Autor Tópico: Como educar meu filho dentro de uma sociedade religiosa?  (Lida 14581 vezes)

Offline Douglas Prado

• Nível 01
  • *
Re: Como educar meu filho dentro de uma sociedade religiosa?
« Resposta #25 Online: 23 de Setembro de 2009, 23:08:22 »
Anne, parabéns pelo filhão!!!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 23 de Setembro de 2009, 23:18:56 »
E tem outro ponto Juca. Crianças são naturalmente propensas a acreditar em coisas mágicas, quando chegam a partir de quatro anos sentem um medo terrível de ficar sem os país, e, claro, o mundo com anjos, deus, bondade vencendo a maldade é muito mais bonito aos olhos de uma criança.

Realmente não é uma luta simples. Todavia há uma vantagem para o nosso lado. A concisão, parcimônia e correção das idéias e postura que praticamos. Ser cético é saber falar "não sei" ao invés de dizer "foi deus" e essa atitude, se consistente, é de uma força muito grande ao longo dos anos.

E a batalha não está nem de longe perdida, meu caro. Se eu te contar que já fui espírita e tinha capacidade mediúnicas  (PQP) você acreditaria? Pois é...

Hahahaha, putz, que coisa! Eu também tive inclinações espíritas, católica e até de testemunha de Jeová na adolescência (essa é a verdadeira PQP)
Mas quanto as crianças, resumiu bem Agnóstico, é isso mesmo. Mas estaremos sempre correndo atrás do prejuizo, não é mesmo?

é... acho que você ganhou de mim.. parabéns (ou meus pêsames sei lá...)  :)
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #27 Online: 23 de Setembro de 2009, 23:24:21 »
Eduardo tem que salvar a humanidade: http://halchess.googlepages.com/eduardotemquesalvar.jpg
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline HFC

• Nível 30
  • *
!
« Resposta #28 Online: 24 de Setembro de 2009, 11:52:30 »

É lógico q por se tratar de uma criança, vc deverá escolher os meios q mais surtirão efeito, pois uma criança ainda não é conciente quanto a ciência, no entando, a partir do momento q esta aprende a ler, o mais lógico a se fazer e presenteá-la com livros infantis relacionados a astronomia, corpo humano, matemática etc. Alguns deles possuem imagens para colorir, comprei muitos assim pro meu filho desde q ele completou os 4 anos de idade (coleções de 10 livretos, ele deve ter mais ou menos umas vinte dessas) até hoje, já com onze. Além de tais livros despertarem a curiosidade natural do seu filho, servirá para q ele passe a ter o hábito da leitura por gosto e não por imposição. Leia pra ele todos os dias antes de dormir, durante a leitura, com certeza ele fará perguntas, basta responder, se vc não souber a resposta, diga a ele q não sabe e q descobrirão juntos tais respostas. Não deixe de cumprir o q diz a ele, assim mostrará a seu filho q vc tem palavra e ele pode confiar em vc. :ok:

Nota 10 ANNE :!: :idea: :)

HFC
Concordo quando você diz que o batismo é um dogma inofensivo, mas é dai que começa a doutrinação, encarcerando essa pessoa para sempre dentro do mundo cristão ( do ponto de vista do cristão ), uma vez batizado, eternamente cristão. Para a maioria das pessoas esse fato não tem tanta importância, mas antigamente não era assim, você sabe, não doutrinar uma criança batizada, poderia até justificar uma condenação dos pais.

Fui batizado 2 vezes, mas nem por isso sou "cristão". Aliás, para mim, até uma suposta figura de um Jesus histórico é bem improvável. Neste sentido fico extremamente mais preocupado que se "ensine"uma criança a orar para "papai do céu" do que jogar um pouco de água na cabeça de uma criança numa encenação sem muio sentido prático. :)

Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #30 Online: 24 de Setembro de 2009, 23:05:13 »

:ok:

Daqui a pouco tempo ele estará aqui, debatendo com a gente. Ele já leu alguns tópicos e gostou...
« Última modificação: 24 de Setembro de 2009, 23:08:14 por ANNE »

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #31 Online: 24 de Setembro de 2009, 23:28:04 »
Nesse outro tópico aqui eu falei de dois livros sobre o assunto: ../forum/topic=17001.75.html#msg478391

Pois bem, encomendei hoje o 'Parenting Beyond Belief' na Amazon, vamos ver como é. Depois de ler eu e a Deh fazemos uma resenhazinha aqui.

(Apesar de eu não gostar muito de how-tos... estou bem animado com o que li.)
Meu blog

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 25 de Setembro de 2009, 01:27:47 »

Daqui a pouco tempo ele estará aqui, debatendo com a gente. Ele já leu alguns tópicos e gostou...

Leu "A mulher mais gostosa que já vi" ??

