Autor Tópico: Como educar meu filho dentro de uma sociedade religiosa?  (Lida 14580 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Como educar meu filho dentro de uma sociedade religiosa?
« Online: 21 de Setembro de 2009, 12:07:29 »
Sou ateu, minha mulher não se declara mas também tem a mesma linha de pensamento. Procuro não influenciar na educação do filho falando de religião ou da falta dela, procuro não envolver a cabecinha dele nessas questões, mas o fato é que, embora não receba doutrinação em casa, isso acontece de forma indireta na escola ou em outros lugares em que frenquenta, e até mesmo de amiguinhos, que já são doutrinados e vão à igreja. Assim, muitas vezes, me vejo numa encruzilhada, me contraponho argumentando contra ou deixo rolar, pelo menos até que ele tenha idade para entender os fatos?

Offline HFC

• Nível 30
  • *
Re: Como educar meu filho dentro de uma sociedade religiosa?
« Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2009, 12:16:06 »
Olá Juca, tbm sou ateu, mas diferente de vc, minha esposa é uma teísta liberal. Há uma série de problemas a se encarar, como o respeito e consideração a outras pessoas.

Sinceramente sinto o assunto crença como um vespeiro, um inútil vespeiro que as pessoas valorizam por demais. Gosto da idéia de ajudar meu filho a aprender (meu filho vai fazer 3 anos) e não dogamatizá-lo. Algumas coisas vejo com inúteis como se opor a dogmas tolos e quase inofensivos (como o batismo - coloquem grandes aspas nisso  :lol:). Não sei se existem respostas prontas mas isso me deixa mais animado por sentir que tais respoostas eu terei que descobrir!

Grande abraço!
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2009, 13:19:02 »
Oi Juca,

Eu sou agnóstico e a Deh, minha esposa, é atéia. Temos um filho de dois anos.

Nós (eu a Deh) entramos em um pequeno conflito com a minha família quando minha mãe e uma das minhas irmãs começaram a insistir para que batizássemos nosso filho e nós não quisemos. Mas felizmente acho que a questão foi superada já que ninguém mais me falou mais nada.

A gente acha que na hora certa ele vai fazer as perguntas que surgirem em sua cabeça, e nós vamos dar as respostas que acreditamos corretas (ou então dizer pra ele que simplesmente não sabemos as respostas. Qual é o problema de não sabermos alguma coisa, não é mesmo?).
Também acho que, se ele quiser procurar alguma religião, não há problema algum nisso. É um direito dele e eu não vou pensar absolutamente nada a mais ou menos por conta disso.

Como o HFC bem falou, o importante é ensinar a criança a ter um espírito crítico com relação a tudo. Isso é uma coisa que vai ser muito útil pra ele durante toda a vida, sendo budista, católico ou pastafarianista.

Na semana passada morreu um cachorro da minha sogra, o Charles Barkley, de quem meu filho gostava muito. Quando ele perguntou do 'Cháles' a gente disse que ele morreu, que foi embora. Ele aceitou, acho que mais ou menos do mesmo jeito que aceitou quando dissemos que os filhotinhos que estavam lá iam pras casas de outras pessoas (adotados). Não sei o que ele imagina, ou se simplesmente desconsidera. Acho que seria bem mais complicado se ele fosse um pouco mais velho - mas também abriria um leque de conversas que hoje não temos condições de ter com ele.

O mais triste é que temos que falar da morte do cachorro pra ele, explicar, enquanto nós mesmos não resolvemos muito bem o que exatamente aconteceu. (Retirei daqui umas divagações metafísicas, pura bobeira).
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2009, 15:38:30 »
Olá Juca,

Respondendo a pergunta:"...me contraponho argumentando contra ou deixo rolar..."

Pra contrapor, é necessário q já esteja ocorrendo tal argumentação contrária ao bom senso diretamente, se este é o caso, vc deve sim contra por. Se não o fizer, estará permitindo q seja feita uma lavagem cerebral no seu filho, ou seja, vai deixar "rolar".

