Autor Tópico: Karl Marx, para crianças  (Lida 65070 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Karl Marx, para crianças
« Resposta #700 Online: 08 de Agosto de 2016, 19:24:28 »
Como tinha vermelhos no  CC antigamente. Para onde eles foram?

O que comiam, para onde foram, o que faziam?

Eu acho que eles estão num bunker secreto discutindo os planos para retomar a Internet.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #701 Online: 03 de Outubro de 2018, 15:04:38 »
Karl Marx, explicando didatiacmente por que é justa a desigualdade:

Mas um homem é superior a outros física ou mentalmente, e assim fornece mais trabalho no mesmo tempo, ou pode trabalhar por mais tempo; e, para servir como medida, o trabalho deve ser definido por sua duração ou intensidade, caso contrário deixa de constituir um padrão de medida. Tal direito igual é um direito desigual para o trabalho desigual. Não reconhece diferenças de classe, uma vez que cada homem é um trabalhador tanto quanto qualquer outro, mas reconhece tacitamente privilégios desiguais. É, por conseguinte um direito de desigualdade em seu conteúdo, como todo direito. Por sua própria natureza, o direito só pode consistir na aplicação de um padrão igual; porém indivíduos desiguais (e eles não seriam indivíduos se não fossem desiguais) são mensuráveis apenas por um padrão igual na medida em que são considerados de um ponto de vista igual, apreendidos por um só aspecto determinado, por exemplo, no caso presente, enquanto forem considerados apenas como trabalhadores e nada mais, sendo tudo o mais ignorado. Além disso, um trabalhador é casado, outro é solteiro; um tem mais filhos que outro, e assim por diante. Desta maneira, com um desempenho igual no trabalho, e, portanto com uma participação igual no fundo social de consumo, uns receberão efetivamente mais que outros, uns serão mais ricos que outros etc. Para evitar todos estes defeitos, o direito, em vez de ser igual, teria de ser desigual.

https://www.marxists.org/archive/marx/works/1875/gotha/ch01.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Nozick

[...] O argumento de Wilt Chamberlain, proposto por Nozick em seu livro Anarquia, Estado e Utopia, de 1974, pretende demonstrar que uma distribuição de riqueza não pode ser considerada injusta, mas que esse julgamento depende da forma de apropriação da riqueza pelos indivíduos.[3] Digamos que uma distribuição igualitária exista em determinada sociedade. Agora suponhamos que Wilt Chamberlain é um grande jogador de basquete e que muitas pessoas estão dispostas a lhe dar dinheiro para vê-lo jogar. Depois do jogo, Wilt Chamberlain possui muito mais dinheiro do que qualquer outra pessoa da sociedade. [...]

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #702 Online: 04 de Outubro de 2018, 10:34:32 »

Eu acho que eles estão num bunker secreto discutindo os planos para retomar a Internet.

Azuis também sumiram.   

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #704 Online: 04 de Outubro de 2018, 19:50:56 »

Azuis também sumiram.
Volta vermelhos!
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Peter Joseph

• Nível 32
  • *
  • Ela, a Entropia!
« Resposta #705 Online: 05 de Outubro de 2018, 16:51:17 »
Então não podemos ensinar filosofia para crianças na escola? Seja de esquerda ou direita, alguns filósofos são proibidos para crianças? Sou totalmente a favor da obrigatoriedade de filosofia, inclusive na área de economia-política, nas escolas do país. Tem-se na verdade que falar de todos os possíveis filósofos para elas, pelo menos os principais em cada área do conhecimento humano.
"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." - Krishnamurti

"O progresso é a concretização de Utopias." – Oscar Wilde
O Minhocário - https://ominhocario.wordpress.com/

