Unknown - escreveu:
Os criadores do (IPPB) instituto de pesquisas psíquicas brasileiro, afirmam que utilizam o método científico academicamente acreditado como tal, para investigar os fenómenos de consciência.
Uma coisa é afirmar fazer algo, outra é realmente fazer. Todas as pseudociências afirmam ser "científicas", porém apresentam erros metodológicos, viéses, afirmações sem suporte de evidência experimental, ou que contradizem resultados de experimentos, ou ainda que não são falseáveis, e etc.
Como eu já confessei, sou uma nulidade no que respeita a compreender perfeitamente o método científico, portanto aceito a sua palavra de perito no assunto...
No seu texto não está a afirmação de que a consciência seria multidimensional, multiveicular, multiexistencial e se manifesta através de energia? Onde estão as comprovações disso?
Sendo que isso são informações, publicadas por pessoas afectas ao IPPB, parece-me, que eles é que teêm consistência científica para lhe responder, não eu.
Pergunte ao Adriano, por exemplo... Ele é que tem competência académica, nessa área.
Quais os experimentos que demonstram esse tipo de coisa? E, de preferência, que não distorçam o sentido físico dos termos "dimensão" e "energia", que é a coisa mais comum de acontecer.
Devo confessar-lhe, que por minha experiência pessoal, não afirmo tais coisas acerca da consciência.
Eu apenas afirmo o que já revelei sobre as minhas próprias experiências de sonhador: em virtude, de vez em quando ter sonhos lúcidos, cheguei à conclusão, que o mundo das ideias e da perfeição formal, proposto por Platão, me parece plausível.
E pergunto, se porventura - você for efectivamente cientista - se já se deu ao incómodo, de ir examinar pessoalmente, ou em grupo, a metodologia de investigação dos pesquisadores, que se dizem conscienciológicos, ou se fica só pelas leituras publicadas sobre tal assunto?
Você já participou de alguma equipa científica, formada para verificar imparcialmente da forma como decorrem os experimentos conscienciológicos?
Não há necessidade nenhuma disso. O que necessário apenas é a existência de um experimento que possa ser reproduzido e que não apresente erros metodológicos. Se eles querem provar a existência de uma projeção de consciência, não basta a pessoa sair falando que "sentiu" sua consciência sendo projetada por aí, é necessário que alguém de fora possa confirmar essa informação. Por exemplo, se a consciência atua através da energia, essa energia deve ser medida de alguma maneira.
Outro exemplo: na parte de cima da minha estante há vários dvds.
Projete sua consciência até aqui e depois que voltar publique a lista dos títulos dos dez primeiros, da esquerda para a direita. Se conseguirem fazer isso eu repenso minha opinião sobre a conscienciologia.
Para evitar mal entendidos, digo: eu apenas acredito, que a conscienciologia é uma ciência, porque me pareceu, que a'rgumentação de pessoas, que se afirmam cientistas e publicam artigos e vídeos na internete, se me afigurou convincente e plausível...
Se estou absolutamente equivocado é outra história... Entretanto eu já reconheci, que as minhas próprias experiências pessoais, são simplesmente evidências anedóticas, como o respeitável forista "gigaview", oportunamente, me fez compreender.
Quanto aos seus dvds, até ao presente momento, ainda não consegui desenvolver a capacidade de viajar fora do corpo; o Adriano, que tente executar essa façanha de projeccionista de consciência, s'efectivamente é qualificado tecnicamente para o fazer.
Eu apenas - tenho a sorte de principiante - de conseguir sonhar lucidamente, uma vez ou outra...
artur