Enquete

Qual é o seu candidato para 2010

Dilma Rousseff (PT)
21 (29.2%)
José Serra (PSDB)
36 (50%)
Branco
0 (0%)
Nulo
15 (20.8%)

Votos Totais: 69

enquete encerrada: 31 de Outubro de 2010, 22:54:13

Autor Tópico: Eleições 2010  (Lida 209222 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: Eleições 2010
« Resposta #700 Online: 01 de Agosto de 2010, 21:35:45 »
É... acho que vou acabar sendo racista e votar em branco.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #701 Online: 01 de Agosto de 2010, 21:37:46 »
Nos 2 turnos?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Atheist

• Visitante
« Resposta #703 Online: 01 de Agosto de 2010, 21:48:53 »
Nos 2 turnos?

Estou num dilema desgraçado...

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #704 Online: 01 de Agosto de 2010, 22:31:36 »

Votar em branco para o voto ir para o mais votado? Não é isso que acontece?
Se quer protestar vote em quem não tem chance de ganhar...
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #705 Online: 01 de Agosto de 2010, 22:40:04 »

Votar em branco para o voto ir para o mais votado? Não é isso que acontece?
Se quer protestar vote em quem não tem chance de ganhar...

Dá pra alguém me explicar de onde saiu essa lenda urbana? :sleepy:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #706 Online: 01 de Agosto de 2010, 22:40:59 »
Bombardear por que? Você faz a sua escolha baseada nos motivos que lhe pareçam mais adequados.
Os benefícios sociais implementados pelo governo Lula realmente beneficiam muita gente e são uma grande conquista. Mas, pessoalmente, não acho que isso seja motivo para votar na Dilma porque o Bolsa Família é um consenso. Veja que que o Bolsa Família foi construído sobre as bases de vários programas sociais que já existiam e foram criados no governo FHC. Claro que o Lula fez um grande trabalho unificando e expandindo esse programa, tanto que todos os principais candidatos hoje são favoráveis à manutenção desse programa.

Vc disse tudo: Sobre as bases dos programas sociais que já existiam. O q eu não consigo compreender é como um cara que comparado com os presidentes anteriores, é semi-analfabeto, e ainda assim conseguiu unificar, implementar e expandir tais programas que segundo suas próprias palavras, já existiam, no entanto, os que mais precisavam, só "ouviam falar". Mas aí vc pode dizer: Tem gente que trabalha com/para ele. E eu poderia responder: E os outros não tinham?

Agora que já está feito, e todos veêm os resultados, é óbvio que apoiam, entram em consenso, no meu ponto de vista, são todos uns hipócritas. O que não se pode negar é que anteriormente, antes do Lula, os programas sociais só existiam no papel. E vou frizar novamente: Não se trata apenas do programa bolsa família, me lembro muito bem de como as pessoas mais carentes viviam a 10 anos atrás e sei como vivem agora, e isso, é o q de fato, me motiva a votar no PT. Como disse antes, são todos uns_________ (insira o q quizer), e pior, não pode ficar.

Em 2002, quando Lula foi eleito pela primeira vez todos tinham medo de que ele comprometesse a conquista da estabilidade econômica alcançada nos 8 anos anteriores. Lula foi eleito, manteve a política econômica e isso trouxe excelentes resultados para o país. Isso porque, na economia, o Brasil finalmente tinha encontrado um caminho de sucesso e os principais partidos souberam reconhecer isso, o Brasil finalmente alcançou um consenso.

Eu nem sabia que o Brasil estava "estável" economicamente há 8 anos atrás. Mas como eu tbm já disse, este fato, não importa para a população mais pobre, o que importa é como era o cotidiano pra eles e como é agora. E pra ser franca, pra mim também.

Hoje, com relação aos programas de transferência de renda a situação é a mesma, o Bolsa Família não vai acabar, mesmo que Serra ou Marina sejam vitoriosos nas eleições. Acho que pelo contrário, se Dilma for eleita o Bolsa Família vai continuar exatamente como está, com todas as suas virtudes, mas também com todos os seus vícios mantidos intactos. Um governo diferente poderia se focar em resolver os problemas que o BF ainda tem, como o fato de não oferecer uma porta de saída para a pobreza.

Opa, a mesma que há 8 anos atrás? Não mesmo! Pode constar que tais transferências eram feitas, no entanto, o povão mesmo não recebia nada. Não haviam postos de saúde em cada bairro, não haviam microônibus que levasse saúde bucal as massas mais pobres, se alguém dependesse de uma cirurgia num hospital público e o familiar "não correce atrás" de um figurão, a pessoa morria, simplesmente.

