Mas que resume bem o entendimento histórico do marxismo. Pois se não existisse almoço grátis, o restante dos animais não comeriam nada jamais
Por isso a mais valia é um erro de lógica. E não existe almoço grátis, você já estudou biologia? Cadeia alimentar? Fotossíntese....Você tem que buscar o alimento, ele não vem de graça.
Primeiro você diz que somente o Kajsar é bom em matemática e eu te digo que domino a econometria. Mas não adianta de nada a tagarelice matemática dos austríacos. E dizer que a economia é difícil pela sua parte matemática é se iludir na tentativa falha de matematização do mundo, que gerou ótimos teoremas sobre esta impossibilidade, como o teorema da incompletude de Gödel. A filosofia da matemática contribui muito para entender isto.
Eu tava pensando em gente que estuda história e sociologia, mas não sabe somar 2+2...
O erro é não entender que o motivo do antimarxismo da escola austríaca é que todas as críticas são direcionadas a Karl Marx por ele ser o principal crítico do liberalismo clássico.
Ele inventou uma teoria que parece inofensiva mas matou 100 milhões de pessoas, porque economicamente esse sistema não se sustenta.
Mas também, ele não entendia nada de economia, o estudo da economia viria anos depois. E aquela história de classe dominante mudando a infraestrutura e mudando a história
.... que coisa mais confusa, ele praticamente ignora toda
a humanidade* dos humanos transformando em robôs que vivem pela luta de classes (nem as abelhas tem uma sociedade tão simplista).
E outra, Adam Smith não inventou o capitalismo, o capitalismo (livre mercado) começou desde que o homem fazia escambo, desde que o homem pensou em acumular bens por esforço próprio, antes de surgirem
iluminados que se diziam nobres ou acima dos homens.
*dúvidas, emoções etc...