Minha postura filosófica e em certa medida, científica, faz com que seja simpatizante do Espiritismo. Se vc aceita seus postulados, mormente aqueles que passam pelo crivo de uma razão cética mas, tipo, mente aberta, encontrará respostas sensatas para as grandes questões que nos envolvem ao longo da existência. Mais que isto, respostas para as quais não existem "outras respostas'. Não é questão de interpretação e sim falta de opção outra que não seja a negação pura e simples.
Geralmente há certa ociosidade intelectual da parte dos que contestam, simplesmente, mas sem se darem ao trabalho da pesquisa. Esperam que alguém os convença com provas materiais. Até não diria que isto seja impossível, mas pela pp complexidade que envolve, mais esforço e trabalho exige. Quem tem tempo ou disposição?
O Espiritismo não endossa o proselitismo porque ensina que todos terão seu momento; isto é matemático. Curiosamente mostra que alguns homens, ante os desafios daquela existência não devem, prematuramente, serem despertados para aquele tipo de conhecimento.
Então, quando Sergio pede uma refutação só posso dizer que a intuição ou inspiração e mesmo um contacto mais objetivo com a espiritualidade busca alguém com certas predisposições organicas e nervosas. Os acidentes de percurso estão incluídos na conta.
Em fins do século XVIII até meados do século XIX o socialismo feudal na Russia e o czarismo, foi dos mais cruéis da história da humanidade. Nem o colonialismo escravocrata foi tão terrível. Brancos, filhos da mesma Pátria fustigavam e humilhavam seus iguais, em nome de princípios que alimentavam uma falsa nobreza.
O povo russo, nesta ocasião era largamente religioso, Catolicismo e um cristianismo ortodoxo pontificavam.
Não havia espaço para um Socialismo Romântico, como diz o Gorducho, ali então, inócuo.