É lógico q por se tratar de uma criança, vc deverá escolher os meios q mais surtirão efeito, pois uma criança ainda não é conciente quanto a ciência, no entando, a partir do momento q esta aprende a ler, o mais lógico a se fazer e presenteá-la com livros infantis relacionados a astronomia, corpo humano, matemática etc. Alguns deles possuem imagens para colorir, comprei muitos assim pro meu filho desde q ele completou os 4 anos de idade (coleções de 10 livretos, ele deve ter mais ou menos umas vinte dessas) até hoje, já com onze. Além de tais livros despertarem a curiosidade natural do seu filho, servirá para q ele passe a ter o hábito da leitura por gosto e não por imposição. Leia pra ele todos os dias antes de dormir, durante a leitura, com certeza ele fará perguntas, basta responder, se vc não souber a resposta, diga a ele q não sabe e q descobrirão juntos tais respostas. Não deixe de cumprir o q diz a ele, assim mostrará a seu filho q vc tem palavra e ele pode confiar em vc. :ok:

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2009, 15:50:27 »
Esqueci de dizer, se hoje vc perguntar ao meu filho se dus existe ou se ele acredita q deus existe, o resultado da pergunta será um debate não tão fácil pra quem defende a existencia de qualquer deus :hihi:.

Ó a carinha do "anjinho" da mamãe :arrow:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2009, 21:17:02 »
Olá Juca, tbm sou ateu, mas diferente de vc, minha esposa é uma teísta liberal. Há uma série de problemas a se encarar, como o respeito e consideração a outras pessoas.

Sinceramente sinto o assunto crença como um vespeiro, um inútil vespeiro que as pessoas valorizam por demais. Gosto da idéia de ajudar meu filho a aprender (meu filho vai fazer 3 anos) e não dogamatizá-lo. Algumas coisas vejo com inúteis como se opor a dogmas tolos e quase inofensivos (como o batismo - coloquem grandes aspas nisso  :lol:). Não sei se existem respostas prontas mas isso me deixa mais animado por sentir que tais respoostas eu terei que descobrir!

Grande abraço!

HFC
Concordo quando você diz que o batismo é um dogma inofensivo, mas é dai que começa a doutrinação, encarcerando essa pessoa para sempre dentro do mundo cristão ( do ponto de vista do cristão ), uma vez batizado, eternamente cristão. Para a maioria das pessoas esse fato não tem tanta importância, mas antigamente não era assim, você sabe, não doutrinar uma criança batizada, poderia até justificar uma condenação dos pais.
Mas o fato é que isso incomoda muito a gente, e eu me sinto por vezes incapacitado de fazer algo a respeito. Uma criança de 8 anos não entenderia se eu dissesse que provavelmente deus não existe, e se ela acreditasse, muito possivelmente sofreria preconceitos, que para uma criança de 8 anos, não seria justo, assim como não é justa a semi-doutrinação que ela sofre pela sociedade. O que eu posso fazer é apenas esperar, para ao seu tempo, dizer o que eu penso do mundo, e não esperar que ela concorde.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2009, 21:22:36 »
Uma criança de 8 anos não entenderia se eu dissesse que provavelmente deus não existe, e se ela acreditasse, muito possivelmente sofreria preconceitos, que para uma criança de 8 anos, não seria justo, assim como não é justa a semi-doutrinação que ela sofre pela sociedade.

Acho que entender que deus não existe é mais fácil do que entender que deus existe. O problema na verdade são as implicações que a afirmação 'Deus não existe' traz... as próximas perguntas vão ser bem difíceis de responder.
Meu blog

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Setembro de 2009, 21:29:32 »
Não existe receita de bolo!

Tanto faz se fores ateu ou teísta... ocorre que o ateu irá criar seus filhos de acordo com suas convicções éticas, mesmo que ela possam ferir a moral vigente, e o teísta irá sempre pedir ajuda na moral religiosa.

Por exemplo, minhas filhas eu educo tentando ensinar minhas convicções éticas... que são mais evoluídas que a moral religiosa atualmente vigente, elas serão os agentes transformadores de amanhã...

Sei lá... crie teus filhos sobre a tutela daquilo que acreditas... amanhã ou depois eles serão provados em um exame de admissão qualquer... cada um faz o seu melhor.  :wink:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Setembro de 2009, 22:18:28 »
Juca, tive uma dúvida semelhante que coloquei neste tópico - O que respondo para minha filha?
../forum/topic=17001.0.html

Espero que agreque
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #9 Online: 21 de Setembro de 2009, 22:33:57 »
Agnóstico, muito bom o post. Quero ser igual você quando crescer :D
Meu blog

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Setembro de 2009, 22:38:06 »
 :lol:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Setembro de 2009, 11:27:02 »
Agnóstico, muito bom o post. Quero ser igual você quando crescer :D

