Autor Tópico: Larguei a consciênciologia  (Lida 59063 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Larguei a consciênciologia
« Resposta #25 Online: 16 de Setembro de 2009, 09:50:21 »
Sugestão para o Adriano colocar no tópico

1- O que á a conscienciologia, histórico, público alvo e a isca que eles dão para as pessoas entrarem na seita
2- Qual o interesse deles, se ganham dinheiro, estrutura hierárquica
3- Existe uma carreira dentro da seita? tipo você vai aprendendo coisas novas e vai subindo na hierarquia?
4- Que tipos de fenômenos eles promovem? Quais as provas que eles fornecem?
5- Como você, mesmo com todo o feedback que teve do site, não conseguia ver as evidências
6- O fundo do poço
7- Como você começou a despertar
8- A decisão de sair

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #26 Online: 16 de Setembro de 2009, 22:16:59 »

1- O que á a conscienciologia, histórico, público alvo e a isca que eles dão para as pessoas entrarem na seita
3- Existe uma carreira dentro da seita? tipo você vai aprendendo coisas novas e vai subindo na hierarquia?
5- Como você, mesmo com todo o feedback que teve do site, não conseguia ver as evidências
6- O fundo do poço
8- A decisão de sair

9- Teme por sua vida? (Conspireixion hihi)
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 16 de Setembro de 2009, 22:39:44 »
Continuo achando que o Adriano fez uma interpretação parapsiquicamente equivocada de alguma categoria dos parafenômenos ou parafatos de bases paraperceptivas.

Vide "engano parpsíquico" em: http://www.tertuliaconscienciologia.org/option=com_docman&task=cat_view&gid=28&Itemid=3&mosmsg=You+are+trying+to+access+from+a+non-authorized+domain.+%28www.google.com.br%29

:)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #28 Online: 17 de Setembro de 2009, 02:51:26 »
É uma ramificação do espiritismo com pretenções científicas. Surgiu das publicações do Waldo Vieira. O público alvo são pessoas que tenham tido as "experiências parapsíquicas" projetivas. A idéia de neociência atrai como algo novo que ainda não foi estruturado. 

O interesse é a propagação da idéia através de livros e cursos que sempre são pagos. A hierarquia se dá através das publicações e promoções de cursos sendo os mais evoluídos os que tem mais publicações sobre a conscienciologia e dá mais aulas importantes.

Existem os cursos de como publicar os livros e até editora própria. Com a idéia de reencarnação a publicação de um livro é a chave para manter os projetos dessa vida na próxima. Assim o Waldo sempre lembra de suas publicações, de ter lançado os tratados e estar liderando a enciclopédia da consciênciologia.

As projeções individuais e conjuntas mas tudo muito vago.

Existe o "estudo" sobre as pessoas que não aceitam a consciênciologia, como agem e por quê renegam, sendo  sempre considerados motivados pela imaturidade consciencial.

6- O fundo do poço
Foi eu pensar que tinha sido Adam Smith e Sócrates, megalomania consciencial  :crazy:

Depois de um surto mais grave onde tive aumentado a medicação pela psiquiatra.

8- A decisão de sair
Foi bem aos poucos conforme eu já não tinha mais as "provas pessoais" da projeção da consciência.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #29 Online: 17 de Setembro de 2009, 02:51:58 »

6- O fundo do poço
8- A decisão de sair

9- Teme por sua vida? (Conspireixion hihi)
Nada disso.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #30 Online: 17 de Setembro de 2009, 02:52:24 »
Continuo achando que o Adriano fez uma interpretação parapsiquicamente equivocada de alguma categoria dos parafenômenos ou parafatos de bases paraperceptivas.

Vide "engano parpsíquico" em: http://www.tertuliaconscienciologia.org/option=com_docman&task=cat_view&gid=28&Itemid=3&mosmsg=You+are+trying+to+access+from+a+non-authorized+domain.+%28www.google.com.br%29

:)
Tem tudo a ver  :lol:

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #31 Online: 17 de Setembro de 2009, 03:29:10 »
Adriano, você relatava ao seu psiquiatra sobre o qeu vinha acontecendo?

O que acontecia com você? Tinha visões, regressões, projeções, etc.?

