Autor Tópico: Como educar meu filho dentro de uma sociedade religiosa?  (Lida 14584 vezes)

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
Re:Como educar meu filho dentro de uma sociedade religiosa?
« Resposta #100 Online: 15 de Outubro de 2018, 14:15:03 »
A Igreja oferecia consolação e esperança em tempos melhores.
Ou seja: "acalmava' o povão pra que o status quo dos privilegiados ficasse preservado, certo :?:
Um "louvável" grande "serviço de utilidade pública" :chorao:
da Europa, comumente chamada "estrangeiro"
:?: :?: :?: :?: :?:
 :?
o Frances era ensinado nas escolas
¿Y qué?
Na conversação incluía-se expressões em francês, como chiq.
Hoje incluem em inglês + gerundês...
¿Y qué?
As férias de verão eram passadas no "estrangeiro".
:?:
em cabeças dadas ao diletantismo divagante.
Justo... justo...  :ok: não convém ficar diletantemente construindo castelos-de-cartas acerca do funcionamento das cousas...
Ficar com diletantismo divagantes acerca de atributos possuídos por seres imaginários  ::)

Em filosofia, em psicologia, em moral, em religião, só há de verdadeiro o que não se afaste, nem um til, das qualidades essenciais da Divindade.
Diletar sobre "qualidades" de "deuses" e depois pretender subordinar o real a tais divagações...
« Última modificação: 15 de Outubro de 2018, 14:33:37 por Gorducho »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #101 Online: 15 de Outubro de 2018, 14:18:46 »
Ou seja: "acalmava' o povão pra que o status quo dos privilegiados ficasse preservado, certo :?:

Nesse ponto eu sou a favor da religião.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #102 Online: 15 de Outubro de 2018, 14:23:31 »
É... é uma postura, uma atitude perante a vida...
Já eu particularmente prefiro encarar a realidade, e dizer pras pessoas as coisas como elas são —  até onde vá minha percepção acerca das, claro :!:
« Última modificação: 15 de Outubro de 2018, 14:25:39 por Gorducho »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #103 Online: 15 de Outubro de 2018, 14:25:16 »
É claro, mesmo por que não há conflitos.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #104 Online: 15 de Outubro de 2018, 14:44:00 »

Nesse ponto eu sou a favor da religião.
Muito bem, Sergio. :ok:
https://historiadomundo.uol.com.br/russa/
Este link aborda em uma obra com vários volumes a história da Russia.
Estamos acostumados com a leitura sobre os costumes bizarros e violentos dos colonizadores europeus, e então fazemos uma ideia de como se estruturavam as monarquias absolutistas e despóticas no mundo.
A Russia era completamente diferente.
Se não temos disposição para o estudo de sua História podemos pelo menos ler, Gogol, Tolstoi e Dostoiévski.
Este último tem na Amazon, sua "Obra Completa de Dostoiévski", por R$0,81 em E book.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #105 Online: 15 de Outubro de 2018, 14:52:36 »
Aliás a reencarnação romântica do Kardec também era uma forma de acalmar o povão...
As reencarnações fariam um efeito de "justiça social" pela média — tipo como as convergências não pontuais usadas em análise funcional :hihi:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 15 de Outubro de 2018, 15:28:09 »
E você desconhece o significado de teoria na Ciência.

O que você chamou de 'teoria' é o que senso popular entende como tal.

Na Ciência, uma teoria é um corpus de conhecimento teórico, lastreado por dados e com grande capacidade de predição.

disseste bem... corpo de conhecimento teórico, oximoro  lastreado por dados?... com grande capacidade de predição... tal qual uma profecia em vias de se realizar. :hihi:

Ao que parece ou você não conhece nada de epistemologia e nem de Ciência ou está bancando um troll.

E acha que fazer chiste qualifica a sua posição.

Por curiosidade:

Qual é a sua área de formação e ou especialização?

Claro que as teorias, muitas, se tornaram fatos científicos... se bem que hoje já não é assim... o gosto pelas teorias, que por tal não exigem comprovação qualquer, estão mais próximas da ficção que da Ciência propriamente dita.

É mesmo? Que pitoresco.

Nas áreas em que eu atuo ou tenho contato, o que você descreveu acima é chamado de hipótese.

Hoje, os avanços da Ciência são na verdade avanços na tecnologia, pois se assentam em fatos e descobertas anteriores.

Uau...

Que explicação singular.

Quer dizer então que para ser considerada Ciência não se pode usar o conhecimento anterior? Devo descartar então a Teoria da Evolução e a de Tectônica de Placas, porque nelas foram usados conhecimentos pregressos?

São raras as teorias que trazem verdadeiro avanço à ciência. A Pesquisa, com equipamentos cada vez mais sofisticados "tecnologia", está substituindo, com vantagem, o esforço teórico.