Willian, o BF é apenas um dos benefícios que a população mais carente usufrui. Quanto a porta de saída para a pobreza, esse passo já foi dado. Uma família só recebe BF, BE, BG se os filhos estiverem matriculados regularmente na escola, ou seja, não trabalhando, como era há 10, 8 anos atrás. Não existia essa preocupação, e se existia, não era palpável, como o é hoje. Temos o pró-uni, bolsa sedu, nossa bolsa e por aí vai. Há 8 anos atrás isso não existia, isso é um fato.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #707 Online: 01 de Agosto de 2010, 22:41:31 »

É, explique para o "ingnorantio" como eu.
É sério, eu penso isso ha tanto tempo que tomei como verdade pelo jeito.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #708 Online: 01 de Agosto de 2010, 22:43:46 »
[...]
Eu sinceramente, tenho vontade de chegar lá e deixar meu voto em branco. Mas a proximidade que tenho com pessoas carentes me impedem, e por eles, vou votar na Dilma, acho que pior não pode estar/ficar.

Me bombardeiem agora... :biglol:

Cara Anne

Se voce for votar na candidata situacionista por convicção ideológica ou pelo reconhecimento administrativo, faça-o.

Mas se voce for faze-lo "porque senão os coitadinhos das pessoas carentes vão sofrer", re-avalie a sua posição.

Os motivos foram bem apresentados pelo uiliníli!

Estou sempre reavaliando minha posição diante dos fatos. E minha posição está exatamente ao lado desses coitadinhos carentes.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #709 Online: 01 de Agosto de 2010, 22:55:43 »

É, explique para o "ingnorantio" como eu.
É sério, eu penso isso ha tanto tempo que tomei como verdade pelo jeito.

Os votos em branco só servem para fins estatísticos, não vão pra nenhum candidato.

É o mesmo daquelas correntes que dizem que se forem anulados 50% dos votos, vai ter uma eleição nova, com candidatos diferentes. Eu mesmo acreditada nessa até que alguém me explicou a confusão... :P
« Última modificação: 01 de Agosto de 2010, 23:00:41 por Diegojaf »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #710 Online: 01 de Agosto de 2010, 23:00:20 »
O que quero dizer com toda essa ladainha, é que a grande maioria dos brasileiros são pobres, que hoje disfrutam de benefícios governamentais, benefícios esses que só ouviam falar durante as propagandas eleitorais, e que com o governo do lula, passaram a ser realidade pra eles.

O problema da lógica de achar que isso se deu "só com o governo Lula", é que eram coisas que já existiam no governo passado, e mesmo no governo anterior, foram se ampliando gradualmente. Como praticamente tudo. Somando o fato de que o governo atual fez muito, mas muito mais propaganda em cima desse tipo de política, muita gente acaba ficando com essa impressão.

Ao mesmo tempo cresce a noção de que no governo anterior vinham capangas do FHC e ficavam chacoalhando os pobres de cabeça para baixo pelas pernas, até caírem suas últimas moedas. Quando na verdade os mesmos programas de ajuda já existiam, apenas com outros nomes, que ninguém mais lembra.

Se fosse para escolher entre esses dois, talvez votasse no Serra só por conta dessa propaganda populista massiva do PT. Mas sei lá se o Serra está muito diferente, então se ficar entre esses dois, deve ser branco mesmo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #711 Online: 01 de Agosto de 2010, 23:15:38 »
Bombardear por que? Você faz a sua escolha baseada nos motivos que lhe pareçam mais adequados.
Os benefícios sociais implementados pelo governo Lula realmente beneficiam muita gente e são uma grande conquista. Mas, pessoalmente, não acho que isso seja motivo para votar na Dilma porque o Bolsa Família é um consenso. Veja que que o Bolsa Família foi construído sobre as bases de vários programas sociais que já existiam e foram criados no governo FHC. Claro que o Lula fez um grande trabalho unificando e expandindo esse programa, tanto que todos os principais candidatos hoje são favoráveis à manutenção desse programa.

Vc disse tudo: Sobre as bases dos programas sociais que já existiam. O q eu não consigo compreender é como um cara que comparado com os presidentes anteriores, é semi-analfabeto, e ainda assim conseguiu unificar, implementar e expandir tais programas que segundo suas próprias palavras, já existiam, no entanto, os que mais precisavam, só "ouviam falar". Mas aí vc pode dizer: Tem gente que trabalha com/para ele. E eu poderia responder: E os outros não tinham?

Cara Anne.

Negativo. Não sei de que local do país voce é. Mas aqui no Paraná, vários municípios mais humildes se beneficiaram de diversos programas sociais do governo federal, incluindo o de saneamento.

Agora que já está feito, e todos veêm os resultados, é óbvio que apoiam, entram em consenso, no meu ponto de vista, são todos uns hipócritas. O que não se pode negar é que anteriormente, antes do Lula, os programas sociais só existiam no papel. E vou frizar novamente: Não se trata apenas do programa bolsa família, me lembro muito bem de como as pessoas mais carentes viviam a 10 anos atrás e sei como vivem agora, e isso, é o q de fato, me motiva a votar no PT. Como disse antes, são todos uns_________ (insira o q quizer), e pior, não pode ficar.