Não tenho a mínima idéia do que se trata isso. hehehe

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #32 Online: 18 de Setembro de 2009, 19:02:37 »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #33 Online: 19 de Setembro de 2009, 00:30:01 »
Adriano, você relatava ao seu psiquiatra sobre o qeu vinha acontecendo?

O que acontecia com você? Tinha visões, regressões, projeções, etc.?

Não tenho a mínima idéia do que se trata isso. hehehe
Não falava nada disso e sim a parte comportamental no dia a dia do trabalho e com a família.

Parabéns adriano, e como já foi dito, bem vindo ao mundo real. :ok:
Obrigado!

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #34 Online: 19 de Setembro de 2009, 13:28:34 »
Entendo o Adriano. Por muito tempo acreditei na projeciologia, principalmente seguindo as idéias de Wagner Borges.
Fiz muitos exercícios, estudos, tentei várias técnicas de projeção. Isso junto com pesquisas de ocultismo e espiritismo com mestres da Fraternidade Branca Universal. Tinha até três guias espirituais desencarnados, etc.

Foi uma experiência de juventude divertida.
Um dia deixou de ser legal, porque fiz a coisa errada, questionei.

Descobri que ser cético é muito mais divertido, e que o mundo imanente tem muito mais milagres, maravilhamento e surpresas que o transcendente,

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 19 de Setembro de 2009, 13:52:23 »
Entendo o Adriano. Por muito tempo acreditei na projeciologia, principalmente seguindo as idéias de Wagner Borges.
Fiz muitos exercícios, estudos, tentei várias técnicas de projeção. Isso junto com pesquisas de ocultismo e espiritismo com mestres da Fraternidade Branca Universal. Tinha até três guias espirituais desencarnados, etc.

Descobri que ser cético é muito mais divertido, e que o mundo imanente tem muito mais milagres, maravilhamento e surpresas que o transcendente,

Zeichner, me tira uma dúvida.

Na época da faculdade tinha um amigo que alegava ter um guia mestre da Fraternidade Branca do Tibet. Esse guia se "materializava" diante  dele (e óbvio, só prá ele) com turbante e todos os adereços e dava conselhos, orientava, etc e tal. Lógico que nunca acreditei e até achava tudo isso doido demais. Agora, como uma pessoa com "experiências" tão realista como essa deixa de acreditar nessas coisas?

A mesma coisa em relação a essa turma do Wagner Borges e do Waldo. Esse pessoal diz que faz projeções coletivas igual às excursões que os velhinhos fazem até Caxambú, "batem altos papos" com seres encarnados e desencarnados que perambulam pelo astral etc. e até vendem cursos dessas coisas. Evidente que isso tudo tem cheiro de groselha, mentira e desequilíbrio mental, mas volto a perguntar, como é que essa gente deixa de acreditar nessas experiências pessoais que "provam" prá eles que isso tudo faz sentido?

Sempre quis entender e cheguei a estudar os motivos da conversão religiosa, mas começo a perceber que o processo de "desconversão" é ainda mais interessante porque ele parte da negação das evidências pessoais, da desilusão diante de experiências vividas e que chegaram a ser valorizadas como sustentáculo da fé.

Poderia explicar a sua experiência?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #36 Online: 19 de Setembro de 2009, 13:54:46 »

Já ouvi falar nessa tal Fraternidade Branca. Creêm em "elohins coloridos" :biglol: (acho q é isso  :P), não fui a fundo pra entender, li algo superficialmente...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #37 Online: 19 de Setembro de 2009, 14:03:53 »
Aqueles que estão envolvidos nesse tipo de coisa querem acreditar que aquilo é real e querem ser aceitas pelos membros do grupo. De fato, os membros desses grupos reforçam as teses uns dos outros, criando um esprit de corps bastante forte, além de apresentarem um firme viés de confirmação. O pensamento é mais ou menos assim: "se todo mundo no grupo experimenta a mesma coisa, porque eu vou ser diferente?"

Quando alguém se desconverte é porque começa a conviver com o mundo de fora e perceber que, de fato, as coisas não são bem como se diz dentro do tal grupo.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #38 Online: 19 de Setembro de 2009, 14:18:55 »
É bem isso, aquela coisa de ser aceito pelo grupo.
Se você não sentir ou não experimentar, você tem um PROBLEMA!