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #33 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:15:36 »

Ainda não... :o

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #34 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:25:40 »
Ele só tem ONZE anos e vc já quer levar ele pra ver mulher "quase" pelada? |(

Ainda não pode, mamãe não deixa...  :D

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:53:40 »
Mas onze é justamente a idade para ele ser iniciado.  ::)

Offline Patrícia

• Nível 04
  • *
« Resposta #36 Online: 25 de Setembro de 2009, 18:12:16 »
Fui criada por um ateu e uma católica (e estudei alguns anos em colégio de freiras). Minhã mãe sempre teve uma influência maior sobre mim, então acreditei em deus até meados da minha adolescência (mas com 5 anos me lembro que perguntei a ela quem foi que criou deus :-) ). Mas ela sempre enfatizou que meu pai era uma ótima pessoa, independentemente de ser ateu. Confrontei meu pai com essa questão algumas vezes, ele simplesmente me dizia que não acreditava em deuses e que isso era invenção das pessoas. Ele nunca me proibiu de exercer nenhuma atividade ligada à religião, minha mãe também não era nenhuma fundamentalista. Ambos me ensinaram o valor da educação. Estudando fui chegando a minhas próprias conclusões. Acho que o caminho é esse, estimular o pensamento crítico com educação e deixar claro que o bem e o mal independem no credo religioso (ou da falta do mesmo).

A grande mágoa: meu pai também me dizia que papai-noel não existe...  :'( todo Natal eu passava apuros confrontando as outras crianças da rua com esta dura realidade, ficavam com raiva de mim, a estraga-prazeres!

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #37 Online: 25 de Setembro de 2009, 21:38:36 »

Ainda não... :o

Ah, lá não tem muita coisa pra ler mesmo...  :hihi:
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #38 Online: 25 de Setembro de 2009, 21:39:11 »

A grande mágoa: meu pai também me dizia que papai-noel não existe...  :'( todo Natal eu passava apuros confrontando as outras crianças da rua com esta dura realidade, ficavam com raiva de mim, a estraga-prazeres!

As crianças sabem ser cruéis...
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Darkside

• Nível 09
  • *
« Resposta #39 Online: 27 de Setembro de 2009, 06:03:03 »
Lightside,

O ceticismo vai até um certo ponto. Nós, materialistas, confiamos na experiência sensorial, na indução, na ciência de modo geral. Nada disso pode ser provado - são princípios (se quiser, nossos dogmas). Confiamos neles porque funcionam muito bem, mas não há como os 'verificar' na realidade (estou falando aqui, por exemplo, do velho problema dos cisnes brancos do Hume). Por isso acho defensável a posição de algumas pessoas que encontram um Deus não nas lacunas do conhecimento, mas em uma transcendência do que é material que nós, materialistas puros, simplesmente não vemos. É um dogma um pouco diferente, mas que não faz praticamente nenhuma diferença prática na visão crítica que a pessoa tenha sobre o mundo.

Einstein era panteísta. Não estou fazendo argumento de autoridade, só citando porque considero ele como um bom exemplo por ser um cara extremamente inteligente, extremamente crítico, e que sabia muito bem como fazer ciência.

Acho que a discussão sobre o quanto realmente conhecemos da realidade não deve ser apresentada como resposta para crianças, elas precisariam de muitas informações complexas que ainda não possuem pra tomar uma posição consciente sobre o tema. Considero que justamente essas informações, apresentadas de maneira simples, devam ser as respostas. A ciência é confiável.

Sobre pessoas que supostamente encontram "Deus" de outras formas, é muito fácil alguém afirmar que consegue encontrar algo em um campo nebuloso como "nas coisas que não podemos compreender ou detectar com nossos sentidos", me parece só mais uma demonstração de fé como qualquer outra, mesmo que não traga nenhuma consequencia aparente na vida da pessoa.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #40 Online: 27 de Setembro de 2009, 14:20:02 »
Gente, fiz algo ontém com meu filho q me arrependi amargamente, não consegui dormir.

Numa discussão besta, fui dar um "pedala robinho" na cabeça dele e o atingi direto na face, porque ele se virou abruptamente. Pedi perdão a ele é claro, e ele sabe q foi "sem querer", e disse "tudo bem mamãe", mas mesmo assim tô com raiva de mim mesma por isso. Não bato no meu filho, detesto violência, principalmente contra crianças, e meu filho é um menino muito bom. Afff... Falo com ele direto sobre brincadeiras bestas e fiz uma muito idiota. Tô me sentindo péssima...  :vergonha: :'(

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #41 Online: 27 de Setembro de 2009, 14:48:04 »
Gente, fiz algo ontém com meu filho q me arrependi amargamente, não consegui dormir.

Numa discussão besta, fui dar um "pedala robinho" na cabeça dele e o atingi direto na face, porque ele se virou abruptamente. Pedi perdão a ele é claro, e ele sabe q foi "sem querer", e disse "tudo bem mamãe", mas mesmo assim tô com raiva de mim mesma por isso. Não bato no meu filho, detesto violência, principalmente contra crianças, e meu filho é um menino muito bom. Afff... Falo com ele direto sobre brincadeiras bestas e fiz uma muito idiota. Tô me sentindo péssima...  :vergonha: :'(
Ah, quando é sem querer, tranqüilo... especialmente se você tem o costume de dar o "pedala robinho" nele. Sossegue, Anne, sossegue :D

Além do mais, garotos normalmente gostam de brincadeiras meio brutas, não vejo nada de errado nisso desde que se ensine limites.