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #706 Online: 05 de Outubro de 2018, 19:10:26 »
Então não podemos ensinar filosofia para crianças na escola? Seja de esquerda ou direita, alguns filósofos são proibidos para crianças? Sou totalmente a favor da obrigatoriedade de filosofia, inclusive na área de economia-política, nas escolas do país. Tem-se na verdade que falar de todos os possíveis filósofos para elas, pelo menos os principais em cada área do conhecimento humano.
Escola é lugar de ensinar, não de educar, e filosofia não é disciplina e sim, doutrina. E escola não é lugar de doutrina. Educação e/ou doutrina deve ser atribuição apenas dos pais.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2018, 19:13:22 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Peter Joseph

• Nível 32
  • *
  • Ela, a Entropia!
« Resposta #707 Online: 05 de Outubro de 2018, 19:12:03 »
Escola é lugar de ensinar, mas filosofia não é disciplina é doutrina. E escola não é lugar de doutrina.

Agora vamos queimar os livros, Grande Irmão!  :lol:
"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." - Krishnamurti

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #708 Online: 05 de Outubro de 2018, 19:14:54 »
Escola é lugar de ensinar, mas filosofia não é disciplina é doutrina. E escola não é lugar de doutrina.

Agora vamos queimar os livros, Grande Irmão!  :lol:
Por que não cria sua própria escola de doutrinação?

Offline Peter Joseph

• Nível 32
  • *
  • Ela, a Entropia!
« Resposta #709 Online: 05 de Outubro de 2018, 19:21:15 »
Se você não acredita em nada e é só um niilista cínico, é com você. Eu acredito na capacidade humana e no método científico. Se isto for considerado doutrina, é a minha, mas já fundaram faz tempo  :hihi:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #710 Online: 05 de Outubro de 2018, 19:34:23 »
Então não podemos ensinar filosofia para crianças na escola?

Não sei de onde veio esse "então"... mas já que o tópico é sobre Marx e educação infantil, citação dele sobre isso:

"Elementary education by the state" is altogether objectionable. Defining by a general law the expenditures on the elementary schools, the qualifications of the teaching staff, the branches of instruction, etc., and, as is done in the United States, supervising the fulfillment of these legal specifications by state inspectors, is a very different thing from appointing the state as the educator of the people! Government and church should rather be equally excluded from any influence on the school.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #711 Online: 06 de Outubro de 2018, 06:21:35 »
Então não podemos ensinar filosofia para crianças na escola? Seja de esquerda ou direita, alguns filósofos são proibidos para crianças? Sou totalmente a favor da obrigatoriedade de filosofia, inclusive na área de economia-política, nas escolas do país. Tem-se na verdade que falar de todos os possíveis filósofos para elas, pelo menos os principais em cada área do conhecimento humano.'
Escola é lugar de ensinar, não de educar, e filosofia não é disciplina e sim, doutrina. E escola não é lugar de doutrina. Educação e/ou doutrina deve ser atribuição apenas dos pais.

Calma lá, há Filosofias e filosofias.

Filosofia, se ensinada de forma inteligente, crítica e imparcial, isenta de doutrinação político-religiosa não é "doutrina"
Já, por exemplo, aquela filosofia que não passa de uma escolástica do marxismo, que vê vários pensadores antigos pré Karl Marx, como por exemplo Espinosa, como marxistas avant la lettre, e cuja visão de mundo se resume a luta de classes até em esferas onde isso não faz o menor sentido. Essa sim é "doutrina"

Mas há que se ter cuidado, porque pode-se ler e ensinar mesmo Karl Marx ou Tomás de Aquino, mas não somente eles, e não reduzindo tudo a visão de mundo deles e os enxergando como santos e sua obra como revelação, mas sim de forma crítica, inteligente, como deve ser a leitura de todo filósofo, excluindo aí tipos como O de C e Marilena Chauí, que na minha opinião são a ralé mais rasteira da filosofia, o pior do pior que ela tem a oferecer.
E suspeito que gente como Ayn Rand, Julius Evola, Gramsci, Kristeva, Lacan (esse aí nem é filósofo) e mais uma duzia de outros, em sua maioria pós modernos, tambem possam fazer companhia as duas famigeradas figuras que já citei (com certeza Schopenhauer sugeriria "Hegel", gritando a plenos pulmões, com olhos injetados de fúria e o cabelo estilo Pointy-Haired boss eriçado).

