Autor Tópico: Como educar meu filho dentro de uma sociedade religiosa?  (Lida 14582 vezes)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: Como educar meu filho dentro de uma sociedade religiosa?
« Resposta #50 Online: 27 de Setembro de 2009, 22:20:32 »
Caramba, dava pra começar uma discussão metafísica sobre como é que alguma coisa que não existe tem chifres... hahaha

Não se trata disso, apenas que ao desenhar um demônio (ficção), fatalmente ele o faria com chifres, entendeu?. Assim como a imagem mais comum que as pessoas fazem de Deus é um velhino cabeludo e barbudo no céu. Ele sabe que é ficção, mas tem claro como é a imagem de um demônio, assim como um dinossauro, ou um ET.
Que estranho. Se me pedissem para desenhar um demônio, eu desenharia um sujeito carregando uma cruz de madeira, babando sangue e com uma coroa de espinhos... tipo um zumbi ::)

Meu amigo, você vai arder eternamente no inferno por essa blasfêmia, junto com o chifrudo... hehe.
Chifrudo??? Mais respeito ao deus babilônico da fertilidade! :histeria:
(Lembrei de uma clássica que li... "eu gosto de blasfêmia, queria que eu gostasse de blasmacho por acaso?" X-D )
Latebra optima insania est.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #51 Online: 27 de Setembro de 2009, 22:52:55 »
Não se trata disso, apenas que ao desenhar um demônio (ficção), fatalmente ele o faria com chifres, entendeu?. Assim como a imagem mais comum que as pessoas fazem de Deus é um velhino cabeludo e barbudo no céu. Ele sabe que é ficção, mas tem claro como é a imagem de um demônio, assim como um dinossauro, ou um ET.

Eu entendi, só estava fazendo uma relação mal resolvida com o 'argumento ontológico' para a existência de Deus...
1. Um dos atributos de um ser perfeito é a existência.
2. Deus é perfeito.
Logo, Deus existe.

Mais ou menos isso, só um pouco mais elaborado... hehehehe
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #52 Online: 27 de Setembro de 2009, 23:05:25 »

Eu entendi, só estava fazendo uma relação mal resolvida com o 'argumento ontológico' para a existência de Deus...
2. Deus é perfeito.
Logo, Deus existe.

Argumento medonho... :susto:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #53 Online: 27 de Setembro de 2009, 23:19:25 »

2. Deus é perfeito.
Logo, Deus existe.

Argumento medonho... :susto:
Medonho, e falacioso.

"Petição de princípio", pois pressupõe que uma entidade tenha um atributo para concluir que tal entidade existe.

Dica: tente substituir "Deus" por qualquer coisa - o argumento continuaria válido, mesmo para coisas como o Mboitatá.
Latebra optima insania est.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #54 Online: 28 de Setembro de 2009, 02:02:50 »
Caramba, dava pra começar uma discussão metafísica sobre como é que alguma coisa que não existe tem chifres... hahaha

Que estranho. Se me pedissem para desenhar um demônio, eu desenharia um sujeito carregando uma cruz de madeira, babando sangue e com uma coroa de espinhos... tipo um zumbi ::)

:histeria: :histeria: :histeria:

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #55 Online: 28 de Setembro de 2009, 02:06:11 »
Eremita, Panthera, eu sei q foi uma brinacadeira... O problema é q sempre pego no pé dele por causa da brinacadeiras bestas e acabei fazendo "cagada" acertando a cara dele. Me sinti pior ainda por que sei q ele se lembrou disso na hora, mesmo assim, tipo não me "jogou" isso na cara sabe...
Ah, use isso a seu favor, oras :D
Comente com ele "É, lembra quando fui fazer uma dessas brincadeiras bestas com você, e o que aconteceu? Não dá certo!"

Essa é uma boa idéia. :oba:

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #56 Online: 28 de Setembro de 2009, 02:14:09 »
Gente, fiz algo ontém com meu filho q me arrependi amargamente, não consegui dormir.