Interessante. Eu tenho um horizonte de percepção mais longo que o seu, cara Anne, e não vejo esta diferença significativa que voce aponta.

Em 2002, quando Lula foi eleito pela primeira vez todos tinham medo de que ele comprometesse a conquista da estabilidade econômica alcançada nos 8 anos anteriores. Lula foi eleito, manteve a política econômica e isso trouxe excelentes resultados para o país. Isso porque, na economia, o Brasil finalmente tinha encontrado um caminho de sucesso e os principais partidos souberam reconhecer isso, o Brasil finalmente alcançou um consenso.

Eu nem sabia que o Brasil estava "estável" economicamente há 8 anos atrás. Mas como eu tbm já disse, este fato, não importa para a população mais pobre, o que importa é como era o cotidiano pra eles e como é agora. E pra ser franca, pra mim também.

Que estranho voce não saber disto, pois há 15 anos que vivenciamos uma estabilidade monetária, projetada pela equipe de FHC enquanto ministro da fazenda do governo de Itamar Franco.

Eu conheço algumas pessoas de classes mais humildes, moradoras de municípios vizinhos à Curitiba, e elas sabem perfeitamente que a vida começou a melhorar para eles após a implantação do Plano Real e da recuperação do valor efetivo do salario-mínimo, ambos sob a responsabilidade inicial de FHC.

Hoje, com relação aos programas de transferência de renda a situação é a mesma, o Bolsa Família não vai acabar, mesmo que Serra ou Marina sejam vitoriosos nas eleições. Acho que pelo contrário, se Dilma for eleita o Bolsa Família vai continuar exatamente como está, com todas as suas virtudes, mas também com todos os seus vícios mantidos intactos. Um governo diferente poderia se focar em resolver os problemas que o BF ainda tem, como o fato de não oferecer uma porta de saída para a pobreza.

Opa, a mesma que há 8 anos atrás? Não mesmo! Pode constar que tais transferências eram feitas, no entanto, o povão mesmo não recebia nada. Não haviam postos de saúde em cada bairro, não haviam microônibus que levasse saúde bucal as massas mais pobres, se alguém dependesse de uma cirurgia num hospital público e o familiar "não correce atrás" de um figurão, a pessoa morria, simplesmente.

Cara Anne.

O "povão mesmo não recebia nada"? De onde voce é minha cara? Qual local do país não foi beneficiado sob o prisma social, de modo direto ou indireto, na administração de FHC?

Postos de saúde não são de responsabilidade do governo federal e sim do municipal. E acho pouco provável que exista um posto de saúde em cada bairro na sua cidade. Imagine na miríade de municípios falidos por este país afora.

A situação da saúde pública continua precária. O porteiro do prédio onde tenho meu escritório, fez uma consulta semana retrasada e o médico o alertou que seria necessária uma tomografia, que ele só teria condições de fazer pelo SUS. No posto de saúde, ele foi informado que o exame só poderia ser feito em novembro de 2.011. Eu paguei o exame para ele, em uma clínica particular.

Willian, o BF é apenas um dos benefícios que a população mais carente usufrui. Quanto a porta de saída para a pobreza, esse passo já foi dado. Uma família só recebe BF, BE, BG se os filhos estiverem matriculados regularmente na escola, ou seja, não trabalhando, como era há 10, 8 anos atrás. Não existia essa preocupação, e se existia, não era palpável, como o é hoje. Temos o pró-uni, bolsa sedu, nossa bolsa e por aí vai. Há 8 anos atrás isso não existia, isso é um fato.

Quem começou a erradicação de trabalho de menores foi o Collor, política esta ampliada por Itamar, FHC e Lula.

No governo FHC foram criados a bolsa-escola, a bolsa-alimentação e o vale-gás.

Outra coisa que voce parece não levar em consideração. Cada governo responsável pavimenta o caminho para a administração que o sucede. E foi isto que FHC fez ao elaborar e implementar o Plano Real e aprovar a Lei de Responsabilidade Fiscal.

E é isto que Lula fez ao manter a política econômica estável (para desgosto dos petistas radicais), acompanhada de medidas que permitiram um crescimento significativo da economia e, por conseguinte, da melhoria de vida para a população em geral.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2010, 23:38:27 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #712 Online: 01 de Agosto de 2010, 23:18:26 »
O que quero dizer com toda essa ladainha, é que a grande maioria dos brasileiros são pobres, que hoje disfrutam de benefícios governamentais, benefícios esses que só ouviam falar durante as propagandas eleitorais, e que com o governo do lula, passaram a ser realidade pra eles.