Fui criada por um ateu e uma católica (e estudei alguns anos em colégio de freiras). Minhã mãe sempre teve uma influência maior sobre mim, então acreditei em deus até meados da minha adolescência (mas com 5 anos me lembro que perguntei a ela quem foi que criou deus :-) ). Mas ela sempre enfatizou que meu pai era uma ótima pessoa, independentemente de ser ateu. Confrontei meu pai com essa questão algumas vezes, ele simplesmente me dizia que não acreditava em deuses e que isso era invenção das pessoas. Ele nunca me proibiu de exercer nenhuma atividade ligada à religião, minha mãe também não era nenhuma fundamentalista. Ambos me ensinaram o valor da educação. Estudando fui chegando a minhas próprias conclusões. Acho que o caminho é esse, estimular o pensamento crítico com educação e deixar claro que o bem e o mal independem no credo religioso (ou da falta do mesmo).

Como diz a Courtney Love... "não sinto falta de Deus, mas sinto falta de Papai Noel!" :histeria:
(Endosso essa opinião :P )
Latebra optima insania est.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #42 Online: 27 de Setembro de 2009, 14:58:37 »

Como o Eremita falou, os moleques gostam de brincadeiras do tipo.
Meus alunos tinham cada brincadeira de se socar e tudo mais... Tudo brincadeira.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #43 Online: 27 de Setembro de 2009, 15:47:20 »
Eremita, Panthera, eu sei q foi uma brinacadeira... O problema é q sempre pego no pé dele por causa da brinacadeiras bestas e acabei fazendo "cagada" acertando a cara dele. Me sinti pior ainda por que sei q ele se lembrou disso na hora, mesmo assim, tipo não me "jogou" isso na cara sabe...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #44 Online: 27 de Setembro de 2009, 19:42:42 »
Eremita, Panthera, eu sei q foi uma brinacadeira... O problema é q sempre pego no pé dele por causa da brinacadeiras bestas e acabei fazendo "cagada" acertando a cara dele. Me sinti pior ainda por que sei q ele se lembrou disso na hora, mesmo assim, tipo não me "jogou" isso na cara sabe...
Ah, use isso a seu favor, oras :D
Comente com ele "É, lembra quando fui fazer uma dessas brincadeiras bestas com você, e o que aconteceu? Não dá certo!"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #45 Online: 27 de Setembro de 2009, 21:49:06 »

As mães tem muito dessa, de reprimir essas brincadeiras. Minha esposa é assim. É uma brincadeira até normal entre pai e filho. Nada de mais, e não subestime a capacidade do seu filho de compreender o contexto dos fatos, para as crianças não tem entre meios nem complexidades, a vida é simples como deve ser.
Citando uma passagem com meu filho ontem, numa brincadeira onde eu dizia que estava nascendo chifrinho nele, devido a uma pequena ferida cicatrizada em sua cabeça, a qual tinna ficado saliente, ele veio com essa, "quem tem chifre é demônio". Prontamente respondi "que demônio não existe", e para meu espanto e orgulho, ele disse, "pai, eu disse que demônio existe? Eu só disse que eles tem chifres". É lógico, não? Detalhe ele tem 8 anos.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #46 Online: 27 de Setembro de 2009, 21:52:47 »
Caramba, dava pra começar uma discussão metafísica sobre como é que alguma coisa que não existe tem chifres... hahaha
Meu blog

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 27 de Setembro de 2009, 22:02:19 »
Caramba, dava pra começar uma discussão metafísica sobre como é que alguma coisa que não existe tem chifres... hahaha

Não se trata disso, apenas que ao desenhar um demônio (ficção), fatalmente ele o faria com chifres, entendeu?. Assim como a imagem mais comum que as pessoas fazem de Deus é um velhino cabeludo e barbudo no céu. Ele sabe que é ficção, mas tem claro como é a imagem de um demônio, assim como um dinossauro, ou um ET.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #48 Online: 27 de Setembro de 2009, 22:03:55 »

Não se trata disso, apenas que ao desenhar um demônio (ficção), fatalmente ele o faria com chifres, entendeu?. Assim como a imagem mais comum que as pessoas fazem de Deus é um velhino cabeludo e barbudo no céu. Ele sabe que é ficção, mas tem claro como é a imagem de um demônio, assim como um dinossauro, ou um ET.
Que estranho. Se me pedissem para desenhar um demônio, eu desenharia um sujeito carregando uma cruz de madeira, babando sangue e com uma coroa de espinhos... tipo um zumbi ::)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 27 de Setembro de 2009, 22:09:34 »

Que estranho. Se me pedissem para desenhar um demônio, eu desenharia um sujeito carregando uma cruz de madeira, babando sangue e com uma coroa de espinhos... tipo um zumbi ::)

Meu amigo, você vai arder eternamente no inferno por essa blasfêmia, junto com o chifrudo... hehe.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!