Quando tinha 15 anos, fui a um retiro católico com meu irmão, arranjado com uma tia.
Lá, às noites, tinha umas sessões de "descarrego", e gente "falando em línguas" e tudo mais.

Como eu já não fazia muita questão de zelar pelo social, e o grupo não era o meu costumeiro...
o resto é história.
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 19 de Setembro de 2009, 14:21:13 »
Aqueles que estão envolvidos nesse tipo de coisa querem acreditar que aquilo é real e querem ser aceitas pelos membros do grupo. De fato, os membros desses grupos reforçam as teses uns dos outros, criando um esprit de corps bastante forte, além de apresentarem um firme viés de confirmação. O pensamento é mais ou menos assim: "se todo mundo no grupo experimenta a mesma coisa, porque eu vou ser diferente?"

Quando alguém se desconverte é porque começa a conviver com o mundo de fora e perceber que, de fato, as coisas não são bem como se diz dentro do tal grupo.

Boa explicação. Devo concluir então que o processo de desconversão surge do rompimento com o grupo e não necessariamente com a desilusão da experiência? Isso ajuda a explicar porque seguidores do espiritismo se tornam seguidores do Waldo e seguidores do Waldo podem passar para o Wagner e por aí vai....? Então estão à procura de um grupo de referência (para ser antropologicamente correto) e o resto é apenas detalhe. Mas isso pode esplicar apenas parte da explicação, um contra exemplo são os rosacruzes. A ordem rosacruz estimula o estudo individual em casa, a parte dedicada ao templo não é obrigatória e sei que a maioria não frequenta e o relacionamento entre membros para se discutir os assuntos da ordem não é aberto e quando acontece ele considera o grau do adepto na ordem e existem até senhas de identificação para isso. O martinismo também segue essa linha, junto com diversas outras ordens esotéricas e satânicas.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2009, 14:37:51 por Gigaview »

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #40 Online: 19 de Setembro de 2009, 14:29:14 »
É, como diria um professor meu, é tudo questão de tribos.
Ser aceito na sua é fundamental para o resto ir bem.
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #41 Online: 19 de Setembro de 2009, 14:59:57 »
Mas isso pode esplicar apenas parte da explicação
:teehee: :crazy:
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 19 de Setembro de 2009, 15:06:45 »
Mas isso pode esplicar apenas parte da explicação
:teehee: :crazy:

:histeria:

Foi mal....escapou. Já fiz piores antes.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #43 Online: 19 de Setembro de 2009, 15:22:47 »

Eu já tinha descoberto isso na última "passagem cética" apesar de uma grande dúvida de como a consciênciologia se mantinha apesar de tudo.

Concordo contigo, é tudo muito surpreendente com o ceticismo.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #44 Online: 19 de Setembro de 2009, 17:42:13 »
Na verdade tive um surto bipolar e depois que mudou a minha medicação os "eventos paranormais" cessaram.  :histeria:

(...)Apesar de não postar no fórum nesse período sempre estive acompanhando, me ajudou bastante.

É preciso muita humildade , determinação e coragem para publicamente falar assim de nossas convicções, eu admiro muito a sua atitude (independente de qual seja , aliás !).

Seja bem-vindo também !
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #45 Online: 19 de Setembro de 2009, 18:07:13 »

Poderia explicar a sua experiência?

Comecei, ainda adolescente, a ficar intrigado com a questão da paranormalidade e ocultismo.
Nesta época, comecei a ler os livros do Carlos Castañeda e a procurar informações. Nestas, conheci a projeciologia e comecei a estudar, tentando emular as experiências de Consciência alterada sem precisar puxar nenhuma erva do diabo.
Conheci então uma pessoa, que se tornou minha amiga, que possuia "dons" de projeção e contato com espíritos. Aí que eu acho que entra a questão da conversão, da credulidade, pois em momento nenhum se percebe qualquer ar de charlatanismo consciente nela. Esta amiga realmente acredita no que faz, nas consultas com os amigos do além, nas mensagens que recebe.

Ela vive disso, com o real intuito de ajudar as pessoas, no que me parece muito mesmo com a explicação que Dawkins deu para a homeopatia: A conversa, o ambiente agradável, uma pessoa disposta a ouvir, a trazer uma palavra de compreensão, a tentar algo realmente produzem coisas fantásticas nas vidas das pessoas, sem a necessidade de nada sobrenatural.