Numa discussão besta, fui dar um "pedala robinho" na cabeça dele e o atingi direto na face, porque ele se virou abruptamente. Pedi perdão a ele é claro, e ele sabe q foi "sem querer", e disse "tudo bem mamãe", mas mesmo assim tô com raiva de mim mesma por isso. Não bato no meu filho, detesto violência, principalmente contra crianças, e meu filho é um menino muito bom. Afff... Falo com ele direto sobre brincadeiras bestas e fiz uma muito idiota. Tô me sentindo péssima...  :vergonha: :'(

As mães tem muito dessa, de reprimir essas brincadeiras. Minha esposa é assim. É uma brincadeira até normal entre pai e filho. Nada de mais, e não subestime a capacidade do seu filho de compreender o contexto dos fatos, para as crianças não tem entre meios nem complexidades, a vida é simples como deve ser.
Citando uma passagem com meu filho ontem, numa brincadeira onde eu dizia que estava nascendo chifrinho nele, devido a uma pequena ferida cicatrizada em sua cabeça, a qual tinna ficado saliente, ele veio com essa, "quem tem chifre é demônio". Prontamente respondi "que demônio não existe", e para meu espanto e orgulho, ele disse, "pai, eu disse que demônio existe? Eu só disse que eles tem chifres". É lógico, não? Detalhe ele tem 8 anos.

Detalhe Juca, agente sempre acha q eles não compreendem as coisas... E vc tem razão, no geral, mulheres detestam brincadeiras, eu sou uma delas. E não vejo como uma forma de reprimir, mas proteger.

(As mães também costumam ser babonas lembra?)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #57 Online: 28 de Setembro de 2009, 09:10:02 »

2. Deus é perfeito.
Logo, Deus existe.

Se não me engano, essa é a falácia de Sto. Anselmo.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 28 de Setembro de 2009, 09:11:50 »
Gente, fiz algo ontém com meu filho q me arrependi amargamente, não consegui dormir.

Numa discussão besta, fui dar um "pedala robinho" na cabeça dele e o atingi direto na face, porque ele se virou abruptamente. Pedi perdão a ele é claro, e ele sabe q foi "sem querer", e disse "tudo bem mamãe", mas mesmo assim tô com raiva de mim mesma por isso. Não bato no meu filho, detesto violência, principalmente contra crianças, e meu filho é um menino muito bom. Afff... Falo com ele direto sobre brincadeiras bestas e fiz uma muito idiota. Tô me sentindo péssima...  :vergonha: :'(

As mães tem muito dessa, de reprimir essas brincadeiras. Minha esposa é assim. É uma brincadeira até normal entre pai e filho. Nada de mais, e não subestime a capacidade do seu filho de compreender o contexto dos fatos, para as crianças não tem entre meios nem complexidades, a vida é simples como deve ser.
Citando uma passagem com meu filho ontem, numa brincadeira onde eu dizia que estava nascendo chifrinho nele, devido a uma pequena ferida cicatrizada em sua cabeça, a qual tinna ficado saliente, ele veio com essa, "quem tem chifre é demônio". Prontamente respondi "que demônio não existe", e para meu espanto e orgulho, ele disse, "pai, eu disse que demônio existe? Eu só disse que eles tem chifres". É lógico, não? Detalhe ele tem 8 anos.

Detalhe Juca, agente sempre acha q eles não compreendem as coisas... E vc tem razão, no geral, mulheres detestam brincadeiras, eu sou uma delas. E não vejo como uma forma de reprimir, mas proteger.

(As mães também costumam ser babonas lembra?)

Bobonas não, sensatas.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #59 Online: 28 de Setembro de 2009, 09:31:00 »
Se não me engano, essa é a falácia de Sto. Anselmo.

É sim, o nome do argumento é ontológico.
Tem um cara no youtube com um canal chamado 'TheoreticalBullshit' que faz uma analogia assim:
1. Eu consigo imaginar um biscoito que seja totalmente delicioso
2. É mais delicioso um biscoito que esteja na minha boca do que um biscoito que não esteja na minha boca

Logo, eu estou com um biscoito na boca.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #60 Online: 28 de Setembro de 2009, 13:19:53 »
Juca, eu disse babonas, adoram babar os filhos, e quando se trata de um só então... :P :lol:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #61 Online: 10 de Março de 2010, 20:16:18 »
Eremita

Esse seria um demónio masoquista, ou um praticante de malhação da pesada, tipo faquir filipino, ou hindú? :arrow: :idea:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Francielly Pierri

• Nível 15
  • *
  • This is the way the world ends!
« Resposta #62 Online: 12 de Março de 2010, 09:29:07 »
Eu namoro há 5 anos e acho que em breve juntaremos os trapos, e fico pensando se tivermos um filho, como isso se dará. Na minha casa minha mãe é liberal, ela é teísta mas "está nem aí pra hora do Brasil" como diz minha avó!

Mas na casa dele eles são extremamente religiosos, os pais dele vão na missa todos os dias e passam o domingo de manhã em novena da Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Mas ele é agnóstico, eu acho, não acredita não, n vídeo que assistimos do Dawkins, em que ele numera de 1 a 7 seu grau ateu sendo que 1 é teísta e 7 totalmente ateu, meu namorado se julgou no 5.