O problema da lógica de achar que isso se deu "só com o governo Lula", é que eram coisas que já existiam no governo passado, e mesmo no governo anterior, foram se ampliando gradualmente. Como praticamente tudo. Somando o fato de que o governo atual fez muito, mas muito mais propaganda em cima desse tipo de política, muita gente acaba ficando com essa impressão.

Ao mesmo tempo cresce a noção de que no governo anterior vinham capangas do FHC e ficavam chacoalhando os pobres de cabeça para baixo pelas pernas, até caírem suas últimas moedas. Quando na verdade os mesmos programas de ajuda já existiam, apenas com outros nomes, que ninguém mais lembra.

Se fosse para escolher entre esses dois, talvez votasse no Serra só por conta dessa propaganda populista massiva do PT. Mas sei lá se o Serra está muito diferente, então se ficar entre esses dois, deve ser branco mesmo.

O "careca com cara de manga chupada" não é igual ao "fantoche que falsifica curriculum vitae".
Foto USGS

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #713 Online: 01 de Agosto de 2010, 23:42:22 »
Pessoalmente simpatizaria com um governo de oposição, para reforçar a democracia. Mas o Serra é de longe o cara que eu mais desprezo no  PSDB, não engulo até hoje essa de usar a prefeitura e o governo como trampolim. Sem contar que ideologicamente não temos oposição no Brasil.

Mas não voto no governo nessa eleição, com certeza. Em nenhuma esfera. Devo votar nulo/branco até me convencer que alguém merece o meu voto, vamos ver como a coisa se desenrola...
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #714 Online: 02 de Agosto de 2010, 00:13:44 »

Negativo. Não sei de que local do país voce é. Mas aqui no Paraná, vários municípios mais humildes se beneficiaram de diversos programas sociais do governo federal, incluindo o de saneamento.

Aqui no ES, as coisas eram bem piores há 8 anos atrás, apenas na capital (Vitória) as pessoas mais carentes eram beneficiadas.

Interessante. Eu tenho um horizonte de percepção mais longo que o seu e não vejo esta diferença significativa que voce aponta.

Pode ser que vc veja muito mais que eu, com sua percepçãp de longo alcance, em momento algum disse ver além do que todos vêem, apenas relatei o que eu vejo, pessoalmente.

Que estranho voce não saber disto, pois há 15 anos que vivenciamos uma estabilidade monetária, projetada pela equipe de FHC enquanto ministro da fazenda do governo de Itamar Franco.

Eu conheço algumas pessoas de classes mais humildes, moradoras de municípios vizinhos à Curitiba, e elas sabem perfeitamente que a vida começou a melhorar para eles após a implantação do Plano Real e da recuperação do valor efetivo do salario-mínimo, ambos sob a responsabilidade inicial de FHC.

Jamais neguei o fato de que a moeda vigente trouxe benefícios ao país, apenas disse a verdade: Eu não sabia que o Brasil alcansou estabilidade economica algum dia. Estranho seria se fosse buscar google e com uma pesquisa rápida começasse a falar de estabilidade financeira sem entender bulhufas. Não concorda?

Quanto a questão do salário mínimo, veja bem Geotecom, a última vez que ouvi falar sobre isso (nunca me involucrei efetivamente em questões desse tipo) é que durante o governo PT, este teve um reajuste de 400% em relação ao governo anterior.

Cara Anne.

O "povão mesmo não recebia nada"? De onde voce é minha cara? Qual local do país não foi beneficiado sob o prisma social, de modo direto ou indireto, na administração de FHC?

Postos de saúde não são de responsabilidade do governo federal e sim do municipal. E acho pouco provável que exista um posto de saúde em cada bairro na sua cidade. Imagine na miríade de municípios falidos por este país afora.

A situação da saúde pública continua precária. O porteiro do prédio onde tenho meu escritório, fez uma consulta semana retrasada e o médico o alertou que seria necessária uma tomografia, que ele só teria condições de fazer pelo SUS. No posto de saúde, ele foi informado que o exame só poderia ser feito em novembro de 2.011. Eu paguei o exame para ele, em uma clínica particular.

Já disse acima, ES, mas precisamente no interior. E aqui, a realidade é aquela que descrevi.

O governo federal disponibiliza verbas na área da saúde para os municípios, assim como educação, tranportes etc.,com certeza cabe a prefeitura aplicá-las. O município onde moro, é pequeno, os bairros são pequenos, e alguns se encontram em zona rural, e sim Geotecom, poderia dizer que em cada bairro tem um posto de saúde. No entanto, sei que a saúde pública (como um todo) está precária, eu nunca afirmei que o governo do PT havia erradicado problemas sociais, mas que houve visivelmente uma melhoria.

Quem começou a erradicação de trabalho de menores foi o Collor, política esta ampliada por Itamar, FHC e Lula.

No governo FHC foram criados a bolsa-escola, a bolsa-alimentação e o vale-gás.

