uma cena engraçada, onde um bandido entre num ônibus, puxa uma arma e anuncia o assalto; em seguida, virtualmente todos os passageiros apenas sacam suas armas, e ele desiste. Acho que isso era um sonho de alguém dentro do filme, de qualquer forma.