Nele não se contesta a graduação da candidata e sim a sua titulação de doutora, claramente anunciada antes da entrevista no programa Roda Viva de 13/12/2.004 (0:27 segundos) e no mesmo programa em 22/05/2.006 (0:51 segundos).
Hmm, tem razão. Não ouvi atentamente e só prestei atenção em quando ele falou em "economista", e deixei passar o "doutora em...". Reconheço que falei besteira nesse ponto.
E o vídeo finaliza afirmando (único ponto que pode ser contestado) que ela mentiu sobre o real motivo de sua não-conclusão do doutorado.
Sim, esse ponto eu continuo contestando.
E uma dúvida agora me ocorreu: o vídeo diz que os currículos só podem ser incluídos mediante assinatura digital. Como isso é feito exatamente?
Ah, claro, porque interromper a graduação porque você é perseguido por uma ditadura e continuar seus estudos fora do país tendo diplomas de pós graduação reconhecidos no exterior é a mesma coisa que assistir a umas aulinhas como ouvinte e sair colocando em seus currículos por aí que é "dôtora"...
Até aí ela também interrompeu os estudos por causa da ditadura. Mas a questão que eu pus não é essa, até porque eu reconheço ele como economista mesmo sem ter terminado uma graduação. Isso para mim não é um grande problema. A questão é que ter ocultado esse fato também é falsidade ideológica.
E de qualquer maneira, desde que ele voltou a se candidatar para deputado em 86, ele também incluiu o curso de graduação (que ele nunca terminou) no currículo. E foi tocando o barco assim até 2002 quando essa bomba estourou (por acaso com muito menos alarde que eu vejo agora). Na época ele era professor-visitante da USP e chegaram até a cogitar um processo por falsidade ideológica, mas não sei no que deu. E em 2006, já governador, ele próprio declarou que nunca havia terminado o curso da graduação. E, no entanto, veja como estava o currículo dele na página do senado até há pouco tempo:
![](http://www.conversaafiada.com.br/wp-content/uploads/2010/07/jose-serra_diploma.jpg)
E aí me ocorre: se o vídeo falou dela por causa do currículo, e a história da assinatura digital que eu queria mais explicações, como ele incluiu isso? A propósito, hoje isso não está mais porque o site simplificou a página dos senadores, de modo que tanto os antigos como os atuais possuem uma página mais simples, que pode ser encontrada aqui:
http://www.senado.gov.br/senadores/E o que eu mais estranho nisso tudo é que todo mundo quer fazer alarde do caso dela, mas quase ninguém toca no caso dele. Bom, de qualquer maneira não pretendo votar em nenhum dos dois no primeiro turno. No segundo turno vai depender de quem é o outro (me recuso a votar em branco ou nulo).
A propósito, alguém sabe porque o TSE ainda não julgou a situação de todas as candidaturas? Só aparecem como aptos a Dilma (PT), o Serra (PSDB), Ivan Pinheiro (PCB) e o Eymael (PSDC). A situação de Marina Silva (PV), Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Rui Pimenta (PCO) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) aparece como "aguardando julgamento" no site do TSE:
http://divulgacand2010.tse.jus.br/divulgacand2010/