Outra coisa que voce parece não levar em consideração. Cada governo responsável pavimenta o caminho para a administração que o sucede. E foi isto que FHC fez ao elaborar e implementar o Plano Real e aprovar a Lei de Responsabilidade Fiscal.

E é isto que Lula fez ao manter a política econômica estável (para desgosto dos petistas radicais), acompanhada de medidas que permitiram um crescimento significativo da economia e, por conseguinte, da melhoria de vida para a população em geral.

Estes programas podem ter sido criados no governo FHC, mas como já disse, só se ouvia falar até que o PT os colocou em evidência, por assim dizer. Vou esperar a ver o que sucede durante a campanha, volto a repetir, estou aberta a fazer avaliações e quem sabe mudar meu posicionamento, mas por enquanto, não vejo outra possível opção.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #715 Online: 02 de Agosto de 2010, 00:21:02 »
O que mais me impressiona é ver as pessoas ignorando toda a sujeira dos políticos por algumas melhoras.... Parece o "rouba mas faz". Acho que no Brasil só aumentou um pouco o valor dos sapatos e dentaduras trocados por votos.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #716 Online: 02 de Agosto de 2010, 00:27:38 »

Isso não é uma lógica Buckaroo, é a realidade social, e ela é bem nonsense mesmo. O ponto de partida de uma mudança gradualista (como tudo) devia mesmo ser objeto apreço, mas a realidade não é essa. E é isso que estou tentando explicar .

Também tenho vontade de chegar lá e votar nulo/branco, ou simplesmente não ir e pagar aquela multa. |(

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #717 Online: 02 de Agosto de 2010, 00:30:52 »
O que mais me impressiona é ver as pessoas ignorando toda a sujeira dos políticos por algumas melhoras.... Parece o "rouba mas faz". Acho que no Brasil só aumentou um pouco o valor dos sapatos e dentaduras trocados por votos.

Piores são os que roubam e nada fazem.  Barata, eu não ignoro a sujeira, apenas aceito o fato de que todos são corruptos.

Vc conhece alguém que entra/entrou para a politicagem e não se corrompe ou é corrompido?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #718 Online: 02 de Agosto de 2010, 02:10:12 »

Bom, eu acho que você está ciente de que o Lula não é candidato nessas eleições, então as virtudes e defeitos dele são irrelevantes. Podemos discutir os méritos e deméritos da Dilma se você quiser. Essa não é analfabeta, mas mente no currículo dizendo que tem mestrado e doutorado... Tá, mas isso é irrelevante também, você esta questionando como é que o governo Lula ampliou tanto os programas do governo anterior, sendo ele tão coitadinho. A resposta para mim é simplíssima: dinheiro. O governo FHC teve que roer o osso enfrentando uma década de estagnação econômica e passando por duas crises globais num momento em que o Brasil ainda não tinha a musculatura suficiente para passar ileso por elas. O governo Lula, por outro lado, pegou o filé: com a economia já nos eixos e dando continuidade à política de superávits primários iniciada antes por seu antecessor, o Brasil conseguiu acumular reservas de dólares o bastante para conseguir surfar na única crise internacional pela qual passou nessa década como se fosse uma "marolinha". Some a isso que a economia mundial esteve em crescimento durante esse período e com isso o Brasil, ajudado pelas exportações e por outros fatores conseguiu recuperar o crescimento econômico. Somando ainda a carga tributária crescente e crescente, sobrou um dinheiro que antes não estava disponível para investir em programas sociais. Poderia-se investir ainda mais nisso, em educação, saúde, segurança e infra-estrutura se a máquina pública operasse de forma mais eficiente e enxuta, reduzindo o aparelhamento do Estado e os altos gastos com funcionalismo, que o governo atual só fez aumentar. E enquanto Dilma fala em continuar fazendo a mesma coisa que Lula, Serra promete um "choque de gestão" para diminuir a dívida pública e aumentar ainda mais a capacidade de investir.

Agora que já está feito, e todos veêm os resultados, é óbvio que apoiam, entram em consenso, no meu ponto de vista, são todos uns hipócritas.

Da mesma forma você poderia chamar Lula de hipócrita por ter rasgado tudo o que defendeu por vinte anos para adotar a políticca econômica de FHC. Mas o que você chama de hipocrisia, nesse caso eu chamo de maturidade. É preciso passar por cima de diferenças partidárias em nome do interesse do país quando necessário. São justamente os consensos que mantém o país progredindo, já pensou se Lula após eleito abandonasse os fundamentos da política econômica de FHC e voltasse a hiperinflação, caíssem os investimentos estrangeiros, aumentasse a dívida externa, esse apocalipse todo? Aí não ia ter dinheiro pra o bolsa família e os pobres iam continuar desassistidos. Lula foi inteligente de manter o que funcionava no governo interior e Serra já declarou várias vezes que vai ser inteligente de manter o que funciona nesse. Sempre que foi perguntado sobre o Bolsa Família, ele respondeu que pretendia ampliá-lo e melhorá-lo.