Agnóstico, você tocou no ponto nervoso da minha questão, quando disse no seu tópico que não é categórico, e é assim também que lido com meu filho, sem impor minha visão, mas deixando ela clara para ele. O problema é que os teístas são categóricos, e as crianças, como você sabe, tem a mente aberta a tudo o que lhes é ensinado. Não posso excluir meu filho da sociedade, e nem acho que os valores morais vão ser determinados pela religião, e sim por aquilo que eu e minha família, pudermos determinar na vida dele, mas atualmente me vejo em tremenda desvantagem em relação as influências doutrinarias que ele sofre a conta gotas, mesmo que sejam mínimas, eu e você sabemos que isso é de difícil reversão quando adulto, não é fácil se livrar de fantasmas, anjos, demônios, deuses, e outras fantasias que são ditas a nós como verdade absoluta e incontestável, bem quando somos mais suscetíveis a elas. Assim eu me vejo perdendo terreno hoje, para amanhã ter que batalhar muito mais e de forma muito mais sutil, para quem sabe ele desenvolver um senso crítico em que ele seja capaz de ver por si só. Não que seja um caso de extrema gravidade, mas eu gostaria muito que ele tivesse um pensamento livre quando adulto.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Setembro de 2009, 22:14:34 »
E tem outro ponto Juca. Crianças são naturalmente propensas a acreditar em coisas mágicas, quando chegam a partir de quatro anos sentem um medo terrível de ficar sem os país, e, claro, o mundo com anjos, deus, bondade vencendo a maldade é muito mais bonito aos olhos de uma criança.

Realmente não é uma luta simples. Todavia há uma vantagem para o nosso lado. A concisão, parcimônia e correção das idéias e postura que praticamos. Ser cético é saber falar "não sei" ao invés de dizer "foi deus" e essa atitude, se consistente, é de uma força muito grande ao longo dos anos.

E a batalha não está nem de longe perdida, meu caro. Se eu te contar que já fui espírita e tinha capacidade mediúnicas  (PQP) você acreditaria? Pois é...
« Última modificação: 22 de Setembro de 2009, 22:22:19 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Darkside

• Nível 09
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Setembro de 2009, 22:59:18 »
A enorme maioria dos ateus que já vi opinar sobre o assunto geralmente diz, de certo modo, que não "doutrinarão" seus filhos no ateísmo. Mas sendo o pai ateu ou a mãe, ou seja, alguém que realmente não crê que deuses existam, diferente do agnóstico, quando responder a um filho sobre essas questões de maneira sincera não estaria automaticamente "caindo no erro" que acha que os religiosos cometem ao ensinar dogmas às crianças?

Penso que de qualquer maneira, ao ensinar espírito crítico para crianças, elas vão entrar em rota de colisão contra as religiões, então por que não afirmar pra elas desde o princípio que as religiões são uma bobagem na qual elas não devem acreditar? Me parece semelhante a dizer para um filho pequeno "Pense no que acontece quando você tira algo de alguém. Não parece legal, né?" Ao invés de "Não roube que é errado." de maneira direta, sendo que as duas maneiras de educar são corretas na minha opinião, e complementares aliás, logo, uma delas não deveria ser anulada.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #14 Online: 22 de Setembro de 2009, 23:08:02 »
Lightside,

Você acha impossível ser religioso e ter espírito crítico ao mesmo tempo?

Não vejo essa impossibilidade. Já conheci pessoas muito críticas, muito inteligentes que eram religiosas. Ou que pelo menos acreditam em algum tipo de Deus. Obviamente não estou falando de interpretação bíblica literal.
Meu blog

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Setembro de 2009, 23:15:07 »
Lightside,

Não vejo essa impossibilidade. Já conheci pessoas muito críticas, muito inteligentes que eram religiosas. Ou que pelo menos acreditam em algum tipo de Deus. Obviamente não estou falando de interpretação bíblica literal.

acho bem dificil..alguém que acredita em noé ou criacionismo não pode ser muito crítico, não?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #16 Online: 22 de Setembro de 2009, 23:18:28 »
Lightside,

acho bem dificil..alguém que acredita em noé ou criacionismo não pode ser muito crítico, não?

Por isso eu disse que não estava falando de uma interpretação bíblica literal... existem teístas beeem moderados. Existem religiões mais ou menos abertas a críticas. Existem os teístas que não têm religião.
Meu blog

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Setembro de 2009, 23:22:24 »
E tem outro ponto Juca. Crianças são naturalmente propensas a acreditar em coisas mágicas, quando chegam a partir de quatro anos sentem um medo terrível de ficar sem os país, e, claro, o mundo com anjos, deus, bondade vencendo a maldade é muito mais bonito aos olhos de uma criança.