Hahahaha.

Então os grandes aceleradores de partículas como o Tevatron (desativado em 2011) e o LHC foram construídos somente usando engenharia e nada de física teórica?

O bóson de Higgs manda um abraço para sua ideia equivocada.

Não se escandalizem, mas são muitas as expressões que com o passar do tempo, com o avanço das ideias e novos conhecimentos incorporados, perdem o original significado.

Os foristas, aqui, ainda não se deram conta de que a Ciência já não é aquela deusa da razão e da verdade e sim um conceito extremamente dinâmico, a se adaptar a cada contexto.

Que venham as pedradas (invectivas), mas com o tempo verão que tenho razão, e agradecerão.

Uma parte significativa dos foristas são e ou eram cientistas até recentemente e quase todos ainda lidam com a Ciência.

Suas recomendações parecem as de um crente religioso e de um ignorante em Ciência.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 15 de Outubro de 2018, 15:36:43 »
[...]
As religiões, diferentemente dos religiosos, sempre trazem algum bem por mobilizarem sentimentos necessários à convivência com o ser humano... muito difícil, por sinal.

É mesmo?

Devo então matar os meus vizinhos porque um foi apanhar lenha para a lareira dele e o outro foi ao escritório trabalhar, no sábado passado?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 15 de Outubro de 2018, 16:01:51 »
[...]
Estamos acostumados com a leitura sobre os costumes bizarros e violentos dos colonizadores europeus, e então fazemos uma ideia de como se estruturavam as monarquias absolutistas e despóticas no mundo.
A Russia era completamente diferente.
Se não temos disposição para o estudo de sua História podemos pelo menos ler, Gogol, Tolstoi e Dostoiévski.
Este último tem na Amazon, sua "Obra Completa de Dostoiévski", por R$0,81 em E book.

O império russo era anacrônico já durante quase todo o século XIX, pois se fechou para o resto do planeta desde Alexandre, no início do século XIX, passando por Nicolau I, Alexandre II e III.

Enquanto a maioria dos demais países europeus experimentavam, em diferentes graus, os efeitos do Iluminismo, da Revolução Industrial e de uma crescente urbanização, a Rússia permanecia uma sociedade camponesa, feudal, pouco alfabetizada e muitíssima influenciada pelo cristianismo ortodoxo e pelos misticismos próprios dos povos nativos da região.

Uma figura bizarra como Rasputin seria impossível se estabelecer próximo (e com o grau de influência dele) do círculo de poder em qualquer país mais avançado do Ocidente, em especial após o primeiro meado do século XIX.

Sim, a Rússia tinha expoentes em áreas do conhecimento científico, mesmo porque Pedro, O Grande fundou a Academia Nacional de Ciências em 1724. Nomes como Dmitri Mendeleev e Konstantin Tsiolkovsky nos lembram o quão importante foi (e é) a Rússia no campo científico. Mas isto era uma exceção e contrastava fortemente com o resto da sociedade russa do século XIX, descrita supra.
Foto USGS

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #109 Online: 15 de Outubro de 2018, 16:27:36 »
Devo então matar os meus vizinhos porque um foi apanhar lenha para a lareira dele e o outro foi ao escritório trabalhar, no sábado passado?
[Rei James]
32 And while the children of Israel were in the wildernes, they found a man that gathered stickes vpon the Sabbath day.
33 And they that found him gathering sticks, brought him vnto Moses and Aaron, and vnto all the Congregation.
34 And they put him in ward, because it was not declared what should be done to him.
35 And the Lord said vnto Moses, The man shall bee surely put to death: all the Congregation shall stone him with stones without the campe.
36 And all the Congregation brought him without the campe, and stoned him with stones, and he died, as the Lord commanded Moses.

« Última modificação: 15 de Outubro de 2018, 16:47:04 por Gorducho »

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
  • Fraternidade Martinista Luz de Abraxas
« Resposta #110 Online: 15 de Outubro de 2018, 16:29:14 »
Então, quando Sergio pede uma refutação só posso dizer que a intuição ou inspiração e mesmo um contacto mais objetivo com a espiritualidade busca alguém com certas predisposições organicas e nervosas. Os acidentes de percurso estão incluídos na conta.
Estou convencido de que todos os fenômenos espíritas e mesmeristas, bem como o problema da consciência, se explicam pela teoria panpsiquista https://en.wikipedia.org/wiki/Panpsychism
Elus Cohen