O que não se pode negar é que anteriormente, antes do Lula, os programas sociais só existiam no papel. E vou frizar novamente: Não se trata apenas do programa bolsa família, me lembro muito bem de como as pessoas mais carentes viviam a 10 anos atrás e sei como vivem agora, e isso, é o q de fato, me motiva a votar no PT. Como disse antes, são todos uns_________ (insira o q quizer), e pior, não pode ficar.

O governo FHC conseguiu uma série de melhoras nos indicadores sociais do país, a que eu acho mais relevante foi a universalização do ensino  fundamental. As escolas públicas são ruins? Sim, são. Mas pior ainda é que antes do governo FHC tinha muita criança que nem na escola estava, quem colocou quase 100% das crianças nas escolas do ensino fundamental foi FHC. Ainda há muito a melhorar, claro, como baixar a evasão escolar e melhorar a qualidade, mas ele deu um primeiro passo importantíssimo.
Agora eu acho engraçado você dizendo que "pior não pode ficar" com Dilma... Eu acho que o que a gente tem que ter na cabeça não é não piorar, mas melhorar. E minha ideia é a contrária da sua, para mim, com dilma "melhor não pode ficar", afinal, ela promete só mais do mesmo. Pode reparar, Dilma Roussef não tem proposta nenhuma, sua única proposta é mais do mesmo, papagaiar tudo que o Lula fez. Lula fez muita coisa boa, claro, mas eu acho que alguém que quer ser presidente da república deve no mínimo ter ambição de fazer melhor, e pode ter certeza que tudo o que o Brasil fez nos últimos 8, 16, 32 anos ainda dá para melhorar muito. Por isso eu prefiro o slogan do Serra: o Brasil pode mais.

Claro que importa! Importa muito! Você acha que os avanços sociais que essa população alcançou seriam possíveis num ambiente de hiperinflação? Você acha que a vida da população estaria igual ou melhor se um litro de leite começasse o mês custando 2 reais e acabasse custando 8? Pois isso aí acontecia num passado recente!

Como assim o povão não recebia nada? O povo recebia auxílios do governo: bolsa-escola, vale-gás... Só que eram menos pessoas. Não concordamos que o Lula expandiu os programas que existiam? Não concordamos que isso foi possível graças à manutenção dos fundamentos da política econômica, que deram ao Lula os recursos para conseguir fazer mais? Agora a questão é escolher quem é a figura mais competente para continuar melhorando esses programas.
Quanto à situação da saúde, como o Geo falou, isso é de responsabilidade dos municípios, e de qualquer forma, a saúde no Brasil é uma coisa que melhorou muito pouco em média no Brasil.

Willian,

É Gabriel para os íntimos :P

o BF é apenas um dos benefícios que a população mais carente usufrui. Quanto a porta de saída para a pobreza, esse passo já foi dado. Uma família só recebe BF, BE, BG se os filhos estiverem matriculados regularmente na escola, ou seja, não trabalhando, como era há 10, 8 anos atrás. Não existia essa preocupação, e se existia, não era palpável, como o é hoje. Temos o pró-uni, bolsa sedu, nossa bolsa e por aí vai. Há 8 anos atrás isso não existia, isso é um fato.

Teoricamente sim, mas até hoje ninguém perdeu a bolsa por não estar com os filhos na escola... Coisa que o Bolsa Escola do FHC fazia. E 10, 8 anos atrás as crianças não estavam trabalhando, porque foi justo o governo FHC que universalizou o ensino fundamental. Mas, assim como todas as conquistas do governo anterior, a propaganda do governo Lula tenta fazer a gente pensar que foi o Molusco que fez. Já o Pro-Uni é um programa que eu acho excelente. Só acho que para alguém que fez Senai, o Lula deu muito pouca atenção ao ensino técnico-profissionalizante, coisa que Serra com as FATEC ampliou muito no Estado de São Paulo.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #719 Online: 02 de Agosto de 2010, 02:32:55 »
Piores são os que roubam e nada fazem.  Barata, eu não ignoro a sujeira, apenas aceito o fato de que todos são corruptos.

Vc conhece alguém que entra/entrou para a politicagem e não se corrompe ou é corrompido?

Se você vota em um político, esperando o que ele faça o que deveria fazer, você pode até ser inocente/iludido, e isso não é errado e não faz mal para o país.

Mas se você vota em um político consciente de sua má índole, isso é ser cúmplice e além de ser errado faz um mal danado para o meu país.

Não se combate a corrupção alimentando-a conscientemente seja em que nível for, e nem por uma "boa intenção". Isso não existe.