Realmente não é uma luta simples. Todavia há uma vantagem para o nosso lado. A concisão, parcimônia e correção das idéias e postura que praticamos. Ser cético é saber falar "não sei" ao invés de dizer "foi deus" e essa atitude, se consistente, é de uma força muito grande ao longo dos anos.

E a batalha não está nem de longe perdida, meu caro. Se eu te contar que já fui espírita e tinha capacidade mediúnicas  (PQP) você acreditaria? Pois é...

Hahahaha, putz, que coisa! Eu também tive inclinações espíritas, católica e até de testemunha de Jeová na adolescência (essa é a verdadeira PQP)
Mas quanto as crianças, resumiu bem Agnóstico, é isso mesmo. Mas estaremos sempre correndo atrás do prejuizo, não é mesmo?

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #18 Online: 22 de Setembro de 2009, 23:28:01 »
Por sorte, para mim, a situação se resolveu por si mesmo.
Apenas mostrei para o meu filho os vídeos do George Carlin, por serem engraçador. Ele viu vários no youtube, depois, aos 10 anos, virou para mim e disse: "Deus não existe, não é mesmo?"
Depois tivemos uma agradável conversa.
O ruim é os avós religiosos, mas aí é só saber levar.

Offline Darkside

• Nível 09
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Setembro de 2009, 23:30:27 »
Lightside,

Olá André T..

Eu não acho impossível ser religioso e ter espírito crítico ao mesmo tempo, com um sério porém que já vou explicar...

Religiosos moderados costumam ser críticos com o fundamentalismo de suas próprias religiões, e também com a dos outros, entretanto, não percebem que se fossem utilizar ferramentas lógicas para testar suas próprias convicções dogmáticas aparentemente mais racionais, elas também não resistiriam.

Não sei se você considera algo do tipo "Deus não quer que as pessoas enriqueçam pastores desonestos porque Ele nos ama e é justo." como espírito crítico, sendo este tipo de pensamento muito comum em religiosos moderados, mas isso mais me parece apenas um outro ponto de vista de determinado dogma do que ceticismo.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #20 Online: 22 de Setembro de 2009, 23:49:03 »
Lightside,

O ceticismo vai até um certo ponto. Nós, materialistas, confiamos na experiência sensorial, na indução, na ciência de modo geral. Nada disso pode ser provado - são princípios (se quiser, nossos dogmas). Confiamos neles porque funcionam muito bem, mas não há como os 'verificar' na realidade (estou falando aqui, por exemplo, do velho problema dos cisnes brancos do Hume). Por isso acho defensável a posição de algumas pessoas que encontram um Deus não nas lacunas do conhecimento, mas em uma transcendência do que é material que nós, materialistas puros, simplesmente não vemos. É um dogma um pouco diferente, mas que não faz praticamente nenhuma diferença prática na visão crítica que a pessoa tenha sobre o mundo.

Einstein era panteísta. Não estou fazendo argumento de autoridade, só citando porque considero ele como um bom exemplo por ser um cara extremamente inteligente, extremamente crítico, e que sabia muito bem como fazer ciência.
Meu blog

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 23 de Setembro de 2009, 00:21:22 »
Ensine espiritualidade e princípios ao invés de espiritismos e dogmas.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Setembro de 2009, 19:26:54 »
E quanto ao lado negativo das religiões ? Devemos ensinar ? Afinal sempre existirão pessoas (amiguinhos, professores) que dirão que religião é uma maravilha.

Por "lado negativo das religiões" entenda-se inquisição, cruzadas, desonestidade criacionista, etc.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 23 de Setembro de 2009, 20:21:33 »
E quanto ao lado negativo das religiões ? Devemos ensinar ? Afinal sempre existirão pessoas (amiguinhos, professores) que dirão que religião é uma maravilha.

Por "lado negativo das religiões" entenda-se inquisição, cruzadas, desonestidade criacionista, etc.

Pois é, a cada momento as crianças estão sendo bombardeadas com propaganda enganosa, seja na escola, televisão e até mesmo dentro da família, e é impossível defende-las por completo. E´um mato sem cachorro.

Offline Douglas Prado

• Nível 01
  • *
« Resposta #24 Online: 23 de Setembro de 2009, 23:05:58 »
Olha, tem um texto interessante no site da STR que fala exatamente sobre isso, CRIANDO FILHOS SEM RELIGIÃO, eu não tenho filhos, mas quem se interessar pelo texto o link esta aqui:
http://www.str.com.br/Atheos/criando.htm

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!