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
« Resposta #111 Online: 15 de Outubro de 2018, 16:39:58 »
Citação de:  M. de Pasqually
Porque os espíritos budistas não afirmam a superioridade moral do Cristo e da sociedade judaico-cristã?
ACHO que não tem espíritos budistas...
Repito: ACHO.
Na China e ACHO que Vietnan e aquela zona sim tem psicografias, mas fica difícil a gente saber se eles pregam a superioridade moral do Cristo e a excelência do judaico-cristianismo  :hehe:
list=PLUzbsNc1G_CRFMddgrWd5JHoMWgrUrGDF
Pelo que fucei, é religião folk chinesa, um sincretismo brabo de taoísmo-budismo-confucionismo com várias macumbarias. É engraçado que, enquanto nós aqui levamos o budismo a sério como toda uma filosofia respeitável, ou o taoismo filosófico como uma metafísica apreciável, lá em seus próprios países acontecem coisas bizarras e engraçadíssimas como oferendas pra buda para um casamento dar certo, simpatias para prosperidade, psicografar confúcio etc etc. O que pra nós chega com todo um ar de sabedoria e sacralidade, é tão folclórico e simplório em suas próprias culturas que chega a ser engraçado.
Elus Cohen

Offline Bozo Mico

• Nível 02
  • *
« Resposta #112 Online: 17 de Outubro de 2018, 01:18:40 »
O capitão me educou assim:

Eu disse pra ele: MITO! MITO!  MITO!

Aí ele falou prá mim:

Sim, eu METO! METO! METO!

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #113 Online: 17 de Outubro de 2018, 09:29:09 »

Claro que as teorias, muitas, se tornaram fatos científicos...
O negritado é um pleonasmo.

"Amanhã chove ou então amanhã não chove."

Isso é fato? É Ciência?

"A força é proporcional ao produto da massa pela aceleração."

Isto é Ciência? É fato?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #114 Online: 17 de Outubro de 2018, 15:49:43 »

Isso é fato? É Ciência?

Isto é Ciência? É fato?
Você está ciente ou não está ciente?

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #115 Online: 17 de Outubro de 2018, 16:07:22 »

Isso é fato? É Ciência?
Sem refletir muito... me parece mais uma tautologia lógica, tipo como escrituração contábil...
ΔATIVOS + ΔDESPESAS = ΔPASSIVOS + ΔRECEITAS
ΔATIVOS + ΔDESPESAS - ΔPASSIVOS - ΔRECEITAS = 0

Isto é Ciência? É fato?
É definição: ao produto de "massa" * "aceleração" se chama "força".
« Última modificação: 17 de Outubro de 2018, 16:10:39 por Gorducho »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #116 Online: 17 de Outubro de 2018, 19:33:29 »

Isso é fato? É Ciência?
Sem refletir muito... me parece mais uma tautologia lógica, tipo como escrituração contábil...
ΔATIVOS + ΔDESPESAS = ΔPASSIVOS + ΔRECEITAS
ΔATIVOS + ΔDESPESAS - ΔPASSIVOS - ΔRECEITAS = 0

Isto é Ciência? É fato?
É definição: ao produto de "massa" * "aceleração" se chama "força".

Sim, é uma tautologia. Que difere de questionar se eu estou ou não ciente porque é uma afirmação, enquanto que o questionamento é uma indagação. E uma hipótese tenta responder a uma indagação e promover o  conhecimento acerca de algum aspecto da realidade.

Uma tautologia, apesar de ser sempre fato, não acrescenta nenhum conhecimento. Portanto não é Ciência.

Tautologias não são falseáveis, popperianamente falando.

Também é correto dizer que a segunda lei de Newton é uma definição de força. Mas percebe-se que esta definição não auxilia a descrever acuradamente a realidade quando novos fatos parecem apontar que energia ( definida como produto da massa pela aceleração, pela distância percorrida como resultado da aplicação da força ) é uma grandeza física de mesma natureza da massa. O que implicaria em lógica circular na definição de trabalho: energia definida como produto de alguma coisa pela massa, que vem a ser  a própria energia.

Mesmo não sendo fato que força é sempre proporcional ao produto da massa pela energia aceleração, conforme postulado pela TRG, ainda assim Princípios Matemáticos da Filosofia Natural continua sendo um trabalho científico. Por ser uma investigação da realidade  que cumpre parâmetros científicos.

Portanto fato não é necessariamente Cência e nem Ciência necessariamente fato. Daí "fato científico" não ser pleonasmo.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2018, 20:48:04 por Pedro Reis »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #117 Online: 17 de Outubro de 2018, 19:46:19 »

Portanto fato não é necessariamente Cência e nem Ciência necessariamente fato. Daí "fato científico" não ser pleonasmo.
Fato e ciência são a mesma coisa pois não há fatos não estabelecidos cientificamente.

Estar a par dos fatos é o mesmo de ter ciência dos fatos. Não existe um fato por si sem ser estabelecido pela ciência(os cientistas).

Isso é fato? É Ciência?

Isto é Ciência? É fato?
"Amanhã chove ou não chove", é um fato e por conseguinte, ciência. Se não é fato não é ciência.