Sobre os pós-modernos, leiam o que Sokal e Bricmont  escreveram a respeito (U.S.: Fashionable Nonsense: Postmodern Intellectuals' Abuse of Science, U.K.: Intellectual Impostures, BR.: Imposturas Intelectuais). Acho que Sokal foi até educado e um tanto quanto contido frente ao nível absurdo de nonsense que eles mostram no citado livro.

Toda filosofia que tenta ajustar a fórceps uma visão de mundo e todo o resto (mesmo aquilo que não tem absolutamente nenhuma relação com a tal filosofia)  às opiniões de um determinado filósofo ou corrente filosófica, não passa de uma escolástica bem ruim, ideologia pura e simples. Em outras palavras, o que imagino que o sergiombr tinha em mente quando usou o termo doutrina.

Muitos filósofos da idade média (e dos seculos I a V BCE) faziam isso: distorciam as idéias de seus filósofos antigos prediletos para ajusta-las melhor aquilo em que eles (os da idade média) acreditavam e em contra-parte demonizavam/desprezavam ou ignoravam por completo os demais cujas idéias eram muito refratárias, irredutíveis as deles...
Filósofos de esquerda e direita (Evola) e pós modernos fazem isso em larga escala. São os escolásticos dos Secs XX e XXI.

No entanto, alguns escolásticos, medievais ou não, escreveram algumas coisas interessantes (Por ex Duns Escoto, Agostinho, Okham, Avicena, Averróis, Bacon e muitos outros). Infelizmente acho que não posso dizer o mesmo de seus colegas modernos: se tem algum trigo escondido no joio deles, não vale o trabalho de separar, é muito joio para pouquissimo trigo, pouco benefício a se extrair para o tempo gasto lendo.
Ler Confúcio, Nagarjuna ou Kant (e um zilhão de outros de 1a linha) é melhor investimento.

Leibniz, que lia aos borbotões, dizia que buscava o melhor de qualquer livro que ele lesse (faz todo sentido para alguem de inclinações otimistas, o "Pangloss" de Voltaire).
Ouso discordar do grande polímata, contra-argumentando que em muitos casos não vale o custo-benefício.

Feitas essa ressalvas, acho que se deve sim, ensinar filosofia tanto a crianças quanto a adultos.

Finalmente, pode-se dizer que estou "pecando" da mesma forma que os que critico, por exemplo enaltecendo uns e descartando outros, conforme minhas inclinações e preferências?
Afirmo que não, pois por exemplo, por mais antipatia que tenha de religião, li, admiro e considero extremamente inteligentes Aquino, Agostinho, Avicenna, Nagarjuna e tantos outros e há muito o que se inspirar no que eles escreveram, como tambem em muitos de inclinação político-econômico-social (Bentham) e modernos como o Michel Onfray.
Então acho que trata-se de tentar julgar pela qualidade do que escreveram, independentemente de ousar discordar deles e não gostar do tema que discorrem.
Ou isso ou achar que Bach e Anitta estão no mesmo nível (ou a James Brown e Anitta se nos atermos somente ao funk)...

« Última modificação: 06 de Outubro de 2018, 09:14:59 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #712 Online: 06 de Outubro de 2018, 06:31:08 »
duplicado
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #713 Online: 06 de Outubro de 2018, 12:32:12 »
Então não podemos ensinar filosofia para crianças na escola? Seja de esquerda ou direita, alguns filósofos são proibidos para crianças? Sou totalmente a favor da obrigatoriedade de filosofia, inclusive na área de economia-política, nas escolas do país. Tem-se na verdade que falar de todos os possíveis filósofos para elas, pelo menos os principais em cada área do conhecimento humano.'

Calma lá, há Filosofias e filosofias.