Então, nessa eleição prefiro ser inocente/iludido, me frustrar com o candidato em que tiver votado, do que ser deliberadamente cúmplice.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #720 Online: 02 de Agosto de 2010, 02:59:11 »
País dividido
Pesquisa eleitoral mostra que os eleitores brasileiros não estão divididos apenas entre Norte e Sul. A cisão equilibrada entre os dois candidatos também ocorre em todas as faixas de renda

A eleição presidencial não mostra um país dividido apenas entre um Sul rico e serrista e um Norte pobre fechado com Dilma Rousseff. A divisão geográfica, típica das últimas eleições, já não é suficiente para explicar integralmente o empate técnico, na faixa de 37%, que se verifica entre os dois candidatos à Presidência da República. O equilíbrio na separação das forças, na verdade, é mais profundo. A última pesquisa do Instituto Datafolha sobre as intenções de voto revela que o Brasil está cindido de cima abaixo, em todas as faixas de renda e de escolaridade. Os números da pesquisa do Datafolha, realizada entre os dias 17 e 20 de julho, comprovam que, mesmo dentro destas grandes áreas territoriais que tendem mais para um ou outro candidato, o eleitorado está rachado. A petista e o tucano praticamente empatam entre os pobres, a classe média e até entre os ricos. Situação idêntica acontece quando se abrem os dados por escolaridade: os entrevistados com ensino fundamental e os com formação superior também dividem-se por igual na preferência eleitoral.

A conclusão surpreendente dessa pesquisa é que o voto em Dilma ou Serra, até o momento, não está associado com nenhum estrato social específico. Na verdade, a divisão socioeconômica torna até mais tênue a regionalização do voto. Ou seja, os ricos do Sul não votam maciçamente em Serra nem os pobres do Nordeste têm uma preferência avassaladora por Dilma. Trata-se de uma mudança: no 1º turno das eleições de 2006, Lula mantinha 26 pontos percentuais sobre Alckmin, entre os eleitores de baixíssima renda – até dois salários mínimos. Outro dado interessante que aparece na enquete é que até mesmo a disposição de anular o voto é igual entre os mais abastados e os mais humildes, ambos na faixa de 4% do eleitorado.

“Os problemas não são mais ideológicos, são econômicos”, acredita o cientista político Cesar Romero Jacob, autor do livro “A Geografia do Voto nas Eleições Presidenciais do Brasil: 1989 – 2006”. Especialista em mapas eleitorais brasileiros, Jacob diz que a vantagem que Serra leva no Sul pode ser explicada por um certo desconforto da região com o empobrecimento relativo de Estados exportadores. Já a liderança de Dilma no Norte e Nordeste seria reflexo da melhoria econômica destas regiões. Apesar dos empates nas diferentes classes sociais, estas percepções regionais ainda sustentariam a divisão Norte-Sul da eleição. “A cadeia produtiva dos programas de distribuição de renda, tipo o Bolsa Família, beneficia a todos os setores da sociedade do lado de cima do mapa brasileiro, enquanto o dólar desvalorizado prejudica a parte de baixo, do empresário ao pequeno produtor do agronegócio”, entende Jacob. Para o estudioso, a eleição será resolvida nos pequenos municípios. “O candidato que abandonar os grotões, cidades de até 20 mil habitantes que, segundo o Censo de 2000, são 4.074 municípios, estará fadado à derrota.” As periferias das grandes cidades, segundo ele, estão também divididas: “Os excluídos da periferia dos centros urbanos sempre estiveram ao lado da esquerda que hoje está sem lastro ideológico. Assim, eles votam em Serra ou Dilma sem diferença.”

Passadas três semanas da largada oficial da campanha de 2010, a pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Datafolha joga luz sobre a força política das duas legendas (PSDB e PT) e expõe o matiz da geografia do voto nacional. As enquetes mostram como as cinco regiões do País se dividiram em dois blocos partidários com margens de vantagem cada vez mais apertadas. Numa imagem colorida, o Brasil segue azul e vermelho – respectivamente, as cores das agremiações tucana e petista. A maioria dos eleitores da parte de cima do mapa nacional ainda está mais afinada com a candidatura da petista Dilma Rousseff e a maioria dos votantes do Sul e Sudeste identificam-se mais com o tucano José Serra. Entre os mais de 135 milhões de pessoas aptas a votar, quase cinco em cada dez eleitores concentram-se nos Estados do Sul e Sudeste. Nessas duas regiões, que compreendem sete Estados, o PSDB contabiliza uma vantagem de mais de cinco milhões de intenções de voto, saldo que zera o prejuízo tucano amealhado no Norte, Centro-Oeste e Nordeste, onde Dilma larga com idêntica superioridade de crédito eleitoral – cinco milhões de intenções de voto. Assim, se a pesquisa de opinião é uma fotografia do comportamento do eleitor em um determinado momento, como gostam de dizer os políticos, ninguém tem condições de encomendar antecipadamente a roupa para a festa da transmissão da faixa presidencial.