Estava pensando, se tivermos um filho e não dermos educação religiosa pra criança será um "Deus nos acuda" na casa dele, seremos queimados na fogueira da inquisição. Eu e o André, mais eu que ele, nos escondemos no armário diante da família dele, já fui até a missa algumas vezes e não me importo de fazer isso. A mãe dele não julga a fé de ninguém, aliás eu nunca vi católica praticante como a mãe dele, tão tranquila e livre de muitos preconceitos, ela é uma mulher muito amável e diria até que sua fé é muito bonita.

Mas seria a educação do MEU filho, e eu não consigo me imaginar criando meu filho longe de crenças.

Um guri que estudava comigo e é ateu me contou que seu pai é ateu, e a única coisa que seu pai fez foi não batizar ele, por parte de mãe levavam a missa e tudo mais, mas o argumento do pai foi que ele deveria crescer e escolher o que ele desejava seguir. Se resolvesse ser católico ou qualquer outra coisa ele deveria fazer isso quando tivesse sabedoria o suficiente pra fazê-lo. Achei bem interessante essa forma com o pai dele lidou com a situação tendo posições diferentes dentro de casa. E hoje ele é ateu.

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #63 Online: 18 de Março de 2010, 13:59:38 »
Eu ainda não tenho filhos, mas  pretendo um dia adotar e/ou ter biológicos. Porém tenho uma irmã 13 anos mais nova que eu e acabo contribuindo na sua educação. Aqui em casa é assim: avó materna evangélica fervorosa, mãe "mística" (não segue nada mas acredita em tudo) e pai fruto do sincretismo entre candomblé (ou umbanda, sei lá) com catolicismo e um pouco de espiritismo e eu atéia. Nenhum de nós impõe seus pensamentos e ela desde cedo conviveu e convive com os mais diferentes tipos de pessoase credos.Sempre procuramos ensiná-la a pensar por si mesma, investigar e ponderar. Resultado: ela está indecisa quanto a existência ou não de deus, mas tem uma visão muito crítica sobre os dogmas e os próprios religiosos e também, não acredita em nenhuma igreja das que conhece.

Mas está perto se ser atéia. Andou lendo a bíblia (e sem influencia direta minha) veio cheia de indagações do tipo "como isso é possível?"  "mas isso é desumano, é errado" etc, ou seja a divindade de jesus tá por um fio também!  :hihi:

E já deixei bem claro que qualquer que seja sua decisão terá sempre meu amor, respeito e apreço mas que ela nunca seja intolerante e desrespeitosa com as outras pessoas.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #64 Online: 18 de Março de 2010, 14:18:16 »
Pandora

Não são pedras, são aerolitos!!!

Como é que você consegue saber uma coisa dessas? :)

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
« Resposta #65 Online: 19 de Março de 2010, 21:04:36 »
 :inri: me disse  :ok:

o vídeo é longo mas sua resposta está logo no início, em menos de um minuto!!!! :P :P

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #66 Online: 20 de Março de 2010, 07:12:01 »
Pandora

------------------------------

me disse 

o vídeo é longo mas sua resposta está logo no início, em menos de um minuto!!!!

Não há dúvida, que são mesmo aerolitos. :ok:   

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 20 de Março de 2010, 09:39:55 »
Pandora

------------------------------

me disse 

o vídeo é longo mas sua resposta está logo no início, em menos de um minuto!!!!

Não há dúvida, que são mesmo aerolitos. :ok:   

"Não contavam com minha astúcia!!!"

É o Chapolim do além-mar.  :hihi:

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
« Resposta #68 Online: 20 de Março de 2010, 12:05:48 »
Todas as  minhas "frases" são friamente calculadas...  :P

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #69 Online: 21 de Março de 2010, 23:30:26 »
Não9 sei se tem em português, mas existem esses livros http://www.parentingbeyondbelief.com/
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 28 de Março de 2010, 18:17:24 »
Eu namoro há 5 anos e acho que em breve juntaremos os trapos, e fico pensando se tivermos um filho, como isso se dará. Na minha casa minha mãe é liberal, ela é teísta mas "está nem aí pra hora do Brasil" como diz minha avó!

Mas na casa dele eles são extremamente religiosos, os pais dele vão na missa todos os dias e passam o domingo de manhã em novena da Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Mas ele é agnóstico, eu acho, não acredita não, n vídeo que assistimos do Dawkins, em que ele numera de 1 a 7 seu grau ateu sendo que 1 é teísta e 7 totalmente ateu, meu namorado se julgou no 5.

