Não, pois o petróleo é mais fácil de ser achado e está presente em volume (massa) muito maior que o diamante.
Mas não tem que ter uma plataforma no meio do oceano, com uma broca que perfure uns quilometros de profundidade? E depois não tem que ser destilado? É um trabalhão enorme...
Sim, para a explotação de petróleo
off shore, mas assim mesmo há muito mais abundância de petróleo do que de diamantes.
E não to falando de volume e demanda, to falando de trabalho, como Marx disse no "O Capital":
"Como a grandeza de valor de uma mercadoria representa apenas a quantidade de trabalho nela contido, daí resulta que todas as mercadorias, numa certa proporção, devem ter sempre valores da mesma grandeza."
Por isto mesmo que o valor de um bem ou serviço não reflete apenas a quantidade de homens-hora de trabalho neles empregados.
A produção de diamantes não é tão maior que nos anos 90 mas as condições de explotação são mais difíceis e por isto o valor continua alto.
To falando em relação ao século XIX. As teorias de Marx sobre o valor da mercadoria, que para ele era só o trabalho humano que dava valor, não funcionam na prática.
Marx não escapou de seu tempo histórico, inclusive no que concerne ao vício de análise impregnada de ideologia.
No livro "O Capital" ele usa o diamante como exemplo, dizendo que se tivesse mais trabalho nas minas de diamante, tipo, tanto quanto numa plantação de trigo, o preço do diamante teria o preço do trigo.
Eu não lembro de mais nada de
O Capital (para poder discutir com o Luiz Souto, eu buscarei este livro, entre outros, nesta semana na minha biblioteca que está na casa de meus pais), mas se foi assim colocado, então ele estava redondamente enganado.