Fonte: http://migre.me/11AeH

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #721 Online: 02 de Agosto de 2010, 09:13:32 »

Interessante. Eu tenho um horizonte de percepção mais longo que o seu e não vejo esta diferença significativa que voce aponta.

Pode ser que vc veja muito mais que eu, com sua percepçãp de longo alcance, em momento algum disse ver além do que todos vêem, apenas relatei o que eu vejo, pessoalmente.

Cara Anne

Neste momento quero tecer uma curta observação sobre o nosso colóquio supra.

Ao afirmar que eu tenho um "horizonte de percepção mais longo que o seu" faltou esclarecer que eu me referi ao sentido temporal, isto é, eu sou mais velho e provavelmente passei por mais experiências da vida cotidiana que você.

Lendo cuidadosamente meu texto e considerando a sua resposta, realmente deu a impressão de ser uma frase arrogante, semelhante a "Eu sei o que estou falando e você não!".

Por isto eu lhe peço desculpa pela má-redação no texto e pela aparente arrogância, pois que nunca foi a minha intenção.
Foto USGS

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #722 Online: 02 de Agosto de 2010, 12:32:23 »
Geotecon, "Gabriel"  :P, obrigado por terem tido saco pra ler e reponder posts de alguém que não entende "praticamente" (tá tô sendo boazinha comigo mesma :hihi:) nada de política, realmente elucidaram muitas questões que podem fazer com que eu pare a pensar mais sobre o assunto. A vc tbm Calvino, não havia pensado por esse lado.

Acho que vejo as coisas assim por ter passado uns anos fora do país e quando voltei muita coisa estava diferente... :?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #723 Online: 02 de Agosto de 2010, 12:54:58 »
Eu concordo com a postura da Anne.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #724 Online: 03 de Agosto de 2010, 12:33:31 »
PT consegue direito de resposta contra revista Veja no TSE

Débora Zampier

Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (2) que a revista Veja, da Editora Abril, deve veicular direito de resposta em favor do PT. Por 4 a 3, os ministros votaram pela condenação de Veja por causa da reportagem Indio acertou o alvo, veiculada na edição mais recente da revista. Segundo a decisão, a resposta deve sair em local e página com características semelhantes à da matéria contestada.

Segundo o PT, a revista repercutiu as declarações do candidato tucano à Vice-Presidência da República pela coligação liderada pelo PSDB, Indio da Costa (DEM-RJ), que associou o partido às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e ao narcotráfico. 'O episódio foi uma afobação de iniciante, mas o vice de José Serra está correto em se espantar com a ligação de membros do PT com as Farc e seus narcoterroristas', dizia a reportagem.

O advogado do PT, Márcio Silva, afirmou que Veja 'requentou' a questão das Farc, já abordada em edição de março de 2005 pela própria revista. 'Quando se fala jornalisticamente sobre o episódio, tudo bem, mas quando, editorialmente, tomam a posição dele para si, achamos por bem pedir direito de resposta', afirmou Silva, no dia em que entrou com a ação.

Antes de decidirem o mérito sobre o caso da matéria da Veja, os ministros votaram sobre a possibilidade de a Justiça Eleitoral decidir questões de direito de resposta contra veículos de comunicação. A questão é polêmica e resultou, recentemente, na suspensão do direito de resposta conquistado no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) por Joaquim Roriz, ex-governador do Distrito Federal, contra a mesma revista. Na decisão de hoje, todos os ministros decidiram que caberia ao TSE analisar o caso.

Quanto ao mérito, o relator da ação, ministro Henrique Neves, votou alegando que se o tribunal puniu o site Mobiliza PSDB pelas declarações ofensivas, também deveria agir da mesma forma em relação à revista. Seu argumento foi seguido pelos ministros Arnaldo Versiano, Hamilton Carvalhido e Ricardo Lewandowski, que decidiu o julgamento já no final, quando o placar estava em 3 a 3.

A divergência foi aberta pela ministra Carmen Lúcia. Para ela, é preciso um nível de subjetividade muito grande para interpretar a intenção da matéria. A ministra afirmou ainda que, nos casos em que há dúvida, é favorável à liberdade de imprensa. O voto foi acompanhado pelos ministros Marco Aurélio e Aldir Passarinho Junior.

O PT mandou como possível resposta a ser publicada um texto que ocuparia uma página, com foto, mencionando o combate ao narcotráfico no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e citando a prisão do traficante colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia, em agosto de 2007. O ministro Henrique Neves pediu que as referências ao governo Lula fossem retiradas, assim como o título Veja errou o alvo, que considerou provocativo.

Edição: João Carlos Rodrigues

Agência Brasil - Todos os direitos reservados.

Fonte: http://migre.me/11WGQ

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!