Estava pensando, se tivermos um filho e não dermos educação religiosa pra criança será um "Deus nos acuda" na casa dele, seremos queimados na fogueira da inquisição. Eu e o André, mais eu que ele, nos escondemos no armário diante da família dele, já fui até a missa algumas vezes e não me importo de fazer isso. A mãe dele não julga a fé de ninguém, aliás eu nunca vi católica praticante como a mãe dele, tão tranquila e livre de muitos preconceitos, ela é uma mulher muito amável e diria até que sua fé é muito bonita.

Mas seria a educação do MEU filho, e eu não consigo me imaginar criando meu filho longe de crenças.

Um guri que estudava comigo e é ateu me contou que seu pai é ateu, e a única coisa que seu pai fez foi não batizar ele, por parte de mãe levavam a missa e tudo mais, mas o argumento do pai foi que ele deveria crescer e escolher o que ele desejava seguir. Se resolvesse ser católico ou qualquer outra coisa ele deveria fazer isso quando tivesse sabedoria o suficiente pra fazê-lo. Achei bem interessante essa forma com o pai dele lidou com a situação tendo posições diferentes dentro de casa. E hoje ele é ateu.

O seu futuro filho é... seu. Eduque-o conforme suas convicções.

O comportamento do pai de seu colega de infância é um bom padrão a ser seguido.

Mas apenas se houver um diálogo constante entre vocês, pais, e o seu futuro filho.

Fui pai com idade avançada (42) e meu filho tem quase 5 anos e as minhas maiores preocupações são a de transmitir valores éticos e humanísticos sem interferência religiosa (ou com o mínimo grau possível), prover conhecimento geral e ensinar o respeito pelo meio-ambiente.
« Última modificação: 28 de Março de 2010, 18:22:46 por Geotecton »
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 29 de Março de 2010, 12:03:22 »

Mas apenas se houver um diálogo constante entre vocês, pais, e o seu futuro filho.

Fui pai com idade avançada (42) e meu filho tem quase 5 anos e as minhas maiores preocupações são a de transmitir valores éticos e humanísticos sem interferência religiosa (ou com o mínimo grau possível), prover conhecimento geral e ensinar o respeito pelo meio-ambiente.

Discordo em parte. Não consigo ver meu filho assim, como meu, exclusivo. Ele é da mãe, dos avós, da escola, dos amigos... Por mais que eu lhe dê liberdade de escolha, muitos outros vão impor, e isso não é muito justo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 29 de Março de 2010, 13:58:09 »

Discordo em parte. Não consigo ver meu filho assim, como meu, exclusivo. Ele é da mãe, dos avós, da escola, dos amigos... Por mais que eu lhe dê liberdade de escolha, muitos outros vão impor, e isso não é muito justo.

Eu incluí, sem entretanto deixar claro, a mãe no pronome "seu".

Mas entendi seu ponto.

Sim, não posso alijar do processo de educação os avós e os demais entes sociais. E aí que reside a nossa grande desvantagem, pois somos ínfimos numericamente quando comparados à sociedade teísta.

Ainda assim, acho que podemos atenuar de modo significativo o impacto da influência deles (teístas), mediante um diálogo franco com os nossos filhos.

Mas devemos estar preparados caso eles façam a opção de terem algum tipo de crença.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 29 de Março de 2010, 14:32:15 »

Eu incluí, sem entretanto deixar claro, a mãe no pronome "seu".

Mas entendi seu ponto.

Sim, não posso alijar do processo de educação os avós e os demais entes sociais. E aí que reside a nossa grande desvantagem, pois somos ínfimos numericamente quando comparados à sociedade teísta.

Ainda assim, acho que podemos atenuar de modo significativo o impacto da influência deles (teístas), mediante um diálogo franco com os nossos filhos.

Mas devemos estar preparados caso eles façam a opção de terem algum tipo de crença.

Eles o farão, com toda certeza. Vão acreditar no fantasma do desenho animado, no anjinho do gibi, etc.

O foda é saber que pra desconstruir tudo isso, pode demorar muito tempo...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #74 Online: 29 de Março de 2010, 15:52:51 »
Como educar meu filho dentro de uma sociedade religiosa?

Eu não comento dogmas em casa (até porque, eu não sigo nenhum), mas gosto de comentar a arqueologia x religião, ou seja, testar a veracidade dos relatos religiosos baseado na ciência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!