Fazer ciência é interpretar a realidade estabelecendo fatos.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2018, 19:50:24 por Sergiomgbr »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #118 Online: 17 de Outubro de 2018, 19:54:41 »
Não. Estar ciente de um fato não é o mesmo que entender porque o fato ocorre.

Ou ser capaz de construir modelos que prevejam a ocorrência do fato.

Estar ciente não é o mesmo que fazer Ciência. Ter ciência não é o mesmo que Ciência.

Fazer Ciência é interpretar fatos estabelecendo hipóteses.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #119 Online: 17 de Outubro de 2018, 20:15:42 »
Não. Estar ciente de um fato não é o mesmo que entender porque o fato ocorre.
Na verdade entender por que o fato ocorre é exatamente estar ciente do fato. Estar ciente da chuva é estar ciente do por que ela ocorre(isto já está embutido no conceito chuva), em maior ou menor grau.

Ou ser capaz de construir modelos que prevejam a ocorrência do fato.
Não, isso seria estabelecerum novo fato sobre um outro fato.

Estar ciente não é o mesmo que fazer Ciência.
É verdade, mas o processo de se tornar ciente é o processo de apreender ciência. 

E Ter ciência não é o mesmo que Ciência.
Sim é mesmo, assim como Ter Goiaba não é o mesmo que Goiaba.

Fazer Ciência é interpretar fatos estabelecendo hipóteses.
Está completamente equivocado. Fazer ciência é interpretar a Realidade estabelecendo fatos Estabelecer hipóteses é tecer conjecturas sobre fatos anteriores.

Em 2+2=4 não se interpreta o fato, se conjectura sobre ele.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2018, 20:25:25 por Sergiomgbr »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #120 Online: 17 de Outubro de 2018, 20:31:08 »
Estar ciente da chuva é estar ciente do por que ela ocorre(isto já está embutido no conceito chuva), em maior ou menor grau.

Really?

Então de duas, uma: ou os índios Yaolapeti não estão cientes da chuva ou sabem explicar o ciclo hidrológico.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #121 Online: 17 de Outubro de 2018, 20:39:18 »
Estar ciente da chuva é estar ciente do por que ela ocorre(isto já está embutido no conceito chuva), em maior ou menor grau.

Really?

Então de duas, uma: ou os índios Yaolapeti não estão cientes da chuva ou sabem explicar o ciclo hidrológico.
É bem isso. Se eles tem ciência da chuva, eles sabem o que é chuva, já que há uma definição pra "chuva". Ou eles interpretam a realidade de outra forma sendo que o que para nós é chuva pra eles é definido de outra forma.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2018, 20:42:59 por Sergiomgbr »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #122 Online: 17 de Outubro de 2018, 20:42:43 »

Really?

É bem isso,  se eles tem ciência da chuva, eles sabem o que é chuva, há uma definição pra "chuva". Ou o que para nós é chuva pra eles é definido de outra forma.

Isso está dizendo o cara que tem ciência da cadeira mas não tem uma definição pra cadeira...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #123 Online: 17 de Outubro de 2018, 20:49:06 »

Really?

É bem isso,  se eles tem ciência da chuva, eles sabem o que é chuva, há uma definição pra "chuva". Ou o que para nós é chuva pra eles é definido de outra forma.

Isso está dizendo o cara que tem ciência da cadeira mas não tem uma definição pra cadeira...
É bem isso. Você mesmo vendo a cadeira mas não sendo capaz de definir a cadeira não está ciente dela, ainda mais se  a cadeira for definida por seus atributos.  Está certo.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2018, 20:52:47 por Sergiomgbr »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #124 Online: 18 de Outubro de 2018, 08:17:17 »
Portanto não é Ciência.
:ok:
Não acrescenta conhecimento. Usando o próprio exemplo da Wikipédia — por favor... não é "apelo à autoridade" cá, só que é um exemplo pronto — da tautologia "disjunção":
Eine aussagenlogische Tautologie ist zum Beispiel die Disjunktion „Entweder es regnet, oder es regnet nicht“

Em informática seria equivalente a:
(x == y || x != y) // true
Claro: excluída a lógica trinaria usada nos bancos-de-dados (SQL null).
e implicaria em lógica circular na definição de trabalho: energia definida como produto de alguma coisa pela massa, que vem a ser  a própria energia.
Mesmo não sendo fato que força é sempre proporcional ao produto da massa pela energia aceleração, conforme postulado pela TRG

A = %5Cfrac%7Bd%5E2%5Cbf%7BX%7D%7D%7Bd%5Ctau%5E2%7D
"aceleração" = derivada da derivada do vetor posição (vetor "velocidade" tangente á multiplicidade espaço-tempo)

FORÇA
« Última modificação: 18 de Outubro de 2018, 10:09:40 por Gorducho »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!