Autor Tópico: Kardec arrependeu-se do Espiritismo?  (Lida 68175 vezes)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
Re: Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #75 Online: 02 de Outubro de 2009, 17:34:45 »
Ora, isso é um debate, ou não é? Eu quero saber as razões que os levam à descrença a fim de verificar se possuem fundamentos sólidos o bastante para, quem saber, eu aproveitá-los para mim mesmo.

Por outro lado, se algum de vocês se convencesse com uma argumentação minha, ok, isso seria ótimo também. Mas eu me contento em convencer somente a mim mesmo.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #76 Online: 02 de Outubro de 2009, 17:36:53 »
Por outro lado, se algum de vocês se convencesse com uma argumentação minha, ok, isso seria ótimo também. Mas eu me contento em convencer somente a mim mesmo.

Ah bom. Eu particularmente não quero te convencer de nada, exceto que religiosidade é irrefutável.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #77 Online: 02 de Outubro de 2009, 17:41:02 »
Então fé racional é "uma certeza fundamentada"?

Porque vc não postou aqui ../forum/topic=21391.0.html esses fundamentos racionais q podem levar a certeza? :o
Estávamos rodando em círculos, chegando a lugar nenhum e eu estava repetindo os mesmos argumentos o tempo todo. Debates assim são improdutivos. Podemos até não chegar num acordo, mas o debate tem que andar pra frente. Eu não tinha argumentos novos para usar, e os que eu já tinha usado você julgou ilógicos. Ok, é um direito seu, embora eu discorde. Mas como eu não tenho mais nada na manga a fim de defender a questão da imaterialidade, encerrei a minha participação, ao menos até surgir algo novo.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #78 Online: 02 de Outubro de 2009, 17:42:37 »

Ah bom. Eu particularmente não quero te convencer de nada, exceto que religiosidade é irrefutável.
Já estou convencido...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #79 Online: 02 de Outubro de 2009, 17:43:50 »
Já estou convencido...

Agora concordamos em alguma coisa. :-)

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #80 Online: 02 de Outubro de 2009, 18:09:31 »
Ok. Leafar.  :ok:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 02 de Outubro de 2009, 18:33:50 »
Então:
(1) o Leafar assume definitivamente que é um religioso;
(2) e como tal, não deve misturar Ciência com religião.
(3) nem adotar ou inventar uma ciência "alternativa" ajustada à sua fé religiosa.

É isso?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #82 Online: 02 de Outubro de 2009, 22:19:02 »
Então:
(1) o Leafar assume definitivamente que é um religioso;
Algum dia eu disse o contrário? Eu considero, de par com a codificação, a religião uma das alavancas da inteligência humana. E a despeito do que dizem por aí alguns outros espíritas, o Espiritismo é uma religião. Eu diria até que o foco do Espiritismo é religioso, embora ele se escore na Filosofia e na Ciência.

Kardec, durante o seu trabalho, evitava usar a palavra religião por uma série de motivos. Mas desde o princípio ele sabia muito bem que estava criando uma nova religião, e no fim do seu trabalho, quando as obras já estavam prontas, ele não deixou de dizer que o Espiritismo era sim uma religião (na RE de dez/1868, no discurso em comemoração ao dia dos mortos).

(2) e como tal, não deve misturar Ciência com religião.
Eu não misturo. E ciência e religião não são incompatíveis. São dois universos diferentes: o material e o moral. Eles se tocam, mas não se confundem. E a verdadeira ciência, a verdadeira religião e a verdadeira filosofia se complementam, ao invés de se contradizerem.

O Espiritismo, enquanto investigação fenomenológica é ciência. Enquanto dedução de consequências, é filosófico. E enquanto propagador de certas verdades adquiridas, é religioso. O Espiritismo possui essas três facetas, mas elas não ocorrem simultaneamente, ou seja, numa dada situação específica, se ele for religião, não é ciência nem filosofia; se for filosofia, não é ciência nem religião; e se for ciência, não é nem religião nem filosofia. Como eu disse, essas três facetas se tocam, mas não se confundem.

Aliás, recomendo que leiam o artigo A Religião e o Progresso. É bem interessante.

(3) nem adotar ou inventar uma ciência "alternativa" ajustada à sua fé religiosa.
Quando que fiz isso? Quando falo de ciência me refiro à mesma ciência ordinária. Eu só não restrinjo tanto o significado desse vocábulo como vocês o fazem, porque do contrário, ciências humanas jamais poderiam ser consideradas ciência.