Filosofia, se ensinada de forma inteligente, crítica e imparcial, isenta de doutrinação político-religiosa não é "doutrina"
Já, por exemplo, aquela filosofia que não passa de uma escolástica do marxismo, que vê vários pensadores antigos pré Karl Marx, como por exemplo Espinosa, como marxistas avant la lettre, e cuja visão de mundo se resume a luta de classes até em esferas onde isso não faz o menor sentido. Essa sim é "doutrina"

Mas há que se ter cuidado, porque pode-se ler e ensinar mesmo Karl Marx ou Tomás de Aquino, mas não somente eles, e não reduzindo tudo a visão de mundo deles e os enxergando como santos e sua obra como revelação, mas sim de forma crítica, inteligente, como deve ser a leitura de todo filósofo, excluindo aí tipos como O de C e Marilena Chauí, que na minha opinião são a ralé mais rasteira da filosofia, o pior do pior que ela tem a oferecer.
E suspeito que gente como Ayn Rand, Julius Evola, Gramsci, Kristeva, Lacan (esse aí nem é filósofo) e mais uma duzia de outros, em sua maioria pós modernos, tambem possam fazer companhia as duas famigeradas figuras que já citei (com certeza Schopenhauer sugeriria "Hegel", gritando a plenos pulmões, com olhos injetados de fúria e o cabelo estilo Pointy-Haired boss eriçado).

Sobre os pós-modernos, leiam o que Sokal e Bricmont  escreveram a respeito (U.S.: Fashionable Nonsense: Postmodern Intellectuals' Abuse of Science, U.K.: Intellectual Impostures, BR.: Imposturas Intelectuais). Acho que Sokal foi até educado e um tanto quanto contido frente ao nível absurdo de nonsense que eles mostram no citado livro.

Toda filosofia que tenta ajustar a fórceps uma visão de mundo e todo o resto (mesmo aquilo que não tem absolutamente nenhuma relação com a tal filosofia)  às opiniões de um determinado filósofo ou corrente filosófica, não passa de uma escolástica bem ruim, ideologia pura e simples. Em outras palavras, o que imagino que o sergiombr tinha em mente quando usou o termo doutrina.

Muitos filósofos da idade média (e dos seculos I a V BCE) faziam isso: distorciam as idéias de seus filósofos antigos prediletos para ajusta-las melhor aquilo em que eles (os da idade média) acreditavam e em contra-parte demonizavam/desprezavam ou ignoravam por completo os demais cujas idéias eram muito refratárias, irredutíveis as deles...
Filósofos de esquerda e direita (Evola) e pós modernos fazem isso em larga escala. São os escolásticos dos Secs XX e XXI.

No entanto, alguns escolásticos, medievais ou não, escreveram algumas coisas interessantes (Por ex Duns Escoto, Agostinho, Okham, Avicena, Averróis, Bacon e muitos outros). Infelizmente acho que não posso dizer o mesmo de seus colegas modernos: se tem algum trigo escondido no joio deles, não vale o trabalho de separar, é muito joio para pouquissimo trigo, pouco benefício a se extrair para o tempo gasto lendo.
Ler Confúcio, Nagarjuna ou Kant (e um zilhão de outros de 1a linha) é melhor investimento.

Leibniz, que lia aos borbotões, dizia que buscava o melhor de qualquer livro que ele lesse (faz todo sentido para alguem de inclinações otimistas, o "Pangloss" de Voltaire).
Ouso discordar do grande polímata, contra-argumentando que em muitos casos não vale o custo-benefício.

Feitas essa ressalvas, acho que se deve sim, ensinar filosofia tanto a crianças quanto a adultos.

