Poderia explicar a sua experiência?
Comecei, ainda adolescente, a ficar intrigado com a questão da paranormalidade e ocultismo.
Nesta época, comecei a ler os livros do Carlos Castañeda e a procurar informações. Nestas, conheci a projeciologia e comecei a estudar, tentando emular as experiências de Consciência alterada sem precisar puxar nenhuma erva do diabo.
Conheci então uma pessoa, que se tornou minha amiga, que possuia "dons" de projeção e contato com espíritos. Aí que eu acho que entra a questão da conversão, da credulidade, pois em momento nenhum se percebe qualquer ar de charlatanismo consciente nela. Esta amiga realmente acredita no que faz, nas consultas com os amigos do além, nas mensagens que recebe.
Ela vive disso, com o real intuito de ajudar as pessoas, no que me parece muito mesmo com a explicação que Dawkins deu para a homeopatia: A conversa, o ambiente agradável, uma pessoa disposta a ouvir, a trazer uma palavra de compreensão, a tentar algo realmente produzem coisas fantásticas nas vidas das pessoas, sem a necessidade de nada sobrenatural.
Nesta época, parecia claro que eu poderia, se quisesse, desenvolver meus poderes mediúnicos, já tendo a certeza ( através da visão de minha amiga ) que era acompanhado por três guias ( inclusive fiz desenhos psicografados deles ) e buscava nos sonhos e nas coincidências sinais dos guias para minha vida. Então a projeciologia era essa tentativa de contato com o mundo astral, ao qual tinha certeza absoluta de ser algo perceptível nas nossas vidas e não compreendia como as pessoas não podiam perceber e ficava triste com quem duvidava desta certeza cósmica.
Minha amiga se mudou, mas mantivemos contatos. Porém, a falta dos resultados que a projeciologia apregoava, junto com o meu amadurecimento, foi me afastando de tudo. No fim, uma tendência minha pela ciência acabou prevalecendo, pela necessidade de comprovação dos fatos, pois as pseudociências não passam dos testes mais simples.
As pessoas acreditam porque querem acreditar.
Sobre a fraternidade, falo no próximo post.