Um abraço.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2009, 22:31:58 por Leafar »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 02 de Outubro de 2009, 23:03:23 »
Você respondeu em forma de salada. Misturou tudo e ainda saiu pela tangente.

- Sim, você é um religioso fanático, sectário fundamentalista.
- Sim, você mistura ciência e religião quando lhe é conveniente. Exemplos recentes: lembra do Bóson de Higgs? Da referência feita à matéria escura? Do seu malabarismo para explicar a possibilidade do perispírito?
- Sim, você tem e usa a ciência do faz de conta do espiritismo quando cita Crookes, por exemplo, ou fala das propriedades do ectoplasma.

O resto é farofa. Conversa mole. Fé fundamentada em bullshit.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #84 Online: 02 de Outubro de 2009, 23:16:50 »
Religioso, sim. Fanático, não. E sectário fundamentalista, depende da conotação que se dê a essas palavras. Eu não prego perseguição, exclusão ou discriminação de ninguém que pense diferente, mas eu defendo um Espiritismo com identidade bem definida, e não um Espiritismo à moda da casa como se vê muito por aí, que serve mais é para aumentar o número de incrédulos. É mais ou menos como no artigo sobre O Partido Espírita, publicado por Kardec em 1868.

- Sim, você mistura ciência e religião quando lhe é conveniente. Exemplos recentes: lembra do Bóson de Higgs? Da referência feita à matéria escura? Do seu malabarismo para explicar a possibilidade do perispírito?
Naquela hora estávamos tratando de ciência. A existência ou não do perispírito é assunto de ciência.

- Sim, você tem e usa a ciência do faz de conta do espiritismo quando cita Crookes, por exemplo, ou fala das propriedades do ectoplasma.
Isso ainda é assunto de ciência.

Um abraço.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 02 de Outubro de 2009, 23:22:44 »
Religioso, sim. Fanático, não. E sectário fundamentalista, depende da conotação que se dê a essas palavras. Eu não prego perseguição, exclusão ou discriminação de ninguém que pense diferente, mas eu defendo um Espiritismo com identidade bem definida, e não um Espiritismo à moda da casa como se vê muito por aí, que serve mais é para aumentar o número de incrédulos. É mais ou menos como no artigo sobre O Partido Espírita, publicado por Kardec em 1868.

Naquela hora estávamos tratando de ciência. A existência ou não do perispírito é assunto de ciência.

Isso ainda é assunto de ciência.

Um abraço.

Se o perispirito é assunto de ciência, você pode responder aquele meu desafio
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 02 de Outubro de 2009, 23:23:41 »
A existência ou não do perispírito é assunto de ciência.

Já misturou de novo. Me cite uma referência científica ao perispírito.....
Perispírito é coisa de espírita, de religioso não tem nada de ciência.

E você decide ao seu bel prazer o que é e o que não é assunto da ciência?  :histeria:
« Última modificação: 02 de Outubro de 2009, 23:26:52 por Gigaview »

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #87 Online: 03 de Outubro de 2009, 01:01:54 »
Esse tópico é muito bom... Nossssssa... Giga, tenha dó do minino... Ta acabando com ele...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 03 de Outubro de 2009, 08:57:02 »
E você decide ao seu bel prazer o que é e o que não é assunto da ciência?

Quando convém à fé no espiritismo e quando não convém, ué. Decisão fácil.
"Deus prefere os ateus"

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #89 Online: 03 de Outubro de 2009, 10:18:21 »
E você decide ao seu bel prazer o que é e o que não é assunto da ciência?  :histeria:
Mas não é a meu bel prazer. Qualquer atividade investigativa de algo qualquer, ainda que esse algo não existisse de fato, é uma atividade científica. Vocês me decepcionam.

Esse tópico é muito bom... Nossssssa... Giga, tenha dó do minino... Ta acabando com ele...
Pára Giga!!! Eu não tô aguentando mais tanta surra!!!  :histeria:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 03 de Outubro de 2009, 10:29:53 »
Qualquer atividade investigativa de algo qualquer, ainda que esse algo não existisse de fato, é uma atividade científica. Vocês me decepcionam.

