Quanto aos testemunhos, acho interessante mencionar um experimento de psicologia que vi uma vez, meio relacionado; mostra-se um desenho do interior dum vagão de trem, onde um homem branco com roupas de trabalho aponta uma arma para um negro bem vestido. A pessoa descreve a cena para uma pessoa, essa para a outra, e essa para outra, até serem acho que umas 6 pessoas. Como talvez já tenham desconfiado, as cores dos protagonistas tendem a mudar no meio do caminho.
Não se encaixa tanto quanto o que eu me lembrava, que seria a pessoa ver o desenho e descrever mais tarde, e mesmo sem transmitir para outras pessoas, ela própria fazer a troca. Lembro de ter visto num vídeo do Zimbardo pela internet, pode ser outro estudo, ou pode ser que eu esteja só confundindo. Dei uma breve procurada e só encontrei algo nas linhas da primeira descrição que dei.
E como detalhe menor, eu mesmo fiz um experimento meio acidental em outro fórum, ainda mais relacionado. Haviam postado fotos de velhos com umas menininhas dizendo se tratar de pedófilos muçulmanos, e eu me perguntei, que garantia se tem de que não é só a foto da menina com o avô, tio ou pai mais idoso? E como meramente paródia, postei fotos de pais e filhas em roupas ocidentais, dando uns abraços, ou de mãos dadas, beijos, etc, longe de qualquer coisa inerentemente pedófila ("stock images"), e disse se tratarem de pedofilia em meio ao cristianismo também. A primeira foto era bastante "posada", um homem e uma menina andando de roupas brancas na praia, ambos de costas, com o sol radiante ao fundo; tinha até um selo "getty images", propositalmente, para deixar mais óbvio que era mentira, mas boa parte dos foristas (uns três ou quatro, acho) reagiu inicialmente com nojo e revolta, sem nem se dar conta imediatamente. Eu nem esperava isso. Simplesmente interpretaram as fotos de acordo com o contexto que eu havia dado.
Mais recentemente circula ainda outro (ou um; não sei se o primeiro caso também era, na verdade) "hoax" de pedofilia muçulmana similar, mostraram umas fotos de um monte de rapazes duns 20 anos acompanhados dumas menininhas de uns 5-10, com roupas elegantes, e dizia que eram os casais que iriam se casar em cerimônia, mas na verdade eram aquelas coisas só como a menininha que leva o anel e etc e tal, não sei o "título" dessas "funções", talvez seja até uma outra tradição diferente, mas não eram casais.
MAS bem pode ser um pedófilo mesmo, não estou defendendo o cara nem acompanhando o caso. Só acho complicado julgar mesmo pelos testemunhos.