Finalmente, pode-se dizer que estou "pecando" da mesma forma que os que critico, por exemplo enaltecendo uns e descartando outros, conforme minhas inclinações e preferências?
Afirmo que não, pois por exemplo, por mais antipatia que tenha de religião, li, admiro e considero extremamente inteligentes Aquino, Agostinho, Avicenna, Nagarjuna e tantos outros e há muito o que se inspirar no que eles escreveram, como tambem em muitos de inclinação político-econômico-social (Bentham) e modernos como o Michel Onfray.
Então acho que trata-se de tentar julgar pela qualidade do que escreveram, independentemente de ousar discordar deles e não gostar do tema que discorrem.
Ou isso ou achar que Bach e Anitta estão no mesmo nível (ou a James Brown e Anitta se nos atermos somente ao funk)...
Tá, to calmo. Só um adendo. fOu Filosofias, ou filosofias. Ambas estão no plural. Por quê? Por que representam escolas de pensamento, ou seja, doutrinas.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2018, 12:34:45 por Sergiomgbr »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #714 Online: 06 de Outubro de 2018, 15:17:29 »

Filosofia não é doutrina, é ensinar a pensar. A lógica faz parte da filosofia tanto quanto da matemática. Entender o pensamento humano ao longo da civilização é fundamental para entender os nossos anseios como espécie e como sociedade.

Doutrina ? Estamos virando fanáticos aqui também ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #715 Online: 06 de Outubro de 2018, 15:23:50 »

http://www.rockcomciencia.com.br/
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #716 Online: 06 de Outubro de 2018, 15:34:34 »

Filosofia não é doutrina, é ensinar a pensar.
Está dizendo que doutrinar não é ensinar a pensar?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #717 Online: 06 de Outubro de 2018, 15:39:11 »

Ué, mas então o que caracteriza o fanático não é exatamente um ser adepto ferrenho de uma doutrina? Pelo menos até onde eu sei, é.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #718 Online: 06 de Outubro de 2018, 15:44:57 »

Ué, mas então o que caracteriza o fanático não é exatamente um ser adepto ferrenho de uma doutrina? Pelo menos até onde eu sei, é.

Pode ser definido assim. Mas estudar filosofia não te deixa ferrenho a uma doutrina, e sim você conhece escolas de pensamento. O intuito não é abraçar alguma e adotá-la como um dogma.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #719 Online: 06 de Outubro de 2018, 15:45:27 »

Não, não é.

Se mostrar o funcionamento de diferentes ossos, não estou te doutrinando em medicina.
E mesmo se estivesse, você como aluno é livre para utilizar o método científico e fazer seus próprios trabalhos (o que é, de fato, o objetivo por exemplo no estudo da medicina).
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #720 Online: 06 de Outubro de 2018, 15:55:26 »

Não, não é.

Se mostrar o funcionamento de diferentes ossos, não estou te doutrinando em medicina.

Sim, é verdade mas também não está me filosofando em medicina... Mas hein? Doutrinar é mostrar? Francamente não sei mais nada.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2018, 15:58:18 por Sergiomgbr »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #722 Online: 06 de Outubro de 2018, 17:42:56 »
É o Snowraptor na foto da página inicial?

Não sabia que ele era comunista.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #723 Online: 06 de Outubro de 2018, 19:17:18 »
É o Snowraptor na foto da página inicial?

Não sabia que ele era comunista.

Não é o Snowraptor. Por que qualquer porra de esquerda é comunista ?
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #724 Online: 06 de Outubro de 2018, 20:21:14 »
A negação do esquerdismo/comunismo é apenas gramscianismo. O FZapp provavelmente não sabe nada nem de astrologia.

É claro que esta é uma representação caricatural, mas o princípio é o mesmo, tal como a maconha é a porta de entrada ara todas as drogas, o gayzismo é a porta de entrada para pedofilia e estupro, o feminismo/abortismo para a eugenia, os direitos humanos e ambientalismo porta para o totalitarianismo, e o ateísmo/banditismo a porta de entrada para o genocídio. A partir dos princípios lógicos de qualquer um destes inevitavelmente se chega à conclusão mais nefasta possível. Isso só pode ser negado devido a extrema burrice, ou a desonestidade inerente ao esquerdismo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!