Ok. O marido que contrata um detetive para seguir a esposa está desenvolvendo uma atividade investigativa científica.

Se alguém desconfia que tem um gnomo embaixo da cama e dá uma olhada também está desenvolvendo uma atividade investigativa científica.

Francamente....

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 03 de Outubro de 2009, 10:32:20 »
Pára Giga!!! Eu não tô aguentando mais tanta surra!!! 

Religioso. Fanático. Fundamentalista. Sectário. Masoquista.  :)

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #92 Online: 03 de Outubro de 2009, 11:50:11 »
Mas o que garante que esse texto não á fake? Tipo aqueles textos de "ex-ateus" que se arrependeram no leito de morte? Visto que a fonte não é lá das mais confiaveis...
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 03 de Outubro de 2009, 12:09:17 »
Leafar, to esperando a resposta para aquele meu desafio
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #94 Online: 03 de Outubro de 2009, 12:48:00 »
Que desafio, cara? Eu já te dei todas as respostas suficientes lá naquele outro tópico. É claro e cristalino. Eu não vou ficar andando em círculos e repetindo tudo novamente, e novamente, e novamente...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 03 de Outubro de 2009, 12:53:11 »
não senhor, que resposta? por exemplo, o que a existência do perispirito consegue prever? onde estão as evidências comprováveis e analisáveis?
não disse nada não.. você só consegue falar de filosofia que faz sentido para você, mas absolutamente nenhuma prova.

é apenas mais um crente.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 03 de Outubro de 2009, 12:57:34 »
Que desafio, cara? Eu já te dei todas as respostas suficientes lá naquele outro tópico. É claro e cristalino. Eu não vou ficar andando em círculos e repetindo tudo novamente, e novamente, e novamente...
Ao invés de repetir novamente argumentos já refutados, tente apresentar algo novo! Aí voce sai desse circulo e talves venha a tentar responder algo com algum argiumento que já não tenha sido derrubado.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #97 Online: 03 de Outubro de 2009, 13:35:40 »
Agnóstico, não há provas empíricas do perispírito. É uma hipotese espiritista.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 03 de Outubro de 2009, 13:50:52 »
O perispírito já foi comprovado pela inatacável filosofia leafariana.

Ora, sabemos, sem sobra de dúvida, que espíritos existem. E sabemos também que eles gostam de se divertir atirando mesas e outros objetos, isto é FATO!

Para se entregar a estas ludicas atividades, eles  precisam  interagir com a matéria. Logo, como já está provando que espíritos existem E gostam de jogar mesas para cima, é óbvio que eles precisam de uma parte material. Vamos chamar esta parte de perispírito. Isto é outro FATO!

Pronto, está provado. O que mais vocês, céticos malditos, querem? Apesar do perispírito ser parte material, ele não pode ser medido ou observado pelos céticos. E todos sabem que os espíritos não tem hora marcada para aparecer, embora estejam sempre batendo ponto nos centros espíritas.

Os espiritos e seus acessórios são assim, convenientemente aparecem constantemente quando os crentes estão por perto, mas são muito tímidos na presença de céticos. Claro, mera coincidência, ou então parte da filosofia e sabedoria destes seres etéreos.
"Deus prefere os ateus"

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #99 Online: 03 de Outubro de 2009, 14:14:57 »
O perispírito já foi comprovado pela inatacável filosofia leafariana.

Ora, sabemos, sem sobra de dúvida, que espíritos existem. E sabemos também que eles gostam de se divertir atirando mesas e outros objetos, isto é FATO!

Para se entregar a estas ludicas atividades, eles  precisam  interagir com a matéria. Logo, como já está provando que espíritos existem E gostam de jogar mesas para cima, é óbvio que eles precisam de uma parte material. Vamos chamar esta parte de perispírito. Isto é outro FATO!

Pronto, está provado. O que mais vocês, céticos malditos, querem? Apesar do perispírito ser parte material, ele não pode ser medido ou observado pelos céticos. E todos sabem que os espíritos não tem hora marcada para aparecer, embora estejam sempre batendo ponto nos centros espíritas.

Os espiritos e seus acessórios são assim, convenientemente aparecem constantemente quando os crentes estão por perto, mas são muito tímidos na presença de céticos. Claro, mera coincidência, ou então parte da filosofia e sabedoria destes seres etéreos.

:oba: Ah tá!

:stunned:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!