Nesta época, parecia claro que eu poderia, se quisesse, desenvolver meus poderes mediúnicos, já tendo a certeza ( através da visão de minha amiga ) que era acompanhado por três guias ( inclusive fiz desenhos psicografados deles ) e buscava nos sonhos e nas coincidências sinais dos guias para minha vida. Então a projeciologia era essa tentativa de contato com o mundo astral, ao qual tinha certeza absoluta de ser algo perceptível nas nossas vidas e não compreendia como as pessoas não podiam perceber e ficava triste com quem duvidava desta certeza cósmica.

Minha amiga se mudou, mas mantivemos contatos. Porém, a falta dos resultados que a projeciologia apregoava, junto com o meu amadurecimento, foi me afastando de tudo. No fim, uma tendência minha pela ciência acabou prevalecendo, pela necessidade de comprovação dos fatos, pois as pseudociências não passam dos testes mais simples.

As pessoas acreditam porque querem acreditar.

Sobre a fraternidade, falo no próximo post.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #46 Online: 19 de Setembro de 2009, 18:19:12 »

6- O fundo do poço
Foi eu pensar que tinha sido Adam Smith e Sócrates, megalomania consciencial  :crazy:

Merece meus respeitos por suas vidas passadas. No mínimo, mostrou bom gosto  :D

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #47 Online: 19 de Setembro de 2009, 21:18:28 »
É... eu gostava de ler os tópicos do DDV x Adriano... Lakatos, Popper e etc. Eram enriquecedores.
 - Carl Sagan

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #48 Online: 19 de Setembro de 2009, 21:39:31 »
Fraternidade Branca Universal.
A Senda dos Mestres Ascensos. A mistureba perfeita entre espiritismo, religiões, Nova Era e Ufologia.

Pelo que pude rastrear, surgiu da madame Blavatsky, que começou a fazer contatos com almas de mestres superiores, que formam um tipo de Maçonaria no Astral. Pensando na lógica toda, faz um sentido danado, se partirmos da premissa que o mundo astral existe e que as almas dos desencarnados vão para algum lugar. Aliás, muito mais sentido do que aquilo que chamamos de paraíso cristão, onde só ficam os anjinhos tocando harpa pelados correndo do Michael Jackson.
Se você fosse um cara foda, o que faria após a morte?
Ia se juntar aos amigos e continuar fazendo o que se fazia em vida. Assim, grandes cidadãos que desencarnaram se juntaram no Astral e fundaram a Fraternidade Branca Universal, para fazer o que as almas puras sempre fazem, guiar o povo humano burro para que parem de fazer besteira e trilhem o caminho do bem, da comunhão, da paz mundial.

Isso permite que se misture todas as religiões e crenças possíveis e imagináveis, porque não é lógico supor que apenas monges budistas carecas tem o monopólio do astral, então judeus, muçulmanos, cristãos, animistas, espiritistas tem cota na Sociedade Anônima. Por exemplo, Jesus,quando deixa de seu hobby de corridas de Jegue, ajuda as pessoas como um mestre ascenso. Mas adoram um sujeito chamado Saint Germain, que parece ser o relações públicas. El Morya é o gerente. De vez em quando baixa uns comandantes da frota estelar. Kirk não estava disponível quando tentei contato.

Logo, é o ecletismo máximo da religião, porque junta todo mundo que já nasceu na história do mundo e todas as crenças, porque no astral estariam todos juntos ( depois de resolvidas as diferenças e de terem dado conta das 72 virgens ) para nos ajudar.

Se encontra algumas coisas bem doidas sobre eles na internet.

Em resumo. Consegue imaginar alguma celebridade desencarnada espiritual pra te dar uma mão? Ele estará na Fraternidade Branca Universal. Estou esperando vaga para entrar em contato pro Patrick Swayze, o gasparzinho.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #49 Online: 25 de Setembro de 2009, 16:50:43 »

6- O fundo do poço

Merece meus respeitos por suas vidas passadas. No mínimo, mostrou bom gosto  :D

Eu fui um pobre soldado que seguiu napoleão e que morreu congelado na volta da rússia. :(
Tem gente aqui que era parte da sopa cósmica. :biglol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!